Linha 1 – Políticas Educacionais e Currículo
Docentes permanentes:
Título: Os discursos de verdade que sustentam as atuais políticas de inclusão: deslocamentos, retrocessos e resistências nos processos de in/exclusão
Coordenador do Projeto: Kamila Lockmann
Data de Início: 01/01/2023
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Financiamento: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq - Categoria 2
Título: Infância e Educação: implicações das políticas públicas contemporâneas no currículo e nas práticas pedagógicas da Educação Infantil
Coordenador do Projeto: Maria Renata Alonso Mota
Data de Início: 28/03/2016
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Qualifica - RS: As implicações administrativas e pedagógicas na gestão das escolas estaduais de Rio Grande - RS
Coordenador do Projeto: Magda de Abreu Vicente
Data de Início: 2020
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Extrema-direita no Brasil: características, redes de sociabilidade e e suas reinterpretações do Estado
Coordenador do Projeto: Ricardo Gonçalves Severo
Data de Início: 28/05/2019
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Análise das experiências de socialização e construção de valores da juventude do Rio Grande do Sul
Coordenador do Projeto: Ricardo Gonçalves Severo
Data de Início: 2021
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: A Reforma do Ensino Médio: o que pensam os professores e estudantes secundaristas
Coordenador do Projeto: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Data de Início: 17/01/2017
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: As implicações das novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada de professores para os cursos de Licenciatura na Universidade
Coordenador do Projeto: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Data de Início: 01/08/2015
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Docentes colaboradores:
Título: As Parcerias Público-Privadas como Política Educacional: fundamentos teóricos, políticos e pedagógicos
Coordenador do Projeto: Leonardo Dorneles Gonçalves
Data de Início: 1/2023
Natureza: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Lições de Método em Michel Foucault: Leituras dos cursos dados no Collège de France e dos volumes da coleção Ditos e Escritos
Coordenador do Projeto: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer
Data de Início: 01/03/2013
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Linha 2 - Formação de Professores e Práticas Educativas
Docentes permanentes:
Título: A Corporeidade e a ludicidade nas infâncias
Coordenador do Projeto: Ângela Adriene Schmidt Bersch
Data de Início: 28/05/2019
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: A cultura corporal, o movimento corporal lúdico nas infâncias e corporeidade: estratégias pedagógicas em contextos educacionais
Coordenador do Projeto: Ângela Adriene Schmidt Bersch
Data de Início: 28/05/2019
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Rede Internacional para a Sociologia do Esporte - the International Network for the Sociology of Sport
Coordenador do Projeto: Billy Graeff Bastos
Data de Início: 28/05/2019
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Alfabetização em tempos de pandemia: a perspectiva das alfabetizadoras e das crianças
Coordenador do Projeto: Carolina Braga Michel
Data de Início: 2020
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Desafios da atualidade no campo da alfabetização no Brasil: Política Nacional da Alfabetização e o ensino remoto
Coordenador do Projeto: Gabriela Medeiros Nogueira
Data de Início: 02/02/2021
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Ações de incentivo à leitura na infância em espaços não escolares: uma investigação sobre práticas desenvolvidas no Brasil, no Uruguai, na Argentina, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia
Coordenador do Projeto: Gabriela Medeiros Nogueira
Data de Início: 02/02/217
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Juventudes (escolares) em tempo de afastamento social: estudos de caso na cidade do Rio Grande, RS
Coordenador do Projeto: Vânia Alves Martins Chaigar
Data de Início: junho de 2020
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Juventudes riograndinas em contextos distópicos: da marginalização à exploração, do adoecimento ao direito ao sonho na cidade do Rio Grande, RS
Coordenador do Projeto: Vânia Alves Martins Chaigar
Data de Início: maio de 2023
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Docentes colaboradores(as):
Título: A Política Nacional de Alfabetização e a formação de professores: implicações para a alfabetização no Brasil
Coordenador do Projeto: Janaína Soares Martins Lapuente
Data de início: 01/2021
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Educação Científica, Matemática e Tecnológica numa perspectiva crítica: formação para a ação sociopolítica
Coordenador do Projeto: Janaína Soares Martins Lapuente
Data de início: 01/2019
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Propostas formativas sobre a prática profissional de professores da Educação Básica das Escolas do Campo.
Coordenador do Projeto: Liliane Silva de Antiqueira
Data de início: 01/2023
Natureza do Projeto: extensão
Situação do Projeto: em andamento
Professora visitante:
Título: Manifestações das culturas infantis e suas repercussões nas ações pedagógicas em creches públicas do ponto de vista de professoras da educação infantil
Coordenador do Projeto: Ana Cristina Coll Delgado
Data de início: 01/2021
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Pós-doutorado:
Título: O reconhecimento das especificidades da alfabetização por docentes em início de carreira
Coordenador do Projeto: Carmen Regina Gonçalves Vieira
Data de Início: 01/09/2018
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Linha 3 – Educação, Culturas, Identidades e Diferenças
Docentes permanentes:
Título: Redes de mulheres periféricas: das margens ao centro
Coordenador do Projeto: Amanda Motta Castro
Data de Início: 01/2022
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Práticas-educativas não formais: educações transgressoras
Coordenador do Projeto: Amanda Motta Castro
Data de Início: 01/2023
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: "Ele não tem cara de criminoso\"- estudos sobre formação do judiciário nas universidades públicas do RS e a aplicação da Lei 10.639
Coordenador do Projeto: Cassiane de Freitas Paixão
Data de Início: 2022
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Quem te contou essa história? Estudos sobre a implementação da Lei 10639 nos currículos dos cursos de Pedagogia no RS
Coordenador do Projeto: Cassiane de Freitas Paixão
Data de Início: 2023
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Educação e Memória em Espaços Litorâneos
Coordenador do Projeto: Gustavo da Silva Freitas
Data de Início: 2021
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Mídia, Consumo e Cultura Digital: efeitos para a constituição das infâncias e da docência no cenário pandêmico
Coordenador do Projeto: Joice Araújo Esperança
Data de Início: 2021
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: A emergência do par Escola-Estado no Brasil e suas ressonâncias nas questões ambientais na atualidade
Coordenador do Projeto: Paula Corrêa Henning
Data de Início: 2023
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Escola, Filosofia e relações com o mundo: inventividades no contemporâneo
Coordenador do Projeto: Paula Corrêa Henning
Data de Início: 2022
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Práticas Bioascéticas Contemporâneas: a produção dos corpos nas instâncias educativas
Coordenador do Projeto: Raquel Pereira Quadrado
Data de Início: 11/03/2013
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Docentes colaboradores(as):
Título: Impactos da Pandemia (Covid-19) na Educação Básica: problematizando seus efeitos no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Coordenador do Projeto: Dinah Quesada Beck
Data de Início: 2021
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Pedagogias dos espaços não escolares e produções de culturas infantis
Coordenador do Projeto: Gisele Ruiz Silva
Data de Início: 2023
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Docente visitante:
Título: Trabalho e Educação no Sistema Prisional Pesquisas e Pesquisadores
Coordenador do Projeto: Fernando Selmar Rocha Fidalgo
Data de Início: 2022
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento