• Portal do Governo Brasileiro
Universidade
Federal do Rio Grande
  • Ir al contenido 1
  • Ir al menú 2
  • Ir a búsqueda 3
  • Ir al pie de página 4
  • Português
  • Inglês
  • Espanhol
  • Alto Contraste
  • Mapa del sitio


Logo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Programa de Pós-Graduação em Educação

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

PPG

  • Inicio
  • Presentación
  • Estructura Curricular
  • Ciclo Lectivo
  • Docentes
  • Investigación
  • Infraestructura
  • Ediciones
  • Contacto

E-mail: ppgeducacao@furg.br

       

  • Está aquí:  
  • Inicio >
  • Sem categoria

PPG

  • Inicio
  • Presentación
  • Estructura Curricular
  • Ciclo Lectivo
  • Docentes
  • Investigación
  • Infraestructura
  • Ediciones
  • Contacto

E-mail: ppgeducacao@furg.br

       

  • 02/04/2025
    14h06
    Notícia

    Autoavaliação

    1. Monitoramento e autoavaliação

     

    A autoavaliação do PPGEDU da FURG vem sendo consolidada nos últimos anos e encontra-se articulada aos processos de autoavaliação institucional, avaliação externa e de ações internas do próprio Programa. No âmbito institucional, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com apoio da Diretoria de Avaliação Institucional, coordena os processos de autoavaliação vinculados ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) (Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004). Neste âmbito, os estudantes realizam, anualmente, a avaliação dos docentes considerando os aspectos didáticos das atividades de ensino da pós-graduação e os docentes avaliam as turmas, a infraestrutura e a gestão. Os dados produzidos são avaliados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pela Comissão Interna de Avaliação e Planejamento (CIAP) das Unidades Acadêmicas onde estão lotados os cursos de pós-graduação, subsidiando os processos de planejamento e de construção do plano de ação anual das Unidades, os quais estão vinculados aos objetivos e estratégias do Plano de Desenvolvimento Institucional da FURG. Essas instâncias também estão articuladas com o Comitê dos Cursos de Pós-graduação stricto sensu, formado por todos os coordenadores de PPGs e pela Diretoria de Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPOSG/PROPESP). Neste Comitê, são avaliadas as demandas dos Programas, os resultados da avaliação externa e as propostas de criação de cursos novos. A PROPESP também conta com um Comitê Assessor (Comitê Sucupira) para avaliação dos relatórios Sucupira antes do envio à CAPES e para a avaliação de propostas de cursos novos.

    Em relação à avaliação do Programa, cabe informar que, desde 2014, a PROPESP tem realizado, anualmente, eventos de acompanhamento dos planejamentos estratégicos e da autoavaliação dos PPGs. Os eventos, sejam eles, seminários ou reuniões com coordenadores e corpo docente, têm por objetivo socializar informações referentes aos processos de avaliação interna e externa da pós-graduação, acompanhar e contribuir para o processo de qualificação dos Programas e subsidiar a elaboração de políticas institucionais para a pós- graduação. Além dos encontros anuais específicos para este fim, a partir de 2023 as coordenações passaram a preparar relatórios gerenciais utilizando uma ferramenta criada no sistema acadêmico da FURG exclusivamente para o processo de acompanhamento dos PPGs. Estes relatórios gerenciais anuais servirão também como um recordatório das ações e dos processos de autoavaliação dos PPGs para a elaboração do relatório quadrienal a ser enviado a CAPES. Outra ferramenta disponibilizada aos PPGs para o processo de autoavaliação é o software Stella Experta PG, que permite a análise de métricas do PPG no contexto da área de avaliação.

    No âmbito do PPG, desenvolveu-se uma política de autoavaliação que permite acompanhar constantemente o funcionamento do Programa e construir estratégias para o seu fortalecimento. Para efetivar tal política, a cada dois anos o PPGEDU institui uma comissão composta por um professor interno ao PPGEDU e mais dois docentes externos com larga experiência na Pós-Graduação e que participam do processo de avaliação quadrienal da CAPES. Nesse processo de avaliação é realizado um levantamento de informações sobre (i) a produção do corpo docente do Programa, considerando a aderência dos professores ao PPGEDU e às respectivas linhas de pesquisa; (ii) a contribuição de cada docente para a formação de recursos humanos e construção de critérios para distribuição de vagas em cada processo seletivo; (iii) avaliação dos projetos de pesquisa coordenados pelos docentes, considerando sua aderência à linha, financiadores e redes de pesquisa. Além destas informações, são considerados outros aspectos importantes, relacionados aos discentes e às disciplinas ofertadas. De posse dessas informações, a comissão realiza um relatório que é composto por uma primeira parte sobre o Programa de forma geral, na sequência, a situação de cada linha de pesquisa e, por fim, um parecer de cada docente no contexto das três linhas de pesquisa. A partir deste relatório são realizadas as seguintes etapas: reunião com todo o corpo docente para apresentação das informações levantadas no processo de avaliação com o objetivo de construir estratégias de fortalecimento do Programa; reunião com o grupo de professores de cada linha de pesquisa, destacando os aspectos específicos que precisam ser qualificados em cada linha e conversas individuais com todos(as) os(as) docentes a fim de pensar em que aspectos cada um precisa investir para poder melhor contribuir com o PPGEDU.

    No que tange à participação dos discentes no processo de autoavaliação há conversas regulares no período de abertura dos semestres letivos, bem como o preenchimento de um instrumento avaliativo ao final de cada ano em que eles têm a oportunidade de expressar suas preocupações com a estrutura curricular do Programa, bem como apontar sugestões de alterações em processos acadêmicos atinentes às suas trajetórias. Além disso, a Comissão de Autoavaliação conta com a participação efetiva de discentes dentro de uma política de acompanhamento sistemático das ações do PPGEDU.

  • 02/04/2025
    14h01
    Notícia

    Planejamento Estratégico 2025-2028

     UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - IE

    PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

     

    Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEDU/IE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    Período 2025-2028

    1. APRESENTAÇÃO

     

    Desde a década de 1970 a FURG investe em um planejamento estratégico que é organizado de forma participativa e materializado no Projeto Pedagógico Institucional – PPI e no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, os quais são periodicamente discutidos e atualizados. O PPI da FURG apresenta 8 princípios que devem orientar as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição, a saber: ética; estética; compromisso e responsabilidade social; inclusão social; respeito à diversidade humana; cooperação e solidariedade; flexibilidade curricular; e integração do conhecimento. Estes princípios estão articulados com a vocação da FURG - uma universidade voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos - e expressa seu compromisso socioambiental e seu alinhamento com o desenvolvimento local, regional, nacional e global, envolvendo todas as áreas do conhecimento. No que se refere à Pós-Graduação, o PDI da FURG temos como objetivo do ensino "ampliar a oferta de cursos de Pós-Graduação stricto sensu" estabelecendo as seguintes estratégias: “Fomentar a proposição de criação de cursos de Pós-Graduação stricto sensu, incluindo cursos interinstitucionais; Qualificar os Programas de Pós-Graduação visando à criação de cursos de doutorado; Criar política institucional de apoio financeiro aos Programas de Pós-Graduação profissionais” (PDI 2024/2028, p.62).

    O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da FURG iniciou suas atividades com o Curso de Mestrado em Educação em 2012, estando vinculado ao Instituto de Educação.

    Atendendo às demandas institucionais e regionais, desde sua criação, a proposta do Programa caracterizou-se como uma resposta aos objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da FURG. Em sua MISSÃO, a FURG tem como campo principal de atuação os Ecossistemas Costeiros e Oceânicos e busca produzir, organizar e disseminar o conhecimento sobre esses ambientes, por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura. Por isso, através do desenvolvimento de pesquisas na área educacional, o PPGEDU tem fomentado, ao longo dos seus 15 anos, a construção coletiva do conhecimento, visando despertar potencialidades locais e educacionais, no sentido de formar um coletivo de pesquisadores(as), que indiquem soluções e alternativas para os constantes desafios que a área educacional apresenta, no ambiente local e regional dos ecossistemas costeiros e oceânicos.

    O plano de ações que apresentamos decorre dos objetivos do curso e do acompanhamento realizado por meio dos processos de autoavaliação e de avaliação externa. A elaboração do diagnóstico utilizou a metodologia SWOT, sigla em inglês para Fortalezas, Fragilidades, Oportunidades e Ameaças. O planejamento estratégico apresenta objetivos, metas, ações e indicadores para cada uma das dimensões que integram a organização da Pós-graduação e que estão alinhadas com o Planejamento Estratégico da Pós-graduação stricto sensu da FURG. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no que diz respeito às metas dos objetivos apresentados no documento, bem como, os Relatórios Técnicos da Diretoria da CAPES também serviram de referência para a elaboração deste planejamento estratégico. Tomando como referência estes subsídios o planejamento estratégico do PPGEDU está organizado em 4 dimensões: 1) Formação Discente; 2) Gestão e Desenvolvimento do Programa; 3) Inserção e Impacto na Sociedade;

    4) Internacionalização.

