Dissertação - Bruna Pires dos Santos

Percepções sobre o processo de formação continuada no ciclo de alfabetização do CAIC/FURG

Autor: Bruna Pires dos Santos (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa "Espaços e Tempos Educativos", no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições da formação continuada realizada na escola por meio do trabalho colaborativo das docentes deste espaço. A pesquisa foi realizada junto ao Programa Planejamento Coletivo, Atendimento Diferenciado e Formação Continuada (PAF) desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande, que é integrante do Centro de Atenção Integral à criança e ao adolescente CAIC/FURG. Ao longo do estudo procurou-se analisar as relações entre as temáticas abordadas nos encontros de formação continuada e o contexto escolar cotidiano vivenciado pelas professoras, também perceber como acontece a partilha de ideias entre os pares nos momentos de formação. Neste movimento de partilha foi necessário compreender os saberes docentes construídos na atividade da profissão docente. A pesquisa se insere no âmbito das investigações qualitativas, configurando um estudo de caso. Foi desenvolvida em dois momentos. No primeiro momento, foi realizada uma pesquisa documental, por meio dos documentos que estabelecem o funcionamento do CAIC/FURG, com o propósito de revisitar a história da instituição. No segundo momento, foram coletados dados do portfólio reflexivo da instituição CAIC/FURG, que registra as reuniões de formação continuada do grupo do ciclo de alfabetização e também foram coletados dados por meio de questionário aberto com as professoras alfabetizadoras. Ao revisitar a história do CAIC/FURG se percebe o investimento desta instituição no processo da formação continuada, que ocorre desde 1994. Assim, é traçado um panorama sobre o histórico da profissão docente, por meio de reflexões sobre os saberes e o trabalho docente desenvolvido no âmbito do objeto da pesquisa o PAF. Além disso, são trazidas reflexões sobre a formação docente, envolvendo aspectos da formação inicial e da formação continuada, entrelaçadas pelas políticas públicas instaladas. Como resultados são articulados as contribuições e os limites do PAF, compreendendo a formação continuada no espaço da escola como um movimento permanente. Enfim, foi refletido sobre a formação continuada apoiada no trabalho colaborativo, compreendendo que cada instituição possui seu contexto, mas que a formação continuada caminha junto com as políticas públicas.

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