Qualificações

2025

  • Tatiane Carijio Zucchetti
  • Título: Por uma educação ANTIESPECISTA: a arte como prática educativa com juventudes para uma ética de reverência pela vida
  • Data: 10/02/2025 às 15h
  • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG) e Maristani Polidori Zamperetti (PPGE/FaE/UFPel)

  • Rafael Lachnit da Silva
  • Título: Novas Formas, Velhas Ideias? Perspectiva de jovens sobre o novo ensino médio gaúcho na cidade do Rio Grande, RS
  • Data: 07/02/2025 às 9h
  • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Magda Abreu Vicente (FURG) e Ligia Cardoso Carlos (UFPEL)

2024

  • Giovana Becher França
  • Título: A plataformização da docência: desdobramentos na Educação Infantil no município de Rio Grande/RS
  • Data: 20/12/2024
  • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Gabriela Medeiros Nogueira (FURG) e Rochele da Silva Santaiana (UERGS)

  • Rosiara Maria Francisca da Silva Chaves 
  • Título: As Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos - EJA, no âmbito da rede municipal de ensino de Rio Grande/RS (2021-2024) 
  • Data: 12/12/2024 às 14h
  • Banca: Leonardo Dorneles Gonçalves (orientador), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG), Vinícius Ramos Puccinelli (IFSul - Campus Pelotas) e Jani Alves da Silva Moreira (Universidade Estadual de Maringá)

  • Angelo Máximo Costa Molina 
  • Título: O ESPORTE COMO UMA PRÁTICA EDUCATIVA DE PREPARAÇÃO GRADATIVA NO CAMINHO DO DESACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: UM ESTUDO DE CASO NUMA ENTIDADE RIOGRANDINA
  • Data: 11/12/2024 às 9h
  • Banca: Prof. Dr. Billy Graeff (orientador), Amanda Motta Castro (FURG) e Luciano Jahnecka (Universidad de la Republica - Uruguay)

  • Gabriel Baldez Furtado
  • Título: A DANÇA AFRO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
  • Data: 10/12/2024 às 14h
  • Banca: Cassiane de Freitas Paixão (orientadora), Amanda Motta Castro (FURG) e Marco Aurelio da Cruz Souza (UFPEL)

  • Fernanda Alves Rocha
  • Título: FIGURINHAS DO RIO GRANDE N°1: USOS EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE MUNICIPAL DE RIO GRANDE/RS
  • Data: 25/11/2024 às 14h
  • Banca: Caroline Braga Michel (orientadora), Janaína Lapuente (FURG), Lisiane Sias Manke (UFPel) e Eduardo Arriada (UFPel)

  • Marília Zuchoski Neves
  • Título: A Tutela Infantil como Verdade Educacional: A produção da infância nas instâncias científicas e políticas no Brasil
  • Data: 22/11/2024 às 14h
  • Banca: Paula Henning (orientadora), Gisele Ruiz (FURG), Ketlin Kroetz (UFU) e José Luis Schifino Ferraro (PUCRS)

  • Juliana da Silva Oliveira
  • Título: O PROCESSO DE ESCOLHA DAS GESTORAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE RIO GRANDE-RS (2021-2024)
  • Data: 22/11/2024 às 9h
  • Banca: Magda de Abreu Vicente (orientadora), Leonardo Dorneles Gonçalves (FURG), Catia Eli Gemelli (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS – Campus Porto Alegre)

  • Deise Cristina Viana Pereira Padilha 
  • Título: Cantinhos da leitura: a materialização do Compromisso com a alfabetização e o letramento
  • Data: 22/11/2024 às 9h
  • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Janaina Soares Martins Lapuente (FURG) e Fernando Rodrigues de Oliveira (UNIFESP)

  • Mariana Ribeiro da Silva
  • Título: As práticas e os eventos de letramento no cotidiano de crianças em situação de acolhimento institucional no município de Rio Grande/RS
  • Data: 19/11/2024 às 9h
  • Banca: Janaína Soares Martins Lapuente (orientadora), Gabriela Medeiros Nogueira (FURG), Narjara Mendes Garcia (FURG) e Hardalla Santos do Valle (UFPel)

  • Rayane Gomes Castro
  • Título: Itinerários formativos no Novo Ensino Médio Gaúcho: Análise da Política educacional e da implementação na perspectiva dos docentes
  • Data: 18/11/2024 às 16h
  • Banca: Ricardo Severo Gonçalves (orientador), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Victor Hugo Nedel Oliveira (UFRGS)

  • Adrielly Lemos Correa
  • Título: O ensino da Matemática na Educação Infantil: um olhar para a formação de professores
  • Data: 08/11/2024 às 9h
  • Banca: Liliane Silva de Antiqueira (orientadora), Janaína Soares Martins Lapuente (FURG) e Denise Nascimento Silveira (UFPel)

