Infraestrutura

1-Laboratórios

A universidade conta com salas de docentes ocupadas em geral por dois, no máximo 3 professores, equipadas com armários para guardar material, computadores, impressoras, internet e mesas de trabalho. Além disso, o Instituto de Educação oferece uma sala de reuniões com capacidade para até 15 pessoas, a qual pode ser utilizada para orientações, reuniões de grupos de pesquisa, acolhimento de pesquisadores visitantes, rodas de conversa, etc. Tal sala conta com ar condicionado, uma mesa grande de reunião, dois computadores e uma televisão tela plana de 50 polegadas para compartilhamento de tela durante as reuniões. Além disso, o Instituto de Educação disponibiliza aos professores outra sala com um computador e impressora/copiadora, para que os mesmos possam reproduzir os materiais necessários. Nesta sala, também há uma mesa menor com capacidade para cinco pessoas. Além disso, estão disponíveis salas de núcleos de pesquisa com toda a infraestrutura necessária. Os núcleos são equipados com computadores interligados à internet a cabo e sinal da rede wireless, impressoras, scanner, mesas de trabalho/estudos, telefone, armários para organização de documentação, etc. As salas dos professores também estão acrescidas de materiais, acervo bibliográfico, mobiliário e equipamentos adquiridos com recursos de projetos de pesquisa dos docentes. Os estudantes do Mestrado em Educação são usuários tanto das salas de permanência dos docentes orientadores, quanto das salas destinadas aos grupos de pesquisa.

 