     

    Figura 1: Relação entre as dimensões que integram a organização do PPGEDU e que estão alinhadas com o Planejamento Estratégico da Pós-graduação stricto sensu da FURG

     

     

    1.1. MISSÃO

    Formar profissionais com expertise para atuarem nas instâncias educacionais, sociais, políticas e populares, exercendo a docência, a gestão e a liderança de pesquisas educacionais, contribuindo na formação de professores, na elaboração e implementação de políticas públicas educacionais.

     

      1. 1.2. VISÃO

    Ser um Programa de Pós-graduação referência em Educação, primando pela formação de recursos humanos que atuem na pesquisa, na formação de professores, na gestão e na elaboração e implementação de políticas públicas educacionais.

     

      1. 1.3. VALOR GERADO

    O valor gerado do Programa de Pós-Graduação em Educação prevê a formação de profissionais:

    1. 1. Com capacidade de elaborar e liderar projetos de pesquisa no campo da educação, agregando equipe de pesquisadores, mantendo rigor teórico metodológico e administrando recursos.

    2. 2. Qualificados para inserção no mercado de trabalho em diferentes setores educacionais em especial na pesquisa, na docência e na gestão.

    3. 3. Criativos e perspicazes, com arcabouço teórico e cultural que permita a flexibilidade de pensamento e diferentes estratégias na busca de solução de problemas educacionais.

    4. 4. Comprometidos com a ética e a política da universidade pública, laica e de excelência, com impacto e reconhecimento social.

    5. 5. Coadunados com a valorização e respeito à diversidade, que combata a desigualdade social e práticas discriminatórias e predatórias.

    6. 6. Envolvidos com o diálogo inter e transdisciplinar na produção do conhecimento com relevância social.

    7. 7. Que promovam a cooperação e a solidariedade com outros programas de pós-graduação, com comunidades parceiras, com redes de pesquisa, por meio de constante diálogo e ações conjuntas.

     

    Os valores gerados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, são respaldados pelo conhecimento produzido nas pesquisas desenvolvidas tanto pelos professores quanto pelos alunos, ao longo de seus 15 anos de existência. O compromisso do PPGEDU é com a formação de profissionais capacitados para atuarem no campo da educação identificando problemas, propondo ações efetivas em prol de soluções, bem como criando estratégias de monitoramento e avaliação que gerem novas ações contribuindo significativamente com o avanço do conhecimento. Além disso, buscamos expandir o reconhecimento que o Programa tem tanto na esfera nacional como internacional.

     

      1. 1.4 OBJETIVO:

    Formar pesquisadores capazes de atuar nos diversos segmentos da educação, em especial, nos que envolvem solução de problemas por meio de planejamento estratégico, ou seja, profissionais aptos a implementar projetos de pesquisa, articulados ao ensino e à extensão, demonstrando densidade, originalidade e inovação científica bem como, fortalecer o compromisso com a educação pública, gratuita e de relevância social.

     

    Quadro 1: Diagnóstico estratégico do Programa de Pós-graduação em Educação

     

    Ambiente Externo

    Oportunidades

    Demanda explícita de curso de Doutorado em Educação na FURG

    Posição geográfica próxima a outros países, com os quais o município do Rio Grande compartilha algumas similaridades culturais e históricas

    Reconhecimento regional da importância e do papel da FURG na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica

     

    Ameaças

    Número restrito de bolsas a discentes da pós-graduação

    Inexistência de uma política de bolsas em nível nacional para professores da rede pública de Educação Básica cursarem pós-graduação com liberação de suas atividades laborais

    Arrefecimento e/ou cortes no orçamento para fomento à pesquisa na área da educação

    Diminuição de bolsas de pós-doutorado no Brasil e no exterior

    Ambiente Interno

    Fortalezas

    A formação pós-graduada stricto sensu dos quadros institucionais que atuam ou passaram a atuar não apenas na Educação Básica como docente ou gestores, mas em diferentes espaços educativos

    Alinhamento com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) relativos à publicação da Agenda 2030 pela Organização das Nações Unidas (ONU)

    Estrutura curricular sólida, diversificada e compatível com os objetivos do Programa

    Qualidade do corpo docente

    Boa integração nacional

    Política de acompanhamento de egressos e de autoavaliação do Programa

    Apoio institucional promovido aos Programas de Pós-Graduação pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP)

     

     

    Fragilidades

    Produção discente em co-autoria com o orientador

     

    Internacionalização

     

     

    1. Quadro 2: Planejamento do PPGEdu para 2025-2026 e 2027-2028

     

     

    Dimensão

     

    Objetivo

     

    Meta

     

    Ações

     

    Responsável

     

    Ano 2025

     

    Ano 2026

     

    Ano 2027

     

    Ano 2028

    Formação Discente

    Qualificar o processo formativo dos discentes.

    Garantir que os estudantes concluam o curso no prazo

    estabelecido pelo PPGEDU

    • Realizar o Seminário de Acolhida (anual) para os discentes ingressantes com o objetivo de, além de integrá-los adequadamente à instituição, apresentar o Regimento e as normas de funcionamento do Programa;

    • Promover encontros anuais com os discentes para esclarecimentos sobre tecnologias envolvidas na pesquisa como, utilização da plataforma Lattes/CNPq, ORCID, ARGO (Sistema de Administração de Bibliotecas da FURG), bases de dados para pesquisa, entre outros;

    • Ofertar anualmente oficinas de escrita acadêmica;

    • Realizar seminários semestrais com discentes que estão em diferentes momentos do curso para socialização do processo de escrita dos projetos de dissertação, bem como a versão final, visando a solidariedade acadêmica e a qualificação no trabalho de pesquisa;

    • Solicitar relatórios semestrais aos discentes indicando o que foi realizado ao longo do semestre e quais ações previstas para o semestre seguinte.

    • Constituir comissão de acompanhamento discente composta por docentes do curso, egressos e discentes do último ano do curso.

    Coordenação; Docentes Representante discente

    X

    X

    X

    X

    Ampliar espaços e oportunidades de processos formativos

    • Oportunizar que os discentes cursem disciplinas em outros Programas de Pós-graduação, podendo ser aproveitadas em até 50% dos créditos do total do curso;

    • Divulgar, na página web do Programa, disciplinas que serão ofertadas em outros Programas da FURG;

    • Divulgar e incentivar a participação nos cursos de língua estrangeira oferecidos pela FURG gratuitamente aos discentes;

    • Incentivar a participação de discentes em editais de mobilidade acadêmica em âmbito nacional e internacional;

    • Planejar a oferta de disciplinas no semestre de modo a distribuí-las nos 3 turnos e sem colisão de horário, proporcionando maior oportunidade dos discentes cursarem diferentes disciplinas em cada linha de pesquisa;

    • Garantir a participação dos discentes em grupos de pesquisa coordenados pelos orientadores;

    • Divulgar e socializar na página web do Programa, semestralmente, a agenda de eventos científicos da área.

    Coordenação; Docentes Representante discente

    X

    X

    X

    X

    Qualificar a estrutura curricular do Programa

    • Avaliar periodicamente (a cada dois anos) a pertinência e aderência das disciplinas ofertadas com as linhas de pesquisa do Programa;

    • Revisar o quadro de disciplinas ofertadas no PPGEDU a fim de alinhar a oferta a temas atuais em âmbito nacional ou globais, bem como de demandas que sejam de interesse local ou regional;

    • Estimular o oferecimento de disciplinas em colegiado, no âmbito das linhas de pesquisa do Programa;

    • Fomentar a participação de pesquisadores externos ao PPG ministrando disciplinas eletivas coletivamente;

    • Realizar acompanhamento dos professores visitantes, de forma que desenvolvam pesquisas, ofereçam disciplinas e participem de coorientação de discentes e bancas de qualificação e defesas de dissertações.

    Coordenação; Comissão Acadêmica Representante discente

    X

    X

    X

    X

    Fomentar a formação dos estudantes para atuarem no Ensino Superior

    Ampliar opções de formação dos estudantes para atuarem no Ensino Superior.

    • Incentivar estágio de docência, inclusive aos discentes que não são bolsistas;

    • Estimular a participação de discentes em bancas de Trabalho de Conclusão de Curso de graduação;

    • Divulgar entre os discentes a seleção de tutores e de professor formador em cursos da Universidade Aberta do Brasil.

    Coordenação; Comissão Acadêmica; Representação discente

     

     

     

    X

     

     

     

    Desenvolvimento e gestão do Programa

    Garantir que as defesas sejam realizadas no prazo

    Alcançar 100% de defesas dentro do prazo estabelecido no curso de mestrado.

    • Solicitar relatórios semestrais aos discentes indicando o que foi realizado ao longo do semestre e quais ações previstas para o semestre seguinte;

    • Constituir uma comissão de acompanhamento discente composta por docentes do curso, egressos e discentes do último ano do curso;

    • Realizar seminários semestrais com discentes que estão em diferentes momentos do curso para socialização do processo de escrita dos projetos de dissertação, bem como a versão final, visando a solidariedade acadêmica e a qualificação no trabalho de pesquisa.

    Coordenação; Docentes Representante discente

    X

    X

    X

    X

    Fortalecer a produção científica de discentes, docentes e egressos do Programa.