  • Daniele Valentim Nunes
  • Título: DITOS VERDADEIROS: MATERNIDADE ATÍPICA E OS
  • PROCESSOS SUBJETIVAÇÃO DO SUJEITO MÃE
  • Data: 06/11/2024 às 14h
  • Banca: Gisele Ruiz (orientadora), Paula Henning (FURG) e Barbara Hees Garré (IFSul - Campus Pelotas)

  • Larissa Freitas de Moraes
  • Título: TikTok como espaço de debate sobre homeschooling: Perfis, discursos e possíveis direcionamentos para políticas educacionais no Brasil
  • Data: 05/11/2024 às 9h
  • Banca: Ricardo Severo Gonçalves (orientador), Kamila Lockmann (FURG) e Kelem Ghellere Rosso (UFPR)

  • Barbara Cordeiro Borges
  • Título: A leitura e a escrita na formação de professoras da Educação Infantil no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: a perspectiva do estado do Rio Grande do Sul
  • Data: 10/10/2024 às 14h
  • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (FURG), Carollina Braga Michel (FURG) e Denise Maria de Carvalho Lopes (UFRN)

  • Ana Carla Soares da Silva 
  • Título: CAÇA ÀS BRUXAS EDUCACIONAL: OS DISCURSOS MOBILIZADOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO E A PERSSEGUIÇÃO ÀS ESCOLAS E AOS PROFESSORES
  • Data: 30/09/2024 às 9h
  • Banca: Kamila Lockmann (FURG), Ricardo Gonçalves Severo (FURG) e Andressa Silva da Costa Mutz (UFRGS)

  • Paola Nunes dos Santos
  • Título: POLÍTICAS DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: narrativas de estudantes e servidores com deficiência na FURG
  • Data: 06/09/2024 às 9h 
  • Banca: Kamila Lockmann (FURG), Maria Renata Alonso Mota (FURG), Simone Grohs Freire (FURG) e Washington Cesar Shoiti Nozu (UFGD)

  • Felipe de Oliveira Motta
  • Título: PROJETO PARADESPORTO (SMEd) Rio Grande, RS. Que problemas visa responder?
  • Data: 08/07/2024 às 14h
  • Banca: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer (orientador), Billy Graeff (FURG), Roseli Belmonte Machado (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

  • Alexsander Lavoura de Matos
  • Título: JUVENTUDES ESCOLARES: potencialidades da experiência estética através do universo GEEK
  • Data: 30/04/2024 às 14h
  • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG), Maristane Polidoro Zamperetti (UFPel) e Rita Patta Rache (FURG)

  • Tuany Barbosa Meneses
  • Título: A transição da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental: o que as crianças esperam vivenciar nesse novo microssistema
  • Data: 26/04/2024 às 14h
  • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Camila Borges Ribeiro (UFRRJ), Eliane Lima Piske (FURG) e Paula Corrêa Henning (FURG)

  • Jéssica Fonseca de Oliveira
  • Data: 25/04/2024 às 9h 
  • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Rochelle da Silva Santaiana (UERGS)

  • Lindsey Machado de Oliveira
  • Título: PROFESSORES/AS E O PLANEJAMENTO: RESSONÂNCIA DO SER DOCENTE NAS SUAS AÇÕES EDUCATIVAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO OLHAR BIOECOLÓGICO
  • Data: 10/04/2024 às 9h
  • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Gisele Ruiz Silva (FURG) e Rochelle Rita Andreazza Maciel (UCS)

  • Hugo Gilvan dos Santos Anastacio
  • Título: Professores de Língua Inglesa e sua atuação com crianças: um processo educativo constitutivo, sob o viés da Teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner
  • Data: 13/03/2024 às 8h30min
  • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), Narjara Mendes Garcia (FURG) e Luciani Salcedo de Oliveira (UNIPAMPA)

  • Raquel Schenque de Freitas
  • Título: Processos de in/exclusão na escola comum: como as crianças narram o encontro com a diferença?
  • Data: 12/01/2024 às 15h
  • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG) e Morgana Domênica Hattge (Univates)

  • Sherelise Alves Duarte
  • Título: Envelhecimento e identidade docente: histórias de vida de professores(as) velhos(as) atuantes no ensino superior em uma universidade no sul do país
  • Data: 12/01/2024 às 9h
  • Banca: Gustavo da Silva Freitas (orientador), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG) e Sérgio Roberto Chaves Júnior (UFPR)

2023

  • André Luis Martins Pinto
  • Título: A 3° EDIÇÃO DO TORNEIO DE FUTSAL MISTO DO CASSINO NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE/RS: QUESTÕES DE ESPORTE E GÊNERO
  • Data: 22/02/2023 às 10h
  • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Raquel Pereira Quadrado (FURG) e Renato Francisco Rodrigues Marques (USP)

