-
02/04/202514h06Notícia
Autoavaliação
-
Monitoramento e autoavaliação
A autoavaliação do PPGEDU da FURG vem sendo consolidada nos últimos anos e encontra-se articulada aos processos de autoavaliação institucional, avaliação externa e de ações internas do próprio Programa. No âmbito institucional, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com apoio da Diretoria de Avaliação Institucional, coordena os processos de autoavaliação vinculados ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) (Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004). Neste âmbito, os estudantes realizam, anualmente, a avaliação dos docentes considerando os aspectos didáticos das atividades de ensino da pós-graduação e os docentes avaliam as turmas, a infraestrutura e a gestão. Os dados produzidos são avaliados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pela Comissão Interna de Avaliação e Planejamento (CIAP) das Unidades Acadêmicas onde estão lotados os cursos de pós-graduação, subsidiando os processos de planejamento e de construção do plano de ação anual das Unidades, os quais estão vinculados aos objetivos e estratégias do Plano de Desenvolvimento Institucional da FURG. Essas instâncias também estão articuladas com o Comitê dos Cursos de Pós-graduação stricto sensu, formado por todos os coordenadores de PPGs e pela Diretoria de Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPOSG/PROPESP). Neste Comitê, são avaliadas as demandas dos Programas, os resultados da avaliação externa e as propostas de criação de cursos novos. A PROPESP também conta com um Comitê Assessor (Comitê Sucupira) para avaliação dos relatórios Sucupira antes do envio à CAPES e para a avaliação de propostas de cursos novos.
Em relação à avaliação do Programa, cabe informar que, desde 2014, a PROPESP tem realizado, anualmente, eventos de acompanhamento dos planejamentos estratégicos e da autoavaliação dos PPGs. Os eventos, sejam eles, seminários ou reuniões com coordenadores e corpo docente, têm por objetivo socializar informações referentes aos processos de avaliação interna e externa da pós-graduação, acompanhar e contribuir para o processo de qualificação dos Programas e subsidiar a elaboração de políticas institucionais para a pós- graduação. Além dos encontros anuais específicos para este fim, a partir de 2023 as coordenações passaram a preparar relatórios gerenciais utilizando uma ferramenta criada no sistema acadêmico da FURG exclusivamente para o processo de acompanhamento dos PPGs. Estes relatórios gerenciais anuais servirão também como um recordatório das ações e dos processos de autoavaliação dos PPGs para a elaboração do relatório quadrienal a ser enviado a CAPES. Outra ferramenta disponibilizada aos PPGs para o processo de autoavaliação é o software Stella Experta PG, que permite a análise de métricas do PPG no contexto da área de avaliação.
No âmbito do PPG, desenvolveu-se uma política de autoavaliação que permite acompanhar constantemente o funcionamento do Programa e construir estratégias para o seu fortalecimento. Para efetivar tal política, a cada dois anos o PPGEDU institui uma comissão composta por um professor interno ao PPGEDU e mais dois docentes externos com larga experiência na Pós-Graduação e que participam do processo de avaliação quadrienal da CAPES. Nesse processo de avaliação é realizado um levantamento de informações sobre (i) a produção do corpo docente do Programa, considerando a aderência dos professores ao PPGEDU e às respectivas linhas de pesquisa; (ii) a contribuição de cada docente para a formação de recursos humanos e construção de critérios para distribuição de vagas em cada processo seletivo; (iii) avaliação dos projetos de pesquisa coordenados pelos docentes, considerando sua aderência à linha, financiadores e redes de pesquisa. Além destas informações, são considerados outros aspectos importantes, relacionados aos discentes e às disciplinas ofertadas. De posse dessas informações, a comissão realiza um relatório que é composto por uma primeira parte sobre o Programa de forma geral, na sequência, a situação de cada linha de pesquisa e, por fim, um parecer de cada docente no contexto das três linhas de pesquisa. A partir deste relatório são realizadas as seguintes etapas: reunião com todo o corpo docente para apresentação das informações levantadas no processo de avaliação com o objetivo de construir estratégias de fortalecimento do Programa; reunião com o grupo de professores de cada linha de pesquisa, destacando os aspectos específicos que precisam ser qualificados em cada linha e conversas individuais com todos(as) os(as) docentes a fim de pensar em que aspectos cada um precisa investir para poder melhor contribuir com o PPGEDU.
No que tange à participação dos discentes no processo de autoavaliação há conversas regulares no período de abertura dos semestres letivos, bem como o preenchimento de um instrumento avaliativo ao final de cada ano em que eles têm a oportunidade de expressar suas preocupações com a estrutura curricular do Programa, bem como apontar sugestões de alterações em processos acadêmicos atinentes às suas trajetórias. Além disso, a Comissão de Autoavaliação conta com a participação efetiva de discentes dentro de uma política de acompanhamento sistemático das ações do PPGEDU.
-
-
02/04/202514h01Notícia
Planejamento Estratégico 2025-2028
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - IE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEDU/IE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Período 2025-2028
-
APRESENTAÇÃO
Desde a década de 1970 a FURG investe em um planejamento estratégico que é organizado de forma participativa e materializado no Projeto Pedagógico Institucional – PPI e no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, os quais são periodicamente discutidos e atualizados. O PPI da FURG apresenta 8 princípios que devem orientar as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição, a saber: ética; estética; compromisso e responsabilidade social; inclusão social; respeito à diversidade humana; cooperação e solidariedade; flexibilidade curricular; e integração do conhecimento. Estes princípios estão articulados com a vocação da FURG - uma universidade voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos - e expressa seu compromisso socioambiental e seu alinhamento com o desenvolvimento local, regional, nacional e global, envolvendo todas as áreas do conhecimento. No que se refere à Pós-Graduação, o PDI da FURG temos como objetivo do ensino "ampliar a oferta de cursos de Pós-Graduação stricto sensu" estabelecendo as seguintes estratégias: “Fomentar a proposição de criação de cursos de Pós-Graduação stricto sensu, incluindo cursos interinstitucionais; Qualificar os Programas de Pós-Graduação visando à criação de cursos de doutorado; Criar política institucional de apoio financeiro aos Programas de Pós-Graduação profissionais” (PDI 2024/2028, p.62).
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da FURG iniciou suas atividades com o Curso de Mestrado em Educação em 2012, estando vinculado ao Instituto de Educação.