    Elevar o percentual de produção discente, preferencialmente em parceria com o orientador.

    • Fomentar práticas de produção científica colaborativa entre discentes e docentes;

    • Estimular que trabalhos resultantes de disciplinas sejam publicados em parceria com docentes, em periódicos qualificados da área;

    • Mapear e divulgar periodicamente para os docentes e discentes as revistas que estão aceitando artigos em demanda contínua e em dossiês.

    • Ofertar anualmente oficinas de escrita acadêmica;

    • Destinar parte do PROAP do PPGedu para a revisão de língua estrangeira de manuscritos de discentes.

    Coordenação Docentes; Representação discente

    X

    X

    X

    X

    Elevar o percentual de produção dos egressos, preferencialmente em parceria com o orientador.

    • Estimular a participação de egressos nos grupos de pesquisa do Programa;

    • Fomentar a participação de egressos na organização de eventos do Programa;

    • Realizar acompanhamento periódico dos egressos do Programa por meio do preenchimento de formulários online;

    • Criar um espaço Instagram do PPGEDU (card) e no Spotify (podcast e entrevistas) para divulgar as pesquisas das dissertações defendidas no programa.

    Coordenação;

    X

    X

    X

    X

    Aumentar o percentual de produção dos docentes em periódicos de estratos elevados (Estrato A).

    • Participar de pesquisas em rede nas quais os resultados sejam publicados em periódicos de estratos elevados (Estrato A);

    • Divulgar as estratégias de orientação e acompanhamento da PROPESP para que os docentes submetam projetos a editais de fomento;

    -Convidar profissionais experientes em captação de recursos por meio de editais da CAPES/CNPQ na área da Educação para participar de encontros com docentes do Programa, dar dicas e sugestões sobre elaboração e submissão de projetos nos editais;

    • Solicitar apoio ao Comitê Carlos Chagas, instituído pela PROPESP, para revisão de projetos de pesquisa dos docentes do programa.

    Coordenação;

    X

    X

    X

    X

    Aprimorar os processos de gestão, fortalecendo a cultura do planejamento e da autoavaliação permanentes no Programa.

    Qualificar os processos de planejamento, autoavaliação do Programa e de revisão do Regimento.

    • Discutir periodicamente o Planejamento Estratégico do Programa em Reunião Geral de docentes e discentes propondo comissões de estudo garantindo a participação de cada linha;

    • Avaliar a política de autoavaliação do Programa;

    • Consolidar o trabalho de autoavaliação por meio da atuação da referida comissão, formada por docentes e discentes, a fim de identificar os pontos que devem ser fortalecidos e mitigados;

    • Elaborar fichas com questões voltadas à avaliação quadrienal do Programa, visando um preenchimento mais qualificado da Plataforma Sucupira pela coordenação do curso;

    • Criar uma política interna de formação para a gestão, de forma que todos os docentes sintam-se preparados para a coordenação do Programa.

    Coordenação; Docentes Representante discente

    X

    X

    X

    X

    Atender aos critérios de avaliação docente estabelecidos pelo documento de área em vigor.

    • Fortalecer a política de credenciamento e recredenciamento do PPGEDU;

    • Fomentar a aderência e coerência interna das ações dos docentes com as linhas de pesquisa que estão vinculados ao PPGEDU;

    • realizar reuniões com os docentes para avaliar a coerência, aderência e articulação entre os objetivos, as linhas de pesquisa, os projetos de pesquisa e a estrutura curricular do programa em comparação com os resultados obtidos;

    • Instituir uma cultura de preenchimento das informações para avaliação quadrienal, de forma concomitante ao preenchimento do currículo lattes, a fim de não acumular a coleta no final dos quatro anos;

    • Disponibilizar para cada docente uma pasta online no drive do programa, para preenchimento das informações da sucupira a fim de facilitar o acesso pela coordenação e secretaria do programa.

    Coordenação; Comissão de seleção

     

     

     

    X

     

     

     

    Inserção e Impacto na sociedade

    Ampliar o impacto social do Programa, contribuindo para superação de demandas e problemas da sociedade.

    Promover e qualificar a inserção local, regional e nacional do Programa.

    • Organizar eventos, palestras e projetos com apoio do Programa, com a colaboração de discentes, docentes de outros programas e egressos, tendo como público alvo professores e gestores da Educação Básica;

    • Estimular pesquisas que estejam articuladas com as demandas locais, regionais e nacionais;

    • Ampliar e dar visibilidade a projetos que tenham como objetivo a inserção e o impacto social regional e nacional;

    • Ampliar as parcerias com as redes de Educação Básica, bem como com os movimentos sociais e populares promovendo o diálogo inter e transdisciplinar na produção do conhecimento com relevância social;

    • Incentivar a participação de docentes e discentes em associações, sociedades científicas da área;

    • Criar e manter canais com o objetivo de divulgação científica à sociedade das pesquisas elaboradas no âmbito do programa.

    • Qualificar profissionais que atuam em Instituições de Ensino Superior, sejam docentes, tutores ou TAES.

    Coordenação; Docentes Representante discente

    X

    X

    X

    X

    Consolidar a articulação entre pesquisa e extensão no âmbito do Programa.

    Aumentar o número de projetos de extensão do Programa, articulados com as investigações dos grupos de pesquisa

    • Estimular a participação de discentes em projetos de pesquisa e extensão coordenados por docentes;

    • Articular projetos de extensão decorrentes de pesquisas, organizados por linhas de pesquisa;

    • Estabelecer ação coletiva de extensão no âmbito do Programa;

    • Fomentar e divulgar os projetos dos grupos de pesquisa vinculados ao Programa, que promovam a indissociabilidade das ações de pesquisa e extensão;

    Coordenação; Docentes Representante discente

    X

    X

    X

    X

     

    Internacionalização

    Fomentar parcerias e ações com grupos de pesquisa e pesquisadores estrangeiros aumentando a visibilidade internacional do PPGEDU

    Promover e consolidar os processos de internacionalização.

    • Ampliar a oferta de disciplinas e seminários com a participação de docentes estrangeiros;

    • Fomentar ações de mobilidade discente em instituições estrangeiras;

    • Desenvolver pesquisas interinstitucionais com pesquisadores estrangeiros e envolvendo a participação dos discentes;

    • Estimular a saída planejada de docentes para a realização de pós-doutoramento, preferencialmente no exterior;

    • Firmar acordos de cooperação com diferentes universidades estrangeiras para fortalecer ações de intercâmbio;

    • Convidar pesquisadores estrangeiros para participar de bancas de qualificação e defesa de dissertação;

    • Receber estudantes estrangeiros para estágios de curta duração;

    • Estimular e acolher propostas de dossiês temáticos na Revista Momento: diálogos em Educação (PPGEDU/FURG) que tenham pesquisadores estrangeiros;

    • Garantir uma política de gerenciamento de recursos do PROAP para traduções de artigos de docentes e discentes do

    programa.

    Coordenação; Docentes

    X

    X

    X

    X

    Implementar ações coletivas de internacionalização

    • Organizar projetos coletivos por linhas de pesquisa articulados com pesquisadores e grupos de pesquisa estrangeiros;

    • Fomentar a cotutela e dupla diplomação para discentes sob orientação de docentes do Programa e coorientação de pesquisadores internacionais.

    X

    X

    X

    X

     

  • 20/02/2025
    00h22
    Notícia

    Docentes 2025

    Linhas de Pesquisa:

    1. Políticas educacionais e currículo

    Congrega pesquisas que analisam as proposições, implementações e os efeitos das políticas públicas na educação e na sociedade, bem como seus desdobramentos e tensões nos currículos da Educação Básica e Superior.

    Docentes Permanentes: Kamila Lockmann, Leonardo Dorneles Gonçalves, Magda de Abreu Vicente, Maria Renata Alonso Mota, Ricardo Gonçalves Severo e Suzane da Rocha Vieira Gonçalves.

     

    2. Formação de professores e práticas educativas

    Congrega pesquisas no campo da formação inicial, continuada e permanente de professores, bem como investiga as práticas educativas em espaços escolares e não escolares.

    Docentes Permanentes: Ângela Adriane Schmidt Bersch, Billy Graeff Bastos, Caroline Braga Michel, Gabriela Medeiros Nogueira e Vânia Alves Martins Chaigar.

    Docentes Colaboradores: Janaína Soares Martins Lapuente

     

    3.Educação, culturas, identidades e diferenças

    Congrega pesquisas vinculadas aos processos educativos em seus contextos históricos e contemporâneos de produção das culturas, das identidades nas instâncias sociais, políticas e populares.

    Docentes Permanentes: Amanda Motta Castro, Cassiane de Freitas Paixão, Gustavo da Silva Freitas e Paula Corrêa Henning. 