  • Paulo Santos Lima Junior
  • Título: A pandemia e o desbloqueio de tecnologias educacionais que potencializam vidas em rede
  • Data: 26/01/2023 às 9h
  • Banca: Luiz Felipe Ancantara Hecktheuer (orientador), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG), Cintia Inês Boll (UFRGS) e Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves (FURG)

  • Manoela Mandagará Fuentes
  • Título: Docência e o Ensino Remoto Emergencial: problematizando o fazer e a identidade profissional docente no atendimento educacional especializado
  • Data: 30/03/2023, às 14h
  • Banca: Dinah Quesada Beck (orientadora),  Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Bianca Salazar Guizzo (UFRGS)

  • Gerson André Piñeda
  • Título: A NOVA GESTÃO PÚBLICA E A GESTÃO EDUCACIONAL DA COLÔMBIA
  • Data: 31/03/2023 às 14h
  • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Simone Gonçalves da Silva (UFPel)

  • Aliciane Hartwig Zarnott
  • Título: PNLD Educação Infantil: discursos e concepções de infância e educação infantil presentes nos livros didáticos para a pré-escola II a partir do edital de convocação nº 02/2020
  • Data: 12/04/2023 às 9h
  • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Ana do Carmo Goulart Gonçalves (FURG), Caroline Braga Michel (FURG) e Morgana Domênica Hattge (UNIVATES)

  • Monique Cunha de Souza
  • Título: Corpos Gordos no Instagram: narrativas que emergem a partir do perfil da instagrammer Thaís Carla
  • Data:  28/04/2023 às 14h
  • Banca: Raquel Pereira Quadrado (orientadora), Dinah Quesada Beck (FURG) e Fabiane da Silva (UNIPAMPA)

  • Ana Carolina Scott-Hood dos Santos
  • Título: Os desdobramentos do currículo da Educação Infantil em São José do Norte/RS durante a pandemia de Covid-19
  • Data: 17/04/2023 às 10h 
  • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Marta Nörnberg (UFPel)

  • Katiúscia Rodrigues de Campos Torres
  • Título: Avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto emergencial: um estudo com docentes do 1º ano do Ensino Fundamental
  • Data: 18/04/2023 às 14h
  • Banca: Dinah Quesada Beck (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG) e Bianca Salazar Guizzo (UFRGS)

  • Andreza Velho de Lima
  • Título: “Coloquem uma coisa na cabeça de vocês, educar uma criança é repetição": uma problematização acerca da educação domiciliar no Brasil e suas implicações na Educação Infantil
  • Data: 28/04/2023 às 14h30min
  • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Ricardo Gonçalves Severo (FURG) e Rochele da Silva Santaiana (UERGS)

  • Patrick Salazar da Silva
  • Título: A participação dos professores na Cultura Digital durante a pandemia de covid-19: Identidades docentes inventadas pela Revista Nova Escola
  • Data: 05/06/2023 às 13h30min
  • Banca: Joice Araújo Esperança (orientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG), Tiago Dziekaniak Figueiredo (FURG) e Antônio Maurício Medeiros (UFPEL)

  • Ariane Quevedo Acosta 
  • Título: Docência e cibercultura: uma análise de perfis do Instagram de professoras criadoras de conteúdos digitais
  • Data: 24/08/2023 às 9h30min
  • Banca: Joice Araújo Esperança (orientadora), Ângela Adriane Bersch Schmidt (FURG) e Antônio Maurício Medeiros (UFPEL)

  • Claudia Treichel Heller
  • Título: Parcerias Público-Privadas no âmbito educacional: uma análise da gestão compartilhada na Educação Infantil de São Lourenço do Sul/RS
  • Data: 05/10/2023 às 9h 
  • Banca: Magda de Abreu Vicente (orientadora), Fernando Selmar Rocha Fidalgo (FURG), Rodrigo da Silva (UFBA) e Valdelaine da Rosa (UFPEL)

  • Helen Oliveira Monteiro 
  • Título: Escolarização doméstica no Brasil: entre o conservadorismo político e o fundamentalismo religioso
  • Data: 05/09/2023 às 14h30min
  • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Ricardo Gonçalves Severo (FURG) e Rejane Ramos Klein (UFRGS)

  • Jéssica Pereira da Silva
  • Título: Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio e seus efeitos nas Identidades e no Trabalho Docente
  • Data: 10/08/2023 às 14h
  • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Éder da Silva Silveira (UNISC)