Atendendo às demandas institucionais e regionais, desde sua criação, a proposta do Programa caracterizou-se como uma resposta aos objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da FURG. Em sua MISSÃO, a FURG tem como campo principal de atuação os Ecossistemas Costeiros e Oceânicos e busca produzir, organizar e disseminar o conhecimento sobre esses ambientes, por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura. Por isso, através do desenvolvimento de pesquisas na área educacional, o PPGEDU tem fomentado, ao longo dos seus 15 anos, a construção coletiva do conhecimento, visando despertar potencialidades locais e educacionais, no sentido de formar um coletivo de pesquisadores(as), que indiquem soluções e alternativas para os constantes desafios que a área educacional apresenta, no ambiente local e regional dos ecossistemas costeiros e oceânicos.
O plano de ações que apresentamos decorre dos objetivos do curso e do acompanhamento realizado por meio dos processos de autoavaliação e de avaliação externa. A elaboração do diagnóstico utilizou a metodologia SWOT, sigla em inglês para Fortalezas, Fragilidades, Oportunidades e Ameaças. O planejamento estratégico apresenta objetivos, metas, ações e indicadores para cada uma das dimensões que integram a organização da Pós-graduação e que estão alinhadas com o Planejamento Estratégico da Pós-graduação stricto sensu da FURG. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no que diz respeito às metas dos objetivos apresentados no documento, bem como, os Relatórios Técnicos da Diretoria da CAPES também serviram de referência para a elaboração deste planejamento estratégico. Tomando como referência estes subsídios o planejamento estratégico do PPGEDU está organizado em 4 dimensões: 1) Formação Discente; 2) Gestão e Desenvolvimento do Programa; 3) Inserção e Impacto na Sociedade;
4) Internacionalização.
Figura 1: Relação entre as dimensões que integram a organização do PPGEDU e que estão alinhadas com o Planejamento Estratégico da Pós-graduação stricto sensu da FURG
1.1. MISSÃO
Formar profissionais com expertise para atuarem nas instâncias educacionais, sociais, políticas e populares, exercendo a docência, a gestão e a liderança de pesquisas educacionais, contribuindo na formação de professores, na elaboração e implementação de políticas públicas educacionais.
-
1.2. VISÃO
Ser um Programa de Pós-graduação referência em Educação, primando pela formação de recursos humanos que atuem na pesquisa, na formação de professores, na gestão e na elaboração e implementação de políticas públicas educacionais.
-
1.3. VALOR GERADO
O valor gerado do Programa de Pós-Graduação em Educação prevê a formação de profissionais:
-
1. Com capacidade de elaborar e liderar projetos de pesquisa no campo da educação, agregando equipe de pesquisadores, mantendo rigor teórico metodológico e administrando recursos.
-
2. Qualificados para inserção no mercado de trabalho em diferentes setores educacionais em especial na pesquisa, na docência e na gestão.
-
3. Criativos e perspicazes, com arcabouço teórico e cultural que permita a flexibilidade de pensamento e diferentes estratégias na busca de solução de problemas educacionais.
-
4. Comprometidos com a ética e a política da universidade pública, laica e de excelência, com impacto e reconhecimento social.
-
5. Coadunados com a valorização e respeito à diversidade, que combata a desigualdade social e práticas discriminatórias e predatórias.
-
6. Envolvidos com o diálogo inter e transdisciplinar na produção do conhecimento com relevância social.
-
7. Que promovam a cooperação e a solidariedade com outros programas de pós-graduação, com comunidades parceiras, com redes de pesquisa, por meio de constante diálogo e ações conjuntas.
Os valores gerados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, são respaldados pelo conhecimento produzido nas pesquisas desenvolvidas tanto pelos professores quanto pelos alunos, ao longo de seus 15 anos de existência. O compromisso do PPGEDU é com a formação de profissionais capacitados para atuarem no campo da educação identificando problemas, propondo ações efetivas em prol de soluções, bem como criando estratégias de monitoramento e avaliação que gerem novas ações contribuindo significativamente com o avanço do conhecimento. Além disso, buscamos expandir o reconhecimento que o Programa tem tanto na esfera nacional como internacional.
-
1.4 OBJETIVO:
Formar pesquisadores capazes de atuar nos diversos segmentos da educação, em especial, nos que envolvem solução de problemas por meio de planejamento estratégico, ou seja, profissionais aptos a implementar projetos de pesquisa, articulados ao ensino e à extensão, demonstrando densidade, originalidade e inovação científica bem como, fortalecer o compromisso com a educação pública, gratuita e de relevância social.
Quadro 1: Diagnóstico estratégico do Programa de Pós-graduação em Educação
Ambiente Externo
Oportunidades
Demanda explícita de curso de Doutorado em Educação na FURG
Posição geográfica próxima a outros países, com os quais o município do Rio Grande compartilha algumas similaridades culturais e históricas
Reconhecimento regional da importância e do papel da FURG na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica
Ameaças
Número restrito de bolsas a discentes da pós-graduação
Inexistência de uma política de bolsas em nível nacional para professores da rede pública de Educação Básica cursarem pós-graduação com liberação de suas atividades laborais
Arrefecimento e/ou cortes no orçamento para fomento à pesquisa na área da educação
Diminuição de bolsas de pós-doutorado no Brasil e no exterior
Ambiente Interno
Fortalezas
A formação pós-graduada stricto sensu dos quadros institucionais que atuam ou passaram a atuar não apenas na Educação Básica como docente ou gestores, mas em diferentes espaços educativos
Alinhamento com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) relativos à publicação da Agenda 2030 pela Organização das Nações Unidas (ONU)
Estrutura curricular sólida, diversificada e compatível com os objetivos do Programa
Qualidade do corpo docente
Boa integração nacional
Política de acompanhamento de egressos e de autoavaliação do Programa
Apoio institucional promovido aos Programas de Pós-Graduação pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP)
Fragilidades
Produção discente em co-autoria com o orientador
Internacionalização
-
Quadro 2: Planejamento do PPGEdu para 2025-2026 e 2027-2028
-
Dimensão
Objetivo
Meta
Ações
Responsável
Ano 2025
Ano 2026
Ano 2027
Ano 2028
Formação Discente
Qualificar o processo formativo dos discentes.