     

    Docentes Colaboradores: Gisele Ruiz Silva 

     

  • 20/02/2025
    00h20
    Notícia

    Docentes 2021

    Linha 1 - Políticas educacionais e currículo

    • Kamila Lockmann 
    • Magda de Abreu Vicente 
    • Maria Renata Alonso Mota 
    • Ricardo Gonçalves Severo
    • Suzane da Rocha Vieira Gonçalves 
    • Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer 
    • Renata Cristina Lopes Andrade (docente colaborador)

    Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas

    • Ângela Adriane Schmidt Bersch 
    • Billy Graeff Bastos 
    • Caroline Braga Michel 
    • Gabriela Medeiros Nogueira 
    • Vânia Alves Martins Chaigar 
    • Gionara Tauchen
    • Maria Mertzani (docente visitante)

    Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças

    • Amanda Motta Castro
    • Gustavo da Silva Freitas 
    • Raquel Brandão Pereira
    • Dinah Quesada Beck 
    • Joice Araújo Esperança
    • José Rogério Lopes (docente visitante)
    • Marcio Rodrigo Vale Caetano (docente colaborador)
  • 20/02/2025
    00h20
    Notícia

    Docentes 2022

    Linha 1 - Políticas educacionais e currículo

    • Kamila Lockmann 
    • Magda de Abreu Vicente 
    • Maria Renata Alonso Mota 
    • Ricardo Gonçalves Severo
    • Suzane da Rocha Vieira Gonçalves 
    • Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer 
    • Renata Cristina Lopes Andrade (docente colaborador)

    Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas

    • Ângela Adriane Schmidt Bersch 
    • Billy Graeff Bastos 
    • Caroline Braga Michel 
    • Gabriela Medeiros Nogueira 
    • Vânia Alves Martins Chaigar 
    • Gionara Tauchen
    • Maria Mertzani (docente visitante)

    Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças

    • Amanda Motta Castro
    • Gustavo da Silva Freitas 
    • Raquel Brandão Pereira
    • Dinah Quesada Beck 
    • Joice Araújo Esperança
    • José Rogério Lopes (docente visitante)
  • 20/02/2025
    00h19
    Notícia

    Docentes 2023

    Linha 1 - Políticas educacionais e currículo

    • Kamila Lockmann 
    • Magda de Abreu Vicente
    • Maria Renata Alonso Mota 
    • Ricardo Gonçalves Severo 
    • Suzane da Rocha Vieira Gonçalves 
    • Leonardo Dorneles Gonçalves
    • Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer 
    • Renata Cristina Lopes Andrade (docente colaborador)

    Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas

    • Ângela Adriane Schmidt Bersch 
    • Billy Graeff Bastos 
    • Caroline Braga Michel
    • Gabriela Medeiros Nogueira 
    • Liliane Silva de Antiqueira 
    • Vânia Alves Martins Chaigar 
    • Janaína Soares Martins Lapuente (docente colaborador)
    • Ana Cristina Coll Delgado (docente visitante)

    Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças

    • Amanda Motta Castro 
    • Cassiane de Freitas Paixão 
    • Gustavo da Silva Freitas 
    • Paula Corrêa Henning  
    • Raquel Brandão Pereira
    • Dinah Quesada Beck 
    • Gisele Ruiz Silva 
    • Joice Araújo Esperança 
    • Fernando Selmar Rocha Fidalgo (docente visitante)
      José Rogério Lopes (docente visitante)
  • 20/02/2025
    00h17
    Notícia

    Docentes 2024

    Linha 1 - Políticas educacionais e currículo

    • Kamila Lockmann (docente permanente)
    • Magda de Abreu Vicente (docente permanente)
    • Maria Renata Alonso Mota (docente permanente)
    • Ricardo Gonçalves Severo (docente permanente)
    • Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (docente permanente)
    • Leonardo Dorneles Gonçalves (docente permanente)
    • Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer (docente colaborador)

    Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas

    • Ângela Adriane Schmidt Bersch (docente permanente)
    • Billy Graeff Bastos (docente permanente)
    • Caroline Braga Michel (docente permanente)
    • Gabriela Medeiros Nogueira (docente permanente)
    • Liliane Silva de Antiqueira (docente permanente)
    • Vânia Alves Martins Chaigar (docente permanente)
    • Janaína Soares Martins Lapuente (docente colaborador)
    • Ana Cristina Coll Delgado (docente visitante)
    • Maria Mertzani (docente voluntária)
    • Juliana Diniz Gutierres Borges (estágio pós-doutoral/bolsista CAPES)
    • Lucas Costa Grimaldi (estágio pós-doutoral/bolsista CAPES)
    • Juliane de Oliveira Alves Silveira (estágio pós-doutoral)
    • Alessandra Amaral da Silveira (estágio pós-doutoral)

    Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças

    • Amanda Motta Castro (docente permanente)
    • Cassiane de Freitas Paixão (docente permanente)
    • Gustavo da Silva Freitas (docente permanente)
    • Paula Corrêa Henning  (docente permanente)
    • Raquel Pereira Quadrado (docente permanente)
    • Dinah Quesada Beck (docente colaborador)
    • Gisele Ruiz Silva (docente colaborador)
    • Joice Araújo Esperança (docente colaborador)
    • Fernando Selmar Rocha Fidalgo (docente visitante)
  • 23/11/2023
    11h14
    Notícia

    Bolsas

    Os discentes bolsistas são escolhidos através de sua classificação em edital próprio para esse fim. Os editais anteriores podem ser consultados na aba Editais - Editais Encerrados.

    Os bolsistas devem enviar relatórios semestrais ao final de cada semestre letivo, cujo modelo está disponível na aba Formulários.

    Abaixo, segue a relação com os atuais bolsistas e suas informações:

    Bolsistas CAPES/DS

    Adrielly Lemos Corrêa - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Liliane Silva de Antiqueira

    Barbara Cordeiro Borges - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira

    Denner Rodrigues Goulart - 01/10/2023 a  30/11/2024 - Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar

    Fernanda Alves Rocha - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Caroline Braga Michel

    Lindsey Machado de Oliveira - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Ângela Adriane Schmidt Bersch

    Marília Zuchoski Neves - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Paula Corrêa Henning

    Rafael Lachnit da Silva - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar

    Tatiane Carijio Zucchetti - 01/10/2023 a 30/03/2025 - Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar

    Cristiane Mortágua Oliveira - 01/02/2024 a 31/03/2025 - Orientadora: Maria Renata Alonso Mota

    Larissa Freitas de Moraes - 01/02/2024 a 31/03/2025 - Orientador: Ricardo Gonçalves Severo

    Rayane Gomes Castro - 01/02/2024 a 31/03/2025 - Orientador: Ricardo Gonçalves Severo

    Tuany Barbosa Meneses - 01/02/2024 a 31/03/2025 - Orientadora: Ângela Adriane Schmidt Bersch

    Ana Carla Soares da Silva - 01/06/2024 a 31/07/2025  -Orientadora: Kamila Lockmann

    Bolsistas CAPES/Consolidação 3 e 4

    Leonardo de Souza Rodrigues - 01/11/2022 a 31/10/2024 - Orientador: Billy Graeff Bastos

    Sherelise Alves Duarte - 01/11/2022 a 31/10/2024 - Orientador: Gustavo da Silva Freitas

    PIBPG CNPQ

    Maria Helena dos Santos Bolsista PIBPG CNPQ - até 24 meses de bolsas a partir de maio/2024

    CARREFOUR 

    Diego David Souza Gonçalves outubro/2023 - outubro/2025

     

     

  • 24/07/2023
    14h24
    Notícia

    Diretrizes e Orientações

    Diretrizes de boas práticas na pesquisa e integridade científica

    Entrega da Versão Final - Autoarquivamento

    Entrega da Versão Final - Orientações Gerais

     

  • 07/07/2023
    18h00
    Notícia

    Dissertações - 2024

    • Aliciane Hartwig Zarnott
    • Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD: Uma reflexão sobre as concepções de infância, Educação Infantil e alguns efeitos na regulação da docência
    • Orientadora: Profa. Dra. Maria Renata Alonso Mota
    • Coorientadora: Profa. Dra. Ana do Carmo Goulart Gonçalves

    • Andre Luis Martins Pinto
    • Futsal Misto: vivências entre gêneros através do esporte - um estudo no Município do Rio Grande - RS.
    • Orientador: Prof. Dr. Billy Graeff Bastos

    • Carolina Caporal Dantas Costa 
    • O Caráter Capitalista da BNC-Formação: passos largos rumo à precarização docente
    • Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

    • Daiana Viacelli Fernandes
    • A DANÇA E O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA (MST): PRÁTICAS, PRATICANTES, SENTIDOS E SIGNIFICADOS EM UM ASSENTAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL
    • Orientador: Prof. Dr. Gustavo da Silva Freitas

    • Erasmo Soares dos Santos
    • Entre o público e o privado: uma análise da parceria entre o Instituto Alcoa e a gestão escolar no município de Juruti-PA (2020-2022)
    • Orientadora: Profa.  Dra. Magda de Abreu Vicente

    • Eugerbia Paula da Rocha
    • Violências de gênero na escola: narrativas docentes no contexto do Cariri cearense
    • Orientadora: Profa. Dra. Raquel Pereira Quadrado

    • Gerson Andrés Alvarado Pineda
    • A NOVA GESTÃO PÚBLICA E A GESTÃO EDUCACIONAL DA COLÔMBIA
    • Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