  • Kelly da Silva Brum
  • Título: Caminhos entre a vida e a formação: pesquisa com uma professora que escolheu a literatura como inspiração
  • Data: 28/09/2023 às 9h
  • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), Ana Lúcia Souza de Freitas (UNIPAMPA) e Helenise Sangoi Antunes (UFSM)

  • Juliana Silva Cabrera
  • Título: As percepções das famílias de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o ensino remoto emergencial no Município de Rio Grande
  • Data: 02/10/2023 às 9h 
  • Banca: Caroline Braga Michel (orientadora), Gustavo da Silva Freitas (FURG), Gabriela Medeiros Nogueira (FURG) e Eliane Teresinha Peres (UFPEL)

  • Izabel Perdoni Soares
  • Título: O que sabem as estudantes do curso de Pedagogia da FURG sobre Consciência Fonológica?
  • Data: 23/11/2023 às 9h
  • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Janaína Soares Martins Lapuente (FURG), Elvira Cristina Tassone (PUC/Campinas) e Adelma das Neves Nunes Barros Mendes (UNIFAP)

  • Juliana Silveira Oliveira
  • Título: O trabalho pedagógico dos/das professores/as nos cursos de licenciatura da FURG: Reflexões sobre a formação inicial de professores/as em tempos de covid-19
  • Data: 23/11/2023 às 15h 
  • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Magda de Abreu Vicente (FURG) e Hajime Takeuchi Nozaki (UFJF)

  • Leonardo de Souza Rodrigues
  • Título: Avaliação de Projetos Sociais Esportivos em em Cidades do Extremo Sul do Rio Grande do Sul
  • Data: 23/11/2023 às 9h30min
  • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Dirceu Santos Silva (UFMS)

  • Marina Bastos Capua
  • Título: Sucesso e fracasso escolar: perspectivas a partir da análise da E.M.E.F. Dolores Garcia
  • Data: 19/10/2023 às 10h
  • Banca: Ricardo Gonçalves Severo (orientador), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Wivian Jany Weller (UnB)

  • Mario Landir Noguez Neto 
  • Título: ONG Porto da Vila: rastros e tramas da relação estabelecida entre Projetos Sociais Esportivos e violência
  • Data: 27/11/2023 às 15h
  • Banca: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer (orientador), Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves (FURG), Kamila Lockmann (FURG) e Valdelaine da Rosa Mendes (UFPel)

  • Cristiane Mortágua Oliveira
  • Título: A obrigatoriedade de matrícula na pré-escola no município do Rio Grande e os seus efeitos para a Educação Infantil
  • Data: 08/11/2023 às 8h30min
  • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Ana do Carmo Goulart Gonçalves (FURG), Kamila Lockmann (FURG) e Angela Maria Scalabrin Coutinho (UFPR)

  • Gabriele da Silva Laco
  • Título: Discursos sobre o que é ser docente de crianças no Curso de Pedagogia: um estudo sobre as identidades profissionais de sujeitos homens em período de estágio
  • Data: 14/12/2023 às 14h
  • Banca: Dinah Quesada Beck (orientadora), Gisele Ruiz Silva (FURG) e Bianca Salazar Guizzo (UFRGS)

  • Leticia Rodrigues Benites
  • Título: Avaliação em tempos de pandemia: critérios e práticas utilizadas por professoras dos anos iniciais diante dos diferentes níveis de aprendizagem dos educandos
  • Data: 18/12/2023 às 13h30min
  • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), Carmen Regina Gonçalves Ferreira (FURG) e Adriana Cavalcanti dos Santos (UFAL)

  • Milene Gonzalez Lopez Bandeira
  • Título: BNC-Diretor Escolar e seus efeitos na gestão da Escola Pública
  • Data: 28/11/2023 às 14h
  • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Simone Barreto Anadon (FURG), Janaína Soares Martins Lapuente (FURG), Simone Gonçalves da Silva (UFPel) e Marcelo Soares Pereira da Silva (UFU)

  • Diego Gabriel Machado Borges
  • Título: Trabalho e educação no Complexo Prisional de Canoas: uma análise sobre os processos educativos não escolares enquanto possíveis ferramentas educadoras
  • Data: 20/12/2023 às 14h
  • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora), Gustavo da Silva Freitas (FURG), Fernando Selmar Rocha Fidalgo (FURG) e Alexandre Macedo Pereira (UFPB)

2022

  • Daiana Viacelli Fernandes
  • Título: A DANÇA NO/DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA (MST) EM UM ASSENTAMENTO NA REGIÃO SUL: PRÁTICAS E PRATICANTES
  • Data: 21/12/2022 às 9h
  • Banca: Gustavo da Silva Freitas (orientador), Amanda Motta Castro (FURG), Elisângela Chaves (UFMG) e Leila Cristiane Finoqueto (UFPEL)

