Planejamento Estratégico 2025-2028

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - IE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

 

Programa de Pós-graduação em Educação PPGEDU/IE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Período 2025-2028

  1. APRESENTAÇÃO

 

Desde a década de 1970 a FURG investe em um planejamento estratégico que é organizado de forma participativa e materializado no Projeto Pedagógico Institucional – PPI e no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, os quais são periodicamente discutidos e atualizados. O PPI da FURG apresenta 8 princípios que devem orientar as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição, a saber: ética; estética; compromisso e responsabilidade social; inclusão social; respeito à diversidade humana; cooperação e solidariedade; flexibilidade curricular; e integração do conhecimento. Estes princípios estão articulados com a vocação da FURG - uma universidade voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos - e expressa seu compromisso socioambiental e seu alinhamento com o desenvolvimento local, regional, nacional e global, envolvendo todas as áreas do conhecimento. No que se refere à Pós-Graduação, o PDI da FURG temos como objetivo do ensino "ampliar a oferta de cursos de Pós-Graduação stricto sensu" estabelecendo as seguintes estratégias: “Fomentar a proposição de criação de cursos de Pós-Graduação stricto sensu, incluindo cursos interinstitucionais; Qualificar os Programas de Pós-Graduação visando à criação de cursos de doutorado; Criar política institucional de apoio financeiro aos Programas de Pós-Graduação profissionais” (PDI 2024/2028, p.62).

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da FURG iniciou suas atividades com o Curso de Mestrado em Educação em 2012, estando vinculado ao Instituto de Educação.

Atendendo às demandas institucionais e regionais, desde sua criação, a proposta do Programa caracterizou-se como uma resposta aos objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da FURG. Em sua MISSÃO, a FURG tem como campo principal de atuação os Ecossistemas Costeiros e Oceânicos e busca produzir, organizar e disseminar o conhecimento sobre esses ambientes, por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura. Por isso, através do desenvolvimento de pesquisas na área educacional, o PPGEDU tem fomentado, ao longo dos seus 15 anos, a construção coletiva do conhecimento, visando despertar potencialidades locais e educacionais, no sentido de formar um coletivo de pesquisadores(as), que indiquem soluções e alternativas para os constantes desafios que a área educacional apresenta, no ambiente local e regional dos ecossistemas costeiros e oceânicos.

O plano de ações que apresentamos decorre dos objetivos do curso e do acompanhamento realizado por meio dos processos de autoavaliação e de avaliação externa. A elaboração do diagnóstico utilizou a metodologia SWOT, sigla em inglês para Fortalezas, Fragilidades, Oportunidades e Ameaças. O planejamento estratégico apresenta objetivos, metas, ações e indicadores para cada uma das dimensões que integram a organização da Pós-graduação e que estão alinhadas com o Planejamento Estratégico da Pós-graduação stricto sensu da FURG. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no que diz respeito às metas dos objetivos apresentados no documento, bem como, os Relatórios Técnicos da Diretoria da CAPES também serviram de referência para a elaboração deste planejamento estratégico. Tomando como referência estes subsídios o planejamento estratégico do PPGEDU está organizado em 4 dimensões: 1) Formação Discente; 2) Gestão e Desenvolvimento do Programa; 3) Inserção e Impacto na Sociedade;

4) Internacionalização.

 

Figura 1: Relação entre as dimensões que integram a organização do PPGEDU e que estão alinhadas com o Planejamento Estratégico da Pós-graduação stricto sensu da FURG

 

 

1.1. MISSÃO

Formar profissionais com expertise para atuarem nas instâncias educacionais, sociais, políticas e populares, exercendo a docência, a gestão e a liderança de pesquisas educacionais, contribuindo na formação de professores, na elaboração e implementação de políticas públicas educacionais.

 

    1. 1.2. VISÃO

Ser um Programa de Pós-graduação referência em Educação, primando pela formação de recursos humanos que atuem na pesquisa, na formação de professores, na gestão e na elaboração e implementação de políticas públicas educacionais.

 

    1. 1.3. VALOR GERADO

O valor gerado do Programa de Pós-Graduação em Educação prevê a formação de profissionais:

  1. 1. Com capacidade de elaborar e liderar projetos de pesquisa no campo da educação, agregando equipe de pesquisadores, mantendo rigor teórico metodológico e administrando recursos.

  2. 2. Qualificados para inserção no mercado de trabalho em diferentes setores educacionais em especial na pesquisa, na docência e na gestão.

  3. 3. Criativos e perspicazes, com arcabouço teórico e cultural que permita a flexibilidade de pensamento e diferentes estratégias na busca de solução de problemas educacionais.

  4. 4. Comprometidos com a ética e a política da universidade pública, laica e de excelência, com impacto e reconhecimento social.

  5. 5. Coadunados com a valorização e respeito à diversidade, que combata a desigualdade social e práticas discriminatórias e predatórias.

  6. 6. Envolvidos com o diálogo inter e transdisciplinar na produção do conhecimento com relevância social.

  7. 7. Que promovam a cooperação e a solidariedade com outros programas de pós-graduação, com comunidades parceiras, com redes de pesquisa, por meio de constante diálogo e ações conjuntas.

 

Os valores gerados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, são respaldados pelo conhecimento produzido nas pesquisas desenvolvidas tanto pelos professores quanto pelos alunos, ao longo de seus 15 anos de existência. O compromisso do PPGEDU é com a formação de profissionais capacitados para atuarem no campo da educação identificando problemas, propondo ações efetivas em prol de soluções, bem como criando estratégias de monitoramento e avaliação que gerem novas ações contribuindo significativamente com o avanço do conhecimento. Além disso, buscamos expandir o reconhecimento que o Programa tem tanto na esfera nacional como internacional.

 

    1. 1.4 OBJETIVO:

Formar pesquisadores capazes de atuar nos diversos segmentos da educação, em especial, nos que envolvem solução de problemas por meio de planejamento estratégico, ou seja, profissionais aptos a implementar projetos de pesquisa, articulados ao ensino e à extensão, demonstrando densidade, originalidade e inovação científica bem como, fortalecer o compromisso com a educação pública, gratuita e de relevância social.

 

Quadro 1: Diagnóstico estratégico do Programa de Pós-graduação em Educação

 

Ambiente Externo

Oportunidades

Demanda explícita de curso de Doutorado em Educação na FURG

Posição geográfica próxima a outros países, com os quais o município do Rio Grande compartilha algumas similaridades culturais e históricas

Reconhecimento regional da importância e do papel da FURG na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica

 

Ameaças

Número restrito de bolsas a discentes da pós-graduação

Inexistência de uma política de bolsas em nível nacional para professores da rede pública de Educação Básica cursarem pós-graduação com liberação de suas atividades laborais

Arrefecimento e/ou cortes no orçamento para fomento à pesquisa na área da educação

Diminuição de bolsas de pós-doutorado no Brasil e no exterior

Ambiente Interno

Fortalezas

A formação pós-graduada stricto sensu dos quadros institucionais que atuam ou passaram a atuar não apenas na Educação Básica como docente ou gestores, mas em diferentes espaços educativos

Alinhamento com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) relativos à publicação da Agenda 2030 pela Organização das Nações Unidas (ONU)

Estrutura curricular sólida, diversificada e compatível com os objetivos do Programa

Qualidade do corpo docente

Boa integração nacional

Política de acompanhamento de egressos e de autoavaliação do Programa

Apoio institucional promovido aos Programas de Pós-Graduação pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP)

 

 

Fragilidades

Produção discente em co-autoria com o orientador

 

Internacionalização

 

 

  1. Quadro 2: Planejamento do PPGEdu para 2025-2026 e 2027-2028

 

 

Dimensão

 

Objetivo

 

Meta

 

Ações

 

Responsável

 

Ano 2025

 

Ano 2026

 

Ano 2027

 

Ano 2028

Formação Discente

Qualificar o processo formativo dos discentes.

