UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - IE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEDU/IE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Período 2025-2028
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APRESENTAÇÃO
Desde a década de 1970 a FURG investe em um planejamento estratégico que é organizado de forma participativa e materializado no Projeto Pedagógico Institucional – PPI e no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, os quais são periodicamente discutidos e atualizados. O PPI da FURG apresenta 8 princípios que devem orientar as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição, a saber: ética; estética; compromisso e responsabilidade social; inclusão social; respeito à diversidade humana; cooperação e solidariedade; flexibilidade curricular; e integração do conhecimento. Estes princípios estão articulados com a vocação da FURG - uma universidade voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos - e expressa seu compromisso socioambiental e seu alinhamento com o desenvolvimento local, regional, nacional e global, envolvendo todas as áreas do conhecimento. No que se refere à Pós-Graduação, o PDI da FURG temos como objetivo do ensino "ampliar a oferta de cursos de Pós-Graduação stricto sensu" estabelecendo as seguintes estratégias: “Fomentar a proposição de criação de cursos de Pós-Graduação stricto sensu, incluindo cursos interinstitucionais; Qualificar os Programas de Pós-Graduação visando à criação de cursos de doutorado; Criar política institucional de apoio financeiro aos Programas de Pós-Graduação profissionais” (PDI 2024/2028, p.62).
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da FURG iniciou suas atividades com o Curso de Mestrado em Educação em 2012, estando vinculado ao Instituto de Educação.
Atendendo às demandas institucionais e regionais, desde sua criação, a proposta do Programa caracterizou-se como uma resposta aos objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da FURG. Em sua MISSÃO, a FURG tem como campo principal de atuação os Ecossistemas Costeiros e Oceânicos e busca produzir, organizar e disseminar o conhecimento sobre esses ambientes, por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura. Por isso, através do desenvolvimento de pesquisas na área educacional, o PPGEDU tem fomentado, ao longo dos seus 15 anos, a construção coletiva do conhecimento, visando despertar potencialidades locais e educacionais, no sentido de formar um coletivo de pesquisadores(as), que indiquem soluções e alternativas para os constantes desafios que a área educacional apresenta, no ambiente local e regional dos ecossistemas costeiros e oceânicos.
O plano de ações que apresentamos decorre dos objetivos do curso e do acompanhamento realizado por meio dos processos de autoavaliação e de avaliação externa. A elaboração do diagnóstico utilizou a metodologia SWOT, sigla em inglês para Fortalezas, Fragilidades, Oportunidades e Ameaças. O planejamento estratégico apresenta objetivos, metas, ações e indicadores para cada uma das dimensões que integram a organização da Pós-graduação e que estão alinhadas com o Planejamento Estratégico da Pós-graduação stricto sensu da FURG. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no que diz respeito às metas dos objetivos apresentados no documento, bem como, os Relatórios Técnicos da Diretoria da CAPES também serviram de referência para a elaboração deste planejamento estratégico. Tomando como referência estes subsídios o planejamento estratégico do PPGEDU está organizado em 4 dimensões: 1) Formação Discente; 2) Gestão e Desenvolvimento do Programa; 3) Inserção e Impacto na Sociedade;
4) Internacionalização.
Figura 1: Relação entre as dimensões que integram a organização do PPGEDU e que estão alinhadas com o Planejamento Estratégico da Pós-graduação stricto sensu da FURG
1.1. MISSÃO
Formar profissionais com expertise para atuarem nas instâncias educacionais, sociais, políticas e populares, exercendo a docência, a gestão e a liderança de pesquisas educacionais, contribuindo na formação de professores, na elaboração e implementação de políticas públicas educacionais.
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1.2. VISÃO
Ser um Programa de Pós-graduação referência em Educação, primando pela formação de recursos humanos que atuem na pesquisa, na formação de professores, na gestão e na elaboração e implementação de políticas públicas educacionais.
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1.3. VALOR GERADO
O valor gerado do Programa de Pós-Graduação em Educação prevê a formação de profissionais:
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1. Com capacidade de elaborar e liderar projetos de pesquisa no campo da educação, agregando equipe de pesquisadores, mantendo rigor teórico metodológico e administrando recursos.
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2. Qualificados para inserção no mercado de trabalho em diferentes setores educacionais em especial na pesquisa, na docência e na gestão.
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3. Criativos e perspicazes, com arcabouço teórico e cultural que permita a flexibilidade de pensamento e diferentes estratégias na busca de solução de problemas educacionais.
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4. Comprometidos com a ética e a política da universidade pública, laica e de excelência, com impacto e reconhecimento social.
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5. Coadunados com a valorização e respeito à diversidade, que combata a desigualdade social e práticas discriminatórias e predatórias.