  • Eugérbia Paula da Rocha
  • Título: Violências de gênero na escola: análise de narrativas docentes no contexto do cariri cearense
  • Data: 20/12/2022 às 10h
  • Banca: Raquel Pereira Quadrado (orientadora), Elaine de Jesus Souza (coorientadora), Joice Araújo Esperança (FURG) e Claudiene Santos (UFU)

  • Lídia Oliveira Dias 
  • Título: Os Processos Formativos vivenciados pelas Educadoras da EMEI Alcides Barcelos como Promotores de Resiliência Profissional
  • Data: 20/12/2022 às 9h
  • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), Narjara Mendes Garcia (FURG) e Márcia Buss-Simão (UFSC)

  • Antonio Jorge Ferreira Severino
  • Título: EDUCAR PESSOAS JOVENS E ADULTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: Práticas Pedagógicas de Resistência no Estado do Ceará
  • Data: 13/12/2022 às 15h
  • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Amanda Motta Castro (FURG), Aline Lemos da Cunha Della Libera (UFRGS) e Alexandre Macedo Pereira (UFPB)

  • Magda Beatriz Brito Alves
  • Título: As Implicações do Programa Qualifica-RS para a Formação de Gestores Educacionais das Escolas Estaduais de Pelotas - RS
  • Data: 12/12/2022 às 9h
  • Banca:  Magda de Abreu Vicente (orientadora), Ricardo Gonçalves Severo (FURG), Lorena Almeida Gill (PUC-RS) e Simone Gonçalves da Silva (UFPEL)

  • Priscila Mirapalheta Conceição
  • Título: VIVÊNCIAS DA MEDITAÇÃO COM A / INFANTIL: RESSONÂNCIAS NO AUTOCONHECIMENTO EM CRIANÇAS
  • Data: 28/11/2022 às 9h30min
  • Banca: Angela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Camila Borges Ribeiro (coorientadora), Paula Henning (FURG), Caroline Braga Michel (FURG) e Cecília Oliveira Boanova (IFSUL)
  • Sabrina de Castro Botelho
  • Título: Educação, Pandemia e Cultura Digital: Problematizações sobre Docência e Ensino Remoto a partir de Reportagens do Portal de Notícias G1.
  • Data: 11/11/2022 às 14h
  • Banca: Joice Araújo Esperança (orientadora), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG), Juliana Ribeiro Vargas (ULBRA)

  • Taís Mendes Alves 
  • Título: TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS NEGRAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO EXTREMO SUL DO RIO GRANDE DO SUL 
  • Data: 28/10/2022 às 14h 
  • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG) e Elaine Ferreira do Nascimento (FIOCRUZ/PI) 

  • Mara Rubia Garcia Pedroso
  • Título: Currículo, concepções e prática na Educação Infantil do município do Rio Grande: deslocamento histórico a partir da década de 1990
  • Data: 26/10/2022 às 9h 
  • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Rejane Ramos Klein (UFRGS)

  • Lívia Lempek Trindade Monteiro
  • Título: TEMPO DE APRENDER E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS
  • Data: 21/10/2022 às 9h
  • Banca:  Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Janaína Soares Martins Lapuente (FURG), Joice Araújo Esperança (FURG), Hilda Aparecida Linhares da Silva (UFJF) e Daniela da Cruz Schneider (FURG)

  • Anderson Luiz Gonzales
  • Título: A diferença em cena: Pensando Educação através de representações fílmicas
  • Data: 13/10/2022 às 14h30min
  • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG), Rejane Ramos Klein (UFRGS) e Joanalira Corpes Magalhães (FURG)

  • Andressa Nunes Martins
  • Título: Experiências de in/exclusão nas licenciaturas da FURG: Narrativas discentes
  • Data: 07/10/2022 às 14h 
  • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Suzane Vieira da Rocha Gonçalves (FURG) e Carine Bueira Loureiro (IFRS)
  • Carlos Fernandes Junior 
  • Título: A reforma do Ensino Médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande
  • Data: 05/10/2022 às 09h
  • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Magda de Abreu Vicente (FURG) e Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva (IFC)

  • Estela Souza de Castro
  • Título: CURSO ALFABETIZAÇÃO BASEADA NA CIÊNCIA EM INTERFACE COM O CONTEXTO DO CURRÍCULO PARA EDUCAÇÃO
  • INFANTIL NO BRASIL
  • Data: 03/10/2023  às 9h30min
  • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Carmen Regina Gonçalves Ferreira (coorientadora), Caroline Braga Michel (FURG), Liane Castro de Araújo (UFBA) e Marta Nörnberg (UFPEL)

