O Programa de Pós-Graduação em Educação convida a comunidade acadêmica para defesa de Mestrado:

  • aluna Aline Marques Bonilha, composta pelos seguintes membros: Profª. Drª Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Profª. Drª Kamila Lockmann (FURG), Profª. Drª Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e  Profª. Drª Simone Santos de Albuquerque (UFRGS).  Dissertação intitulada: “O curso de Pedagogia e a formação de professores para a Educação Infantil”, no dia 04/09/2017  às14h na sala 4115 - campus carreiros.
  • aluna Eveline Caren Genesini Pereira, composta pelos seguintes membros: Profª. Drª. Vanise dos Santos Gomes  (Orientadora - FURG), Profª. Drª.  Luciana Netto Dolci (FURG), ProfªDrª Luciani Salcedo de Oliveira (UNIPAMPA). Dissertação intitulada: "Formação de Professores em Língua Inglesa: os ruídos e os silêncios da sala de aula", no dia 31/082017 às 14h30 na sala de videoconferência do CEAMECIM - campus carreiros. .

A coordenação do PPGEDU comunica que a disciplina  TE Sujeito, subjetividade e subjetivação  está suspensa e

sem previsão de nova data, em  virtude do adoecimento prof.dr. Alfredo Veiga Neto.

Alunos Especiais selecionados – Edital 02/2017


BEATRIZ PEREIRA FEIJÓ
BILINA AMARAL PERES
BRUNA CIPOLATTI LOPES
BRUNA SEQUEIRA TAVARES
CAMILA BITENCOURT DE OLIVEIRA
CAMILA DE ARRUDA ROCHA
CARLA BEATRIZ XAVIER TAVARES
CATIANE DOS SANTOS NUNES
FABIANE LARANJO CRIZEL
FABÍOLA DELSALE DINIZ GUERREIRO
FABIULA DA SILVA PIRES
GISELE MOURA KOWALSKI FERREIRA
GRACIELE LOPES RIBEIRO
JONAS DOS SANTOS MESSIAS
LARISSA RODRIGUES DE OLIVEIRA
LOUISE PIRES SOUZA
MARIA EDIVANA DOS SANTOS SOUZA SILVA
NARAINA ZERWES GENTIL
PÂMELA SARAIVA DOS SANTOS BORBA
PAOLA PIRES PINHEIRO
PATRÍCIA LUIZA GONÇALVES TRINDADE
RAFAEL PEREIRA PEREIRA
ROBERTA HERMAN MESKO
ROSANE DA ROSA PORTO
SABRINA MEIRELLES MACEDO
SILVANA PEREIRA SOARES


PROFª DRªKAMILA LOCKMANN
COORDENADORA - PPGEDU

A coordenação do PPGEDU informa que foi atualizado o quadro de oferta das disciplinas para o período 2017/2.

 

 

 

 

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As inscrições são realizadas pelo site
 
ATENÇÃO: DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS COM OS HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO - Ao buscar seu trabalho na lista de aprovados, por favor, confira todos os eixos, pois alguns trabalhos foram realocados em eixos diferentes daqueles em que foram inscritos .
Acesse Aqui

Descrição

O II Encontro de Pós-Graduação em Educação: pesquisa e avaliação: desafios e perspectivas atuais, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu, vinculado ao Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e pelo Programa de Pós-graduação em Educação- PPGE da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, busca consolidar-se como um evento bianual garantindo um espaço de integração e articulação entre pesquisadores vinculados a pós-graduação. O evento visa promover o aperfeiçoamento contínuo de profissionais qualificados para o exercício das atividades de pesquisa e desenvolvimento da produção de conhecimento no campo da educação; impulsionar o avanço do conhecimento, por meio da inserção acadêmico-social, considerando a atuação de seus docentes, discentes e egressos em sistemas de ensino de todos os níveis e estabelecer os intercâmbios de cooperação acadêmica com instituições nacionais e internacionais em prol da qualificação da formação, da produção e da socialização do conhecimento.

Modalidades

Apresentação oral

Apresentação de Grupos de Pesquisa

Ouvintes

Normas para submissão de trabalhos

1- As inscrições para todas as modalidades serão realizadas somente pelo SINSC (www.sinsc.furg.br). A inscrição da modalidade ouvinte poderá ser realizada até o dia do Encontro caso haja vagas.