Garantir que os estudantes concluam o curso no prazo
estabelecido pelo PPGEDU
-
Realizar o Seminário de Acolhida (anual) para os discentes ingressantes com o objetivo de, além de integrá-los adequadamente à instituição, apresentar o Regimento e as normas de funcionamento do Programa;
-
Promover encontros anuais com os discentes para esclarecimentos sobre tecnologias envolvidas na pesquisa como, utilização da plataforma Lattes/CNPq, ORCID, ARGO (Sistema de Administração de Bibliotecas da FURG), bases de dados para pesquisa, entre outros;
-
Ofertar anualmente oficinas de escrita acadêmica;
-
Realizar seminários semestrais com discentes que estão em diferentes momentos do curso para socialização do processo de escrita dos projetos de dissertação, bem como a versão final, visando a solidariedade acadêmica e a qualificação no trabalho de pesquisa;
-
Solicitar relatórios semestrais aos discentes indicando o que foi realizado ao longo do semestre e quais ações previstas para o semestre seguinte.
-
Constituir comissão de acompanhamento discente composta por docentes do curso, egressos e discentes do último ano do curso.
Coordenação; Docentes Representante discente
X
X
X
X
Ampliar espaços e oportunidades de processos formativos
-
Oportunizar que os discentes cursem disciplinas em outros Programas de Pós-graduação, podendo ser aproveitadas em até 50% dos créditos do total do curso;
-
Divulgar, na página web do Programa, disciplinas que serão ofertadas em outros Programas da FURG;
-
Divulgar e incentivar a participação nos cursos de língua estrangeira oferecidos pela FURG gratuitamente aos discentes;
-
Incentivar a participação de discentes em editais de mobilidade acadêmica em âmbito nacional e internacional;
-
Planejar a oferta de disciplinas no semestre de modo a distribuí-las nos 3 turnos e sem colisão de horário, proporcionando maior oportunidade dos discentes cursarem diferentes disciplinas em cada linha de pesquisa;
-
Garantir a participação dos discentes em grupos de pesquisa coordenados pelos orientadores;
-
Divulgar e socializar na página web do Programa, semestralmente, a agenda de eventos científicos da área.
Coordenação; Docentes Representante discente
X
X
X
X
Qualificar a estrutura curricular do Programa
-
Avaliar periodicamente (a cada dois anos) a pertinência e aderência das disciplinas ofertadas com as linhas de pesquisa do Programa;
-
Revisar o quadro de disciplinas ofertadas no PPGEDU a fim de alinhar a oferta a temas atuais em âmbito nacional ou globais, bem como de demandas que sejam de interesse local ou regional;
-
Estimular o oferecimento de disciplinas em colegiado, no âmbito das linhas de pesquisa do Programa;
-
Fomentar a participação de pesquisadores externos ao PPG ministrando disciplinas eletivas coletivamente;
-
Realizar acompanhamento dos professores visitantes, de forma que desenvolvam pesquisas, ofereçam disciplinas e participem de coorientação de discentes e bancas de qualificação e defesas de dissertações.
Coordenação; Comissão Acadêmica Representante discente
X
X
X
X
Fomentar a formação dos estudantes para atuarem no Ensino Superior
Ampliar opções de formação dos estudantes para atuarem no Ensino Superior.
-
Incentivar estágio de docência, inclusive aos discentes que não são bolsistas;
-
Estimular a participação de discentes em bancas de Trabalho de Conclusão de Curso de graduação;
-
Divulgar entre os discentes a seleção de tutores e de professor formador em cursos da Universidade Aberta do Brasil.
Coordenação; Comissão Acadêmica; Representação discente
X
-
-
Desenvolvimento e gestão do Programa
Garantir que as defesas sejam realizadas no prazo
Alcançar 100% de defesas dentro do prazo estabelecido no curso de mestrado.
-
Solicitar relatórios semestrais aos discentes indicando o que foi realizado ao longo do semestre e quais ações previstas para o semestre seguinte;
-
Constituir uma comissão de acompanhamento discente composta por docentes do curso, egressos e discentes do último ano do curso;
-
Realizar seminários semestrais com discentes que estão em diferentes momentos do curso para socialização do processo de escrita dos projetos de dissertação, bem como a versão final, visando a solidariedade acadêmica e a qualificação no trabalho de pesquisa.
Coordenação; Docentes Representante discente
X
X
X
X
Fortalecer a produção científica de discentes, docentes e egressos do Programa.
Elevar o percentual de produção discente, preferencialmente em parceria com o orientador.
-
Fomentar práticas de produção científica colaborativa entre discentes e docentes;
-
Estimular que trabalhos resultantes de disciplinas sejam publicados em parceria com docentes, em periódicos qualificados da área;
-
Mapear e divulgar periodicamente para os docentes e discentes as revistas que estão aceitando artigos em demanda contínua e em dossiês.
-
Ofertar anualmente oficinas de escrita acadêmica;
-
Destinar parte do PROAP do PPGedu para a revisão de língua estrangeira de manuscritos de discentes.
Coordenação Docentes; Representação discente
X
X
X
X
Elevar o percentual de produção dos egressos, preferencialmente em parceria com o orientador.
-
Estimular a participação de egressos nos grupos de pesquisa do Programa;
-
Fomentar a participação de egressos na organização de eventos do Programa;
-
Realizar acompanhamento periódico dos egressos do Programa por meio do preenchimento de formulários online;
-
Criar um espaço Instagram do PPGEDU (card) e no Spotify (podcast e entrevistas) para divulgar as pesquisas das dissertações defendidas no programa.
Coordenação;
X
X
X
X
Aumentar o percentual de produção dos docentes em periódicos de estratos elevados (Estrato A).
-
Participar de pesquisas em rede nas quais os resultados sejam publicados em periódicos de estratos elevados (Estrato A);
-
Divulgar as estratégias de orientação e acompanhamento da PROPESP para que os docentes submetam projetos a editais de fomento;
-Convidar profissionais experientes em captação de recursos por meio de editais da CAPES/CNPQ na área da Educação para participar de encontros com docentes do Programa, dar dicas e sugestões sobre elaboração e submissão de projetos nos editais;
-
Solicitar apoio ao Comitê Carlos Chagas, instituído pela PROPESP, para revisão de projetos de pesquisa dos docentes do programa.
