-
02/04/202514h06Notícia
Autoavaliação
-
Monitoramento e autoavaliação
A autoavaliação do PPGEDU da FURG vem sendo consolidada nos últimos anos e encontra-se articulada aos processos de autoavaliação institucional, avaliação externa e de ações internas do próprio Programa. No âmbito institucional, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com apoio da Diretoria de Avaliação Institucional, coordena os processos de autoavaliação vinculados ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) (Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004). Neste âmbito, os estudantes realizam, anualmente, a avaliação dos docentes considerando os aspectos didáticos das atividades de ensino da pós-graduação e os docentes avaliam as turmas, a infraestrutura e a gestão. Os dados produzidos são avaliados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pela Comissão Interna de Avaliação e Planejamento (CIAP) das Unidades Acadêmicas onde estão lotados os cursos de pós-graduação, subsidiando os processos de planejamento e de construção do plano de ação anual das Unidades, os quais estão vinculados aos objetivos e estratégias do Plano de Desenvolvimento Institucional da FURG. Essas instâncias também estão articuladas com o Comitê dos Cursos de Pós-graduação stricto sensu, formado por todos os coordenadores de PPGs e pela Diretoria de Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPOSG/PROPESP). Neste Comitê, são avaliadas as demandas dos Programas, os resultados da avaliação externa e as propostas de criação de cursos novos. A PROPESP também conta com um Comitê Assessor (Comitê Sucupira) para avaliação dos relatórios Sucupira antes do envio à CAPES e para a avaliação de propostas de cursos novos.
Em relação à avaliação do Programa, cabe informar que, desde 2014, a PROPESP tem realizado, anualmente, eventos de acompanhamento dos planejamentos estratégicos e da autoavaliação dos PPGs. Os eventos, sejam eles, seminários ou reuniões com coordenadores e corpo docente, têm por objetivo socializar informações referentes aos processos de avaliação interna e externa da pós-graduação, acompanhar e contribuir para o processo de qualificação dos Programas e subsidiar a elaboração de políticas institucionais para a pós- graduação. Além dos encontros anuais específicos para este fim, a partir de 2023 as coordenações passaram a preparar relatórios gerenciais utilizando uma ferramenta criada no sistema acadêmico da FURG exclusivamente para o processo de acompanhamento dos PPGs. Estes relatórios gerenciais anuais servirão também como um recordatório das ações e dos processos de autoavaliação dos PPGs para a elaboração do relatório quadrienal a ser enviado a CAPES. Outra ferramenta disponibilizada aos PPGs para o processo de autoavaliação é o software Stella Experta PG, que permite a análise de métricas do PPG no contexto da área de avaliação.
No âmbito do PPG, desenvolveu-se uma política de autoavaliação que permite acompanhar constantemente o funcionamento do Programa e construir estratégias para o seu fortalecimento. Para efetivar tal política, a cada dois anos o PPGEDU institui uma comissão composta por um professor interno ao PPGEDU e mais dois docentes externos com larga experiência na Pós-Graduação e que participam do processo de avaliação quadrienal da CAPES. Nesse processo de avaliação é realizado um levantamento de informações sobre (i) a produção do corpo docente do Programa, considerando a aderência dos professores ao PPGEDU e às respectivas linhas de pesquisa; (ii) a contribuição de cada docente para a formação de recursos humanos e construção de critérios para distribuição de vagas em cada processo seletivo; (iii) avaliação dos projetos de pesquisa coordenados pelos docentes, considerando sua aderência à linha, financiadores e redes de pesquisa. Além destas informações, são considerados outros aspectos importantes, relacionados aos discentes e às disciplinas ofertadas. De posse dessas informações, a comissão realiza um relatório que é composto por uma primeira parte sobre o Programa de forma geral, na sequência, a situação de cada linha de pesquisa e, por fim, um parecer de cada docente no contexto das três linhas de pesquisa. A partir deste relatório são realizadas as seguintes etapas: reunião com todo o corpo docente para apresentação das informações levantadas no processo de avaliação com o objetivo de construir estratégias de fortalecimento do Programa; reunião com o grupo de professores de cada linha de pesquisa, destacando os aspectos específicos que precisam ser qualificados em cada linha e conversas individuais com todos(as) os(as) docentes a fim de pensar em que aspectos cada um precisa investir para poder melhor contribuir com o PPGEDU.
No que tange à participação dos discentes no processo de autoavaliação há conversas regulares no período de abertura dos semestres letivos, bem como o preenchimento de um instrumento avaliativo ao final de cada ano em que eles têm a oportunidade de expressar suas preocupações com a estrutura curricular do Programa, bem como apontar sugestões de alterações em processos acadêmicos atinentes às suas trajetórias. Além disso, a Comissão de Autoavaliação conta com a participação efetiva de discentes dentro de uma política de acompanhamento sistemático das ações do PPGEDU.
-
-
02/04/202514h01Notícia
Planejamento Estratégico 2025-2028
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - IE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEDU/IE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Período 2025-2028
-
APRESENTAÇÃO
Desde a década de 1970 a FURG investe em um planejamento estratégico que é organizado de forma participativa e materializado no Projeto Pedagógico Institucional – PPI e no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, os quais são periodicamente discutidos e atualizados. O PPI da FURG apresenta 8 princípios que devem orientar as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição, a saber: ética; estética; compromisso e responsabilidade social; inclusão social; respeito à diversidade humana; cooperação e solidariedade; flexibilidade curricular; e integração do conhecimento. Estes princípios estão articulados com a vocação da FURG - uma universidade voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos - e expressa seu compromisso socioambiental e seu alinhamento com o desenvolvimento local, regional, nacional e global, envolvendo todas as áreas do conhecimento. No que se refere à Pós-Graduação, o PDI da FURG temos como objetivo do ensino "ampliar a oferta de cursos de Pós-Graduação stricto sensu" estabelecendo as seguintes estratégias: “Fomentar a proposição de criação de cursos de Pós-Graduação stricto sensu, incluindo cursos interinstitucionais; Qualificar os Programas de Pós-Graduação visando à criação de cursos de doutorado; Criar política institucional de apoio financeiro aos Programas de Pós-Graduação profissionais” (PDI 2024/2028, p.62).
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da FURG iniciou suas atividades com o Curso de Mestrado em Educação em 2012, estando vinculado ao Instituto de Educação.
Atendendo às demandas institucionais e regionais, desde sua criação, a proposta do Programa caracterizou-se como uma resposta aos objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da FURG. Em sua MISSÃO, a FURG tem como campo principal de atuação os Ecossistemas Costeiros e Oceânicos e busca produzir, organizar e disseminar o conhecimento sobre esses ambientes, por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura. Por isso, através do desenvolvimento de pesquisas na área educacional, o PPGEDU tem fomentado, ao longo dos seus 15 anos, a construção coletiva do conhecimento, visando despertar potencialidades locais e educacionais, no sentido de formar um coletivo de pesquisadores(as), que indiquem soluções e alternativas para os constantes desafios que a área educacional apresenta, no ambiente local e regional dos ecossistemas costeiros e oceânicos.
O plano de ações que apresentamos decorre dos objetivos do curso e do acompanhamento realizado por meio dos processos de autoavaliação e de avaliação externa. A elaboração do diagnóstico utilizou a metodologia SWOT, sigla em inglês para Fortalezas, Fragilidades, Oportunidades e Ameaças. O planejamento estratégico apresenta objetivos, metas, ações e indicadores para cada uma das dimensões que integram a organização da Pós-graduação e que estão alinhadas com o Planejamento Estratégico da Pós-graduação stricto sensu da FURG. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no que diz respeito às metas dos objetivos apresentados no documento, bem como, os Relatórios Técnicos da Diretoria da CAPES também serviram de referência para a elaboração deste planejamento estratégico. Tomando como referência estes subsídios o planejamento estratégico do PPGEDU está organizado em 4 dimensões: 1) Formação Discente; 2) Gestão e Desenvolvimento do Programa; 3) Inserção e Impacto na Sociedade;
4) Internacionalização.