    • Magda Beatriz Brito Alves
    • "Gestão do caos" : a formação de gestores escolares no estado do RS - (2021-2023)
    • Orientadora: Profa. Dra. Magda de Abreu Vicente

    • Milene Gonzalez Lopez Bandeira
    • BNC-DIRETOR ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA
    • Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
    • Co-orientadora: Profa. Dra. Simone Barreto Anadon

    • Paulo Santos Lima Júnior  
    • Entre bloqueios e desbloqueios: a incorporação das TDICs no período pré e pós-pandemia de COVID-19, na perspectiva dos professores
    • Orientador: Prof. Dr. Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer

    • Katiúscia Rodrigues de Campos
    • Avaliação da aprendizagem em tempos de Ensino Remoto Emergencial: um estudo com docentes do 1° ano do Ensino Fundamental
    • Orientadora: Dinah Quesada Beck 

    • Ana Carolina Scott-Hood dos Santos
    • A pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos para o currículo de uma escola de Educação Infantil de São José do Norte – RS
    • Orientadora: Maria Renata Alonso Mota

    • Juliana Silva Cabrera
    • Os impactos nas rotinas das famílias de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir do ensino remoto emergencial e a retomado das atividades presenciais no município de Rio Grande/RS
    • Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel

    • Leticia Rodrigues Benites
    • Avaliação da alfabetização: um estado do conhecimento
    • Orientadora: Profa. Dra. Gabriela Medeiros Nogueira

    • Kelly Da Silva Brum
    • Caminhos entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica com uma professora que escolheu a literatura infantil como fonte de inspiração
    • Orientadora: Profa. Dra. Gabriela Medeiros Nogueira

    • Diego Gabriel Machado Borges
    • Educação e trabalho: uma análise sobre os processos educativos não-escolares no cárcere
    • Orientadora: Profa. Dra. Amanda Motta Ângelo Castro

    • Priscila Mirapalheta Conceiçao
    • VIVÊNCIAS DA MEDITAÇÃO COM A/NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ressonâncias no processo educativo das crianças
    • Orientadora: Profa. Dra. Ângela Adriane Schmidt Bersch
    • Helen Oliveira Monteiro
    • Escolarização doméstica: interseções entre neoliberalismo e conservadorismo na educação contemporânea
    • Orientadora: Profa. Dra. Kamila Lockmann

    • Claudia Treichel Heller
    • A gestão compartilhada em escolas de Educação Infantil de São Lourenço do Sul/RS : uma privatização renomeada
    • Orientadora: Profa. Dra. Magda de Abreu Vicente

    • Josoela Cenci Guedes
    • A educação patriarcal e a construção da identidade da mulher
    • Orientador: Prof. Dr. Gustavo da Silva Freitas

    • Andreza Velho De Lima
    • "Coloquem uma coisa na cabeça de vocês, educar uma criança é repetição": uma problematização acerca da educação domiciliar no Brasil e suas implicações na educação infantil
    • Orientadora: Maria Renata Alonso Mota

    • Dissertações publicadas no ano de 2024
    • Acesso no site: https://argo.furg.br/
  • 07/07/2023
    18h00
    Notícia

    Dissertações - 2023

    • Alisson Souza Corrêa 
    • Experiências juvenis contemporâneas em Rio Grande/RS : desafios da relação trabalho e educação para jovens do Ensino Médio público da cidade
    • Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar

    • Ana Farvlaine Oliveira Marques
    • "Ela atrapalhava o aprendizado dos outros" : os deslocamentos das políticas públicas de educação inclusiva e os processos de in/exclusão na escola comum
    • Orientadora: Kamila Lockmann

    • Andressa Nunes Martins
    • Experiências de in/exclusão nas licenciaturas da Furg : narrativas discentes
    • Orientadora: Kamila Lockmann

    • Antonio Jorge Ferreira Severino
    • Educar pessoas jovens e adultas no contexto da pandemia da Covid-19 : práticas pedagógicas de resistência no estado do Ceará
    • Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar

    • Daniel Nascimento Nunes
    • Insatisfações de três docentes pandêmicos de Educação Física em meio à obrigatoriedade da implementação do Referencial Curricular Gaúcho
    • Orientador: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer

    • Estela Souza de Castro
    • A leitura e a escrita na Educação Infantil : problematizações sobre o curso alfabetização baseada na ciência
    • Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira

    • Fernanda Farias Oliveira
    • O andarilhar da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EMEJA) Paulo Freire como estratégia de construção da identidade docente
    • Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar

    • Gabriela Costa Pereira
    • Educação antirracista e formação docente através de oficinas de turbantes nas escolas de Rio Grande-RS
    • Orientadora: Amanda Motta Angelo Castro

    • Josiane Freitas David
    • Trabalho docente e política curricular : a construção da política de centralização curricular em Rio Grande
    • Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

    • Juliana Soares
    • Educação e participação político-social de mulheres quilombolas
    • Orientadora: Amanda Motta Angelo Castro

    • Luiz Otávio Borges
    • Lugar no terreiro : educando na marginalidade para a diversidade
    • Orientadora: Amanda Motta Angelo Castro

    • Mara Rubia Garcia Pedroso
    • Políticas curriculares para Educação Infantil em nível nacional e seus efeitos no currículo da Educação Infantil no município do Rio Grande
    • Orientadora: Maria Renata Alonso Mota

    • Mayara Porto Pestana
    • As crianças na creche : um olhar para o início da vida coletiva e seus efeitos na constituição dos sujeitos infantis
    • Orientadora: Maria Renata Alonso Mota

    • Paola Lopes de Bem Linck
    • O movimento de atuação do Documento Orientador Curricular do Território Rio-Grandino e seus desdobramentos no currículo de duas escolas municipais de Educação Infantil
    • Orientadora: Maria Renata Alonso Mota

    • Paula Miño Oliveira da Fonseca
    • Formação continuada em narrativa com a corporeidade e seus ecos na/da Educação Infantil : contribuições da perspectiva bioecológica
    • Orientadora: Ângela Adriane Schmidt Bersch

    • Rafael Pereira Pereira
    • Ética e política de formação de professores : reflexões a partir de Martin Buber
    • Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

    • Simone de Araujo Spotorno Marchand
    • A produção da docência e da Educação Física : nos rastros da Política de Educação Física, Esporte e Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul
    • Orientador: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer

    • Lídia Oliveira Dias
    • Os processos formativos vivenciados pelas educadoras no contexto da Educação Infantil como promotores de resiliência profissional
    • Orientadora: Profa. Dra. Ângela Adriane Schmidt Bersch

    • Manuela Mandagará Fuentes
    • Docência e o ensino remoto emergencial : problematizando o fazer e a identidade profissional docente no atendimento educacional especializado no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental
    • Orientadora: Profa. Dra. Dinah Quesada Beck

    • Selene Barenho Soares
    • Os desafios do trabalho docente em escolas públicas estaduais do município de Rio Grande-RS frente ao ensino remoto durante a pandemia mundial da Covid-19
    • Orientador: Prof. Dr. Billy Graeff Bastos

    • Carlos Fernandes Jr.
    • A recontextualização da reforma do Ensino Médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande
    • Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

    • Monique Cunha de Souza
    • Corpos gordos no Instagram: narrativas que emergem a partir do perfil da Instagrammer Thais Carla
    • Orientadora: Profa. Dra. Raquel Pereira Quadrado

    • Verônica Amorim Saraiva
    • A avaliação da aprendizagem da alfabetização de crianças no ensino remoto emergencial em uma escola do campo do município de Santa Vitória do Palmar–RS
    • Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel

    • Ana Roberta Machado Siqueira
    • Os (des)caminhos de uma pesquisa: (auto)formação, experiência e narrativa como resistência em tempos de pandemia.
    • Orientadora:  Profa. Dra. Vânia Alves Martins Chaigar

    • Lívia Lempek Trindade Monteiro
    • Tempo de aprender e a formação de professores da Educação Infantil: Uma análise de videoaulas
    • Orientadora: Profa. Dra. Gabriela Medeiros Nogueira

    • Patrick Salazar da Silva
    • A participação de professores/as na cultura digital durante a pandemia de Covid-19: uma análise de representações em reportagens da revista Nova Escola
    • Orientadora: Profa. Dra. Joice Araujo Esperança

    • Michele Alaise Flores Borges
    • Entre laços e letras : a proposta pedagógica de uma alfabetizadora e as orientações às famílias em tempos de pandemia
    • Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel

    • Taís Barbosa Rodrigues
    • As lives do "Ciclo de Seminários sobre alfabetização na pandemia da Covid-19" : uma proposta de formação continuada em rede
    • Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel

    • Mônica Costa Bueno
    • A Base Nacional Comum Curricular - BNCC e os processos de regulação da docência na Educação Infantil
    • Orientadora: Profa. Dra. Maria Renata Alonso Motta

    • Wilson Marques Navarro Jr.
    • POLÍTICAS ETNOEDUCACIONAIS PARA OS SATERÉ MAWÉ NAS ALDEIAS DO RIO MAMURU – PA
    • Orientador: Prof. Dr. Ricardo Gonçalves Severo