Coordenação;
X
X
X
X
Aprimorar os processos de gestão, fortalecendo a cultura do planejamento e da autoavaliação permanentes no Programa.
Qualificar os processos de planejamento, autoavaliação do Programa e de revisão do Regimento.
-
Discutir periodicamente o Planejamento Estratégico do Programa em Reunião Geral de docentes e discentes propondo comissões de estudo garantindo a participação de cada linha;
-
Avaliar a política de autoavaliação do Programa;
-
Consolidar o trabalho de autoavaliação por meio da atuação da referida comissão, formada por docentes e discentes, a fim de identificar os pontos que devem ser fortalecidos e mitigados;
-
Elaborar fichas com questões voltadas à avaliação quadrienal do Programa, visando um preenchimento mais qualificado da Plataforma Sucupira pela coordenação do curso;
-
Criar uma política interna de formação para a gestão, de forma que todos os docentes sintam-se preparados para a coordenação do Programa.
Coordenação; Docentes Representante discente
X
X
X
X
Atender aos critérios de avaliação docente estabelecidos pelo documento de área em vigor.
-
Fortalecer a política de credenciamento e recredenciamento do PPGEDU;
-
Fomentar a aderência e coerência interna das ações dos docentes com as linhas de pesquisa que estão vinculados ao PPGEDU;
-
realizar reuniões com os docentes para avaliar a coerência, aderência e articulação entre os objetivos, as linhas de pesquisa, os projetos de pesquisa e a estrutura curricular do programa em comparação com os resultados obtidos;
-
Instituir uma cultura de preenchimento das informações para avaliação quadrienal, de forma concomitante ao preenchimento do currículo lattes, a fim de não acumular a coleta no final dos quatro anos;
-
Disponibilizar para cada docente uma pasta online no drive do programa, para preenchimento das informações da sucupira a fim de facilitar o acesso pela coordenação e secretaria do programa.
Coordenação; Comissão de seleção
X
-
-
Inserção e Impacto na sociedade
Ampliar o impacto social do Programa, contribuindo para superação de demandas e problemas da sociedade.
Promover e qualificar a inserção local, regional e nacional do Programa.
-
Organizar eventos, palestras e projetos com apoio do Programa, com a colaboração de discentes, docentes de outros programas e egressos, tendo como público alvo professores e gestores da Educação Básica;
-
Estimular pesquisas que estejam articuladas com as demandas locais, regionais e nacionais;
-
Ampliar e dar visibilidade a projetos que tenham como objetivo a inserção e o impacto social regional e nacional;
-
Ampliar as parcerias com as redes de Educação Básica, bem como com os movimentos sociais e populares promovendo o diálogo inter e transdisciplinar na produção do conhecimento com relevância social;
-
Incentivar a participação de docentes e discentes em associações, sociedades científicas da área;
-
Criar e manter canais com o objetivo de divulgação científica à sociedade das pesquisas elaboradas no âmbito do programa.
-
Qualificar profissionais que atuam em Instituições de Ensino Superior, sejam docentes, tutores ou TAES.
Coordenação; Docentes Representante discente
X
X
X
X
Consolidar a articulação entre pesquisa e extensão no âmbito do Programa.
Aumentar o número de projetos de extensão do Programa, articulados com as investigações dos grupos de pesquisa
-
Estimular a participação de discentes em projetos de pesquisa e extensão coordenados por docentes;
-
Articular projetos de extensão decorrentes de pesquisas, organizados por linhas de pesquisa;
-
Estabelecer ação coletiva de extensão no âmbito do Programa;
-
Fomentar e divulgar os projetos dos grupos de pesquisa vinculados ao Programa, que promovam a indissociabilidade das ações de pesquisa e extensão;
Coordenação; Docentes Representante discente
X
X
X
X
Internacionalização
Fomentar parcerias e ações com grupos de pesquisa e pesquisadores estrangeiros aumentando a visibilidade internacional do PPGEDU
Promover e consolidar os processos de internacionalização.
-
Ampliar a oferta de disciplinas e seminários com a participação de docentes estrangeiros;
-
Fomentar ações de mobilidade discente em instituições estrangeiras;
-
Desenvolver pesquisas interinstitucionais com pesquisadores estrangeiros e envolvendo a participação dos discentes;
-
Estimular a saída planejada de docentes para a realização de pós-doutoramento, preferencialmente no exterior;
-
Firmar acordos de cooperação com diferentes universidades estrangeiras para fortalecer ações de intercâmbio;
-
Convidar pesquisadores estrangeiros para participar de bancas de qualificação e defesa de dissertação;
-
Receber estudantes estrangeiros para estágios de curta duração;
-
Estimular e acolher propostas de dossiês temáticos na Revista Momento: diálogos em Educação (PPGEDU/FURG) que tenham pesquisadores estrangeiros;
-
Garantir uma política de gerenciamento de recursos do PROAP para traduções de artigos de docentes e discentes do
programa.
Coordenação; Docentes
X
X
X
X
Implementar ações coletivas de internacionalização
-
Organizar projetos coletivos por linhas de pesquisa articulados com pesquisadores e grupos de pesquisa estrangeiros;
-
Fomentar a cotutela e dupla diplomação para discentes sob orientação de docentes do Programa e coorientação de pesquisadores internacionais.
X
X
X
X
-
-
-
20/02/202500h22Notícia
Docentes 2025
Linhas de Pesquisa:
1. Políticas educacionais e currículo
Congrega pesquisas que analisam as proposições, implementações e os efeitos das políticas públicas na educação e na sociedade, bem como seus desdobramentos e tensões nos currículos da Educação Básica e Superior.
Docentes Permanentes: Kamila Lockmann, Leonardo Dorneles Gonçalves, Magda de Abreu Vicente, Maria Renata Alonso Mota, Ricardo Gonçalves Severo e Suzane da Rocha Vieira Gonçalves.
2. Formação de professores e práticas educativas
Congrega pesquisas no campo da formação inicial, continuada e permanente de professores, bem como investiga as práticas educativas em espaços escolares e não escolares.
Docentes Permanentes: Ângela Adriane Schmidt Bersch, Billy Graeff Bastos, Caroline Braga Michel, Gabriela Medeiros Nogueira e Vânia Alves Martins Chaigar.