Figura 1: Relação entre as dimensões que integram a organização do PPGEDU e que estão alinhadas com o Planejamento Estratégico da Pós-graduação stricto sensu da FURG
1.1. MISSÃO
Formar profissionais com expertise para atuarem nas instâncias educacionais, sociais, políticas e populares, exercendo a docência, a gestão e a liderança de pesquisas educacionais, contribuindo na formação de professores, na elaboração e implementação de políticas públicas educacionais.
-
1.2. VISÃO
Ser um Programa de Pós-graduação referência em Educação, primando pela formação de recursos humanos que atuem na pesquisa, na formação de professores, na gestão e na elaboração e implementação de políticas públicas educacionais.
-
1.3. VALOR GERADO
O valor gerado do Programa de Pós-Graduação em Educação prevê a formação de profissionais:
-
1. Com capacidade de elaborar e liderar projetos de pesquisa no campo da educação, agregando equipe de pesquisadores, mantendo rigor teórico metodológico e administrando recursos.
-
2. Qualificados para inserção no mercado de trabalho em diferentes setores educacionais em especial na pesquisa, na docência e na gestão.
-
3. Criativos e perspicazes, com arcabouço teórico e cultural que permita a flexibilidade de pensamento e diferentes estratégias na busca de solução de problemas educacionais.
-
4. Comprometidos com a ética e a política da universidade pública, laica e de excelência, com impacto e reconhecimento social.
-
5. Coadunados com a valorização e respeito à diversidade, que combata a desigualdade social e práticas discriminatórias e predatórias.
-
6. Envolvidos com o diálogo inter e transdisciplinar na produção do conhecimento com relevância social.
-
7. Que promovam a cooperação e a solidariedade com outros programas de pós-graduação, com comunidades parceiras, com redes de pesquisa, por meio de constante diálogo e ações conjuntas.
Os valores gerados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, são respaldados pelo conhecimento produzido nas pesquisas desenvolvidas tanto pelos professores quanto pelos alunos, ao longo de seus 15 anos de existência. O compromisso do PPGEDU é com a formação de profissionais capacitados para atuarem no campo da educação identificando problemas, propondo ações efetivas em prol de soluções, bem como criando estratégias de monitoramento e avaliação que gerem novas ações contribuindo significativamente com o avanço do conhecimento. Além disso, buscamos expandir o reconhecimento que o Programa tem tanto na esfera nacional como internacional.
-
1.4 OBJETIVO:
Formar pesquisadores capazes de atuar nos diversos segmentos da educação, em especial, nos que envolvem solução de problemas por meio de planejamento estratégico, ou seja, profissionais aptos a implementar projetos de pesquisa, articulados ao ensino e à extensão, demonstrando densidade, originalidade e inovação científica bem como, fortalecer o compromisso com a educação pública, gratuita e de relevância social.
Quadro 1: Diagnóstico estratégico do Programa de Pós-graduação em Educação
Ambiente Externo
Oportunidades
Demanda explícita de curso de Doutorado em Educação na FURG
Posição geográfica próxima a outros países, com os quais o município do Rio Grande compartilha algumas similaridades culturais e históricas
Reconhecimento regional da importância e do papel da FURG na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica
Ameaças
Número restrito de bolsas a discentes da pós-graduação
Inexistência de uma política de bolsas em nível nacional para professores da rede pública de Educação Básica cursarem pós-graduação com liberação de suas atividades laborais
Arrefecimento e/ou cortes no orçamento para fomento à pesquisa na área da educação
Diminuição de bolsas de pós-doutorado no Brasil e no exterior
Ambiente Interno
Fortalezas
A formação pós-graduada stricto sensu dos quadros institucionais que atuam ou passaram a atuar não apenas na Educação Básica como docente ou gestores, mas em diferentes espaços educativos
Alinhamento com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) relativos à publicação da Agenda 2030 pela Organização das Nações Unidas (ONU)
Estrutura curricular sólida, diversificada e compatível com os objetivos do Programa
Qualidade do corpo docente
Boa integração nacional
Política de acompanhamento de egressos e de autoavaliação do Programa
Apoio institucional promovido aos Programas de Pós-Graduação pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP)
Fragilidades
Produção discente em co-autoria com o orientador
Internacionalização
-
Quadro 2: Planejamento do PPGEdu para 2025-2026 e 2027-2028
-
Dimensão
Objetivo
Meta
Ações
Responsável
Ano 2025
Ano 2026
Ano 2027
Ano 2028
Formação Discente
Qualificar o processo formativo dos discentes.
Garantir que os estudantes concluam o curso no prazo
estabelecido pelo PPGEDU
-
Realizar o Seminário de Acolhida (anual) para os discentes ingressantes com o objetivo de, além de integrá-los adequadamente à instituição, apresentar o Regimento e as normas de funcionamento do Programa;
-
Promover encontros anuais com os discentes para esclarecimentos sobre tecnologias envolvidas na pesquisa como, utilização da plataforma Lattes/CNPq, ORCID, ARGO (Sistema de Administração de Bibliotecas da FURG), bases de dados para pesquisa, entre outros;
-
Ofertar anualmente oficinas de escrita acadêmica;
-
Realizar seminários semestrais com discentes que estão em diferentes momentos do curso para socialização do processo de escrita dos projetos de dissertação, bem como a versão final, visando a solidariedade acadêmica e a qualificação no trabalho de pesquisa;
-
Solicitar relatórios semestrais aos discentes indicando o que foi realizado ao longo do semestre e quais ações previstas para o semestre seguinte.
-
Constituir comissão de acompanhamento discente composta por docentes do curso, egressos e discentes do último ano do curso.
Coordenação; Docentes Representante discente
X
X
X
X
Ampliar espaços e oportunidades de processos formativos
-
Oportunizar que os discentes cursem disciplinas em outros Programas de Pós-graduação, podendo ser aproveitadas em até 50% dos créditos do total do curso;
-
Divulgar, na página web do Programa, disciplinas que serão ofertadas em outros Programas da FURG;
-
Divulgar e incentivar a participação nos cursos de língua estrangeira oferecidos pela FURG gratuitamente aos discentes;
-
Incentivar a participação de discentes em editais de mobilidade acadêmica em âmbito nacional e internacional;
-
Planejar a oferta de disciplinas no semestre de modo a distribuí-las nos 3 turnos e sem colisão de horário, proporcionando maior oportunidade dos discentes cursarem diferentes disciplinas em cada linha de pesquisa;
-
Garantir a participação dos discentes em grupos de pesquisa coordenados pelos orientadores;
-
Divulgar e socializar na página web do Programa, semestralmente, a agenda de eventos científicos da área.
Coordenação; Docentes Representante discente
X
X
X
X
Qualificar a estrutura curricular do Programa
-
Avaliar periodicamente (a cada dois anos) a pertinência e aderência das disciplinas ofertadas com as linhas de pesquisa do Programa;
-
Revisar o quadro de disciplinas ofertadas no PPGEDU a fim de alinhar a oferta a temas atuais em âmbito nacional ou globais, bem como de demandas que sejam de interesse local ou regional;
-
Estimular o oferecimento de disciplinas em colegiado, no âmbito das linhas de pesquisa do Programa;
-
Fomentar a participação de pesquisadores externos ao PPG ministrando disciplinas eletivas coletivamente;
-
Realizar acompanhamento dos professores visitantes, de forma que desenvolvam pesquisas, ofereçam disciplinas e participem de coorientação de discentes e bancas de qualificação e defesas de dissertações.
Coordenação; Comissão Acadêmica Representante discente
X
X
X
X
Fomentar a formação dos estudantes para atuarem no Ensino Superior
Ampliar opções de formação dos estudantes para atuarem no Ensino Superior.
-
Incentivar estágio de docência, inclusive aos discentes que não são bolsistas;
-
Estimular a participação de discentes em bancas de Trabalho de Conclusão de Curso de graduação;
-
Divulgar entre os discentes a seleção de tutores e de professor formador em cursos da Universidade Aberta do Brasil.
Coordenação; Comissão Acadêmica; Representação discente
X
-
-
Desenvolvimento e gestão do Programa
Garantir que as defesas sejam realizadas no prazo
Alcançar 100% de defesas dentro do prazo estabelecido no curso de mestrado.
-
Solicitar relatórios semestrais aos discentes indicando o que foi realizado ao longo do semestre e quais ações previstas para o semestre seguinte;
-
Constituir uma comissão de acompanhamento discente composta por docentes do curso, egressos e discentes do último ano do curso;
-
Realizar seminários semestrais com discentes que estão em diferentes momentos do curso para socialização do processo de escrita dos projetos de dissertação, bem como a versão final, visando a solidariedade acadêmica e a qualificação no trabalho de pesquisa.
Coordenação; Docentes Representante discente
X
X
X
X
Fortalecer a produção científica de discentes, docentes e egressos do Programa.
Elevar o percentual de produção discente, preferencialmente em parceria com o orientador.
-
Fomentar práticas de produção científica colaborativa entre discentes e docentes;
-
Estimular que trabalhos resultantes de disciplinas sejam publicados em parceria com docentes, em periódicos qualificados da área;
-
Mapear e divulgar periodicamente para os docentes e discentes as revistas que estão aceitando artigos em demanda contínua e em dossiês.
-
Ofertar anualmente oficinas de escrita acadêmica;
-
Destinar parte do PROAP do PPGedu para a revisão de língua estrangeira de manuscritos de discentes.
Coordenação Docentes; Representação discente
X
X
X
X
Elevar o percentual de produção dos egressos, preferencialmente em parceria com o orientador.
-
Estimular a participação de egressos nos grupos de pesquisa do Programa;
-
Fomentar a participação de egressos na organização de eventos do Programa;
-
Realizar acompanhamento periódico dos egressos do Programa por meio do preenchimento de formulários online;
-
Criar um espaço Instagram do PPGEDU (card) e no Spotify (podcast e entrevistas) para divulgar as pesquisas das dissertações defendidas no programa.
Coordenação;
X
X
X
X
Aumentar o percentual de produção dos docentes em periódicos de estratos elevados (Estrato A).
-
Participar de pesquisas em rede nas quais os resultados sejam publicados em periódicos de estratos elevados (Estrato A);
-
Divulgar as estratégias de orientação e acompanhamento da PROPESP para que os docentes submetam projetos a editais de fomento;
-Convidar profissionais experientes em captação de recursos por meio de editais da CAPES/CNPQ na área da Educação para participar de encontros com docentes do Programa, dar dicas e sugestões sobre elaboração e submissão de projetos nos editais;
-
Solicitar apoio ao Comitê Carlos Chagas, instituído pela PROPESP, para revisão de projetos de pesquisa dos docentes do programa.
Coordenação;
X
X
X
X
Aprimorar os processos de gestão, fortalecendo a cultura do planejamento e da autoavaliação permanentes no Programa.
Qualificar os processos de planejamento, autoavaliação do Programa e de revisão do Regimento.
-
Discutir periodicamente o Planejamento Estratégico do Programa em Reunião Geral de docentes e discentes propondo comissões de estudo garantindo a participação de cada linha;
-
Avaliar a política de autoavaliação do Programa;
-
Consolidar o trabalho de autoavaliação por meio da atuação da referida comissão, formada por docentes e discentes, a fim de identificar os pontos que devem ser fortalecidos e mitigados;
-
Elaborar fichas com questões voltadas à avaliação quadrienal do Programa, visando um preenchimento mais qualificado da Plataforma Sucupira pela coordenação do curso;
-
Criar uma política interna de formação para a gestão, de forma que todos os docentes sintam-se preparados para a coordenação do Programa.
Coordenação; Docentes Representante discente
X
X
X
X
Atender aos critérios de avaliação docente estabelecidos pelo documento de área em vigor.
-
Fortalecer a política de credenciamento e recredenciamento do PPGEDU;
-
Fomentar a aderência e coerência interna das ações dos docentes com as linhas de pesquisa que estão vinculados ao PPGEDU;
-
realizar reuniões com os docentes para avaliar a coerência, aderência e articulação entre os objetivos, as linhas de pesquisa, os projetos de pesquisa e a estrutura curricular do programa em comparação com os resultados obtidos;
-
Instituir uma cultura de preenchimento das informações para avaliação quadrienal, de forma concomitante ao preenchimento do currículo lattes, a fim de não acumular a coleta no final dos quatro anos;
-
Disponibilizar para cada docente uma pasta online no drive do programa, para preenchimento das informações da sucupira a fim de facilitar o acesso pela coordenação e secretaria do programa.
Coordenação; Comissão de seleção
X
-
-
Inserção e Impacto na sociedade
Ampliar o impacto social do Programa, contribuindo para superação de demandas e problemas da sociedade.
Promover e qualificar a inserção local, regional e nacional do Programa.
-
Organizar eventos, palestras e projetos com apoio do Programa, com a colaboração de discentes, docentes de outros programas e egressos, tendo como público alvo professores e gestores da Educação Básica;
-
Estimular pesquisas que estejam articuladas com as demandas locais, regionais e nacionais;
-
Ampliar e dar visibilidade a projetos que tenham como objetivo a inserção e o impacto social regional e nacional;
-
Ampliar as parcerias com as redes de Educação Básica, bem como com os movimentos sociais e populares promovendo o diálogo inter e transdisciplinar na produção do conhecimento com relevância social;
-
Incentivar a participação de docentes e discentes em associações, sociedades científicas da área;
-
Criar e manter canais com o objetivo de divulgação científica à sociedade das pesquisas elaboradas no âmbito do programa.
-
Qualificar profissionais que atuam em Instituições de Ensino Superior, sejam docentes, tutores ou TAES.
Coordenação; Docentes Representante discente
X
X
X
X
Consolidar a articulação entre pesquisa e extensão no âmbito do Programa.
Aumentar o número de projetos de extensão do Programa, articulados com as investigações dos grupos de pesquisa
-
Estimular a participação de discentes em projetos de pesquisa e extensão coordenados por docentes;
-
Articular projetos de extensão decorrentes de pesquisas, organizados por linhas de pesquisa;
-
Estabelecer ação coletiva de extensão no âmbito do Programa;
-
Fomentar e divulgar os projetos dos grupos de pesquisa vinculados ao Programa, que promovam a indissociabilidade das ações de pesquisa e extensão;
Coordenação; Docentes Representante discente
X
X
X
X
Internacionalização
Fomentar parcerias e ações com grupos de pesquisa e pesquisadores estrangeiros aumentando a visibilidade internacional do PPGEDU
Promover e consolidar os processos de internacionalização.
-
Ampliar a oferta de disciplinas e seminários com a participação de docentes estrangeiros;
-
Fomentar ações de mobilidade discente em instituições estrangeiras;
-
Desenvolver pesquisas interinstitucionais com pesquisadores estrangeiros e envolvendo a participação dos discentes;
-
Estimular a saída planejada de docentes para a realização de pós-doutoramento, preferencialmente no exterior;
-
Firmar acordos de cooperação com diferentes universidades estrangeiras para fortalecer ações de intercâmbio;
-
Convidar pesquisadores estrangeiros para participar de bancas de qualificação e defesa de dissertação;
-
Receber estudantes estrangeiros para estágios de curta duração;
-
Estimular e acolher propostas de dossiês temáticos na Revista Momento: diálogos em Educação (PPGEDU/FURG) que tenham pesquisadores estrangeiros;
-
Garantir uma política de gerenciamento de recursos do PROAP para traduções de artigos de docentes e discentes do
programa.