Garantir que os estudantes concluam o curso no prazo

estabelecido pelo PPGEDU

  • Realizar o Seminário de Acolhida (anual) para os discentes ingressantes com o objetivo de, além de integrá-los adequadamente à instituição, apresentar o Regimento e as normas de funcionamento do Programa;

  • Promover encontros anuais com os discentes para esclarecimentos sobre tecnologias envolvidas na pesquisa como, utilização da plataforma Lattes/CNPq, ORCID, ARGO (Sistema de Administração de Bibliotecas da FURG), bases de dados para pesquisa, entre outros;

  • Ofertar anualmente oficinas de escrita acadêmica;

  • Realizar seminários semestrais com discentes que estão em diferentes momentos do curso para socialização do processo de escrita dos projetos de dissertação, bem como a versão final, visando a solidariedade acadêmica e a qualificação no trabalho de pesquisa;

  • Solicitar relatórios semestrais aos discentes indicando o que foi realizado ao longo do semestre e quais ações previstas para o semestre seguinte.

  • Constituir comissão de acompanhamento discente composta por docentes do curso, egressos e discentes do último ano do curso.

Coordenação; Docentes Representante discente

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Ampliar espaços e oportunidades de processos formativos

  • Oportunizar que os discentes cursem disciplinas em outros Programas de Pós-graduação, podendo ser aproveitadas em até 50% dos créditos do total do curso;

  • Divulgar, na página web do Programa, disciplinas que serão ofertadas em outros Programas da FURG;

  • Divulgar e incentivar a participação nos cursos de língua estrangeira oferecidos pela FURG gratuitamente aos discentes;

  • Incentivar a participação de discentes em editais de mobilidade acadêmica em âmbito nacional e internacional;

  • Planejar a oferta de disciplinas no semestre de modo a distribuí-las nos 3 turnos e sem colisão de horário, proporcionando maior oportunidade dos discentes cursarem diferentes disciplinas em cada linha de pesquisa;

  • Garantir a participação dos discentes em grupos de pesquisa coordenados pelos orientadores;

  • Divulgar e socializar na página web do Programa, semestralmente, a agenda de eventos científicos da área.

Coordenação; Docentes Representante discente

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Qualificar a estrutura curricular do Programa

  • Avaliar periodicamente (a cada dois anos) a pertinência e aderência das disciplinas ofertadas com as linhas de pesquisa do Programa;

  • Revisar o quadro de disciplinas ofertadas no PPGEDU a fim de alinhar a oferta a temas atuais em âmbito nacional ou globais, bem como de demandas que sejam de interesse local ou regional;

  • Estimular o oferecimento de disciplinas em colegiado, no âmbito das linhas de pesquisa do Programa;

  • Fomentar a participação de pesquisadores externos ao PPG ministrando disciplinas eletivas coletivamente;

  • Realizar acompanhamento dos professores visitantes, de forma que desenvolvam pesquisas, ofereçam disciplinas e participem de coorientação de discentes e bancas de qualificação e defesas de dissertações.

Coordenação; Comissão Acadêmica Representante discente

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Fomentar a formação dos estudantes para atuarem no Ensino Superior

Ampliar opções de formação dos estudantes para atuarem no Ensino Superior.

  • Incentivar estágio de docência, inclusive aos discentes que não são bolsistas;

  • Estimular a participação de discentes em bancas de Trabalho de Conclusão de Curso de graduação;

  • Divulgar entre os discentes a seleção de tutores e de professor formador em cursos da Universidade Aberta do Brasil.

Coordenação; Comissão Acadêmica; Representação discente

 

 

 

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Desenvolvimento e gestão do Programa

Garantir que as defesas sejam realizadas no prazo

Alcançar 100% de defesas dentro do prazo estabelecido no curso de mestrado.

