Dissertação - Fabiane Laranjo Crizel

A gestão educacional nas licenciaturas presenciais da Universidade Federal do Rio Grande-FURG/Campus Carreiros

Autor: Fabiane Laranjo Crizel (Currículo Lattes)

Resumo

Esta investigação em nível de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na linha de pesquisa Políticas Educacionais e Currículo. Tem como problema de pesquisa: qual o lugar da Gestão Educacional no currículo dos cursos de licenciatura presencial da Universidade Federal do Rio Grande-FURG/Campus Carreiros? Em caráter geral, temos como objetivo identificar se a Gestão Educacional está presente na matriz curricular dos cursos, a partir da proposição das Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores (DCNs) de 2015, aprovadas em julho de 2015, pelo Conselho Nacional de Educação/CNE e definidas por meio da Resolução CNE/CP n. 2/2015. Concomitantemente, como objetivos específicos buscaremos compreender como se deu o processo de discussão e de implementação dessas diretrizes nas licenciaturas presenciais da FURG e verificar a percepção dos entrevistados sobre as DCNs de 2015. Intentamos, também, estabelecer reflexões que permitam compreender as implicações da incorporação ou da não incorporação da Gestão Educacional na formação inicial de professores, com base em autores como: Libâneo, Lück e Paro. Ao longo das análises, buscamos identificar os atores e os cenários políticos, econômico e social que permearam a elaboração das DCNs de 2015, bem como constatar os avanços trazidos por estas diretrizes e os retrocessos advindos com a chegada das DCNs de 2019. Para o desenvolvimento do estudo, adotamos a abordagem metodológica qualitativa, por meio de pesquisa documental (leis, pareceres, resoluções, DCNs, ementas das disciplinas, QSLs dos cursos) e de realização de entrevistas com coordenadores(as) de curso e com diretores(as) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), aplicando como procedimento técnico a Análise Documental e utilizando como metodologia a Análise de Conteúdo, de Bardin. O Corpus da investigação sustenta-se em documentos institucionais (leis, decretos, textos oficiais e as entrevistas). Ao longo das análises, percebemos a importância da garantia de boas políticas públicas educacionais, já que existe uma correlação de forças políticas e culturais na disputa pela concepção do currículo, bem como dos documentos. Para nos auxiliar neste entendimento, buscamos aporte teórico em autores como: Sacristán, Bernstein, Silva, Schmidt, Apple, Arroyo, Saviani, entre outros. As DCNs/2015, cujos fundamentos propõem uma formação crítica e plena de professores, produziram um cenário que visava à implementação de um currículo sólido e integral, com foco em formar sujeitos não para atender a demandas de mercado, com um viés reducionista à educação, mas almejando contribuir para uma sociedade mais justa, o que perpassa pelo entendimento adequado do que é Gestão Educacional, através do viés democrático. Os resultados dessa pesquisa demonstram que há um movimento em prol da afirmação e da relevância da Gestão Educacional na formação de professores no âmbito da FURG e existe empenho da universidade em discutir e adequar-se às determinações das DCNs de 2015. Todavia, é necessário que esse debate seja mantido e ampliado, pois, ainda, está em processo de construção.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Administração da educaçãoCurrículoPolítica educacionalDiretrizes curriculares nacionais de formação de professoresLicenciaturaUniversidade Federal do Rio Grande (FURG)Resolução CNE/CP n. 2/2015