Coordenação; Docentes
X
X
X
X
Implementar ações coletivas de internacionalização
-
Organizar projetos coletivos por linhas de pesquisa articulados com pesquisadores e grupos de pesquisa estrangeiros;
-
Fomentar a cotutela e dupla diplomação para discentes sob orientação de docentes do Programa e coorientação de pesquisadores internacionais.
X
X
X
X
-
-
-
20/02/202500h22Notícia
Docentes 2025
Linhas de Pesquisa:
1. Políticas educacionais e currículo
Congrega pesquisas que analisam as proposições, implementações e os efeitos das políticas públicas na educação e na sociedade, bem como seus desdobramentos e tensões nos currículos da Educação Básica e Superior.
Docentes Permanentes: Kamila Lockmann, Leonardo Dorneles Gonçalves, Magda de Abreu Vicente, Maria Renata Alonso Mota, Ricardo Gonçalves Severo e Suzane da Rocha Vieira Gonçalves.
2. Formação de professores e práticas educativas
Congrega pesquisas no campo da formação inicial, continuada e permanente de professores, bem como investiga as práticas educativas em espaços escolares e não escolares.
Docentes Permanentes: Ângela Adriane Schmidt Bersch, Billy Graeff Bastos, Caroline Braga Michel, Gabriela Medeiros Nogueira e Vânia Alves Martins Chaigar.
Docentes Colaboradores: Janaína Soares Martins Lapuente
3.Educação, culturas, identidades e diferenças
Congrega pesquisas vinculadas aos processos educativos em seus contextos históricos e contemporâneos de produção das culturas, das identidades nas instâncias sociais, políticas e populares.
Docentes Permanentes: Amanda Motta Castro, Cassiane de Freitas Paixão, Gustavo da Silva Freitas e Paula Corrêa Henning.
Docentes Colaboradores: Gisele Ruiz Silva
-
20/02/202500h20Notícia
Docentes 2021
Linha 1 - Políticas educacionais e currículo
- Kamila Lockmann
- Magda de Abreu Vicente
- Maria Renata Alonso Mota
- Ricardo Gonçalves Severo
- Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer
- Renata Cristina Lopes Andrade (docente colaborador)
Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas
- Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Billy Graeff Bastos
- Caroline Braga Michel
- Gabriela Medeiros Nogueira
- Vânia Alves Martins Chaigar
- Gionara Tauchen
- Maria Mertzani (docente visitante)
Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças
- Amanda Motta Castro
- Gustavo da Silva Freitas
- Raquel Brandão Pereira
- Dinah Quesada Beck
- Joice Araújo Esperança
- José Rogério Lopes (docente visitante)
- Marcio Rodrigo Vale Caetano (docente colaborador)
-
20/02/202500h20Notícia
Docentes 2022
Linha 1 - Políticas educacionais e currículo
- Kamila Lockmann
- Magda de Abreu Vicente
- Maria Renata Alonso Mota
- Ricardo Gonçalves Severo
- Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer
- Renata Cristina Lopes Andrade (docente colaborador)
Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas
- Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Billy Graeff Bastos
- Caroline Braga Michel
- Gabriela Medeiros Nogueira
- Vânia Alves Martins Chaigar
- Gionara Tauchen
- Maria Mertzani (docente visitante)
Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças
-
20/02/202500h19Notícia
Docentes 2023
Linha 1 - Políticas educacionais e currículo
- Kamila Lockmann
- Magda de Abreu Vicente
- Maria Renata Alonso Mota
- Ricardo Gonçalves Severo
- Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Leonardo Dorneles Gonçalves
- Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer
- Renata Cristina Lopes Andrade (docente colaborador)
Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas
- Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Billy Graeff Bastos
- Caroline Braga Michel
- Gabriela Medeiros Nogueira
- Liliane Silva de Antiqueira
- Vânia Alves Martins Chaigar
- Janaína Soares Martins Lapuente (docente colaborador)
- Ana Cristina Coll Delgado (docente visitante)
Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças
-
20/02/202500h17Notícia
Docentes 2024
Linha 1 - Políticas educacionais e currículo
- Kamila Lockmann (docente permanente)
- Magda de Abreu Vicente (docente permanente)
- Maria Renata Alonso Mota (docente permanente)
- Ricardo Gonçalves Severo (docente permanente)
- Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (docente permanente)
- Leonardo Dorneles Gonçalves (docente permanente)
- Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer (docente colaborador)
Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas
- Ângela Adriane Schmidt Bersch (docente permanente)
- Billy Graeff Bastos (docente permanente)
- Caroline Braga Michel (docente permanente)
- Gabriela Medeiros Nogueira (docente permanente)
- Liliane Silva de Antiqueira (docente permanente)
- Vânia Alves Martins Chaigar (docente permanente)
- Janaína Soares Martins Lapuente (docente colaborador)
- Ana Cristina Coll Delgado (docente visitante)
- Maria Mertzani (docente voluntária)
- Juliana Diniz Gutierres Borges (estágio pós-doutoral/bolsista CAPES)
- Lucas Costa Grimaldi (estágio pós-doutoral/bolsista CAPES)
- Juliane de Oliveira Alves Silveira (estágio pós-doutoral)
- Alessandra Amaral da Silveira (estágio pós-doutoral)
Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças
- Amanda Motta Castro (docente permanente)
- Cassiane de Freitas Paixão (docente permanente)
- Gustavo da Silva Freitas (docente permanente)
- Paula Corrêa Henning (docente permanente)
- Raquel Pereira Quadrado (docente permanente)
- Dinah Quesada Beck (docente colaborador)
- Gisele Ruiz Silva (docente colaborador)
- Joice Araújo Esperança (docente colaborador)
- Fernando Selmar Rocha Fidalgo (docente visitante)
-
23/11/202311h14Notícia
Bolsas
Os discentes bolsistas são escolhidos através de sua classificação em edital próprio para esse fim. Os editais anteriores podem ser consultados na aba Editais - Editais Encerrados.
Os bolsistas devem enviar relatórios semestrais ao final de cada semestre letivo, cujo modelo está disponível na aba Formulários.
Abaixo, segue a relação com os atuais bolsistas e suas informações:
Bolsistas CAPES/DS
Adrielly Lemos Corrêa - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Liliane Silva de Antiqueira
Barbara Cordeiro Borges - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Denner Rodrigues Goulart - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Fernanda Alves Rocha - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Caroline Braga Michel
Lindsey Machado de Oliveira - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Ângela Adriane Schmidt Bersch
Marília Zuchoski Neves - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Paula Corrêa Henning
Rafael Lachnit da Silva - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Tatiane Carijio Zucchetti - 01/10/2023 a 30/03/2025 - Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Cristiane Mortágua Oliveira - 01/02/2024 a 31/03/2025 - Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
Larissa Freitas de Moraes - 01/02/2024 a 31/03/2025 - Orientador: Ricardo Gonçalves Severo
Rayane Gomes Castro - 01/02/2024 a 31/03/2025 - Orientador: Ricardo Gonçalves Severo
Tuany Barbosa Meneses - 01/02/2024 a 31/03/2025 - Orientadora: Ângela Adriane Schmidt Bersch
Ana Carla Soares da Silva - 01/06/2024 a 31/07/2025 -Orientadora: Kamila Lockmann
Bolsistas CAPES/Consolidação 3 e 4
Leonardo de Souza Rodrigues - 01/11/2022 a 31/10/2024 - Orientador: Billy Graeff Bastos
Sherelise Alves Duarte - 01/11/2022 a 31/10/2024 - Orientador: Gustavo da Silva Freitas
PIBPG CNPQ
Maria Helena dos Santos Bolsista PIBPG CNPQ - até 24 meses de bolsas a partir de maio/2024
CARREFOUR
Diego David Souza Gonçalves outubro/2023 - outubro/2025
-
24/07/202314h24Notícia
-
07/07/202318h00Notícia
Dissertações - 2024
- Aliciane Hartwig Zarnott
- Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD: Uma reflexão sobre as concepções de infância, Educação Infantil e alguns efeitos na regulação da docência
- Orientadora: Profa. Dra. Maria Renata Alonso Mota
- Coorientadora: Profa. Dra. Ana do Carmo Goulart Gonçalves
- Andre Luis Martins Pinto
- Futsal Misto: vivências entre gêneros através do esporte - um estudo no Município do Rio Grande - RS.
