Dissertação - Eneusa Mariza Pinto Xavier

Práticas de letramentos no contexto rural : vivências das crianças em um grupo de estudos bíblicos pentecostal

Autor: Eneusa Mariza Pinto Xavier (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo conhecer e entender as práticas de letramentos vivenciadas pelas crianças da Agropecuária Canoa Mirim, interior do município de Santa Vitória do Palmar-RS, que participam de um Grupo de Estudos Bíblicos Pentecostal. Para isso, realizei uma pesquisa com perspectiva qualitativa de cunho etnográfico, (AMEIGEIRAS, 2007; GIALDINO, 2007, GHASARIAN, 2008, OLIVEIRA, 2006), considerando as especificidades de pesquisa com crianças (GRAUE e WALSH).Ao longo do ano de 2018, participei como investigadora do Grupo de estudos Bíblicos "Herdeiros do Céu" da Igreja Evangélica Pentecostal Casa de Oração. Os dados foram produzidos por meio da pesquisa participante, de entrevistas não-diretivas, de observação, registros no caderno de anotações e diário de campo, fotografias, desenhos e filmagens. Entendendo letramento como um processo que está intrínseco à particularidade de cada sujeito e articulado com a cultura, a partir da perspectiva teórica de Soares (2006), Brito (2004), Street (2014) e Castanheira (2010). Na problematização da relação de poder que está subentendida nas práticas letradas, utilizo as ideias de Bourdieu e Passeron (1975). Os resultados da pesquisa indicaram três principais práticas de letramentos no grupo investigado: i) a leitura da bíblia ii) a entoação de louvores iii) a oralidade, uma vez que estão profundamente associadas às atividades vivenciadas pelas crianças no contexto desse grupo de estudos bíblicos. Tendo em vista que a leitura da bíblia ocorria de forma sistemática nos encontros, envolvendo escrita, leitura, gestos e oralidade e desencadeando conversas entre os participantes, destaquei como a principal prática de letramento neste contexto. Na observação do trabalho de evangelização das crianças, enfatizo a contação de histórias bíblicas que envolvem atividades coletivas e tem também uma função social, pois as crianças compartilham estas vivências em outros contextos. Na análise deste evento foi possível perceber que as práticas de letramento vivenciadas pelas crianças são sociais e possuem particularidades, envolvendo interações que caracterizam a cultura deste grupo religioso e assim vão organizando e constituindo os modos de ser, falar e agir aceitáveis na cultura dentro desse contexto. Entretanto, estas práticas de letramento, são permeadas pelo poder simbólico que é percebido com a inculcação de ideias nas crianças, moldando o comportamento e induzindo que aceitem os padrões dominantes, os quais são reproduzidos e considerados como legítimos e incontestáveis.

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