Docentes Colaboradores: Janaína Soares Martins Lapuente
3.Educação, culturas, identidades e diferenças
Congrega pesquisas vinculadas aos processos educativos em seus contextos históricos e contemporâneos de produção das culturas, das identidades nas instâncias sociais, políticas e populares.
Docentes Permanentes: Amanda Motta Castro, Cassiane de Freitas Paixão, Gustavo da Silva Freitas e Paula Corrêa Henning.
Docentes Colaboradores: Gisele Ruiz Silva
-
20/02/202500h20Notícia
Docentes 2021
Linha 1 - Políticas educacionais e currículo
- Kamila Lockmann
- Magda de Abreu Vicente
- Maria Renata Alonso Mota
- Ricardo Gonçalves Severo
- Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer
- Renata Cristina Lopes Andrade (docente colaborador)
Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas
- Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Billy Graeff Bastos
- Caroline Braga Michel
- Gabriela Medeiros Nogueira
- Vânia Alves Martins Chaigar
- Gionara Tauchen
- Maria Mertzani (docente visitante)
Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças
- Amanda Motta Castro
- Gustavo da Silva Freitas
- Raquel Brandão Pereira
- Dinah Quesada Beck
- Joice Araújo Esperança
- José Rogério Lopes (docente visitante)
- Marcio Rodrigo Vale Caetano (docente colaborador)
-
20/02/202500h20Notícia
Docentes 2022
Linha 1 - Políticas educacionais e currículo
- Kamila Lockmann
- Magda de Abreu Vicente
- Maria Renata Alonso Mota
- Ricardo Gonçalves Severo
- Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer
- Renata Cristina Lopes Andrade (docente colaborador)
Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas
- Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Billy Graeff Bastos
- Caroline Braga Michel
- Gabriela Medeiros Nogueira
- Vânia Alves Martins Chaigar
- Gionara Tauchen
- Maria Mertzani (docente visitante)
Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças
-
20/02/202500h19Notícia
Docentes 2023
Linha 1 - Políticas educacionais e currículo
- Kamila Lockmann
- Magda de Abreu Vicente
- Maria Renata Alonso Mota
- Ricardo Gonçalves Severo
- Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Leonardo Dorneles Gonçalves
- Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer
- Renata Cristina Lopes Andrade (docente colaborador)
Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas
- Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Billy Graeff Bastos
- Caroline Braga Michel
- Gabriela Medeiros Nogueira
- Liliane Silva de Antiqueira
- Vânia Alves Martins Chaigar
- Janaína Soares Martins Lapuente (docente colaborador)
- Ana Cristina Coll Delgado (docente visitante)
Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças
-
20/02/202500h17Notícia
Docentes 2024
Linha 1 - Políticas educacionais e currículo
- Kamila Lockmann (docente permanente)
- Magda de Abreu Vicente (docente permanente)
- Maria Renata Alonso Mota (docente permanente)
- Ricardo Gonçalves Severo (docente permanente)
- Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (docente permanente)
- Leonardo Dorneles Gonçalves (docente permanente)
- Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer (docente colaborador)
Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas
- Ângela Adriane Schmidt Bersch (docente permanente)
- Billy Graeff Bastos (docente permanente)
- Caroline Braga Michel (docente permanente)
- Gabriela Medeiros Nogueira (docente permanente)
- Liliane Silva de Antiqueira (docente permanente)
- Vânia Alves Martins Chaigar (docente permanente)
- Janaína Soares Martins Lapuente (docente colaborador)
- Ana Cristina Coll Delgado (docente visitante)
- Maria Mertzani (docente voluntária)
- Juliana Diniz Gutierres Borges (estágio pós-doutoral/bolsista CAPES)
- Lucas Costa Grimaldi (estágio pós-doutoral/bolsista CAPES)
- Juliane de Oliveira Alves Silveira (estágio pós-doutoral)
- Alessandra Amaral da Silveira (estágio pós-doutoral)
Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças
- Amanda Motta Castro (docente permanente)
- Cassiane de Freitas Paixão (docente permanente)
- Gustavo da Silva Freitas (docente permanente)
- Paula Corrêa Henning (docente permanente)
- Raquel Pereira Quadrado (docente permanente)
- Dinah Quesada Beck (docente colaborador)
- Gisele Ruiz Silva (docente colaborador)
- Joice Araújo Esperança (docente colaborador)
- Fernando Selmar Rocha Fidalgo (docente visitante)
-
23/11/202311h14Notícia
Bolsas
Os discentes bolsistas são escolhidos através de sua classificação em edital próprio para esse fim. Os editais anteriores podem ser consultados na aba Editais - Editais Encerrados.
Os bolsistas devem enviar relatórios semestrais ao final de cada semestre letivo, cujo modelo está disponível na aba Formulários.
Abaixo, segue a relação com os atuais bolsistas e suas informações:
Bolsistas CAPES/DS
Adrielly Lemos Corrêa - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Liliane Silva de Antiqueira
Barbara Cordeiro Borges - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Denner Rodrigues Goulart - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Fernanda Alves Rocha - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Caroline Braga Michel
Lindsey Machado de Oliveira - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Ângela Adriane Schmidt Bersch
Marília Zuchoski Neves - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Paula Corrêa Henning
Rafael Lachnit da Silva - 01/10/2023 a 30/11/2024 - Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Tatiane Carijio Zucchetti - 01/10/2023 a 30/03/2025 - Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Cristiane Mortágua Oliveira - 01/02/2024 a 31/03/2025 - Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
Larissa Freitas de Moraes - 01/02/2024 a 31/03/2025 - Orientador: Ricardo Gonçalves Severo
Rayane Gomes Castro - 01/02/2024 a 31/03/2025 - Orientador: Ricardo Gonçalves Severo
Tuany Barbosa Meneses - 01/02/2024 a 31/03/2025 - Orientadora: Ângela Adriane Schmidt Bersch
Ana Carla Soares da Silva - 01/06/2024 a 31/07/2025 -Orientadora: Kamila Lockmann
Bolsistas CAPES/Consolidação 3 e 4
Leonardo de Souza Rodrigues - 01/11/2022 a 31/10/2024 - Orientador: Billy Graeff Bastos
Sherelise Alves Duarte - 01/11/2022 a 31/10/2024 - Orientador: Gustavo da Silva Freitas
PIBPG CNPQ
Maria Helena dos Santos Bolsista PIBPG CNPQ - até 24 meses de bolsas a partir de maio/2024
CARREFOUR
Diego David Souza Gonçalves outubro/2023 - outubro/2025
-
10/08/202315h48Notícia
-
24/07/202314h24Notícia
-
07/07/202318h00Notícia
Dissertações - 2024
- Aliciane Hartwig Zarnott
- Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD: Uma reflexão sobre as concepções de infância, Educação Infantil e alguns efeitos na regulação da docência
- Orientadora: Profa. Dra. Maria Renata Alonso Mota
- Coorientadora: Profa. Dra. Ana do Carmo Goulart Gonçalves
- Andre Luis Martins Pinto
- Futsal Misto: vivências entre gêneros através do esporte - um estudo no Município do Rio Grande - RS.