- Orientador: Prof. Dr. Billy Graeff Bastos
- Carolina Caporal Dantas Costa
- O Caráter Capitalista da BNC-Formação: passos largos rumo à precarização docente
- Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Daiana Viacelli Fernandes
- A DANÇA E O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA (MST): PRÁTICAS, PRATICANTES, SENTIDOS E SIGNIFICADOS EM UM ASSENTAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL
- Orientador: Prof. Dr. Gustavo da Silva Freitas
- Erasmo Soares dos Santos
- Entre o público e o privado: uma análise da parceria entre o Instituto Alcoa e a gestão escolar no município de Juruti-PA (2020-2022)
- Orientadora: Profa. Dra. Magda de Abreu Vicente
- Eugerbia Paula da Rocha
- Violências de gênero na escola: narrativas docentes no contexto do Cariri cearense
- Orientadora: Profa. Dra. Raquel Pereira Quadrado
- Gerson Andrés Alvarado Pineda
- A NOVA GESTÃO PÚBLICA E A GESTÃO EDUCACIONAL DA COLÔMBIA
- Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Magda Beatriz Brito Alves
- "Gestão do caos" : a formação de gestores escolares no estado do RS - (2021-2023)
- Orientadora: Profa. Dra. Magda de Abreu Vicente
Milene Gonzalez Lopez Bandeira- BNC-DIRETOR ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA
- Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Co-orientadora: Profa. Dra. Simone Barreto Anadon
- Paulo Santos Lima Júnior
- Entre bloqueios e desbloqueios: a incorporação das TDICs no período pré e pós-pandemia de COVID-19, na perspectiva dos professores
- Orientador: Prof. Dr. Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer
- Katiúscia Rodrigues de Campos
- Avaliação da aprendizagem em tempos de Ensino Remoto Emergencial: um estudo com docentes do 1° ano do Ensino Fundamental
- Orientadora: Dinah Quesada Beck
- Ana Carolina Scott-Hood dos Santos
- A pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos para o currículo de uma escola de Educação Infantil de São José do Norte – RS
- Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
- Juliana Silva Cabrera
- Os impactos nas rotinas das famílias de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir do ensino remoto emergencial e a retomado das atividades presenciais no município de Rio Grande/RS
- Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel
- Leticia Rodrigues Benites
- Avaliação da alfabetização: um estado do conhecimento
- Orientadora: Profa. Dra. Gabriela Medeiros Nogueira
- Kelly Da Silva Brum
- Caminhos entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica com uma professora que escolheu a literatura infantil como fonte de inspiração
- Orientadora: Profa. Dra. Gabriela Medeiros Nogueira
- Diego Gabriel Machado Borges
- Educação e trabalho: uma análise sobre os processos educativos não-escolares no cárcere
- Orientadora: Profa. Dra. Amanda Motta Ângelo Castro
Priscila Mirapalheta Conceiçao- VIVÊNCIAS DA MEDITAÇÃO COM A/NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ressonâncias no processo educativo das crianças
- Orientadora: Profa. Dra. Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Helen Oliveira Monteiro
- Escolarização doméstica: interseções entre neoliberalismo e conservadorismo na educação contemporânea
- Orientadora: Profa. Dra. Kamila Lockmann
- Claudia Treichel Heller
- A gestão compartilhada em escolas de Educação Infantil de São Lourenço do Sul/RS : uma privatização renomeada
- Orientadora: Profa. Dra. Magda de Abreu Vicente
- Josoela Cenci Guedes
- A educação patriarcal e a construção da identidade da mulher
- Orientador: Prof. Dr. Gustavo da Silva Freitas
- Andreza Velho De Lima
- "Coloquem uma coisa na cabeça de vocês, educar uma criança é repetição": uma problematização acerca da educação domiciliar no Brasil e suas implicações na educação infantil
- Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
- Dissertações publicadas no ano de 2024
- Acesso no site: https://argo.furg.br/
-
07/07/202318h00Notícia
Dissertações - 2023
- Alisson Souza Corrêa
- Experiências juvenis contemporâneas em Rio Grande/RS : desafios da relação trabalho e educação para jovens do Ensino Médio público da cidade
- Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
- Ana Farvlaine Oliveira Marques
- "Ela atrapalhava o aprendizado dos outros" : os deslocamentos das políticas públicas de educação inclusiva e os processos de in/exclusão na escola comum
- Orientadora: Kamila Lockmann
- Andressa Nunes Martins
- Experiências de in/exclusão nas licenciaturas da Furg : narrativas discentes
- Orientadora: Kamila Lockmann
- Antonio Jorge Ferreira Severino
- Educar pessoas jovens e adultas no contexto da pandemia da Covid-19 : práticas pedagógicas de resistência no estado do Ceará
- Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
- Daniel Nascimento Nunes
- Insatisfações de três docentes pandêmicos de Educação Física em meio à obrigatoriedade da implementação do Referencial Curricular Gaúcho
- Orientador: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer
- Estela Souza de Castro
- A leitura e a escrita na Educação Infantil : problematizações sobre o curso alfabetização baseada na ciência
- Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
- Fernanda Farias Oliveira
- O andarilhar da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EMEJA) Paulo Freire como estratégia de construção da identidade docente
- Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
- Gabriela Costa Pereira
- Educação antirracista e formação docente através de oficinas de turbantes nas escolas de Rio Grande-RS
- Orientadora: Amanda Motta Angelo Castro
- Josiane Freitas David
- Trabalho docente e política curricular : a construção da política de centralização curricular em Rio Grande
- Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Juliana Soares
- Educação e participação político-social de mulheres quilombolas
- Orientadora: Amanda Motta Angelo Castro
- Luiz Otávio Borges
- Lugar no terreiro : educando na marginalidade para a diversidade
- Orientadora: Amanda Motta Angelo Castro
- Mara Rubia Garcia Pedroso
- Políticas curriculares para Educação Infantil em nível nacional e seus efeitos no currículo da Educação Infantil no município do Rio Grande
- Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
- Mayara Porto Pestana
- As crianças na creche : um olhar para o início da vida coletiva e seus efeitos na constituição dos sujeitos infantis
- Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
- Paola Lopes de Bem Linck
- O movimento de atuação do Documento Orientador Curricular do Território Rio-Grandino e seus desdobramentos no currículo de duas escolas municipais de Educação Infantil
- Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
- Paula Miño Oliveira da Fonseca
- Formação continuada em narrativa com a corporeidade e seus ecos na/da Educação Infantil : contribuições da perspectiva bioecológica
- Orientadora: Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Rafael Pereira Pereira
- Ética e política de formação de professores : reflexões a partir de Martin Buber
- Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Simone de Araujo Spotorno Marchand
- A produção da docência e da Educação Física : nos rastros da Política de Educação Física, Esporte e Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul
- Orientador: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer
- Lídia Oliveira Dias
- Os processos formativos vivenciados pelas educadoras no contexto da Educação Infantil como promotores de resiliência profissional
- Orientadora: Profa. Dra. Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Manuela Mandagará Fuentes
- Docência e o ensino remoto emergencial : problematizando o fazer e a identidade profissional docente no atendimento educacional especializado no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental
- Orientadora: Profa. Dra. Dinah Quesada Beck
- Selene Barenho Soares
- Os desafios do trabalho docente em escolas públicas estaduais do município de Rio Grande-RS frente ao ensino remoto durante a pandemia mundial da Covid-19
- Orientador: Prof. Dr. Billy Graeff Bastos
- Carlos Fernandes Jr.
