Projetos de Pesquisa

Linha 1 – Políticas Educacionais e Currículo

 

Docentes permanentes:

 

Título: Os discursos de verdade que sustentam as atuais políticas de inclusão: deslocamentos, retrocessos e resistências nos processos de in/exclusão
Coordenador do Projeto: Kamila Lockmann
Data de Início: 01/01/2023
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

Financiamento: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq - Categoria 2

 

Título: Infância e Educação: implicações das políticas públicas contemporâneas no currículo e nas práticas pedagógicas da Educação Infantil
Coordenador do Projeto: Maria Renata Alonso Mota
Data de Início: 28/03/2016
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: Qualifica - RS: As implicações administrativas e pedagógicas na gestão das escolas estaduais de Rio Grande - RS
Coordenador do Projeto: Magda de Abreu Vicente
Data de Início: 2020
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: Extrema-direita no Brasil: características, redes de sociabilidade e e suas reinterpretações do Estado
Coordenador do Projeto: Ricardo Gonçalves Severo
Data de Início: 28/05/2019
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: Análise das experiências de socialização e construção de valores da juventude do Rio Grande do Sul
Coordenador do Projeto: Ricardo Gonçalves Severo
Data de Início: 2021
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: A Reforma do Ensino Médio: o que pensam os professores e estudantes secundaristas
Coordenador do Projeto: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Data de Início: 17/01/2017
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: As implicações das novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada de professores para os cursos de Licenciatura na Universidade
Coordenador do Projeto: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Data de Início: 01/08/2015
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Docentes colaboradores:

 

Título: As Parcerias Público-Privadas como Política Educacional: fundamentos teóricos, políticos e pedagógicos
Coordenador do Projeto: Leonardo Dorneles Gonçalves

Data de Início: 1/2023

Natureza: pesquisa

Situação do Projeto: em andamento

 

Título: Lições de Método em Michel Foucault: Leituras dos cursos dados no Collège de France e dos volumes da coleção Ditos e Escritos
Coordenador do Projeto: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer
Data de Início: 01/03/2013
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Linha 2 - Formação de Professores e Práticas Educativas

 

Docentes permanentes:

 

Título: A Corporeidade e a ludicidade nas infâncias
Coordenador do Projeto: Ângela Adriene Schmidt Bersch
Data de Início: 28/05/2019
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: A cultura corporal, o movimento corporal lúdico nas infâncias e corporeidade: estratégias pedagógicas em contextos educacionais
Coordenador do Projeto: Ângela Adriene Schmidt Bersch
Data de Início: 28/05/2019
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: Rede Internacional para a Sociologia do Esporte - the International Network for the Sociology of Sport
Coordenador do Projeto: Billy Graeff Bastos
Data de Início: 28/05/2019
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: Alfabetização em tempos de pandemia: a perspectiva das alfabetizadoras e das crianças
Coordenador do Projeto: Carolina Braga Michel
Data de Início: 2020
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: Desafios da atualidade no campo da alfabetização no Brasil: Política Nacional da Alfabetização e o ensino remoto
Coordenador do Projeto: Gabriela Medeiros Nogueira

Data de Início: 02/02/2021
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: Ações de incentivo à leitura na infância em espaços não escolares: uma investigação sobre práticas desenvolvidas no Brasil, no Uruguai, na Argentina, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia

Coordenador do Projeto: Gabriela Medeiros Nogueira
Data de Início: 02/02/217
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: Juventudes (escolares) em tempo de afastamento social: estudos de caso na cidade do Rio Grande, RS
Coordenador do Projeto: Vânia Alves Martins Chaigar
Data de Início: junho de 2020
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: Juventudes riograndinas em contextos distópicos: da marginalização à exploração, do adoecimento ao direito ao sonho na cidade do Rio Grande, RS
Coordenador do Projeto: Vânia Alves Martins Chaigar
Data de Início: maio de 2023
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

 Docentes colaboradores(as):