- Orientador: Prof. Dr. Billy Graeff Bastos
- Carolina Caporal Dantas Costa
- O Caráter Capitalista da BNC-Formação: passos largos rumo à precarização docente
- Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Daiana Viacelli Fernandes
- A DANÇA E O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA (MST): PRÁTICAS, PRATICANTES, SENTIDOS E SIGNIFICADOS EM UM ASSENTAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL
- Orientador: Prof. Dr. Gustavo da Silva Freitas
- Erasmo Soares dos Santos
- Entre o público e o privado: uma análise da parceria entre o Instituto Alcoa e a gestão escolar no município de Juruti-PA (2020-2022)
- Orientadora: Profa. Dra. Magda de Abreu Vicente
- Eugerbia Paula da Rocha
- Violências de gênero na escola: narrativas docentes no contexto do Cariri cearense
- Orientadora: Profa. Dra. Raquel Pereira Quadrado
- Gerson Andrés Alvarado Pineda
- A NOVA GESTÃO PÚBLICA E A GESTÃO EDUCACIONAL DA COLÔMBIA
- Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Magda Beatriz Brito Alves
- "Gestão do caos" : a formação de gestores escolares no estado do RS - (2021-2023)
- Orientadora: Profa. Dra. Magda de Abreu Vicente
Milene Gonzalez Lopez Bandeira- BNC-DIRETOR ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA
- Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Co-orientadora: Profa. Dra. Simone Barreto Anadon
- Paulo Santos Lima Júnior
- Entre bloqueios e desbloqueios: a incorporação das TDICs no período pré e pós-pandemia de COVID-19, na perspectiva dos professores
- Orientador: Prof. Dr. Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer
- Katiúscia Rodrigues de Campos
- Avaliação da aprendizagem em tempos de Ensino Remoto Emergencial: um estudo com docentes do 1° ano do Ensino Fundamental
- Orientadora: Dinah Quesada Beck
- Ana Carolina Scott-Hood dos Santos
- A pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos para o currículo de uma escola de Educação Infantil de São José do Norte – RS
- Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
- Juliana Silva Cabrera
- Os impactos nas rotinas das famílias de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir do ensino remoto emergencial e a retomado das atividades presenciais no município de Rio Grande/RS
- Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel
- Leticia Rodrigues Benites
- Avaliação da alfabetização: um estado do conhecimento
- Orientadora: Profa. Dra. Gabriela Medeiros Nogueira
- Kelly Da Silva Brum
- Caminhos entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica com uma professora que escolheu a literatura infantil como fonte de inspiração
- Orientadora: Profa. Dra. Gabriela Medeiros Nogueira
- Diego Gabriel Machado Borges
- Educação e trabalho: uma análise sobre os processos educativos não-escolares no cárcere
- Orientadora: Profa. Dra. Amanda Motta Ângelo Castro
Priscila Mirapalheta Conceiçao- VIVÊNCIAS DA MEDITAÇÃO COM A/NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ressonâncias no processo educativo das crianças
- Orientadora: Profa. Dra. Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Helen Oliveira Monteiro
- Escolarização doméstica: interseções entre neoliberalismo e conservadorismo na educação contemporânea
- Orientadora: Profa. Dra. Kamila Lockmann
- Claudia Treichel Heller
- A gestão compartilhada em escolas de Educação Infantil de São Lourenço do Sul/RS : uma privatização renomeada
- Orientadora: Profa. Dra. Magda de Abreu Vicente
- Josoela Cenci Guedes
- A educação patriarcal e a construção da identidade da mulher
- Orientador: Prof. Dr. Gustavo da Silva Freitas
- Andreza Velho De Lima
- "Coloquem uma coisa na cabeça de vocês, educar uma criança é repetição": uma problematização acerca da educação domiciliar no Brasil e suas implicações na educação infantil
- Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
- Dissertações publicadas no ano de 2024
- Acesso no site: https://argo.furg.br/
-
07/07/202318h00Notícia
Dissertações - 2023
- Alisson Souza Corrêa
- Experiências juvenis contemporâneas em Rio Grande/RS : desafios da relação trabalho e educação para jovens do Ensino Médio público da cidade
- Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
- Ana Farvlaine Oliveira Marques
- "Ela atrapalhava o aprendizado dos outros" : os deslocamentos das políticas públicas de educação inclusiva e os processos de in/exclusão na escola comum
- Orientadora: Kamila Lockmann
- Andressa Nunes Martins
- Experiências de in/exclusão nas licenciaturas da Furg : narrativas discentes
- Orientadora: Kamila Lockmann
- Antonio Jorge Ferreira Severino
- Educar pessoas jovens e adultas no contexto da pandemia da Covid-19 : práticas pedagógicas de resistência no estado do Ceará
- Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
- Daniel Nascimento Nunes
- Insatisfações de três docentes pandêmicos de Educação Física em meio à obrigatoriedade da implementação do Referencial Curricular Gaúcho
- Orientador: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer
- Estela Souza de Castro
- A leitura e a escrita na Educação Infantil : problematizações sobre o curso alfabetização baseada na ciência
- Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
- Fernanda Farias Oliveira
- O andarilhar da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EMEJA) Paulo Freire como estratégia de construção da identidade docente
- Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
- Gabriela Costa Pereira
- Educação antirracista e formação docente através de oficinas de turbantes nas escolas de Rio Grande-RS
- Orientadora: Amanda Motta Angelo Castro
- Josiane Freitas David
- Trabalho docente e política curricular : a construção da política de centralização curricular em Rio Grande
- Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Juliana Soares
- Educação e participação político-social de mulheres quilombolas
- Orientadora: Amanda Motta Angelo Castro
- Luiz Otávio Borges
- Lugar no terreiro : educando na marginalidade para a diversidade
- Orientadora: Amanda Motta Angelo Castro
- Mara Rubia Garcia Pedroso
- Políticas curriculares para Educação Infantil em nível nacional e seus efeitos no currículo da Educação Infantil no município do Rio Grande
- Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
- Mayara Porto Pestana
- As crianças na creche : um olhar para o início da vida coletiva e seus efeitos na constituição dos sujeitos infantis
- Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
- Paola Lopes de Bem Linck
- O movimento de atuação do Documento Orientador Curricular do Território Rio-Grandino e seus desdobramentos no currículo de duas escolas municipais de Educação Infantil
- Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
- Paula Miño Oliveira da Fonseca
- Formação continuada em narrativa com a corporeidade e seus ecos na/da Educação Infantil : contribuições da perspectiva bioecológica
- Orientadora: Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Rafael Pereira Pereira
- Ética e política de formação de professores : reflexões a partir de Martin Buber
- Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Simone de Araujo Spotorno Marchand
- A produção da docência e da Educação Física : nos rastros da Política de Educação Física, Esporte e Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul
- Orientador: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer
- Lídia Oliveira Dias
- Os processos formativos vivenciados pelas educadoras no contexto da Educação Infantil como promotores de resiliência profissional
- Orientadora: Profa. Dra. Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Manuela Mandagará Fuentes
- Docência e o ensino remoto emergencial : problematizando o fazer e a identidade profissional docente no atendimento educacional especializado no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental
- Orientadora: Profa. Dra. Dinah Quesada Beck
- Selene Barenho Soares
- Os desafios do trabalho docente em escolas públicas estaduais do município de Rio Grande-RS frente ao ensino remoto durante a pandemia mundial da Covid-19
- Orientador: Prof. Dr. Billy Graeff Bastos
- Carlos Fernandes Jr.