- A recontextualização da reforma do Ensino Médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande
- Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Monique Cunha de Souza
- Corpos gordos no Instagram: narrativas que emergem a partir do perfil da Instagrammer Thais Carla
- Orientadora: Profa. Dra. Raquel Pereira Quadrado
- Verônica Amorim Saraiva
- A avaliação da aprendizagem da alfabetização de crianças no ensino remoto emergencial em uma escola do campo do município de Santa Vitória do Palmar–RS
- Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel
- Ana Roberta Machado Siqueira
- Os (des)caminhos de uma pesquisa: (auto)formação, experiência e narrativa como resistência em tempos de pandemia.
- Orientadora: Profa. Dra. Vânia Alves Martins Chaigar
- Lívia Lempek Trindade Monteiro
- Tempo de aprender e a formação de professores da Educação Infantil: Uma análise de videoaulas
- Orientadora: Profa. Dra. Gabriela Medeiros Nogueira
- Patrick Salazar da Silva
- A participação de professores/as na cultura digital durante a pandemia de Covid-19: uma análise de representações em reportagens da revista Nova Escola
- Orientadora: Profa. Dra. Joice Araujo Esperança
- Michele Alaise Flores Borges
- Entre laços e letras : a proposta pedagógica de uma alfabetizadora e as orientações às famílias em tempos de pandemia
- Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel
- Taís Barbosa Rodrigues
- As lives do "Ciclo de Seminários sobre alfabetização na pandemia da Covid-19" : uma proposta de formação continuada em rede
- Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel
- Mônica Costa Bueno
- A Base Nacional Comum Curricular - BNCC e os processos de regulação da docência na Educação Infantil
- Orientadora: Profa. Dra. Maria Renata Alonso Motta
- Wilson Marques Navarro Jr.
- POLÍTICAS ETNOEDUCACIONAIS PARA OS SATERÉ MAWÉ NAS ALDEIAS DO RIO MAMURU – PA
- Orientador: Prof. Dr. Ricardo Gonçalves Severo
- Robson Costa Soares
- A Educação Física com a Educação Infantil e com os anos iniciais: práticas educativas dos/as professores/as no município de Rio Grande-RS
- Orientador: Profa. Dra. Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Anderson Luiz Gonzalez
- As diferenças em cena: pensando a Educação através de análises fílmicas
- Orientadora: Profa. Dra. Kamila Lockmann
- Kellen Alves Oliveira
- Um olhar bioecológico sobre o atendimento educacional especializado de crianças da Educação Infantil mediado pelas linguagens artísticas
- Orientadora: Profa. Dra. Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Sabrina De Castro Botelho
- Trabalho docente individualizado e hiperprodutivo: problematizações a partir de reportagens do portal de notícias G1 durante a pandemia de Covid-19
- Orientadora: Profa. Dra. Joice Araujo Esperança
- Dissertações publicadas no ano de 2023
- Acesso no site: http://argo.furg.br
-
07/07/202317h58Notícia
Dissertações - 2022
Ana Laura Eckhardt De Lima
Orientadora: Raquel Pereira Quadrado
Any Caroliny De Abreu Ramos
Orientadora: Kamila Lockmann
Denise Prado Costa
Orientador: Billy Graeff Bastos
Isidro Emil Taela
Reformas curriculares no Ensino Superior Moçambicano: caso da Universidade Pedagógica de Maputo
Orientadora: Gionara Tauchen
Isis Azevedo Da Silva Carvalho
Reforma do Ensino Médio : a experiência de uma escola piloto no sul do estado do Rio Grande do Sul
Orientadora: Suzana da Rocha Vieira Gonçalves
Laís dos Santos
Costuras estéticas: a formação de professores de Artes Visuais em contexto de pandemia
Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Marcos Luiz de França
Orientadora: Suzana da Rocha Vieira Gonçalves
Myrna Gowert Madia Berwaldt
Práticas de letramento durante o ensino remoto em uma comunidade pomerana do campo (2020/2021)Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Coorientadora: Maria Mertzani
Paula Beatriz Espindola de Souza
Conhecimento, saberes e formação das professoras de Educação Infantil : um olhar bioecológico
Orientadora: Ângela Adriane Schmidt Bersch
Shay De Los Santos Rodriguez
Vejam-me - disse o corpo: a educação dos corpos trans e das pornificações transmasculinas
Orientador: Jose Rogerio Lopes
Vithória Silva Oleiro
Orientador: Billy Graeff Bastos
Wenis Vargas de Carvalho
Análise das práticas pedagógicas de uma docente no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos em uma escola bilíngueOrientadora: Maria Mertzani
Coorientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Dissertações publicadas no ano de 2022
Acesso no site: http://argo.furg.br
-
07/07/202317h57Notícia
Dissertações - 2021
Aline Freire De Souza Aguiar
Orientadora: Joice Araújo Esperança
Amanda Porto da Cruz
Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
Andriara Nunes Nunes
Orientadora: Vania Alves Martins Chaigar
Carlos Guillermo Mojica Velez
Orientadora: Amanda Motta Ângelo Castro
Carolina Dos Santos Espindola
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Clarice Janaína de Oliveira Gonçalves
Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Cristiane Troina Ferreira
Vivências de catadoras na cooperativa de reciclagem Santa Rita
Orientadora: Amanda Motta Castro
Desirée De Oliveira Pires
Educação e ativismo de mulheres nas redes sociais - um estudo sobre o Movimento #EleNão
Orientadora: Amanda Motta Ângelo Castro
Elina Rodrigues De Oliveira
O racismo estrutural e as visões de mundo de estudantes cotistas raciais da FURG
Orientador: Ricardo Goncalves Severo
Fabiane Laranjo Crizel
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Fernanda Acosta Funchal
Orientador: Billy Graeff Bastos
Izabel Espíndola Barbosa
Nossas professoras pretas: por uma pedagogia preta feminista
Orientadora: Raquel Pereira Quadrado
Coorientadora: Eliane Almeida de Souza
Jonas dos Santos Messias
Leitura do livro de narrativas por imagens por duas professoras e crianças da Educação Infantil
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Coorientadora: Maria Mertzani
Karen Godoy Silveira Rodrigues
Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Marisa Musa Asan Abdel Hamid
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Nadine Silva dos Santos
A profanação dos discursos inclusivos nas políticas educacionais contemporâneas
Orientadora: Kamila Lockmann
Raquel Lempek Trindade
Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
Thaiane da Silva D'avila
A política educacional de ensino médio em tempo integral no extremo sul do país : um estudo de caso
Orientador: Ricardo Gonçalves Severo
Vanezza Pontes da Silva Papaleo
Unpacking, um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube
Orientadora: Dinah Quesada Beck
Dissertações publicadas no ano de 2021
Acesso no site: http://argo.furg.br
-
07/07/202317h55Notícia
Dissertações - 2020
Dayana Pereira dos Anjos
Professores em início de carreira na Educação Infantil na cidade do Rio Grande-RS
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Gabriela Oliveira Santos
Orientadora: Kamila Lockmann
Julia da Fonseca Lopes
Orientadora: Dinah Quesada Beck
Karine Dias Pinto
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Coorientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Larissa Pinto Martins
Chanacomchana é um barato! Afetos e pedagogias na imprensa lésbica
Orientador: Marcio Rodrigo Vale Caetano
Coorientadora: Amanda Motta Castro
Lóry da Silveira Ribeiro
Orientadora: Joice Araújo Esperança
Mirian Saraiva Pureza
A formação continuada sob a ótica de professores dos anos iniciais do município do Rio Grande, RS
Orientadora: Elisabeth Brandão Schmidt
Patrícia de Werk Raubach
Orientadora: Vânia Martins Alves Chaigar
Priscila Oleto de Oliveira
Orientadora: Kamila Lockmann
Raylene Barbosa Moreira
Orientadora: Amanda Motta Castro
Silvia Barreto Soares
A constituição da prática pedagógica dos professores iniciantes da educação básica
Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Tatiane Goudinho da Costa
Juventudes, periferias e projetos sociais: efeitos e significados
Orientador: Márcio Rodrigo Vale Caetano
Dissertações publicadas no ano de 2020
Acesso no site: http://argo.furg.br
-
07/07/202317h48Notícia
Dissertações - 2019
Alana Dafne Tavella
Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
Andrea Maria Matias
Programa Acelera Brasil : discursos de verdade, regulação e desprofissionalização docente
Orientador: Kamila Lockmann
Andressa Farias Barrios
(Re) existir para (re) conhecer-se: mães negras frente aos impactos do racismo estruturante
Orientador: Márcio Rodrigo Vale Caetano
Eliane Costa Brião
Leitura e escrita na Educação Infantil a partir do contexto das políticas nacionais (1996-2017)
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Eneusa Marisa Pinto Xavier
Orientador: Gabriela Medeiros Nogueira
Flávia Lukasiunas Braun
A política de obrigatoriedade da frequência à pré-escola: efeitos para a Educação Infantil
Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
Francine Freitas Ávila
O processo emancipatório na EJA: uma possibilidade do ser mais?