2- Serão aceitos trabalhos completos, na modalidade apresentação oral e apresentação nos grupos de pesquisa, no período de 15 de maio a 5 de julho, sem possibilidade de prorrogação.

3- Pagamento por depósito bancário na seguinte conta:

Banco: Caixa Econômica Federal

Operação: 013
Agência: 4244
Conta: 5327-9
Nome: Kamila Lockmann

4- Enviar comprovante de pagamento pelo sistema no momento da inscrição.

5- Cada participante poderá submeter 1 (um) trabalho científico como autor; 1 (um) trabalho como coautor e 1 texto como representante de Grupo de Pesquisa em qualquer dos 8 (oito) eixos do evento. Será considerado trabalho científico, textos que apresentem resultados de pesquisas concluídas ou em andamento.

6- Além de trabalho científico, o evento propõe Apresentação de Grupos de Pesquisa, com o objetivo de divulgar ações e produções mais relevantes, articular parcerias de trabalho e intercâmbios entre pesquisadores. Os interessados deverão submeter um texto para um dos 8 (oito) eixos do evento com as seguintes informações: nome do grupo, vínculo institucional, histórico e contextualização, descrição das principais ações desenvolvidas e projetos futuros.

7- Todos os autores precisam estar inscritos no evento e efetuar o pagamento para receber o certificado.

Regras de formatação dos trabalhos

É necessário enviar 2 (dois) arquivos:
1- Um arquivo com cabeçalho contendo: nome completo do (s) autor (es), vinculação institucional e endereço eletrônico e indicação do nome da (s) agência (s) financiadora (s) da pesquisa, se for o caso.

2- O outro arquivo com indicação do eixo temático e texto completo, sem identificação de autoria. Seguindo as normas da ABNT e a seguinte formatação:


• Texto em português ou espanhol, entre 10 a 15 páginas incluindo referências bibliográficas, notas de rodapé, título; resumo e palavras-chave,

• Papel tamanho A4;
• Margem superior e inferior com 2,5 cm; margem esquerda e direita com 3,0 cm;
• Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
• Espaçamento entre linhas: 1,5;
• Alinhamento: justificado;
• Páginas numeradas a partir da segunda, no alto, à direita;
• Título em negrito, com alinhamento centralizado.
• Os resumos (entre 150 a 250 palavras) devem ser acompanhados de palavras-chave (entre 3 a 5).
• Os arquivos enviados deverão utilizar obrigatoriamente programas do Microsoft Office.
 
OBS:
• Os textos na íntegra e os cabeçalhos deverão estar com extensão em Word (doc) ou (docx).
• Os textos devem ter passado por revisão linguística pois serão publicados.

Regras de formatação do texto para Grupos de Pesquisa

É necessário enviar 1 (um) arquivo:

3- O arquivo deve conter nome do Grupo de Pesquisa; vinculação institucional; nome completo do (s) autor (es) e endereço eletrônico e/ou website do grupo, indicação do eixo temático e texto completo. Seguindo as normas da ABNT e a seguinte formatação:
• Texto em português ou espanhol, entre 5 a 10 páginas incluindo referências bibliográficas, notas de rodapé, título; resumo e palavras-chave,

• Papel tamanho A4;

• Margem superior e inferior com 2,5 cm; margem esquerda e direita com 3,0 cm;
• Fonte: Times New Roman, tamanho 12;

• Espaçamento entre linhas: 1,5;

• Alinhamento: justificado;

• Páginas numeradas a partir da segunda, no alto, à direita;

• Título em negrito, com alinhamento centralizado.

• Os resumos (entre 150 a 250 palavras) devem ser acompanhados de palavras-chave (entre 3 a 5).

• Os arquivos enviados deverão utilizar obrigatoriamente programas do Microsoft Office.
OBS:
• Os textos na íntegra e os cabeçalhos deverão estar com extensão em Word (doc) ou (docx).
• Os textos devem ter passado por revisão linguística pois serão publicados.

Critérios para a Seleção

A avaliação dos trabalhos completos será feita pelos membros do Comitê Científico, considerando os seguintes critérios:

• Trabalhos resultantes de projetos de pesquisa concluída ou em andamento;
• Originalidade e relevância do trabalho;
• Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
• Informações adequadas para avaliação do trabalho, incluindo objetivo, temática e referencial teórico;
• Interlocução com a produção da área e contribuição aos eixos temáticos do evento;
• Adequação a normas da língua escrita.
• Caso o trabalho não seja selecionado para apresentação e publicação, a taxa de inscrição não será devolvida. Os trabalhos completos que não obedecerem às normas estabelecidas não serão aceitos.