- A recontextualização da reforma do Ensino Médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande
- Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Monique Cunha de Souza
- Corpos gordos no Instagram: narrativas que emergem a partir do perfil da Instagrammer Thais Carla
- Orientadora: Profa. Dra. Raquel Pereira Quadrado
- Verônica Amorim Saraiva
- A avaliação da aprendizagem da alfabetização de crianças no ensino remoto emergencial em uma escola do campo do município de Santa Vitória do Palmar–RS
- Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel
- Ana Roberta Machado Siqueira
- Os (des)caminhos de uma pesquisa: (auto)formação, experiência e narrativa como resistência em tempos de pandemia.
- Orientadora: Profa. Dra. Vânia Alves Martins Chaigar
- Lívia Lempek Trindade Monteiro
- Tempo de aprender e a formação de professores da Educação Infantil: Uma análise de videoaulas
- Orientadora: Profa. Dra. Gabriela Medeiros Nogueira
- Patrick Salazar da Silva
- A participação de professores/as na cultura digital durante a pandemia de Covid-19: uma análise de representações em reportagens da revista Nova Escola
- Orientadora: Profa. Dra. Joice Araujo Esperança
- Michele Alaise Flores Borges
- Entre laços e letras : a proposta pedagógica de uma alfabetizadora e as orientações às famílias em tempos de pandemia
- Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel
- Taís Barbosa Rodrigues
- As lives do "Ciclo de Seminários sobre alfabetização na pandemia da Covid-19" : uma proposta de formação continuada em rede
- Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel
- Mônica Costa Bueno
- A Base Nacional Comum Curricular - BNCC e os processos de regulação da docência na Educação Infantil
- Orientadora: Profa. Dra. Maria Renata Alonso Motta
- Wilson Marques Navarro Jr.
- POLÍTICAS ETNOEDUCACIONAIS PARA OS SATERÉ MAWÉ NAS ALDEIAS DO RIO MAMURU – PA
- Orientador: Prof. Dr. Ricardo Gonçalves Severo
- Robson Costa Soares
- A Educação Física com a Educação Infantil e com os anos iniciais: práticas educativas dos/as professores/as no município de Rio Grande-RS
- Orientador: Profa. Dra. Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Anderson Luiz Gonzalez
- As diferenças em cena: pensando a Educação através de análises fílmicas
- Orientadora: Profa. Dra. Kamila Lockmann
- Kellen Alves Oliveira
- Um olhar bioecológico sobre o atendimento educacional especializado de crianças da Educação Infantil mediado pelas linguagens artísticas
- Orientadora: Profa. Dra. Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Sabrina De Castro Botelho
- Trabalho docente individualizado e hiperprodutivo: problematizações a partir de reportagens do portal de notícias G1 durante a pandemia de Covid-19
- Orientadora: Profa. Dra. Joice Araujo Esperança
- Dissertações publicadas no ano de 2023
- Acesso no site: http://argo.furg.br
-
07/07/202317h58Notícia
Dissertações - 2022
Ana Laura Eckhardt De Lima
Orientadora: Raquel Pereira Quadrado
Any Caroliny De Abreu Ramos
Orientadora: Kamila Lockmann
Denise Prado Costa
Orientador: Billy Graeff Bastos
Isidro Emil Taela
Reformas curriculares no Ensino Superior Moçambicano: caso da Universidade Pedagógica de Maputo
Orientadora: Gionara Tauchen
Isis Azevedo Da Silva Carvalho
Reforma do Ensino Médio : a experiência de uma escola piloto no sul do estado do Rio Grande do Sul
Orientadora: Suzana da Rocha Vieira Gonçalves
Laís dos Santos
Costuras estéticas: a formação de professores de Artes Visuais em contexto de pandemia
Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Marcos Luiz de França
Orientadora: Suzana da Rocha Vieira Gonçalves
Myrna Gowert Madia Berwaldt
Práticas de letramento durante o ensino remoto em uma comunidade pomerana do campo (2020/2021)Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Coorientadora: Maria Mertzani
Paula Beatriz Espindola de Souza
Conhecimento, saberes e formação das professoras de Educação Infantil : um olhar bioecológico
Orientadora: Ângela Adriane Schmidt Bersch
Shay De Los Santos Rodriguez
Vejam-me - disse o corpo: a educação dos corpos trans e das pornificações transmasculinas
Orientador: Jose Rogerio Lopes
Vithória Silva Oleiro
Orientador: Billy Graeff Bastos
Wenis Vargas de Carvalho
Análise das práticas pedagógicas de uma docente no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos em uma escola bilíngueOrientadora: Maria Mertzani
Coorientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Dissertações publicadas no ano de 2022
Acesso no site: http://argo.furg.br
-
07/07/202317h57Notícia
Dissertações - 2021
Aline Freire De Souza Aguiar
Orientadora: Joice Araújo Esperança
Amanda Porto da Cruz
Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
Andriara Nunes Nunes
Orientadora: Vania Alves Martins Chaigar
Carlos Guillermo Mojica Velez
Orientadora: Amanda Motta Ângelo Castro
Carolina Dos Santos Espindola
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Clarice Janaína de Oliveira Gonçalves
Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Cristiane Troina Ferreira
Vivências de catadoras na cooperativa de reciclagem Santa Rita
Orientadora: Amanda Motta Castro
Desirée De Oliveira Pires
Educação e ativismo de mulheres nas redes sociais - um estudo sobre o Movimento #EleNão