Orientadora: Raquel Pereira Quadrado
Guilherme Botelho Chagas
Orientadora: Kamila Lockmann
Jocieli Bezerro Brayer
Orientadora: Dinah Quesada Beck
Larissa Rodrigues de Oliveira
A (re)significação da docência no Projeto Cirandar
Orientador: Elisabeth Brandão Schmidt
Lurvin Gabriela Tercero Reyes
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Marcel Jardim Amaral
O negro e a luta por reconhecimento: as cotas raciais na universidade
Orientador: Vilmar Alves Pereira
Maria Caroline Aguiar da Silveira
Formação inicial de professores de História: organizações curriculares e saberes constituintes
Orientadora: Gionara Tauchen
Coorientadora: Julia Silveira Matos
Mariana Herrera Ojeda
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Coorientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Rita de Cássia de Medeiros Roriguez
Orientador: Dinah Quesada Beck
Verônica Cunha Barcellos
Avaliação educacional: percepções e representações sociais da docência na educação básica
Orientadora: Gionara Tauchen
Coorientadora: Daniele Simões Borges
Dissertações publicadas no ano de 2014
Acesso no site: http://argo.furg.br
-
07/07/202317h37Notícia
Dissertações - 2018
Agnaldo Mesquita de Lima Junior
Professor comunitário: saberes produzidos no âmbito da implantação do Programa Mais Educação no município de Jaguarão/RS
Orientadora: Gionara TauchenAriane Pickersgill Arana
A produção da criança trans nas reportagens digitais : um olhar para os espaços educativos família e escola
Orientadora: Joanalira Corpes MagalhãesBruna Pires Santos de Menezes
Percepções sobre o processo de formação continuada no ciclo de alfabetização do CAIC/FURG
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira GonçalvesCarolina Dias Capilheira
O Programa Criança Feliz e o governamento da infância contemporânea
Orientadora: Maria Renata Alonso MotaDaiane Ferreira Ferreira
O horizonte da educação de jovens e adultos enquanto instrumento de emancipação da classe trabalhadora: reflexões sobre educação, trabalho e ensino médioOrientador: Vilmar Alves Pereira
Emanuele Dias Lopes
Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Emiliane Rodriguez Dominguez
A Pedagogia Hospitalar: uma estratégia para incluir e conduzir crianças hospitalizadas
Orientadora: Kamila Lockmann
Gisele Maria Rodrigues Machado
Educação das relações étnico-raciais na formação de professores(as) através das danças circulares
Orientadora: Raquel Pereira QuadradoKelly de Aguiar Arruda
Línguas crioula cabo-verdiana e portuguesa: a coexistência das línguas materna e oficial em turmas de 1os e 2os anos de uma escola de ensino básico em Cabo Verde
Orientadora: Gabriela Medeiros NogueiraLucas Costa Linck
Formação inicial em Educação Física: acadêmicos concluintes e a problematização sobre campos de atuação
Orientador: Luiz Felipe Alcantara HecktheuerLuciana Vitória da Silva
Ordenamento e diferença: o que pode um currículo?Orientador:Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer
Luciano Soares Lima
Histórias em quadrinhos na educação básica: a produção de sentidos e valores etico-estéticos
Orientadora: Elisabeth Brandão SchmidtPaula Pires da Silva
Fazeres das professoras alfabetizadoras no espaço/tempo da "hora atividade"
Orientadora: Cleuza Maria Sobral DiasRosimar Isidoro Machado
A tríade Ciclo de Alfabetização-PNAIC-ANA como um Fluxo Biopolítico Circular que gerencia a alfabetização no Brasil
Orientadora: Kamila LockmannSaionara Vitoria de Almeida
Luz, câmera, produção : analisando as representações de gênero e de mulher mãe apresentadas nos filmes "Minha mãe é uma peça" e "Minha mãe é uma peça 2"
Orientadora: Raquel Pereira QuadradoSamuel Crissandro Tavares Ferreira
E se a cidade fosse nossa: a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Sheila Pedroso da Conceição
Percepções de professoras alfabetizadoras do município do Rio Grande/RS sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Dissertações publicadas no ano de 2018
Acesso no site: http://argo.furg.br
-
07/07/202317h31Notícia
Dissertações - 2017
Aline Marques Bonilha
O curso de Pedagogia e a formação de professores para a Educação Infantil
Orientadora: Maria Renata Alonso MotaAna Carolina Sampaio Zdradek
Olha o meu post!: juventudes em tempo líquidos: um estudo sobre consumo e artefatos culturais das mídias digitais
Orientadora: Dinah Quesada BeckCamila Bottero Corrêa
A inclusão como estratégia de governamento: a condução da conduta dos sujeitos normais
Orientadora: Kamila LockmannCaroline Amaral Amaral
Literatura juvenil contemporânea LGBTI: significados sobre identidades de gêneros e sexuais
Orientadora: Paula Regina Costa RibeiroElvis Patrik Katz
Escola Sem Partido: uma análise das investidas de poder sobre as identidades docentes
Orientadora: Andresa Silva da Costa MutzEvandro dos Santos Nunes
BGV na paz: ações educativas para governar a população do bairro Getúlio Vargas da cidade do Rio Grande-RS
Orientador: Luiz Felipe Alcantara HecktheuerEveline Caren Genesini Pereira
Formação de professores em Língua Inglesa: os ruídos e os silêncios da prática de sala de aula
Orientadora: Vanise Dos Santos GomesJonathan Terra Corrêa
Educação física escolar: referências formativas na prática pedagógica de professores iniciantes
Orientadora: Gionara TauchenKeli Pascoali Avila
Orientadora: Andresa Silva da Costa Mutz
Lenise Maraschin Nunes
As propostas pedagógicas das escolas municipais de educação infantil do município de Bagé - RS a partir da implantação das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil
Orientador: Suzane da Rocha Vieira GonçalvesLetícia Farias Caetano
"No que você está pensando?": o discurso do mal-estar docente produzido no Facebook e a fabricação dos modos de ser professor na contemporaneidade
Orientadora: Kamila LockmannLucas Cardoso Martins
Professores homens nos anos iniciais do ensino fundamental: os processos de constituição das identidades docentes a partir de narrativas
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira GonçalvesLuciane dos Santos Avila
Orientador: Vilmar Alves Pereira
Luiz Paulo da Silva Soares
Cartografando experiências no ensino de história: a mídia cinemática como fonte educativa em sala de aula
Orientadora: Vânia Alves Martins ChaigarMaria de Los Angeles C. Hernani
A formação inicial de professores: um estudo comparativo entre Brasil e Peru
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira GonçalvesPâmela Rodrigues Altamor
Educação de jovens e adultos: estudo sobre o processo de formação continuada de seus educadoresOrientadora: Vanise dos Santos Gomes
Thais Fernandes Ribeiro Nobrega
As abordagens sobre vocabulário durante a leitura de livros infantis: um estudo com professores do 1º ano do ensino fundamental em escolas do município do Rio Grande/RSOrientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Veridiana Gomes Caseira
Olhares sobre a educação de jovens e adultos: o rejuvenescimento da EJA nos espaços da educação pública em Rio Grande/RS
