Dissertação - Fernanda Acosta Funchal

Internacionalização do Ensino Superior : experiências e expectativas do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC/OEA) na Universidade Federal do Rio Grande

Autor: Fernanda Acosta Funchal (Currículo Lattes)

Resumo

Esta pesquisa apresenta e problematiza aspectos relevantes da experiência de internacionalização da FURG a partir dos sujeitos do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC/OEA). Tal investigação acontece a partir da relação entre as experiências vivenciadas pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, através de dados obtidos em entrevistas e questionários, e os objetivos do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC/OEA). Analisou-se as falas de estudantes estrangeiros, técnicos administrativos em educação, docentes e tutores interculturais, participantes ativos no processo de internacionalização do Ensino Superior na FURG. Dessa maneira, esta investigação relaciona as experiências e expectativas dos sujeitos do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC/OEA) dentro do contexto da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, com a finalidade de identificar os objetivos institucionais da FURG em relação aos seus processos de internacionalização e ao PAEC/OEA, as buscas pessoais e profissionais trazidas na bagagem destes estudantes estrangeiros que chegam na FURG e avaliar a possibilidade de aproximação entre os objetivos da instituição e dos sujeitos a fim de promover o desenvolvimento e a qualificação da formação dos sujeitos e do PAEC/OEA. Como resultado, percebeu-se que as falas dos sujeitos envolvidos neste processo de internacionalizar se complementam e traçam linhas que contam a prática cotidiana tanto do estudante estrangeiro que chega na Universidade Federal do Rio Grande, através do PAEC/OEA, quanto da própria universidade e sua comunidade acadêmica que o recebem. A partir destas falas, propomos análises e reflexões aproximando o que as políticas de internacionalização indicam e o que as vivências dos sujeitos apontam como necessidade para a prática internacionalizada da FURG.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Ensino superiorInternacionalização do ensino superiorPrograma de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC/OEA)Universidade Federal do Rio Grande (FURG)