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6. Envolvidos com o diálogo inter e transdisciplinar na produção do conhecimento com relevância social.
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7. Que promovam a cooperação e a solidariedade com outros programas de pós-graduação, com comunidades parceiras, com redes de pesquisa, por meio de constante diálogo e ações conjuntas.
Os valores gerados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, são respaldados pelo conhecimento produzido nas pesquisas desenvolvidas tanto pelos professores quanto pelos alunos, ao longo de seus 15 anos de existência. O compromisso do PPGEDU é com a formação de profissionais capacitados para atuarem no campo da educação identificando problemas, propondo ações efetivas em prol de soluções, bem como criando estratégias de monitoramento e avaliação que gerem novas ações contribuindo significativamente com o avanço do conhecimento. Além disso, buscamos expandir o reconhecimento que o Programa tem tanto na esfera nacional como internacional.
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1.4 OBJETIVO:
Formar pesquisadores capazes de atuar nos diversos segmentos da educação, em especial, nos que envolvem solução de problemas por meio de planejamento estratégico, ou seja, profissionais aptos a implementar projetos de pesquisa, articulados ao ensino e à extensão, demonstrando densidade, originalidade e inovação científica bem como, fortalecer o compromisso com a educação pública, gratuita e de relevância social.
Quadro 1: Diagnóstico estratégico do Programa de Pós-graduação em Educação
Ambiente Externo |
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Oportunidades |
Demanda explícita de curso de Doutorado em Educação na FURG |
Posição geográfica próxima a outros países, com os quais o município do Rio Grande compartilha algumas similaridades culturais e históricas |
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Reconhecimento regional da importância e do papel da FURG na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica |
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Ameaças |
Número restrito de bolsas a discentes da pós-graduação |
Inexistência de uma política de bolsas em nível nacional para professores da rede pública de Educação Básica cursarem pós-graduação com liberação de suas atividades laborais |
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Arrefecimento e/ou cortes no orçamento para fomento à pesquisa na área da educação |
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Diminuição de bolsas de pós-doutorado no Brasil e no exterior |
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Ambiente Interno |
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Fortalezas |
A formação pós-graduada stricto sensu dos quadros institucionais que atuam ou passaram a atuar não apenas na Educação Básica como docente ou gestores, mas em diferentes espaços educativos |
Alinhamento com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) relativos à publicação da Agenda 2030 pela Organização das Nações Unidas (ONU) |
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Estrutura curricular sólida, diversificada e compatível com os objetivos do Programa |
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Qualidade do corpo docente |
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Boa integração nacional |
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Política de acompanhamento de egressos e de autoavaliação do Programa |
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Apoio institucional promovido aos Programas de Pós-Graduação pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) |
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Fragilidades |
Produção discente em co-autoria com o orientador |
Internacionalização |
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Quadro 2: Planejamento do PPGEdu para 2025-2026 e 2027-2028
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Dimensão
Objetivo
Meta
Ações
Responsável
Ano 2025
Ano 2026
Ano 2027
Ano 2028
Formação Discente
Qualificar o processo formativo dos discentes.
Garantir que os estudantes concluam o curso no prazo
estabelecido pelo PPGEDU
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Realizar o Seminário de Acolhida (anual) para os discentes ingressantes com o objetivo de, além de integrá-los adequadamente à instituição, apresentar o Regimento e as normas de funcionamento do Programa;
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Promover encontros anuais com os discentes para esclarecimentos sobre tecnologias envolvidas na pesquisa como, utilização da plataforma Lattes/CNPq, ORCID, ARGO (Sistema de Administração de Bibliotecas da FURG), bases de dados para pesquisa, entre outros;
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Ofertar anualmente oficinas de escrita acadêmica;
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Realizar seminários semestrais com discentes que estão em diferentes momentos do curso para socialização do processo de escrita dos projetos de dissertação, bem como a versão final, visando a solidariedade acadêmica e a qualificação no trabalho de pesquisa;
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Solicitar relatórios semestrais aos discentes indicando o que foi realizado ao longo do semestre e quais ações previstas para o semestre seguinte.
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Constituir comissão de acompanhamento discente composta por docentes do curso, egressos e discentes do último ano do curso.
Coordenação; Docentes Representante discente
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Ampliar espaços e oportunidades de processos formativos
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Oportunizar que os discentes cursem disciplinas em outros Programas de Pós-graduação, podendo ser aproveitadas em até 50% dos créditos do total do curso;
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Divulgar, na página web do Programa, disciplinas que serão ofertadas em outros Programas da FURG;
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Divulgar e incentivar a participação nos cursos de língua estrangeira oferecidos pela FURG gratuitamente aos discentes;
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Incentivar a participação de discentes em editais de mobilidade acadêmica em âmbito nacional e internacional;
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Planejar a oferta de disciplinas no semestre de modo a distribuí-las nos 3 turnos e sem colisão de horário, proporcionando maior oportunidade dos discentes cursarem diferentes disciplinas em cada linha de pesquisa;
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Garantir a participação dos discentes em grupos de pesquisa coordenados pelos orientadores;
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Divulgar e socializar na página web do Programa, semestralmente, a agenda de eventos científicos da área.