Orientador: Vilmar Alves PereiraDissertações publicadas no ano de 2017
Acesso no site: http://argo.furg.br
-
07/07/202315h04Notícia
Dissertações - 2016
Ariana Souza Cavalheiro
Gêneros e sexualidades no pacto nacional pela alfabetização na idade certa: discutindo pedagogias culturais e estratégias de governamentalidade
Orientadora: Joanalira Corpes MagalhãesBruna Telmo Alvarenga
Inclusão na universidade: concepções e ações na organização do ensino
Orientadora: Gionara TauchenEduarda de Mello Porciuncula
A infância impressa - o que dizem as revistas Nova escola e Pátio sobre as crianças
Orientadora: Maria Renata Alonso MotaFernanda dos Santos Formentin
Percepções e aprendizagens infantis em relação aos animais do Taim: um estudo construído com crianças dos anos iniciais
Orientadora: Vânia Alves Martins ChaigarGabriela Ortiz Prado
A avaliação na educação infantil: reflexões sobre a perspectiva de uma professora do município do Rio Grande/RS a partir dos relatórios de avaliação
Orientadora: Gabriela Medeiros NogueiraJúlia Guimarães Neves
Histórias de vida no contexto da educação popular: narrativas, projetos de vida e (auto) formação
Orientador: Vilmar Alves PereiraLigia Maria Oliveira de Quadros
Criança e arte: expressão da cultura regional em um ambiente de aprendizagem em arte de uma escola municipal de educação infantil de Rio Grande/RS
Orientadora: Gabriela Medeiros NogueiraMarlon Silveira da Silva
A invenção da inversão: ciência e o desejo entre mulheres
Orientador: Márcio CaetanoPedro Bersch da Cruz
"Princípios que o futebol ensina": o discurso de salvação através do esporte como estratégia de governamento nos projetos sociais esportivos
Orientador: Luiz Felipe Alcantara HecktheuerPriscila Wally Virissimo Chagas
O cego e/na cidade: ressignificando saberes na interlocução com o outro
Orientadora: Vânia Alves Martins ChaigarSidiane Barbosa Acosta
Qual o lugar dos coordenadores pedagógicos das escolas estaduais no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município do Rio Grande/RS
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira GonçalvesTaina Guerra Chimieski
Narrativas de práticas docentes a partir do livro "os 15 anos de Mariana: um convite a outras aprendizagens sobre corpos"
Orientadora: Raquel Pereira QuadradoTreyce Ellen Silva Goulart
Narrativas entrecruzadas de professoras negras: trajetórias, pactos políticos e prática docente
Orientador: Marcio CaetanoDissertações publicadas no ano de 2016
Acesso no site: http://argo.furg.br
-
05/07/202316h33Notícia
Dissertações - 2015
Adriana Bastos Barbosa
As concepções de lúdico a partir da unidade quatro dos cadernos de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC - 2013
Orientadora: Gabriela Medeiros NogueiraCarlos Davida Laura Quispe
Modelos pedagógicos 1:1 no Peru: nível de satisfação usuária e fatores relacionados ao uso de computadores na perspectiva dos professores
Orientador: João Alberto Da SilvaCintia Kath Blank
Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar / Cintia Kath Blank
Orientador: João Alberto Da SilvaClaudia Penalvo
Cartografias da formação continuada de professores: homofobia e escola
Orientador: Márcio CaetanoDeise Costa Prates
O PARFOR na FURG e os efeitos na constituição das subjetividades de professoras pedagogas
Orientadora: Paula Regina Costa RibeiroIsabela Pandolfo L. Abrahão
Criatividade para quê? Conversas, processos e produções na formação de professores
Orientador: Elisabeth SchmidtJenny Lorena Bohorquez Moreno
O negro e a diferença nos livros de literatura infantil veiculados no programa nacional biblioteca da escola
Orientadora: Maria Renata Alonso MotaJessie Ortiz Marimon
Narrativas de professoras ouvintes em contexto de ensino bilíngue em salas específicas para surdos: o que contam sobre a (re)construção do trabalho e da identidade docente?
Orientadora: Cleuza Maria Sobral DiasJuliana Diniz Gutierres
As práticas de atendimento à infância no município do Rio Grande: um recuo ao passado para problematizar o presente
Orientadora: Maria Renata Alonso MotaLetícia de Aguiar Bueno
Práticas de letramento de uma turma pré-escola em uma escola do campo no município do Rio Grande, RS
Orientadora: Gabriela Medeiros NogueiraLiane Orcelli Marques
A formação docente no cotidiano escolar através do PIBID: um estudo com licenciandas do PIBID pedagogia FURG
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira GonçalvesLuiz Osmar Mendes
Pedagogias do ritual do lava-pés: pressupostos culturais dos saberes produzidos na umbanda
Orientador: Márcio CaetanoMaria Claudia Cardoso Farias
Roda dos sentidos: a formação continuada de professores em espaços de coletividadeOrientadora: Vanise dos Santos Gomes
Paulo Roberto Marczuk Felix Junior
Ensino Médio Politécnico e mundo do trabalho: entendimentos a partir das narrativas dos professores de seminário integrado no contexto do cirandar - FURG
Orientador: Vilmar Alves PereiraTaiana Duarte Loguercio
Avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização: as perspectivas das professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de ensino do Rio Grande/RS
Orientadora: Gabriela Medeiros NogueiraVanessa Alves Vargas
Linguagens infantis: as infâncias vividas nos momentos do brincar na Educação Infantil
Orientador: Vilmar Alves PereiraVinicius Carvalho Beck
Os problemas aditivos e o pensamento algébrico no ciclo de alfabetização
Orientador: João Alberto Da SilvaDissertações publicadas no ano de 2015
Acesso no site: http://argo.furg.br
-
05/07/202315h26Notícia
Dissertações - 2014
Alessandra Nery Obelar da Silva
Inclusão das pessoas com deficiência na Universidade: a efetividade do Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE)
Orientadora: Gionara TauchenAna Paula Gonçalves Fioravante
Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da FURGOrientadora: Vanise dos Santos Gomes
Dárcia Amaro Ávila
"É preciso ter coragem": um estudo das narrativas de mulheres na política
Orientadora: Paula Regina Costa RibeiroFabrício Monte Freitas
As avaliações externas na percepção dos(as) diretores(as) das escolas municipais de Rio Grande
Orientadora: Gionara TauchenHermeto Marques Vianna Filho
A adaptação curricular do ensino de música em escolas públicas de Pelotas a partir da implantação da Lei 11.769/2008
Orientadora: Vânia Alves Martins ChaigarJanaina Borges da Silveira
Observatório nacional da educação: concepções dos professores dos anos iniciais sobre a não aprendizagem
Orientador: João Alberto da SilvaLilian Francieli Morais de Bastos
A participação infantil no cotidiano escolar: crianças com voz e vezOrientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Suzana Kaiser
Entre o mar e a escola: os processos formadores que se entrelaçam nas histórias escolares das mulheres pescadoras artesanais da Ilha dos Marinheiros - RS
Orientadora: Vanise dos Santos GomesDissertações publicadas no ano de 2014
Acesso no site: http://argo.furg.br
Últimas Notícias