Eixos temáticos

Eixo 1: Mobilizações e movimentos sociais, educação popular e utopias

Grupos: Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas, GEFEAP - Grupo de Estudos Sobre os Fundamentos da Educação Ambiental e Popular e Educamemória.
Coordenadores: Prof. Dr. Marcio Rodrigo Vale Caetano, Profª. Drª. Vânia Chaigar, Prof. Dr. Vilmar Pereira

Ementa: Este eixo debate as utopias na perspectiva freireana como modos de estar-sendo-no-mundo que exige a produção estética e ética do conhecer-existir. A construção do conhecimento é a possibilidade de "pro-jetar" e buscar no imaginado as redes de significados da existência. São nas utopias que demarcarmos a educação popular e as mobilizações e movimentos sociais como lócus privilegiados de pesquisa, reafirmando nosso compromisso com os que vivem em condição de subalternidade, a exemplo de mulheres, LGBT, pessoas com deficiência, indígenas e negr@s. Nesta direção, problematiza o projeto de escola pública e formação docente para as camadas populares; as astucias e táticas dos/as subalternizados/as; as produções estéticas e éticas de ordinários/marginalizados/periféricos; as memórias, narrativas e histórias dos movimentos populares e sociais; os processos de mobilizações populares e de suas gestões cotidianas; as experiências interativas entre cidades, crianças e animais se configuram como interesses deste eixos temáticos.

Eixo 2: Docência e políticas de Educação Superior

Grupo: Repes- Rede de estudos e pesquisas em Educação Superior
Coordenador: Prof.ª Drª Gionara Tauchen

Ementa: O eixo temático vincula-se aos estudos e pesquisas sobre as políticas e docência na Educação Superior, epistemologia e processos pedagógicos, inovação e produção do conhecimento, gestão educacional e políticas de avaliação, organização e produção do conhecimento na pós-graduação.

Eixo 3: Práticas educativas: políticas do corpo e modos de fazer viver
Grupo: Observatório de Práticas Corporais e Políticas da vida

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer

Ementa: O presente eixo temático tem como objetivo a problematização dos modos como, em nossa sociedade, temos nos dedicado a projetar, programar, planejar a vida. Fazer viver é a tônica da contemporaneidade. Os modos pelos quais produzimos nossas vidas e visamos produzir a vida dos outros compõe este cenário constituindo políticas da vida. Noções como relações de poder, tomadas em sua positividade; problematização, como atitude de método em relação às práticas; programas, projetos e planos, que visam responder à dificuldades; têm possibilitado pensar sobre as práticas educativas em termos de sua constituição e implicações para os modos de viver. O corpo é central nestes processos. A estas questões se dedica este eixo.

Eixo 4: Corpos, gêneros e sexualidades nos espaços educativos
Grupo: Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE

Coordenadoras: Profª Drª Joanalira Magalhães

Ementa: O presente eixo temático tem como objetivo oportunizar espaços de discussões e reflexões relativas às temáticas de corpos, gêneros e sexualidades nos diversos espaços educativos. A partir do entendimento de que questões centrais no estudo dessas temáticas referem-se ao papel das culturas, dos sistemas de significação e suas relações de poder, uma vez que esses elementos sociais encontram-se implicados na constituição dos sujeitos, pretendemos discutir nesse eixo como são representadas, produzidas e (re)significadas as questões de corpos, gêneros e sexualidades, a partir dos discursos produzidos pelos diferentes campos do saber, em diversos espaços – mídia, religião, família, sistema de saúde, entre outros –, além da escola, os quais nos ensinam e nos educam como sujeitos.

Eixo 5: Pesquisa como princípio cognitivo e formativo

Grupo: CEAMECIM – Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática
Coordenador: Profª Drª Elisabeth Schimidt e Prof.ª Drª Carla Crivellaro

Ementa: Este eixo temático pretende discutir as relações existentes entre a pesquisa e os processos cognitivos e formativos na profissão docente. Abordará questões relacionadas: à pesquisa como parte inerente à docência; à relação professor-pesquisador; às múltiplas linguagens e expressões (literária; audiovisual; imagética; artística; entre outras) que contribuem com os processos de pesquisa na formação docente e para um aporte de qualidade ao processo de aprendizagem.

