Qualificações 2024

  • Giovana Becher França
  • Título: A plataformização da docência: desdobramentos na Educação Infantil no município de Rio Grande/RS
  • Data: 20/12/2024
  • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Gabriela Medeiros Nogueira (FURG) e Rochele da Silva Santaiana (UERGS)

  • Rosiara Maria Francisca da Silva Chaves 
  • Título: As Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos - EJA, no âmbito da rede municipal de ensino de Rio Grande/RS (2021-2024) 
  • Data: 12/12/2024 às 14h
  • Banca: Leonardo Dorneles Gonçalves (orientador), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG), Vinícius Ramos Puccinelli (IFSul - Campus Pelotas) e Jani Alves da Silva Moreira (Universidade Estadual de Maringá)

  • Angelo Máximo Costa Molina 
  • Título: O ESPORTE COMO UMA PRÁTICA EDUCATIVA DE PREPARAÇÃO GRADATIVA NO CAMINHO DO DESACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: UM ESTUDO DE CASO NUMA ENTIDADE RIOGRANDINA
  • Data: 11/12/2024 às 9h
  • Banca: Prof. Dr. Billy Graeff (orientador), Amanda Motta Castro (FURG) e Luciano Jahnecka (Universidad de la Republica - Uruguay)

  • Gabriel Baldez Furtado
  • Título: A DANÇA AFRO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
  • Data: 10/12/2024 às 14h
  • Banca: Cassiane de Freitas Paixão (orientadora), Amanda Motta Castro (FURG) e Marco Aurelio da Cruz Souza (UFPEL)

  • Fernanda Alves Rocha
  • Título: FIGURINHAS DO RIO GRANDE N°1: USOS EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE MUNICIPAL DE RIO GRANDE/RS
  • Data: 25/11/2024 às 14h
  • Banca: Caroline Braga Michel (orientadora), Janaína Lapuente (FURG), Lisiane Sias Manke (UFPel) e Eduardo Arriada (UFPel)

  • Marília Zuchoski Neves
  • Título: A Tutela Infantil como Verdade Educacional: A produção da infância nas instâncias científicas e políticas no Brasil
  • Data: 22/11/2024 às 14h
  • Banca: Paula Henning (orientadora), Gisele Ruiz (FURG), Ketlin Kroetz (UFU) e José Luis Schifino Ferraro (PUCRS)

  • Juliana da Silva Oliveira
  • Título: O PROCESSO DE ESCOLHA DAS GESTORAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE RIO GRANDE-RS (2021-2024)
  • Data: 22/11/2024 às 9h
  • Banca: Magda de Abreu Vicente (orientadora), Leonardo Dorneles Gonçalves (FURG), Catia Eli Gemelli (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS – Campus Porto Alegre)

  • Deise Cristina Viana Pereira Padilha 
  • Título: Cantinhos da leitura: a materialização do Compromisso com a alfabetização e o letramento
  • Data: 22/11/2024 às 9h
  • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Janaina Soares Martins Lapuente (FURG) e Fernando Rodrigues de Oliveira (UNIFESP)

  • Mariana Ribeiro da Silva
  • Título: As práticas e os eventos de letramento no cotidiano de crianças em situação de acolhimento institucional no município de Rio Grande/RS
  • Data: 19/11/2024 às 9h
  • Banca: Janaína Soares Martins Lapuente (orientadora), Gabriela Medeiros Nogueira (FURG), Narjara Mendes Garcia (FURG) e Hardalla Santos do Valle (UFPel)

  • Rayane Gomes Castro
  • Título: Itinerários formativos no Novo Ensino Médio Gaúcho: Análise da Política educacional e da implementação na perspectiva dos docentes
  • Data: 18/11/2024 às 16h
  • Banca: Ricardo Severo Gonçalves (orientador), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Victor Hugo Nedel Oliveira (UFRGS)

  • Adrielly Lemos Correa
  • Título: O ensino da Matemática na Educação Infantil: um olhar para a formação de professores
  • Data: 08/11/2024 às 9h
  • Banca: Liliane Silva de Antiqueira (orientadora), Janaína Soares Martins Lapuente (FURG) e Denise Nascimento Silveira (UFPel)