  • Josoela Cenci Guedes
  • Título: A EDUCAÇÃO PATRIARCAL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER
  • Data: 30/09/2022 às 14h
  • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora), Joice Araújo Esperança (FURG), Rita de Cássia Machado (UEA) e Danielle Bastos Lopes (UERJ)

  • Tais Barbosa Rodrigues
  • Título: As lives do “Ciclo de Seminários sobre alfabetização na pandemia da Covid-19”: uma proposta de formação continuada em rede 
  • Data: 26/09/2022 às 9h
  • Banca: Caroline Braga Michel (orientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG) e Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFMG)

  • Michele Alaise Flores Borges
  • Título: A Prática de uma Professora Alfabetizadora: orientações às famílias durante a pandemia
  • Data: 23/09/2022 às 9h
  • Banca:  Caroline Braga Michel (orientadora), Narjara Garcia (FURG) e Débora Leão (UFSM)

  • Verônica Amorim Saraiva
  • Título: A avaliação da aprendizagem das crianças em processo de alfabetização no ensino remoto: a experiência de professoras de escolas da zona rural do Rio Grande do Sul - RS
  • Data: 22/09/2022 às 14h
  • Banca: Caroline Braga Michel (orientadora), Gabriela Medeiros Nogueira (FURG), Janaína Soares Martins Lapuente (FURG) e Marta Nörnberg (UFPel)

  • Mayara Porto Pestana
  • Título: As crianças na creche: um olhar para o início da vida coletiva e seus efeitos na constituição dos sujeitos infantis
  • Data: 08/07/2022 às 9h
  • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), Rochele da Silva Santaiana (UFRGS)

  • Carolina Caporal Dantas
  • Título: A BNC-Formação na contramão das concepções de formação do movimento dos educadores representado pela ANFOPE
  • Data: 30/06/2022 às 14h
  • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora),  Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro da Silva (UNB)

  • Rafael Pereira Pereira 
  • Título: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A FORMAÇÃO ÉTICA: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES A PARTIR DE
  • MARTIN BUBER
  • Data: 11/03/2022 às 14h
  • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Renata Cristina Lopes Andrade (coorientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Alonso Bezerra de Carvalho (UNESP)

  • Kellen Alves Oliveira 
  • Título: Um olhar Bioecológico sobre o Atendimento Educacional Especializado de estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais mediado pelas linguagens artísticas
  • Data: 07/03/2022 às 9h
  • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Gabriela Medeiros Nogueira (FURG), Claudio Tarouco de Azevedo (UFPEL) e Narjara Mendes Garcia (FURG)

  • Daniel Nascimento Nunes
  • Título: A EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONSTITUIÇÃO DE DOCENTES PANDÊMICOS, EM DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DO RIO GRANDE/RS
  • Data: 25/02/2022 às 9h 
  • Banca: Luiz Felipe Hecktheuer (orientador), Gustavo Freitas (FURG) e Franciele Ilha (UFPel)

  • Ana Farvlaine Oliveira Marques
  • Título: As políticas públicas de Educação Inclusiva e os processos de in/exclusão na escola comum
  • Data: 24/02/2022 às 14h30min
  • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Rejane Klein (UFRGS)

  • Simone de Araújo Spotorno Marchand
  • Título: A produção de docentes e da EF: nos rastros da Política de Educação Física, Esporte e Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Data: 24/02/2022 às 9h  
  • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Arisson Landgraf Gonçalves (FURG) e Franciele Ilha (UFPel)

  • Erasmo Soares dos Santos
  • Título: Entre o público e o privado: uma análise da parceria entre o Instituto Alcoa e a gestão escolar no município de Juruti (PA)
  • Data: 19/02/2024 às 9h30min
  • Banca: Magda de Abreu Vicente (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Álvaro Luiz Moreira Hypólito (UFPEL)

  • Loraine Peixoto Lima
  • Título: PAULO FREIRE E A CIDADE EDUCATIVA/EDUCADORA: um estudo acerca das contribuições do autor sobre a formação na/com a cidade
  • Data: 25/01/2022 às 14h30min
  • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Amanda Motta Castro (FURG), Ana Lúcia Souza de Freitas (PUC-RS) e Maria Tereza Goudard Tavares (UERJ)

2021

  • Bruna Vitória de Almeida
  • Título: PRAÇAS ESPORTIVAS NO BALNEÁRIO CASSINO (RIO GRANDE-RS): heterotopias ou a impossibilidade das utopias
  • Data: 23/04/2021 às 15h30min
  • Banca: Luiz Felipe Hecktheuer (orientador), Kamila Lockmann (FURG) e Thiago Silva e Souza (Udelar)

  • Mônica Meireles Costa
  • Título: A Base Nacional Comum Curricular - BNCC e os processos de regulação da docência na Educação Infantil
  • Data: 17/05/2021 às 14h30min
  • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Kamila Lockmann (FURG) e Rochele da Silva Santaiana (UERGS)

  • Claudete Milczarek
  • Título: A Perspectiva da Educação Empreendedora Presente na Reforma do Ensino Médio
  • Data: 21/05/2021 às 8h30min
  • Banca:  Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Kamila Lockmann (FURG) e Maria Raquel Caetano (IFSul)

  • Laís dos Santos 
  • Título: EDUCAÇÃO ESTÉTICA: A constituição do sensível na formação docente de licenciandos de Artes Visuais
  • Data: 26/05/2021 às 14h30min
  • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG), Luciana Gruppelli Loponte (UFRGS) e Cláudio Tarouco de Azevedo (UFPEL)

  • Shay de los Santos Rodriguez
  • Título: Me vejam: disse o corpo – a educação dos corpos trans e das pornificações transmasculinas
  • Data: 31/05/2021 às 14h
  • Banca: Raquel Pereira Quadrado (orientadora), Márcio Rodrigo Vale Caetano (coorientador), Joice Araújo Esperança (FURG) e Guilherme Silva de Almeida (UERJ)

  • Paula Miño Oliveira da Fonseca
  • Título: Formação continuada em narrativa com a corporeidade e seus ecos na/da educação infantil: contribuições da perspectiva biológica
  • Data: 13/09/2021 às 14h
  • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG), Rodrigo Saballa de Carvalho (UFRGS) e Narjara Mendes Garcia (FURG)

  • Denise Prado da Costa 
  • Título: A DANÇA ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO RIO GRANDE/RS: O FESTIVAL DANÇA ESTUDANTES 
  • Data: 10/09/2021 às 14h
  • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Elisandro Schultz Wittizorecki (UFRGS)

  • Robson Costa Soares
  • Título: A Educação Física com a Educação Infantil e com os Anos Iniciais: Práticas Educativas dos Professores do Município de Rio Grande – RS
  • Data: 24/09/2021 às 15h30min
  • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Billy Graeff Bastos (FURG), André da Silva Mello (UFES) e Maurício Cravo dos Reis (FURG)

  • Wenis Vargas de Carvalho
  • Título: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DO PORTUGUES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS
  • Data: 29/10/2021 às 14h
  • Banca: Maria Mertzani (orientadora), Grabriela dos Santos Nogueira (coorientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG) e Marcio Hollosi (UNIFESP)

  • Vithória Silva Oleiro 
  • Título: PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA “DANÇA” NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA/LICENCIATURA DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
  • Data: 12/11/2021 às 10h
  • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Gustavo da Silva Freitas (FURG), Maristela da Silva Souza (UFSM) e Valdelaine da Rosa Mendes (UFPEL)

  • Wilson Marques Navarro Júnior 
  • Título: Políticas Etnoeducaionais Para os Saterá Mawé Nas Aldeias do Rio Mamuru – PA
  • Data: 04/11/2021 às 16h
  • Banca: Ricardo Gonçalves Severo (FURG), Magda de Abreu Vicente (FURG) e Lucélia de Moraes Braga Bassalo (UEPA)

  • Selene Barenho Soares
  • Título: OS DESAFIOS DOS DOCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE-RS FRENTE AO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA MUNDIAL DA COVID-19
  • Data: 06/12/2021 às 14h
  • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Hajime Takeuchi Nozaki (UFJF)

  • Josiane David Satt
  • Título: A BNCC e seus impactos no contexto da prática docente
  • Data: 22/11/2021 às 9h
  • Banca: Suzane da Rocha Gonçalves (orientadora), Simone Barreto Anadon (coorientadora), Kamila Lockmann (FURG) e Álvaro Luiz Moreira Hypolito (UFPEL)

  • Myrna Gowert Madia Berwaldt
  • Título: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E CULTURA POMERANA: UM ESTUDO COM PROFESSORAS EM ESCOLAS DE CANGUÇU (RS)
  • Data: 17/12/2021 às 9h
  • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), Maria do Socorro Alencar Nunes (UFSJ) e Patrícia Weiduschadt (UFPEL)

  • Ana Roberta Machado Siqueira 
  • Título: DOCÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS E “GENTITUDES” EM TEMPOS PANDÊMICOS: NARRATIVAS DE PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA
  • Data: 20/12/2021 às 15h
  • Banca: Vânia Martins Alves Chaigar (orientadora), Amanda Motta Castro (FURG), Ana Lúcia de Souza Freitas (UNIPAMPA) e Cláudia da Silva Cousin (FURG)

  • Emilene Oliveira Brum 
  • Título: Escola e Família: relação potencializadora no contexto da participação
  • Data: 20/12/2021 às 14h 
  • Banca: Ricardo Gonçalves Severo (orientador), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Julice Dias (UDESC)

