Dissertações - 2024

 

Aliciane Hartwig Zarnott

Programa Nacional do Livro e do Material Didático – 
PNLD: Uma reflexão sobre as concepções de infância, Educação Infantil e alguns efeitos na regulação da docência


Orientadora: Profa. Dra. Maria Renata Alonso Mota

Coorientadora: Profa. Dra. Ana do Carmo Goulart Gonçalves

 


Ana Roberta Machado Siqueira

Os (des)caminhos de uma pesquisa: (auto)formação, experiência e narrativa como resistência em tempos de pandemia.

Orientadora:  Profa. Vânia Alves Martins Chaigar


 

Andre Luis Martins Pinto

Futsal Misto: vivências entre gêneros através do esporte - um estudo no Município do Rio Grande - RS.

Orientador: Prof. Dr. Billy Graeff Bastos


 

Carolina Caporal Dantas Costa 

O Caráter Capitalista da BNC-Formação: passos largos rumo à precarização docente

Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves


 

Carlos Fernandes Jr.

A recontextualização da reforma do Ensino Médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande

Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves


 

Daiana Viacelli Fernandes

A DANÇA E O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA (MST): PRÁTICAS, PRATICANTES, SENTIDOS E SIGNIFICADOS EM UM ASSENTAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL

Orientador: Prof. Dr. Gustavo da Silva Freitas


 

Erasmo Soares dos Santos

Entre o público e o privado: uma análise da parceria entre o Instituto Alcoa e a gestão escolar no município de Juruti-PA (2020-2022)

Orientadora: Profa.  Dra. Magda de Abreu Vicente


 

Eugerbia Paula da Rocha

Violências de gênero na escola: narrativas docentes no contexto do Cariri cearense

Orientadora: Profa. Dra. Raquel Pereira Quadrado


 

Gerson Andrés Alvarado Pineda

A NOVA GESTÃO PÚBLICA E A GESTÃO EDUCACIONAL DA COLÔMBIA

Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves


 

Lívia Lempek Trindade Monteiro

Tempo de aprender e a formação de professores da Educação Infantil: Uma análise de videoaulas

Orientadora: Profa. Dra. Gabriela Medeiros Nogueira


 

Magda Beatriz Brito Alves

"Gestão do caos" : a formação de gestores escolares no estado do RS - (2021-2023)

Orientadora: Profa. Dra. Magda de Abreu Vicente


 

Manuela Mandagará Fuentes

Docência e o ensino remoto emergencial : problematizando o fazer e a identidade profissional docente no atendimento educacional especializado no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Orientadora: Profa. Dinah Quesada Beck


 

Milene Gonzalez Lopez Bandeira

BNC-DIRETOR ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA

Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

Co-orientadora: Profa. Dra. Simone Barreto Anadon


 

Michele Alaise Flores Borges 

Entre laços e letras : a proposta pedagógica de uma alfabetizadora e as orientações às famílias em tempos de pandemia

Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel


 

Monique Cunha de Souza

Corpos gordos no Instagram: narrativas que emergem a partir do perfil da Instagrammer Thais Carla

Orientadora: Profa. Dra. Raquel Pereira Quadrado


 

Mônica Costa Bueno

“A Base Nacional Comum Curricular - BNCC e os processos de regulação da docência na Educação Infantil”

Orientadora: Profa. Dra. Maria Renata Alonso Motta

https://argo.furg.br/?BDTD14099



 

Paulo Santos Lima Júnior  

Entre bloqueios e desbloqueios: a incorporação das TDICs no período pré e pós-pandemia de COVID-19, na perspectiva dos professores

Orientador; Prof. Dr. Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer


 

Patrick Salazar da Silva

A participação de professores/as na cultura digital durante a pandemia de Covid-19: uma análise de representações em reportagens da revista Nova Escola

Orientadora: Joice Araujo Esperanca


 

Taís Barbosa Rodrigues

As lives do "Ciclo de Seminários sobre alfabetização na pandemia da Covid-19" : uma proposta de formação continuada em rede

Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel


 

Verônica Amorim Saraiva

A avaliação da aprendizagem da alfabetização de crianças no ensino remoto emergencial em uma escola do campo do município de Santa Vitória do Palmar–RS

Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel


 

Wilson Marques Navarro Jr.

POLÍTICAS ETNOEDUCACIONAIS PARA OS SATERÉ MAWÉ NAS ALDEIAS DO RIO MAMURU – PA

Orientador: Prof. Dr. Ricardo Gonçalves Severo.


 

Lídia Oliveira Dias

Os processos formativos vivenciados pelas educadoras no contexto da Educação Infantil como promotores de resiliência profissional

Orientadora: Ângela Schmidt Bersch

 

Selene Barenho Soares

“Os desafios do trabalho docente em escolas públicas estaduais do município de Rio Grande-RS frente ao ensino remoto durante a pandemia mundial da Covid-19”

Orientador: Billy Graeff Bastos

https://argo.furg.br/?BDTD14187

 

Katiúscia Rodrigues de Campos

“Avaliação da aprendizagem em tempos de Ensino Remoto Emergencial: um estudo com docentes do 1° ano do Ensino Fundamental”

Orientadora: Profa. Dra. Dinah Quesada Beck 

https://argo.furg.br/?BDTD14202

 

Ana Carolina Scott-Hood dos Santos

“A pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos para o currículo de uma escola de Educação Infantil de São José do Norte – RS”

Orientadora: Profa Dra Maria Renata Alonso Mota.

https://argo.furg.br/?BDTD14207


 

dissertações publicadas em 2024 

Acesso no site: https://argo.furg.br/