 

Título: A Política Nacional de Alfabetização e a formação de professores: implicações para a alfabetização no Brasil

Coordenador do Projeto: Janaína Soares Martins Lapuente

Data de início: 01/2021

Natureza do Projeto: pesquisa

Situação do Projeto: em andamento

 

Título: Educação Científica, Matemática e Tecnológica numa perspectiva crítica: formação para a ação sociopolítica

Coordenador do Projeto: Janaína Soares Martins Lapuente

Data de início: 01/2019

Natureza do Projeto: pesquisa

Situação do Projeto: em andamento

 

 

Título: Propostas formativas sobre a prática profissional de professores da Educação Básica das Escolas do Campo.

Coordenador do Projeto: Liliane Silva de Antiqueira

Data de início: 01/2023

Natureza do Projeto: extensão

Situação do Projeto: em andamento

 

Professora visitante:

 

Título: Manifestações das culturas infantis e suas repercussões nas ações pedagógicas em creches públicas do ponto de vista de professoras da educação infantil

Coordenador do Projeto: Ana Cristina Coll Delgado

Data de início: 01/2021

Natureza do Projeto: pesquisa

Situação do Projeto: em andamento

 

Pós-doutorado:

 

Título: O reconhecimento das especificidades da alfabetização por docentes em início de carreira
Coordenador do Projeto: Carmen Regina Gonçalves Vieira
Data de Início: 01/09/2018
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Linha 3 – Educação, Culturas, Identidades e Diferenças

Docentes permanentes: 

 

Título: Redes de mulheres periféricas: das margens ao centro
Coordenador do Projeto: Amanda Motta Castro
Data de Início: 01/2022
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: Práticas-educativas não formais: educações transgressoras
Coordenador do Projeto: Amanda Motta Castro
Data de Início: 01/2023
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: "Ele não tem cara de criminoso\"- estudos sobre formação do judiciário nas universidades públicas do RS e a aplicação da Lei 10.639
Coordenador do Projeto:  Cassiane de Freitas Paixão

Data de Início: 2022
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: Quem te contou essa história? Estudos sobre a implementação da Lei 10639 nos currículos dos cursos de Pedagogia no RS
Coordenador do Projeto:  Cassiane de Freitas Paixão

Data de Início: 2023
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: Educação e Memória em Espaços Litorâneos
Coordenador do Projeto: Gustavo da Silva Freitas
Data de Início: 2021
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: Mídia, Consumo e Cultura Digital: efeitos para a constituição das infâncias e da docência no cenário pandêmico
Coordenador do Projeto: Joice Araújo Esperança
Data de Início: 2021
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: A emergência do par Escola-Estado no Brasil e suas ressonâncias nas questões ambientais na atualidade
Coordenador do Projeto: Paula Corrêa Henning 
Data de Início: 2023
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento 

 

Título: Escola, Filosofia e relações com o mundo: inventividades no contemporâneo
Coordenador do Projeto: Paula Corrêa Henning 

Data de Início: 2022
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento 

 

Título: Práticas Bioascéticas Contemporâneas: a produção dos corpos nas instâncias educativas
Coordenador do Projeto: Raquel Pereira Quadrado
Data de Início: 11/03/2013
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento 

 

Docentes colaboradores(as):

 

Título: Impactos da Pandemia (Covid-19) na Educação Básica: problematizando seus efeitos no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Coordenador do Projeto: Dinah Quesada Beck
Data de Início: 2021
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Título: Pedagogias dos espaços não escolares e produções de culturas infantis
Coordenador do Projeto: Gisele Ruiz Silva

Data de Início: 2023
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento

 

Docente visitante:

 

Título: Trabalho e Educação no Sistema Prisional Pesquisas e Pesquisadores
Coordenador do Projeto: Fernando Selmar Rocha Fidalgo

Data de Início: 2022
Natureza do Projeto: pesquisa 
Situação do Projeto: em andamento