    • Robson Costa Soares
    • A Educação Física com a Educação Infantil e com os anos iniciais: práticas educativas dos/as professores/as no município de Rio Grande-RS
    • Orientador: Profa. Dra. Ângela Adriane Schmidt Bersch

    • Anderson Luiz Gonzalez
    • As diferenças em cena: pensando a Educação através de análises fílmicas
    • Orientadora: Profa. Dra. Kamila Lockmann

    • Kellen Alves Oliveira
    • Um olhar bioecológico sobre o atendimento educacional especializado de crianças da Educação Infantil mediado pelas linguagens artísticas
    • Orientadora: Profa. Dra. Ângela Adriane Schmidt Bersch

    • Sabrina De Castro Botelho
    • Trabalho docente individualizado e hiperprodutivo: problematizações a partir de reportagens do portal de notícias G1 durante a pandemia de Covid-19
    • Orientadora: Profa. Dra. Joice Araujo Esperança

    • Dissertações publicadas no ano de 2023
    • Acesso no site: http://argo.furg.br
    •  
    •  
    •  
    •  
  • 07/07/2023
    17h58
    Notícia

    Dissertações - 2022

    Ana Laura Eckhardt De Lima

    Mulheres e futebol no Brasil: olhares sobre a rede de enunciações presente em sites de notícias durante a pandemia da Covid-19 (SARS-CoV-2)

    Orientadora: Raquel Pereira Quadrado

     

    Any Caroliny De Abreu Ramos

    "Mas eu não sou só o monitor?" proveniência e emergência do monitor de inclusão: o contexto da prática em um município do extremo sul rio-grandense

    Orientadora: Kamila Lockmann 

     

    Denise Prado Costa

    As danças no contexto das escolas públicas municipais do Rio Grande: olhares, sobre danças e educação, a partir do Festival Dança Estudantes

    Orientador: Billy Graeff Bastos

     

    Isidro Emil Taela

    Reformas curriculares no Ensino Superior Moçambicano: caso da Universidade Pedagógica de Maputo

    Orientadora: Gionara Tauchen

      

    Isis Azevedo Da Silva Carvalho

    Reforma do Ensino Médio : a experiência de uma escola piloto no sul do estado do Rio Grande do Sul

    Orientadora: Suzana da Rocha Vieira Gonçalves

     

    Laís dos Santos

    Costuras estéticas: a formação de professores de Artes Visuais em contexto de pandemia

    Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar

     

    Marcos Luiz de França

    Reforma do novo Ensino Médio: parcerias público-privadas na oferta da educação técnica e profissional

    Orientadora: Suzana da Rocha Vieira Gonçalves

     

    Myrna Gowert Madia Berwaldt
    Práticas de letramento durante o ensino remoto em uma comunidade pomerana do campo (2020/2021)

    Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira

    Coorientadora: Maria Mertzani

     

    Paula Beatriz Espindola de Souza

    Conhecimento, saberes e formação das professoras de Educação Infantil : um olhar bioecológico

    Orientadora: Ângela Adriane Schmidt Bersch

     

    Shay De Los Santos Rodriguez

    Vejam-me - disse o corpo: a educação dos corpos trans e das pornificações transmasculinas

    Orientador: Jose Rogerio Lopes

     

    Vithória Silva Oleiro

    Problematizações acerca da disciplina "dança" nos cursos de Educação Física/Licenciatura de Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul

    Orientador: Billy Graeff Bastos

     

    Wenis Vargas de Carvalho
    Análise das práticas pedagógicas de uma docente no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos em uma escola bilíngue

    Orientadora: Maria Mertzani

    Coorientadora: Gabriela Medeiros Nogueira

     

     

    Dissertações publicadas no ano de 2022

    Acesso no site: http://argo.furg.br

     

     

     

  • 07/07/2023
    17h57
    Notícia

    Dissertações - 2021

    Aline Freire De Souza Aguiar

    Problematizações sobre a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental: espaços, tempos e relações pedagógicas

    Orientadora: Joice Araújo Esperança

     

    Amanda Porto da Cruz

    As políticas curriculares contemporâneas para a Educação Infantil: uma estratégia de governamento das infâncias

    Orientadora: Maria Renata Alonso Mota 

     

    Andriara Nunes Nunes

    Por uma pedagogia antiespecista : experiências em prol de relações biocêntricas entre crianças e animais em escolas da cidade do Rio Grande/RS

    Orientadora: Vania Alves Martins Chaigar

     

    Carlos Guillermo Mojica Velez

    Práticas de educação popular para acesso a Universidade de Antioquia: estudo de caso Pré-vestibular Paulo Freire

    Orientadora: Amanda Motta Ângelo Castro

     

    Carolina Dos Santos Espindola

    Práticas de leitura e escrita na pré-escola: um estudo realizado em uma escola de Educação Infantil do município de Rio Grande/RS

    Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira

     

    Clarice Janaína de Oliveira Gonçalves

    Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi : memórias da Associação à fundação em Rio Grande/RS

    Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar

     

    Cristiane Troina Ferreira

    Vivências de catadoras na cooperativa de reciclagem Santa Rita

    Orientadora: Amanda Motta Castro

     

    Desirée De Oliveira Pires

    Educação e ativismo de mulheres nas redes sociais - um estudo sobre o Movimento #EleNão

    Orientadora: Amanda Motta Ângelo Castro

     

    Elina Rodrigues De Oliveira

    O racismo estrutural e as visões de mundo de estudantes cotistas raciais da FURG

    Orientador: Ricardo Goncalves Severo

     

    Fabiane Laranjo Crizel

    A gestão educacional nas licenciaturas presenciais da Universidade Federal do Rio Grande-FURG/Campus Carreiros

    Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

     

    Fernanda Acosta Funchal

    Internacionalização do Ensino Superior : experiências e expectativas do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC/OEA) na Universidade Federal do Rio Grande

    Orientador: Billy Graeff Bastos

     

    Izabel Espíndola Barbosa

    Nossas professoras pretas: por uma pedagogia preta feminista

    Orientadora: Raquel Pereira Quadrado

    Coorientadora: Eliane Almeida de Souza

     

    Jonas dos Santos Messias

    Leitura do livro de narrativas por imagens por duas professoras e crianças da Educação Infantil

    Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira

    Coorientadora: Maria Mertzani

     

    Karen Godoy Silveira Rodrigues

    Resistências de crianças e professoras praticantes de religiões de matriz africana : caminhos para subverter hegemonias na prática pedagógica

    Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar

     

    Marisa Musa Asan Abdel Hamid

    Tessitura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) : desafios e implicações para o currículo do ensino médio

    Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

     

    Nadine Silva dos Santos

    A profanação dos discursos inclusivos nas políticas educacionais contemporâneas

    Orientadora: Kamila Lockmann

     

    Raquel Lempek Trindade

    A judicialização da Educação Infantil: a oferta de vagas para crianças de zero a três anos de idade no município do Rio Grande

    Orientadora: Maria Renata Alonso Mota

     

    Thaiane da Silva D'avila

    A política educacional de ensino médio em tempo integral no extremo sul do país : um estudo de caso

    Orientador: Ricardo Gonçalves Severo  

     

    Vanezza Pontes da Silva Papaleo

    Unpacking, um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube

    Orientadora: Dinah Quesada Beck

     

     

    Dissertações publicadas no ano de 2021

    Acesso no site: http://argo.furg.br

     

     

     

  • 07/07/2023
    17h55
    Notícia

    Dissertações - 2020

    Dayana Pereira dos Anjos

    Professores em início de carreira na Educação Infantil na cidade do Rio Grande-RS

    Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira

     

    Gabriela Oliveira Santos

    O líder em mim: uma nova estratégia neoliberal na escola e seus efeitos na condução das ações docentes

    Orientadora: Kamila Lockmann

     

    Julia da Fonseca Lopes

    Subjetividades expandidas, identidades instagramadas : um estudo sobre representações de corpo e juventudes na produção de selfies no aplicativo Instagram

    Orientadora: Dinah Quesada Beck

     

    Karine Dias Pinto

    Pedagogia logosófica: aspectos didáticos e suas implicações para o desenvolvimento integral do educando 

    Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira

    Coorientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

     

    Larissa Pinto Martins

    Chanacomchana é um barato! Afetos e pedagogias na imprensa lésbica

    Orientador: Marcio Rodrigo Vale Caetano

    Coorientadora: Amanda Motta Castro

     

    Lóry da Silveira Ribeiro

    Juventudes contemporâneas em instituições de acolhimento: uma análise do canal do Youtube Adoção Tardia

    Orientadora: Joice Araújo Esperança

     

    Mirian Saraiva Pureza

    A formação continuada sob a ótica de professores dos anos iniciais do município do Rio Grande, RS

    Orientadora: Elisabeth Brandão Schmidt

     

    Patrícia de Werk Raubach

    A produção do conhecimento de licenciandos compartilhada no Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo

    Orientadora: Vânia Martins Alves Chaigar

     

    Priscila Oleto de Oliveira

    A Base Nacional Comum Curricular : um instrumento curricular contemporâneo de gestão pedagógica performativa

    Orientadora: Kamila Lockmann

     