Coordenação; Docentes Representante discente
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Qualificar a estrutura curricular do Programa
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Avaliar periodicamente (a cada dois anos) a pertinência e aderência das disciplinas ofertadas com as linhas de pesquisa do Programa;
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Revisar o quadro de disciplinas ofertadas no PPGEDU a fim de alinhar a oferta a temas atuais em âmbito nacional ou globais, bem como de demandas que sejam de interesse local ou regional;
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Estimular o oferecimento de disciplinas em colegiado, no âmbito das linhas de pesquisa do Programa;
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Fomentar a participação de pesquisadores externos ao PPG ministrando disciplinas eletivas coletivamente;
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Realizar acompanhamento dos professores visitantes, de forma que desenvolvam pesquisas, ofereçam disciplinas e participem de coorientação de discentes e bancas de qualificação e defesas de dissertações.
Coordenação; Comissão Acadêmica Representante discente
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Fomentar a formação dos estudantes para atuarem no Ensino Superior
Ampliar opções de formação dos estudantes para atuarem no Ensino Superior.
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Incentivar estágio de docência, inclusive aos discentes que não são bolsistas;
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Estimular a participação de discentes em bancas de Trabalho de Conclusão de Curso de graduação;
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Divulgar entre os discentes a seleção de tutores e de professor formador em cursos da Universidade Aberta do Brasil.
Coordenação; Comissão Acadêmica; Representação discente
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Desenvolvimento e gestão do Programa
Garantir que as defesas sejam realizadas no prazo
Alcançar 100% de defesas dentro do prazo estabelecido no curso de mestrado.
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Solicitar relatórios semestrais aos discentes indicando o que foi realizado ao longo do semestre e quais ações previstas para o semestre seguinte;
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Constituir uma comissão de acompanhamento discente composta por docentes do curso, egressos e discentes do último ano do curso;
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Realizar seminários semestrais com discentes que estão em diferentes momentos do curso para socialização do processo de escrita dos projetos de dissertação, bem como a versão final, visando a solidariedade acadêmica e a qualificação no trabalho de pesquisa.
Coordenação; Docentes Representante discente
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Fortalecer a produção científica de discentes, docentes e egressos do Programa.
Elevar o percentual de produção discente, preferencialmente em parceria com o orientador.
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Fomentar práticas de produção científica colaborativa entre discentes e docentes;
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Estimular que trabalhos resultantes de disciplinas sejam publicados em parceria com docentes, em periódicos qualificados da área;
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Mapear e divulgar periodicamente para os docentes e discentes as revistas que estão aceitando artigos em demanda contínua e em dossiês.
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Ofertar anualmente oficinas de escrita acadêmica;
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Destinar parte do PROAP do PPGedu para a revisão de língua estrangeira de manuscritos de discentes.
Coordenação Docentes; Representação discente
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Elevar o percentual de produção dos egressos, preferencialmente em parceria com o orientador.
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Estimular a participação de egressos nos grupos de pesquisa do Programa;
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Fomentar a participação de egressos na organização de eventos do Programa;
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Realizar acompanhamento periódico dos egressos do Programa por meio do preenchimento de formulários online;
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Criar um espaço Instagram do PPGEDU (card) e no Spotify (podcast e entrevistas) para divulgar as pesquisas das dissertações defendidas no programa.
Coordenação;
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Aumentar o percentual de produção dos docentes em periódicos de estratos elevados (Estrato A).
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Participar de pesquisas em rede nas quais os resultados sejam publicados em periódicos de estratos elevados (Estrato A);
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Divulgar as estratégias de orientação e acompanhamento da PROPESP para que os docentes submetam projetos a editais de fomento;
-Convidar profissionais experientes em captação de recursos por meio de editais da CAPES/CNPQ na área da Educação para participar de encontros com docentes do Programa, dar dicas e sugestões sobre elaboração e submissão de projetos nos editais;
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Solicitar apoio ao Comitê Carlos Chagas, instituído pela PROPESP, para revisão de projetos de pesquisa dos docentes do programa.
Coordenação;
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Aprimorar os processos de gestão, fortalecendo a cultura do planejamento e da autoavaliação permanentes no Programa.
Qualificar os processos de planejamento, autoavaliação do Programa e de revisão do Regimento.