  • Solicitar relatórios semestrais aos discentes indicando o que foi realizado ao longo do semestre e quais ações previstas para o semestre seguinte;

  • Constituir uma comissão de acompanhamento discente composta por docentes do curso, egressos e discentes do último ano do curso;

  • Realizar seminários semestrais com discentes que estão em diferentes momentos do curso para socialização do processo de escrita dos projetos de dissertação, bem como a versão final, visando a solidariedade acadêmica e a qualificação no trabalho de pesquisa.

Coordenação; Docentes Representante discente

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Fortalecer a produção científica de discentes, docentes e egressos do Programa.

Elevar o percentual de produção discente, preferencialmente em parceria com o orientador.

  • Fomentar práticas de produção científica colaborativa entre discentes e docentes;

  • Estimular que trabalhos resultantes de disciplinas sejam publicados em parceria com docentes, em periódicos qualificados da área;

  • Mapear e divulgar periodicamente para os docentes e discentes as revistas que estão aceitando artigos em demanda contínua e em dossiês.

  • Ofertar anualmente oficinas de escrita acadêmica;

  • Destinar parte do PROAP do PPGedu para a revisão de língua estrangeira de manuscritos de discentes.

Coordenação Docentes; Representação discente

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Elevar o percentual de produção dos egressos, preferencialmente em parceria com o orientador.

  • Estimular a participação de egressos nos grupos de pesquisa do Programa;

  • Fomentar a participação de egressos na organização de eventos do Programa;

  • Realizar acompanhamento periódico dos egressos do Programa por meio do preenchimento de formulários online;

  • Criar um espaço Instagram do PPGEDU (card) e no Spotify (podcast e entrevistas) para divulgar as pesquisas das dissertações defendidas no programa.

Coordenação;

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Aumentar o percentual de produção dos docentes em periódicos de estratos elevados (Estrato A).

  • Participar de pesquisas em rede nas quais os resultados sejam publicados em periódicos de estratos elevados (Estrato A);

  • Divulgar as estratégias de orientação e acompanhamento da PROPESP para que os docentes submetam projetos a editais de fomento;

-Convidar profissionais experientes em captação de recursos por meio de editais da CAPES/CNPQ na área da Educação para participar de encontros com docentes do Programa, dar dicas e sugestões sobre elaboração e submissão de projetos nos editais;

  • Solicitar apoio ao Comitê Carlos Chagas, instituído pela PROPESP, para revisão de projetos de pesquisa dos docentes do programa.

Coordenação;

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Aprimorar os processos de gestão, fortalecendo a cultura do planejamento e da autoavaliação permanentes no Programa.

Qualificar os processos de planejamento, autoavaliação do Programa e de revisão do Regimento.

  • Discutir periodicamente o Planejamento Estratégico do Programa em Reunião Geral de docentes e discentes propondo comissões de estudo garantindo a participação de cada linha;

  • Avaliar a política de autoavaliação do Programa;

  • Consolidar o trabalho de autoavaliação por meio da atuação da referida comissão, formada por docentes e discentes, a fim de identificar os pontos que devem ser fortalecidos e mitigados;

  • Elaborar fichas com questões voltadas à avaliação quadrienal do Programa, visando um preenchimento mais qualificado da Plataforma Sucupira pela coordenação do curso;

  • Criar uma política interna de formação para a gestão, de forma que todos os docentes sintam-se preparados para a coordenação do Programa.

Coordenação; Docentes Representante discente

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Atender aos critérios de avaliação docente estabelecidos pelo documento de área em vigor.