    Raylene Barbosa Moreira

    Redes de esperança das trabalhadoras que atuam no cárcere : educação, trabalho e desigualdade de gênero

    Orientadora: Amanda Motta Castro

     

    Silvia Barreto Soares

    A constituição da prática pedagógica dos professores iniciantes da educação básica

    Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar

     

    Tatiane Goudinho da Costa

    Juventudes, periferias e projetos sociais: efeitos e significados 

    Orientador: Márcio Rodrigo Vale Caetano

     

     

    Dissertações publicadas no ano de 2020

    Acesso no site: http://argo.furg.br

     

     

     

  • 07/07/2023
    17h48
    Notícia

    Dissertações - 2019

    Alana Dafne Tavella

    O curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG: deslocamentos operados no currículo para a formação de docentes da Educação Infantil 

    Orientadora: Maria Renata Alonso Mota

     

    Andrea Maria Matias

    Programa Acelera Brasil : discursos de verdade, regulação e desprofissionalização docente 

    Orientador: Kamila Lockmann

     

    Andressa Farias Barrios

    (Re) existir para (re) conhecer-se: mães negras frente aos impactos do racismo estruturante 

    Orientador: Márcio Rodrigo Vale Caetano

     

    Eliane Costa Brião

    Leitura e escrita na Educação Infantil a partir do contexto das políticas nacionais (1996-2017) 

    Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira

     

    Eneusa Marisa Pinto Xavier

    Práticas de letramentos no contexto rural: vivências das crianças em um grupo de estudos bíblicos pentecostal 

    Orientador: Gabriela Medeiros Nogueira

     

    Flávia Lukasiunas Braun

    A política de obrigatoriedade da frequência à pré-escola: efeitos para a Educação Infantil 

    Orientadora: Maria Renata Alonso Mota

     

    Francine Freitas Ávila

    O processo emancipatório na EJA: uma possibilidade do ser mais? 

    Orientadora: Raquel Pereira Quadrado

     

    Guilherme Botelho Chagas

    O projeto Acreditar é investir: os processos de in/exclusão e as estratégias de governamento no CAIC/FURG

    Orientadora: Kamila Lockmann

    Jocieli Bezerro Brayer

    Construindo identidades infantis em uma "nação corderosadora": gênero, classe social e raça em vídeos do Youtube 

    Orientadora: Dinah Quesada Beck

     

    Larissa Rodrigues de Oliveira

    A (re)significação da docência no Projeto Cirandar 

    Orientador: Elisabeth Brandão Schmidt

     

    Lurvin Gabriela Tercero Reyes

    A reforma do ensino médio: o que pensam os estudantes secundaristas da Escola Estadual Augusto Duprat da cidade do Rio Grande, RS 

    Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

     

    Marcel Jardim Amaral

    O negro e a luta por reconhecimento: as cotas raciais na universidade 

    Orientador: Vilmar Alves Pereira

     

    Maria Caroline Aguiar da Silveira

    Formação inicial de professores de História: organizações curriculares e saberes constituintes

    Orientadora: Gionara Tauchen

    Coorientadora: Julia Silveira Matos 

     

    Mariana Herrera Ojeda

    Chapeuzinho amarelo: entrecruzamientos entre la vida y la obra de Chico Buarque y las contribuciones del circuito de comunicación para el campo de la educación 

    Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira

    Coorientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves 

     

    Rita de Cássia de Medeiros Roriguez

    Identidades de gênero e adultização: um estudo sobre erotização das infâncias e trabalho infantil a partir de videoclipes de MCs mirins compartilhados no YouTube  

    Orientador: Dinah Quesada Beck

     

    Verônica Cunha Barcellos

    Avaliação educacional: percepções e representações sociais da docência na educação básica 

    Orientadora: Gionara Tauchen

    Coorientadora: Daniele Simões Borges

     

     

    Dissertações publicadas no ano de 2014

    Acesso no site: http://argo.furg.br

     

     

     

  • 07/07/2023
    17h37
    Notícia

    Dissertações - 2018

    Agnaldo Mesquita de Lima Junior
    Professor comunitário: saberes produzidos no âmbito da implantação do Programa Mais Educação no município de Jaguarão/RS
    Orientadora: Gionara Tauchen

    Ariane Pickersgill Arana
    A produção da criança trans nas reportagens digitais : um olhar para os espaços educativos família e escola
    Orientadora: Joanalira Corpes Magalhães

    Bruna Pires Santos de Menezes
    Percepções sobre o processo de formação continuada no ciclo de alfabetização do CAIC/FURG 
    Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

    Carolina Dias Capilheira
    O Programa Criança Feliz e o governamento da infância contemporânea
    Orientadora: Maria Renata Alonso Mota

    Daiane Ferreira Ferreira
    O horizonte da educação de jovens e adultos enquanto instrumento de emancipação da classe trabalhadora: reflexões sobre educação, trabalho e ensino médio

    Orientador: Vilmar Alves Pereira

     

    Emanuele Dias Lopes

    O ensino da cidade para crianças em perspectiva : olhares sobre materiais didáticos utilizados por professoras dos anos iniciais

    Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar

     

    Emiliane Rodriguez Dominguez

    A Pedagogia Hospitalar: uma estratégia para incluir e conduzir crianças hospitalizadas

    Orientadora: Kamila Lockmann

     

    Gisele Maria Rodrigues Machado
    Educação das relações étnico-raciais na formação de professores(as) através das danças circulares 
    Orientadora: Raquel Pereira Quadrado

    Kelly de Aguiar Arruda
    Línguas crioula cabo-verdiana e portuguesa: a coexistência das línguas materna e oficial em turmas de 1os e 2os anos de uma escola de ensino básico em Cabo Verde
    Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira 

    Lucas Costa Linck
    Formação inicial em Educação Física: acadêmicos concluintes e a problematização sobre campos de atuação
    Orientador: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer

    Luciana Vitória da Silva
    Ordenamento e diferença: o que pode um currículo? 

    Orientador:Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer 

     

    Luciano Soares Lima
    Histórias em quadrinhos na educação básica: a produção de sentidos e valores etico-estéticos
    Orientadora: Elisabeth Brandão Schmidt

    Paula Pires da Silva
    Fazeres das professoras alfabetizadoras no espaço/tempo da "hora atividade"
    Orientadora: Cleuza Maria Sobral Dias

    Rosimar Isidoro Machado
    A tríade Ciclo de Alfabetização-PNAIC-ANA como um Fluxo Biopolítico Circular que gerencia a alfabetização no Brasil 
    Orientadora: Kamila Lockmann

    Saionara Vitoria de Almeida
    Luz, câmera, produção : analisando as representações de gênero e de mulher mãe apresentadas nos filmes "Minha mãe é uma peça" e "Minha mãe é uma peça 2"
    Orientadora: Raquel Pereira Quadrado

    Samuel Crissandro Tavares Ferreira
    E se a cidade fosse nossa: a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?

    Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar

     

    Sheila Pedroso da Conceição
    Percepções de professoras alfabetizadoras do município do Rio Grande/RS sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

    Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

     

     

    Dissertações publicadas no ano de 2018

    Acesso no site: http://argo.furg.br

     

     

     

  • 07/07/2023
    17h31
    Notícia

    Dissertações - 2017

    Aline Marques Bonilha
    O curso de Pedagogia e a formação de professores para a Educação Infantil  
    Orientadora: Maria Renata Alonso Mota

    Ana Carolina Sampaio Zdradek
    Olha o meu post!: juventudes em tempo líquidos: um estudo sobre consumo e artefatos culturais das mídias digitais
    Orientadora: Dinah Quesada Beck

    Camila Bottero Corrêa
    A inclusão como estratégia de governamento: a condução da conduta dos sujeitos normais
    Orientadora: Kamila Lockmann

    Caroline Amaral Amaral
    Literatura juvenil contemporânea LGBTI: significados sobre identidades de gêneros e sexuais
    Orientadora: Paula Regina Costa Ribeiro

    Elvis Patrik Katz
    Escola Sem Partido: uma análise das investidas de poder sobre as identidades docentes
    Orientadora: Andresa Silva da Costa Mutz

    Evandro dos Santos Nunes
    BGV na paz: ações educativas para governar a população do bairro Getúlio Vargas da cidade do Rio Grande-RS
    Orientador: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer

    Eveline Caren Genesini Pereira
    Formação de professores em Língua Inglesa: os ruídos e os silêncios da prática de sala de aula 
    Orientadora: Vanise Dos Santos Gomes

    Jonathan Terra Corrêa 
    Educação física escolar: referências formativas na prática pedagógica de professores iniciantes 
    Orientadora: Gionara Tauchen

    Keli Pascoali Avila

    A cultura como pedagogia : uma análise das representações sobre o universo infantil nas tirinhas de histórias em quadrinhos da Turma do Snoopy

    Orientadora: Andresa Silva da Costa Mutz

     

    Lenise Maraschin Nunes
    As propostas pedagógicas das escolas municipais de educação infantil do município de Bagé - RS a partir da implantação das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil 
    Orientador: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

    Letícia Farias Caetano
    "No que você está pensando?": o discurso do mal-estar docente produzido no Facebook e a fabricação dos modos de ser professor na contemporaneidade
    Orientadora: Kamila Lockmann