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Discutir periodicamente o Planejamento Estratégico do Programa em Reunião Geral de docentes e discentes propondo comissões de estudo garantindo a participação de cada linha;
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Avaliar a política de autoavaliação do Programa;
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Consolidar o trabalho de autoavaliação por meio da atuação da referida comissão, formada por docentes e discentes, a fim de identificar os pontos que devem ser fortalecidos e mitigados;
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Elaborar fichas com questões voltadas à avaliação quadrienal do Programa, visando um preenchimento mais qualificado da Plataforma Sucupira pela coordenação do curso;
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Criar uma política interna de formação para a gestão, de forma que todos os docentes sintam-se preparados para a coordenação do Programa.
Coordenação; Docentes Representante discente
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Atender aos critérios de avaliação docente estabelecidos pelo documento de área em vigor.
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Fortalecer a política de credenciamento e recredenciamento do PPGEDU;
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Fomentar a aderência e coerência interna das ações dos docentes com as linhas de pesquisa que estão vinculados ao PPGEDU;
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realizar reuniões com os docentes para avaliar a coerência, aderência e articulação entre os objetivos, as linhas de pesquisa, os projetos de pesquisa e a estrutura curricular do programa em comparação com os resultados obtidos;
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Instituir uma cultura de preenchimento das informações para avaliação quadrienal, de forma concomitante ao preenchimento do currículo lattes, a fim de não acumular a coleta no final dos quatro anos;
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Disponibilizar para cada docente uma pasta online no drive do programa, para preenchimento das informações da sucupira a fim de facilitar o acesso pela coordenação e secretaria do programa.
Coordenação; Comissão de seleção
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Inserção e Impacto na sociedade
Ampliar o impacto social do Programa, contribuindo para superação de demandas e problemas da sociedade.
Promover e qualificar a inserção local, regional e nacional do Programa.
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Organizar eventos, palestras e projetos com apoio do Programa, com a colaboração de discentes, docentes de outros programas e egressos, tendo como público alvo professores e gestores da Educação Básica;
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Estimular pesquisas que estejam articuladas com as demandas locais, regionais e nacionais;
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Ampliar e dar visibilidade a projetos que tenham como objetivo a inserção e o impacto social regional e nacional;
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Ampliar as parcerias com as redes de Educação Básica, bem como com os movimentos sociais e populares promovendo o diálogo inter e transdisciplinar na produção do conhecimento com relevância social;
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Incentivar a participação de docentes e discentes em associações, sociedades científicas da área;
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Criar e manter canais com o objetivo de divulgação científica à sociedade das pesquisas elaboradas no âmbito do programa.
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Qualificar profissionais que atuam em Instituições de Ensino Superior, sejam docentes, tutores ou TAES.
Coordenação; Docentes Representante discente
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Consolidar a articulação entre pesquisa e extensão no âmbito do Programa.
Aumentar o número de projetos de extensão do Programa, articulados com as investigações dos grupos de pesquisa
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Estimular a participação de discentes em projetos de pesquisa e extensão coordenados por docentes;
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Articular projetos de extensão decorrentes de pesquisas, organizados por linhas de pesquisa;
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Estabelecer ação coletiva de extensão no âmbito do Programa;
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Fomentar e divulgar os projetos dos grupos de pesquisa vinculados ao Programa, que promovam a indissociabilidade das ações de pesquisa e extensão;
Coordenação; Docentes Representante discente
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Internacionalização
Fomentar parcerias e ações com grupos de pesquisa e pesquisadores estrangeiros aumentando a visibilidade internacional do PPGEDU
Promover e consolidar os processos de internacionalização.
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Ampliar a oferta de disciplinas e seminários com a participação de docentes estrangeiros;
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Fomentar ações de mobilidade discente em instituições estrangeiras;
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Desenvolver pesquisas interinstitucionais com pesquisadores estrangeiros e envolvendo a participação dos discentes;
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Estimular a saída planejada de docentes para a realização de pós-doutoramento, preferencialmente no exterior;
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Firmar acordos de cooperação com diferentes universidades estrangeiras para fortalecer ações de intercâmbio;
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Convidar pesquisadores estrangeiros para participar de bancas de qualificação e defesa de dissertação;
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Receber estudantes estrangeiros para estágios de curta duração;
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Estimular e acolher propostas de dossiês temáticos na Revista Momento: diálogos em Educação (PPGEDU/FURG) que tenham pesquisadores estrangeiros;
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Garantir uma política de gerenciamento de recursos do PROAP para traduções de artigos de docentes e discentes do
programa.
Coordenação; Docentes
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Implementar ações coletivas de internacionalização
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Organizar projetos coletivos por linhas de pesquisa articulados com pesquisadores e grupos de pesquisa estrangeiros;
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Fomentar a cotutela e dupla diplomação para discentes sob orientação de docentes do Programa e coorientação de pesquisadores internacionais.
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