Autoavaliação

  1. Monitoramento e autoavaliação

 

A autoavaliação do PPGEDU da FURG vem sendo consolidada nos últimos anos e encontra-se articulada aos processos de autoavaliação institucional, avaliação externa e de ações internas do próprio Programa. No âmbito institucional, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com apoio da Diretoria de Avaliação Institucional, coordena os processos de autoavaliação vinculados ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) (Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004). Neste âmbito, os estudantes realizam, anualmente, a avaliação dos docentes considerando os aspectos didáticos das atividades de ensino da pós-graduação e os docentes avaliam as turmas, a infraestrutura e a gestão. Os dados produzidos são avaliados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pela Comissão Interna de Avaliação e Planejamento (CIAP) das Unidades Acadêmicas onde estão lotados os cursos de pós-graduação, subsidiando os processos de planejamento e de construção do plano de ação anual das Unidades, os quais estão vinculados aos objetivos e estratégias do Plano de Desenvolvimento Institucional da FURG. Essas instâncias também estão articuladas com o Comitê dos Cursos de Pós-graduação stricto sensu, formado por todos os coordenadores de PPGs e pela Diretoria de Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPOSG/PROPESP). Neste Comitê, são avaliadas as demandas dos Programas, os resultados da avaliação externa e as propostas de criação de cursos novos. A PROPESP também conta com um Comitê Assessor (Comitê Sucupira) para avaliação dos relatórios Sucupira antes do envio à CAPES e para a avaliação de propostas de cursos novos.

Em relação à avaliação do Programa, cabe informar que, desde 2014, a PROPESP tem realizado, anualmente, eventos de acompanhamento dos planejamentos estratégicos e da autoavaliação dos PPGs. Os eventos, sejam eles, seminários ou reuniões com coordenadores e corpo docente, têm por objetivo socializar informações referentes aos processos de avaliação interna e externa da pós-graduação, acompanhar e contribuir para o processo de qualificação dos Programas e subsidiar a elaboração de políticas institucionais para a pós- graduação. Além dos encontros anuais específicos para este fim, a partir de 2023 as coordenações passaram a preparar relatórios gerenciais utilizando uma ferramenta criada no sistema acadêmico da FURG exclusivamente para o processo de acompanhamento dos PPGs. Estes relatórios gerenciais anuais servirão também como um recordatório das ações e dos processos de autoavaliação dos PPGs para a elaboração do relatório quadrienal a ser enviado a CAPES. Outra ferramenta disponibilizada aos PPGs para o processo de autoavaliação é o software Stella Experta PG, que permite a análise de métricas do PPG no contexto da área de avaliação.

No âmbito do PPG, desenvolveu-se uma política de autoavaliação que permite acompanhar constantemente o funcionamento do Programa e construir estratégias para o seu fortalecimento. Para efetivar tal política, a cada dois anos o PPGEDU institui uma comissão composta por um professor interno ao PPGEDU e mais dois docentes externos com larga experiência na Pós-Graduação e que participam do processo de avaliação quadrienal da CAPES. Nesse processo de avaliação é realizado um levantamento de informações sobre (i) a produção do corpo docente do Programa, considerando a aderência dos professores ao PPGEDU e às respectivas linhas de pesquisa; (ii) a contribuição de cada docente para a formação de recursos humanos e construção de critérios para distribuição de vagas em cada processo seletivo; (iii) avaliação dos projetos de pesquisa coordenados pelos docentes, considerando sua aderência à linha, financiadores e redes de pesquisa. Além destas informações, são considerados outros aspectos importantes, relacionados aos discentes e às disciplinas ofertadas. De posse dessas informações, a comissão realiza um relatório que é composto por uma primeira parte sobre o Programa de forma geral, na sequência, a situação de cada linha de pesquisa e, por fim, um parecer de cada docente no contexto das três linhas de pesquisa. A partir deste relatório são realizadas as seguintes etapas: reunião com todo o corpo docente para apresentação das informações levantadas no processo de avaliação com o objetivo de construir estratégias de fortalecimento do Programa; reunião com o grupo de professores de cada linha de pesquisa, destacando os aspectos específicos que precisam ser qualificados em cada linha e conversas individuais com todos(as) os(as) docentes a fim de pensar em que aspectos cada um precisa investir para poder melhor contribuir com o PPGEDU.

No que tange à participação dos discentes no processo de autoavaliação há conversas regulares no período de abertura dos semestres letivos, bem como o preenchimento de um instrumento avaliativo ao final de cada ano em que eles têm a oportunidade de expressar suas preocupações com a estrutura curricular do Programa, bem como apontar sugestões de alterações em processos acadêmicos atinentes às suas trajetórias. Além disso, a Comissão de Autoavaliação conta com a participação efetiva de discentes dentro de uma política de acompanhamento sistemático das ações do PPGEDU.