    Lucas Cardoso Martins 
    Professores homens nos anos iniciais do ensino fundamental: os processos de constituição das identidades docentes a partir de narrativas
    Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

    Luciane dos Santos Avila

    Ações afirmativas e as relações étnico-raciais: análise sobre os processos seletivos específicos de estudantes indígenas quilombolas da Universidade Federal do Rio Grande

    Orientador: Vilmar Alves Pereira 

    Luiz Paulo da Silva Soares
    Cartografando experiências no ensino de história: a mídia cinemática como fonte educativa em sala de aula
    Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar 

    Maria de Los Angeles C. Hernani
    A formação inicial de professores: um estudo comparativo entre Brasil e Peru
    Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves 

    Pâmela Rodrigues Altamor 
    Educação de jovens e adultos: estudo sobre o processo de formação continuada de seus educadores 

    Orientadora: Vanise dos Santos Gomes

     

    Thais Fernandes Ribeiro Nobrega
    As abordagens sobre vocabulário durante a leitura de livros infantis: um estudo com professores do 1º ano do ensino fundamental em escolas do município do Rio Grande/RS 

    Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira

     

    Veridiana Gomes Caseira
    Olhares sobre a educação de jovens e adultos: o rejuvenescimento da EJA nos espaços da educação pública em Rio Grande/RS 
    Orientador: Vilmar Alves Pereira

     

    Dissertações publicadas no ano de 2017

    Acesso no site: http://argo.furg.br

     

  • 07/07/2023
    15h04
    Notícia

    Dissertações - 2016

    Ariana Souza Cavalheiro
    Gêneros e sexualidades no pacto nacional pela alfabetização na idade certa: discutindo pedagogias culturais e estratégias de governamentalidade
    Orientadora: Joanalira Corpes Magalhães 

     

    Bruna Telmo Alvarenga
    Inclusão na universidade: concepções e ações na organização do ensino
    Orientadora: Gionara Tauchen 

     

    Eduarda de Mello Porciuncula
    A infância impressa - o que dizem as revistas Nova escola e Pátio sobre as crianças
    Orientadora: Maria Renata Alonso Mota

     

    Fernanda dos Santos Formentin
    Percepções e aprendizagens infantis em relação aos animais do Taim: um estudo construído com crianças dos anos iniciais 
    Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar 

     

    Gabriela Ortiz Prado
    A avaliação na educação infantil: reflexões sobre a perspectiva de uma professora do município do Rio Grande/RS a partir dos relatórios de avaliação 
    Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira 

     

    Júlia Guimarães Neves
    Histórias de vida no contexto da educação popular: narrativas, projetos de vida e (auto) formação
    Orientador: Vilmar Alves Pereira 

     

    Ligia Maria Oliveira de Quadros
    Criança e arte: expressão da cultura regional em um ambiente de aprendizagem em arte de uma escola municipal de educação infantil de Rio Grande/RS
    Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira 

     

    Marlon Silveira da Silva 
    A invenção da inversão: ciência e o desejo entre mulheres
    Orientador: Márcio Caetano 

     

    Pedro Bersch da Cruz
    "Princípios que o futebol ensina": o discurso de salvação através do esporte como estratégia de governamento nos projetos sociais esportivos
    Orientador: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer 

     

    Priscila Wally Virissimo Chagas 
    O cego e/na cidade: ressignificando saberes na interlocução com o outro 
    Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar 

     

    Sidiane Barbosa Acosta
    Qual o lugar dos coordenadores pedagógicos das escolas estaduais no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município do Rio Grande/RS
    Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

     

    Taina Guerra Chimieski
    Narrativas de práticas docentes a partir do livro "os 15 anos de Mariana: um convite a outras aprendizagens sobre corpos" 
    Orientadora: Raquel Pereira Quadrado 

     

    Treyce Ellen Silva Goulart
    Narrativas entrecruzadas de professoras negras: trajetórias, pactos políticos e prática docente
    Orientador: Marcio Caetano

     

     

    Dissertações publicadas no ano de 2016

    Acesso no site: http://argo.furg.br

     

     

     

     

  • 05/07/2023
    16h33
    Notícia

    Dissertações - 2015

    Adriana Bastos Barbosa
    As concepções de lúdico a partir da unidade quatro dos cadernos de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC - 2013
    Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira  

    Carlos Davida Laura Quispe
    Modelos pedagógicos 1:1 no Peru: nível de satisfação usuária e fatores relacionados ao uso de computadores na perspectiva dos professores  
    Orientador: João Alberto Da Silva 

    Cintia Kath Blank
    Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar / Cintia Kath Blank
    Orientador: João Alberto Da Silva 

    Claudia Penalvo 
    Cartografias da formação continuada de professores: homofobia e escola
    Orientador: Márcio Caetano 

    Deise Costa Prates
    O PARFOR na FURG e os efeitos na constituição das subjetividades de professoras pedagogas  
    Orientadora: Paula Regina Costa Ribeiro 

    Isabela Pandolfo L. Abrahão 
    Criatividade para quê? Conversas, processos e produções na formação de professores
    Orientador: Elisabeth Schmidt  

    Jenny Lorena Bohorquez Moreno 
    O negro e a diferença nos livros de literatura infantil veiculados no programa nacional biblioteca da escola 
    Orientadora: Maria Renata Alonso Mota 

    Jessie Ortiz Marimon
    Narrativas de professoras ouvintes em contexto de ensino bilíngue em salas específicas para surdos: o que contam sobre a (re)construção do trabalho e da identidade docente?
    Orientadora: Cleuza Maria Sobral Dias 

    Juliana Diniz Gutierres
    As práticas de atendimento à infância no município do Rio Grande: um recuo ao passado para problematizar o presente
    Orientadora: Maria Renata Alonso Mota 

    Letícia de Aguiar Bueno
    Práticas de letramento de uma turma pré-escola em uma escola do campo no município do Rio Grande, RS
    Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira

    Liane Orcelli Marques
    A formação docente no cotidiano escolar através do PIBID: um estudo com licenciandas do PIBID pedagogia FURG 
    Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

    Luiz Osmar Mendes
    Pedagogias do ritual do lava-pés: pressupostos culturais dos saberes produzidos na umbanda
    Orientador: Márcio Caetano

     

    Maria Claudia Cardoso Farias 
    Roda dos sentidos: a formação continuada de professores em espaços de coletividade 

    Orientadora: Vanise dos Santos Gomes 

     

    Paulo Roberto Marczuk Felix Junior 
    Ensino Médio Politécnico e mundo do trabalho: entendimentos a partir das narrativas dos professores de seminário integrado no contexto do cirandar - FURG
    Orientador: Vilmar Alves Pereira

    Taiana Duarte Loguercio 
    Avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização: as perspectivas das professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de ensino do Rio Grande/RS
    Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira 

    Vanessa Alves Vargas
    Linguagens infantis: as infâncias vividas nos momentos do brincar na Educação Infantil
    Orientador: Vilmar Alves Pereira 

    Vinicius Carvalho Beck
    Os problemas aditivos e o pensamento algébrico no ciclo de alfabetização
    Orientador: João Alberto Da Silva

     

    Dissertações publicadas no ano de 2015

    Acesso no site: http://argo.furg.br

     

     

     

     

  • 05/07/2023
    15h26
    Notícia

    Dissertações - 2014

    Alessandra Nery Obelar da Silva
    Inclusão das pessoas com deficiência na Universidade: a efetividade do Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE) 
    Orientadora: Gionara Tauchen 

     

    Ana Paula Gonçalves Fioravante
    Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da FURG 

    Orientadora: Vanise dos Santos Gomes

     

    Dárcia Amaro Ávila
    "É preciso ter coragem": um estudo das narrativas de mulheres na política
    Orientadora: Paula Regina Costa Ribeiro

     

    Fabrício Monte Freitas 
    As avaliações externas na percepção dos(as) diretores(as) das escolas municipais de Rio Grande  
    Orientadora: Gionara Tauchen

     

    Hermeto Marques Vianna Filho
    A adaptação curricular do ensino de música em escolas públicas de Pelotas a partir da implantação da Lei 11.769/2008
    Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar

     

    Janaina Borges da Silveira
    Observatório nacional da educação: concepções dos professores dos anos iniciais sobre a não aprendizagem
    Orientador: João Alberto da Silva 

     

    Lilian Francieli Morais de Bastos
    A participação infantil no cotidiano escolar: crianças com voz e vez  

    Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar

     

    Suzana Kaiser
    Entre o mar e a escola: os processos formadores que se entrelaçam nas histórias escolares das mulheres pescadoras artesanais da Ilha dos Marinheiros - RS
    Orientadora: Vanise dos Santos Gomes

     

     

    Dissertações publicadas no ano de 2014

    Acesso no site: http://argo.furg.br

     

     

     

Últimas Notícias

EDITAL ABERTO – ALUNO ESPECIAL PPGEDU

EDITAL ABERTO – ALUNO REGULAR PPGEDU

Recredenciamento Docente 2025

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL - 01/2025

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS - 02/2024

acceda a la lista completa
Volver al principio