  • Daniele Valentim Nunes
  • Título: DITOS VERDADEIROS: MATERNIDADE ATÍPICA E OS
  • PROCESSOS SUBJETIVAÇÃO DO SUJEITO MÃE
  • Data: 06/11/2024 às 14h
  • Banca: Gisele Ruiz (orientadora), Paula Henning (FURG) e Barbara Hees Garré (IFSul - Campus Pelotas)

  • Larissa Freitas de Moraes
  • Título: TikTok como espaço de debate sobre homeschooling: Perfis, discursos e possíveis direcionamentos para políticas educacionais no Brasil
  • Data: 05/11/2024 às 9h
  • Banca: Ricardo Severo Gonçalves (orientador), Kamila Lockmann (FURG) e Kelem Ghellere Rosso (UFPR)

  • Barbara Cordeiro Borges
  • Título: A leitura e a escrita na formação de professoras da Educação Infantil no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: a perspectiva do estado do Rio Grande do Sul
  • Data: 10/10/2024 às 14h
  • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (FURG), Carollina Braga Michel (FURG) e Denise Maria de Carvalho Lopes (UFRN)

  • Ana Carla Soares da Silva 
  • Título: CAÇA ÀS BRUXAS EDUCACIONAL: OS DISCURSOS MOBILIZADOS PELO ESCOLA SEM PARTIDO E A PERSSEGUIÇÃO ÀS ESCOLAS E AOS PROFESSORES
  • Data: 30/09/2024 às 9h
  • Banca: Kamila Lockmann (FURG), Ricardo Gonçalves Severo (FURG) e Andressa Silva da Costa Mutz (UFRGS)

  • Paola Nunes dos Santos
  • Título: POLÍTICAS DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: narrativas de estudantes e servidores com deficiência na FURG
  • Data: 06/09/2024 às 9h 
  • Banca: Kamila Lockmann (FURG), Maria Renata Alonso Mota (FURG), Simone Grohs Freire (FURG) e Washington Cesar Shoiti Nozu (UFGD)

  • Felipe de Oliveira Motta
  • Título: PROJETO PARADESPORTO (SMEd) Rio Grande, RS. Que problemas visa responder?
  • Data: 08/07/2024 às 14h
  • Banca: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer (orientador), Billy Graeff (FURG), Roseli Belmonte Machado (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

  • Alexsander Lavoura de Matos
  • Título: JUVENTUDES ESCOLARES: potencialidades da experiência estética através do universo GEEK
  • Data: 30/04/2024 às 14h
  • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG), Maristane Polidoro Zamperetti (UFPel) e Rita Patta Rache (FURG)

  • Tuany Barbosa Meneses
  • Título: A transição da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental: o que as crianças esperam vivenciar nesse novo microssistema
  • Data: 26/04/2024 às 14h
  • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Camila Borges Ribeiro (UFRRJ), Eliane Lima Piske (FURG) e Paula Corrêa Henning (FURG)

  • Jéssica Fonseca de Oliveira
  • Data: 25/04/2024 às 9h 
  • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Rochelle da Silva Santaiana (UERGS)

  • Lindsey Machado de Oliveira
  • Título: PROFESSORES/AS E O PLANEJAMENTO: RESSONÂNCIA DO SER DOCENTE NAS SUAS AÇÕES EDUCATIVAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO OLHAR BIOECOLÓGICO
  • Data: 10/04/2024 às 9h
  • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Gisele Ruiz Silva (FURG) e Rochelle Rita Andreazza Maciel (UCS)

  • Hugo Gilvan dos Santos Anastacio
  • Título: Professores de Língua Inglesa e sua atuação com crianças: um processo educativo constitutivo, sob o viés da Teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner
  • Data: 13/03/2024 às 8h30min
  • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), Narjara Mendes Garcia (FURG) e Luciani Salcedo de Oliveira (UNIPAMPA)

  • Raquel Schenque de Freitas
  • Título: Processos de in/exclusão na escola comum: como as crianças narram o encontro com a diferença?
  • Data: 12/01/2024 às 15h
  • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG) e Morgana Domênica Hattge (Univates)

  • Sherelise Alves Duarte
  • Título: Envelhecimento e identidade docente: histórias de vida de professores(as) velhos(as) atuantes no ensino superior em uma universidade no sul do país
  • Data: 12/01/2024 às 9h
  • Banca: Gustavo da Silva Freitas (orientador), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG) e Sérgio Roberto Chaves Júnior (UFPR)