  • Fortalecer a política de credenciamento e recredenciamento do PPGEDU;

  • Fomentar a aderência e coerência interna das ações dos docentes com as linhas de pesquisa que estão vinculados ao PPGEDU;

  • realizar reuniões com os docentes para avaliar a coerência, aderência e articulação entre os objetivos, as linhas de pesquisa, os projetos de pesquisa e a estrutura curricular do programa em comparação com os resultados obtidos;

  • Instituir uma cultura de preenchimento das informações para avaliação quadrienal, de forma concomitante ao preenchimento do currículo lattes, a fim de não acumular a coleta no final dos quatro anos;

  • Disponibilizar para cada docente uma pasta online no drive do programa, para preenchimento das informações da sucupira a fim de facilitar o acesso pela coordenação e secretaria do programa.

Coordenação; Comissão de seleção

 

 

 

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Inserção e Impacto na sociedade

Ampliar o impacto social do Programa, contribuindo para superação de demandas e problemas da sociedade.

Promover e qualificar a inserção local, regional e nacional do Programa.

  • Organizar eventos, palestras e projetos com apoio do Programa, com a colaboração de discentes, docentes de outros programas e egressos, tendo como público alvo professores e gestores da Educação Básica;

  • Estimular pesquisas que estejam articuladas com as demandas locais, regionais e nacionais;

  • Ampliar e dar visibilidade a projetos que tenham como objetivo a inserção e o impacto social regional e nacional;

  • Ampliar as parcerias com as redes de Educação Básica, bem como com os movimentos sociais e populares promovendo o diálogo inter e transdisciplinar na produção do conhecimento com relevância social;

  • Incentivar a participação de docentes e discentes em associações, sociedades científicas da área;

  • Criar e manter canais com o objetivo de divulgação científica à sociedade das pesquisas elaboradas no âmbito do programa.

  • Qualificar profissionais que atuam em Instituições de Ensino Superior, sejam docentes, tutores ou TAES.

Coordenação; Docentes Representante discente

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Consolidar a articulação entre pesquisa e extensão no âmbito do Programa.

Aumentar o número de projetos de extensão do Programa, articulados com as investigações dos grupos de pesquisa

  • Estimular a participação de discentes em projetos de pesquisa e extensão coordenados por docentes;

  • Articular projetos de extensão decorrentes de pesquisas, organizados por linhas de pesquisa;

  • Estabelecer ação coletiva de extensão no âmbito do Programa;

  • Fomentar e divulgar os projetos dos grupos de pesquisa vinculados ao Programa, que promovam a indissociabilidade das ações de pesquisa e extensão;

Coordenação; Docentes Representante discente

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Internacionalização

Fomentar parcerias e ações com grupos de pesquisa e pesquisadores estrangeiros aumentando a visibilidade internacional do PPGEDU

Promover e consolidar os processos de internacionalização.

  • Ampliar a oferta de disciplinas e seminários com a participação de docentes estrangeiros;

  • Fomentar ações de mobilidade discente em instituições estrangeiras;

  • Desenvolver pesquisas interinstitucionais com pesquisadores estrangeiros e envolvendo a participação dos discentes;

  • Estimular a saída planejada de docentes para a realização de pós-doutoramento, preferencialmente no exterior;

  • Firmar acordos de cooperação com diferentes universidades estrangeiras para fortalecer ações de intercâmbio;

  • Convidar pesquisadores estrangeiros para participar de bancas de qualificação e defesa de dissertação;

  • Receber estudantes estrangeiros para estágios de curta duração;

  • Estimular e acolher propostas de dossiês temáticos na Revista Momento: diálogos em Educação (PPGEDU/FURG) que tenham pesquisadores estrangeiros;

  • Garantir uma política de gerenciamento de recursos do PROAP para traduções de artigos de docentes e discentes do

programa.

Coordenação; Docentes

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Implementar ações coletivas de internacionalização

  • Organizar projetos coletivos por linhas de pesquisa articulados com pesquisadores e grupos de pesquisa estrangeiros;

  • Fomentar a cotutela e dupla diplomação para discentes sob orientação de docentes do Programa e coorientação de pesquisadores internacionais.

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