2-Biblioteca

O Sistema de Bibliotecas (SiB) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG é um órgão ligado à Pró- Reitoria de Graduação. O SiB é composto por uma Biblioteca Central e sete bibliotecas setoriais: Biblioteca Setorial da Área Acadêmica da Saúde, Biblioteca Setorial do Museu Oceanográfico, Biblioteca Setorial de Pós-Graduação em Oceanografia e Biblioteca Setorial Sala Verde Judith Cortesão. Além dessas, há três bibliotecas localizadas nos campi da FURG: Biblioteca Setorial Campus São Lourenço do Sul, Biblioteca Setorial Campus Santo Antônio da Patrulha e Biblioteca Setorial Campus Santa Vitória do Palmar. O SiB tem sua sede administrativa na Biblioteca Central, no Campus Carreiros, em Rio Grande. A Biblioteca Central atua como órgão coordenador das sete bibliotecas, sendo que algumas atividades hoje são desenvolvidas independentemente da Biblioteca Central. O SiB possui caráter técnico, cultural e social, tendo como objetivo principal atender às atividades pedagógico-científicas da Instituição. Sua missão é viabilizar o acesso e o uso da informação à comunidade acadêmica da FURG, contribuindo para o crescimento e a qualidade da educação, da pesquisa e da extensão nesta Universidade. O SIB mantém convênio com as seguintes instituições: a) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), através da participação na Rede de Comutação Bibliográfica (COMUT), Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos (CCN) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); b) - Organização Mundial da Saúde (recebe doações da OMS através de convênio firmado com a Biblioteca da Área Acadêmica da Saúde e a FURG), e c) - Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU). d) - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e) - Secretaria de do Trabalho e da Educação na Saúde Os serviços prestados pelas Bibliotecas do SiB estão disponíveis em www.biblioteca.furg.br e, em síntese, são os seguintes: a) - Consulta local das obras na biblioteca (acervo aberto, possibilitando ao usuário o manuseio do acervo); b) - Empréstimo eletrônico domiciliar; c) - Serviço de referência (atendimento individual aos usuários, prestado por um bibliotecário ou estagiário); d) - Intercâmbio de periódicos (nacionais e estrangeiros); e) - Treinamento de usuários e visitas guiadas (através de agendamento pelos professores); f) - Comutação bibliográfica com outras instituições (nacionais e internacionais); g) - Disseminação seletiva da informação (repasse, através de e-mail de informações pertinentes aos mais diversos setores da Instituição); h) - Portal Periódicos Capes (treinamento de turmas de usuários por áreas do conhecimento e atendimento individual); i) - Levantamentos bibliográficos; j) - Acervo em Braille; k) - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); l) - Supervisão de estágios parcial e curricular aos alunos da graduação do curso de Biblioteconomia; m) - Confecção de fichas catalográficas; n) - Auxílio na normalização de documentos (utilizando as Normas de Documentação da ABNT); o) - Consulta online às Normas da ABNT selecionadas pelos docentes da Instituição; p) - Guarda- volumes, e q) - Internet wireless. O acervo é atualizado através de compra, intercâmbio de publicações da FURG com outras instituições nacionais e internacionais e por doações. A FURG conta com uma política de atualização do acervo, por meio do Sistema de Aquisição online no ARGO, um sistema informatizado de gerenciamento de aquisições, que faz a comunicação entre as demandas de bibliografia dos docentes da Universidade e o setor responsável pelo processo de aquisição. O procedimento de solicitação é realizado diretamente pelo docente em sua área de trabalho, por meio do site www.sistema.furg.br. No sistema, o docente preenche um formulário que é conectado ao acervo e identifica a presença ou ausência da obra na Instituição. Após, é possível realizar o pedido da obra que necessita e, posteriormente ao pedido, o sistema permite realizar o acompanhamento da aquisição. Normalmente, leva-se por volta de 3 a 6 meses para a compra dos exemplares solicitados. No tocante à informatização, o SiB trabalha com o ARGO, um sistema desenvolvido na Instituição em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). O sistema permite o tratamento e a recuperação da informação por meio da Internet. Através dele, qualquer pessoa, seja da comunidade acadêmica ou externa, tem acesso às bibliotecas da FURG. Todas as bibliotecas estão conectadas, seja na rede institucional, seja pelo SiB. As bibliotecas são abertas à comunidade em geral, colocando à disposição acervos organizados e estruturados, buscando seguir as tendências atuais da informação. As consultas são de livre acesso e a pesquisa, renovação e reserva de materiais podem ser feitas por autoatendimento (microcomputadores de consulta) ou pela Internet. O acervo aberto permite ao usuário ir diretamente às estantes, orientando-se por cartazes indicativos ou pelo número de chamada obtido nos microcomputadores espalhados pelas bibliotecas para consulta, através do sistema ARGO. Caso prefira, o usuário pode utilizar o serviço de referência, que o auxilia na localização do material. O empréstimo do acervo é facultado apenas a usuários com vínculo na Instituição. A Biblioteca Central, a qual foi reformada e ampliada em 2010, possui uma área total de 2.700m2, distribuída por um novo hall de entrada, com 380 armários onde os usuários podem guardar seus pertences enquanto estiverem na biblioteca, assim como uma sala de estar. Nas instalações há um amplo salão de leitura, salão para acervo de livros, periódicos e materiais de referência, nove salas de estudo em grupo (com mesas para seis lugares), sala de acessibilidade, balcão de empréstimos, setor de referência, sanitários; área administrativa composta por sala da direção, sala da aquisição, sala de processamento técnico de livros, sala de processamento técnico de periódicos e intercâmbio, sala do setor de referência e Comut (Serviço de Comutação Bibliográfica entre instituições), secretaria e sala de recuperação de documentos. Em todo o prédio da biblioteca estão disponíveis computadores com Internet, assim como Internet wireless. A Biblioteca se propõe atender às necessidades bibliográficas do ensino de graduação e pós-graduação, provendo suporte informacional através de seus produtos e serviços. O público da Biblioteca Central é composto pelos estudantes de graduação, alunos de pós-graduação, alunos de educação a distância, professores, servidores técnico-administrativos da Universidade e a comunidade externa. O acervo do Sistema de Bibliotecas é composto por diversos tipos de materiais, tendo um total de 144.967 exemplares. Entre tais exemplares destacam-se: 114.990 livros, 17.261 periódicos, 1.332 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, 236 Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização, 1.607 Dissertações e 355 Teses. Em relação aos equipamentos para processamento e disponibilização das informações, destaca-se: 20 microcomputadores para utilização dos usuários na recuperação dos documentos (consulta ARGO), nas consultas a internet e digitação de trabalhos; 01 microcomputador para auto-renovação de empréstimos (junto a portaria); 03 microcomputadores para o atendimento de Referencia; 03 microcomputadores para realizar o empréstimo e devolução das obras; 02 microcomputadores para os serviços de Portaria (controle de chaves do guarda-volumes e saída de material); 29 microcomputadores para uso em serviços internos (3 na sala das coordenações, 4 na sala de referência, 3 na sala de acessibilidade, 3 na sala de periódicos e 9 na sala do processamento técnico, 1 na sala Restauração, 2 na sala da aquisição, 1 na sala Direção e 3 na secretaria. 01 scanner de pequeno porte; 01 scanner de médio porte; 01 maquina copiadora; e 07 impressoras. Cabe ressaltar, ainda, que a Universidade possui uma Editora universitária e esta contribui com a produção e divulgação de obras produzidas com a participação dos docentes e discentes do programa.