Eixo 6: Infância e processos educativos

Grupo: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE
Coordenador: Prof.ª Drª Suzane Gonçalves e Prof.ª Drª Maria Renata Alonso Mota.

Ementa: Este eixo temático tem como propósito fomentar a interlocução entre pesquisas que tenham como temática a infância e os processos educativos na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ou em espaços não formais de educação, tais como família, igreja, abrigos e outras instituições. Considerando a abrangência do tema, o eixo acolhe trabalhos no âmbito das políticas públicas, da formação de professores, das práticas pedagógicas, bem como da história da educação, sociologia, filosofia e antropologia da infância.

Eixo 7: Inclusão e diferenças

Grupo: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Processos de In/Exclusão
Coordenador: Prof.ª Drª Kamila Lockmann

Ementa: O eixo temático vincula-se aos estudos e pesquisas acerca da inclusão escolar e social desenvolvendo discussões sobre os processos de in/exclusão na Contemporaneidade que envolvem as pessoas com deficiência, os sujeitos em vulnerabilidade social, as diferenças raciais, étnicas e culturais, entre outros. Discute-se ainda as políticas públicas para a inclusão no Brasil e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas para o atendimento desses sujeitos.

Eixo 8: Leitura, escrita e outras linguagens
Grupo: Grupo de Estudos de Estudos em Alfabetização e letramento na infância - GEALI
Coordenador: Prof.ª Drª Gabriela Medeiros Nogueira
Ementa: Esse eixo temático recebe trabalhos, que apresentem resultados de pesquisa parciais ou concluídas sobre a leitura, a escrita ou outras formas de linguagens. Investigações advindas de diferentes campos do saber, desenvolvidas tanto em escolas, como em outros espaços com as mais diversas perspectivas metodológicas.

Programação

  • 01/08/2017

    Manhã:
    8h-10h – Credenciamento

    10h – Conferência de Abertura: Currículo, governança e base comum nacional
    Prof. Dr. Álvaro Moreira Hypolito

    Tarde:
    14h- 17h30– Mesa com Coordenadores dos PPGs em Educação da Região Sul:
    A Pós-Graduação em Educação no Brasil: desafios atuais.
    Dra. Silvia Melett – UEL – Londrina – Paraná
    Dra. Geovana Lunardi – UDESC – Santa Catarina
    Dra. Madalena Klein – UFPEL – Pelotas

    14h-17h30 Apresentação de trabalhos

    17h30 - Momento cultural – Mauro Sá e Daniel Prado

    18h-20h– Mesa: Ética na Pesquisa
    Dra. Gionara Tauchen – FURG – Rio Grande
    Dr. Luis Henrique Sacchi dos Santos – UFRGS – Porto Alegre

  • 02/08/2017

    Manhã:
    9h-11h30: Apresentação de trabalhos

    Tarde:
    14h – 17h: Apresentação dos Grupos de Pesquisa

    17h30 - Momento cultural

    18h: Conferência de Encerramento: Ensino Superior no Uruguai e a pesquisa: desafios contemporâneos
    Dra. Shirley Beatriz Ferreira Guillama - Instituto de Formación Docente Rosa Silvestri


Valores

Valor da inscrição

Periodo: De 15 maio a 5 julho
Profissionais da Educação - apresentação de trabalho: R$ 70,00
Periodo: De 15 maio a  5 julho
Estudantes - apresentação de trabalho: R$50,00
Periodo: De 15 maio a  01 Agosto ( Somente Ouvintes)

valor da inscrição: R$30,00


Contato

Dúvidas e informações, entre em contato através do email evento ou na fanpage do Facebook .
EMail- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: https://www.facebook.com/encontroppgedufurg/

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) do Instituto de Educação informa o edital de seleção com os critérios para o processo seletivo de candidatos/as ao Mestrado em Educação - 2/2017. Para este ingresso, o PPGEDU ofertará 16 vagas. Maiores informações sobre o Programa, linhas de pesquisa, docentes e outras atividades estão disponíveis no edital.

Acesse aqui o E D I T A L 02/2017

 

Comissão de seleção