2020

  • Desirée de Oliveira Pires
  • Título: ATIVISMO DE MULHERES: Das redes sociais às ruas – um estudo de caso do #EleNão
  • Data: 22/12/2020 às 14h
  • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora), Marcio Rodrigo Vale Caetano (FURG), Lara Roberta Rodrigues Facioli (FURG) e. Ana Lúcia da Silva (UEM)

  • Ana Laura Eckhardt de Lima
  • Título: MULHERES E FUTEBOL NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DA REDE DE ENUNCIAÇÕES PRESENTES EM NOTÍCIAS DA INTERNET DURANTE A PANDEMIA
  • Data: 11/12/2020 às 14h
  • Banca: Raquel Pereira Quadrado (orientadora), Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer (FURG) e Silvana Vilodre Goellner (UFRGS)

  • Aline Freire de Souza Aguiar 
  • Título: AS PECULIARIDADES DOS 6ºs ANOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS IDENTIFICADOS PELAS PROFESSORAS NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Data: 10/12/2020 às 14h30min
  • Banca: Joice Araújo Esperança (orientadora), Dinah Quesada Beck (FURG) e Pierre André Garcia Pires (UFAC)

  • Paula Beatriz Espindola de Souza
  • Título: OS SABERES DOCENTES (RE)CONSTRUÍDOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Data: 30/11/2020 às 14h
  • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Gabriela Nogueira Medeiros (FURG), Narjara Mendes Garcia (FURG) e Rodrigo Saballa de Carvalho (UFRGS)

  • Isis Azevedo da Silva Carvalho 
  • Título: REFORMA DO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA-PILOTO NA CIDADE DO RIO GRANDE
  • Data: 19/11/2020 às 14h
  • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Ricardo Gonçalves Severo (FURG) e Nara Vieira Ramos (UFSM)

  • Thaiane D’Ávila
  • Título: A Atuação da Política Educacional do Ensino Médio em Tempo Integral em Rio Grande/RS
  • Data: 26/10/2020 às 15h 
  • Banca: Ricardo Gonçalves Severo (orientador), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Wivian Weller (UNB)

  • Andriara Nunes Nunes 
  • Título: POR UMA PEDAGOGIA antiespecista: EXPERIÊNCIAS em prol de RELAÇÕES BIOCÊNTRICAS ENTRE CRIANÇAS E ANIMAIS em ESCOLAS do RIO GRANDE/RS
  • Data: 31/08/2020 às 15h
  • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Cláudio Tarouco de Azevedo (FURG) e Orlando Ednei Ferretti (UFSC)

  • Fernanda Acosta Funchal 
  • Título: Internacionalização do Ensino Superior na FURG: O caso PAEC/OEA
  • Data: 25/08/2020 às 16h
  • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Maria Mertzani (FURG), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG) e Ednaldo Pereira Filho (UNISINOS)

  • Carolina dos Santos Espíndola
  • Título: Práticas de leitura e escrita no cotidiano da pré-escola: um estudo realizado em uma escola de Educação Infantil do município de Rio Grande
  • Data: 14/08/2020 às 9h30min
  • Banca: Gabriela Nogueira (orientadora),  Ângela Bersch (FURG), Carmen Ferreira (FURG) e  Denise Lopes (UFRN)

  • Isidro Emil Taela
  • Título: Reformas Curriculares no Ensino Superior Moçambicano - Caso de Maputo 
  • Data: 29/07/2020 às 10h
  • Banca: Gionara Tauchen (orientadora), Ricardo Severo (FURG) e Francisco Januário (UEM)

  • Elina Rodrigues Oliveira
  • Título:  Políticas afirmativas na educação: a lei de cotas raciais como promotora de inclusão. Um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
  • Data: 24/07/2020 às 15h
  • Banca: Ricardo Severo (orientador), Suzane Vieira (FURG), Cassiane Paixão (FURG) e Edilza Sotero (UFBA)

  • Carlos Guillermo Mojica Vélez
  • Título: Práticas de educación popular para el acceso a la educación superior, estudio de caso de la universidad de antioquia
  • Data: 08/04/2020
  • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora), Joice Araújo Esperança (FURG) e Bianca Salazar Guizzo (ULBRA)

  • Vanezza Pontes da Silva Papaleo 
  • Título: Da solidez do produto à liquidez da sensação. UNPACKING: um estudo sobre o fenômeno da surpresa em vídeos compartilhados no Youtube
  • Data: 02/04/2020
  • Banca: Dinah Quesada Beck (orientadora), Marcio Rodrigo Vale Caetano (FURG), Maria Teresa Goudard Tavares (UERJ) e Thiago Ingrassia Pereira (UFFS)