Orientadora: Amanda Motta Ângelo Castro
Elina Rodrigues De Oliveira
O racismo estrutural e as visões de mundo de estudantes cotistas raciais da FURG
Orientador: Ricardo Goncalves Severo
Fabiane Laranjo Crizel
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Fernanda Acosta Funchal
Orientador: Billy Graeff Bastos
Izabel Espíndola Barbosa
Nossas professoras pretas: por uma pedagogia preta feminista
Orientadora: Raquel Pereira Quadrado
Coorientadora: Eliane Almeida de Souza
Jonas dos Santos Messias
Leitura do livro de narrativas por imagens por duas professoras e crianças da Educação Infantil
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Coorientadora: Maria Mertzani
Karen Godoy Silveira Rodrigues
Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Marisa Musa Asan Abdel Hamid
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Nadine Silva dos Santos
A profanação dos discursos inclusivos nas políticas educacionais contemporâneas
Orientadora: Kamila Lockmann
Raquel Lempek Trindade
Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
Thaiane da Silva D'avila
A política educacional de ensino médio em tempo integral no extremo sul do país : um estudo de caso
Orientador: Ricardo Gonçalves Severo
Vanezza Pontes da Silva Papaleo
Unpacking, um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube
Orientadora: Dinah Quesada Beck
Dissertações publicadas no ano de 2021
Acesso no site: http://argo.furg.br
-
07/07/202317h55Notícia
Dissertações - 2020
Dayana Pereira dos Anjos
Professores em início de carreira na Educação Infantil na cidade do Rio Grande-RS
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Gabriela Oliveira Santos
Orientadora: Kamila Lockmann
Julia da Fonseca Lopes
Orientadora: Dinah Quesada Beck
Karine Dias Pinto
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Coorientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Larissa Pinto Martins
Chanacomchana é um barato! Afetos e pedagogias na imprensa lésbica
Orientador: Marcio Rodrigo Vale Caetano
Coorientadora: Amanda Motta Castro
Lóry da Silveira Ribeiro
Orientadora: Joice Araújo Esperança
Mirian Saraiva Pureza
A formação continuada sob a ótica de professores dos anos iniciais do município do Rio Grande, RS
Orientadora: Elisabeth Brandão Schmidt
Patrícia de Werk Raubach
Orientadora: Vânia Martins Alves Chaigar
Priscila Oleto de Oliveira
Orientadora: Kamila Lockmann
Raylene Barbosa Moreira
Orientadora: Amanda Motta Castro
Silvia Barreto Soares
A constituição da prática pedagógica dos professores iniciantes da educação básica
Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Tatiane Goudinho da Costa
Juventudes, periferias e projetos sociais: efeitos e significados
Orientador: Márcio Rodrigo Vale Caetano
Dissertações publicadas no ano de 2020
Acesso no site: http://argo.furg.br
-
07/07/202317h48Notícia
Dissertações - 2019
Alana Dafne Tavella
Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
Andrea Maria Matias
Programa Acelera Brasil : discursos de verdade, regulação e desprofissionalização docente
Orientador: Kamila Lockmann
Andressa Farias Barrios
(Re) existir para (re) conhecer-se: mães negras frente aos impactos do racismo estruturante
Orientador: Márcio Rodrigo Vale Caetano
Eliane Costa Brião
Leitura e escrita na Educação Infantil a partir do contexto das políticas nacionais (1996-2017)
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Eneusa Marisa Pinto Xavier
Orientador: Gabriela Medeiros Nogueira
Flávia Lukasiunas Braun
A política de obrigatoriedade da frequência à pré-escola: efeitos para a Educação Infantil
Orientadora: Maria Renata Alonso Mota
Francine Freitas Ávila
O processo emancipatório na EJA: uma possibilidade do ser mais?
Orientadora: Raquel Pereira Quadrado
Guilherme Botelho Chagas
Orientadora: Kamila Lockmann
Jocieli Bezerro Brayer
Orientadora: Dinah Quesada Beck
Larissa Rodrigues de Oliveira
A (re)significação da docência no Projeto Cirandar
Orientador: Elisabeth Brandão Schmidt
Lurvin Gabriela Tercero Reyes
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Marcel Jardim Amaral
O negro e a luta por reconhecimento: as cotas raciais na universidade
Orientador: Vilmar Alves Pereira
Maria Caroline Aguiar da Silveira
Formação inicial de professores de História: organizações curriculares e saberes constituintes
Orientadora: Gionara Tauchen
Coorientadora: Julia Silveira Matos
Mariana Herrera Ojeda
Orientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Coorientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Rita de Cássia de Medeiros Roriguez
Orientador: Dinah Quesada Beck
Verônica Cunha Barcellos
Avaliação educacional: percepções e representações sociais da docência na educação básica
Orientadora: Gionara Tauchen
Coorientadora: Daniele Simões Borges
Dissertações publicadas no ano de 2014
Acesso no site: http://argo.furg.br
-
07/07/202317h37Notícia
Dissertações - 2018
Agnaldo Mesquita de Lima Junior
Professor comunitário: saberes produzidos no âmbito da implantação do Programa Mais Educação no município de Jaguarão/RS
Orientadora: Gionara TauchenAriane Pickersgill Arana
A produção da criança trans nas reportagens digitais : um olhar para os espaços educativos família e escola
Orientadora: Joanalira Corpes MagalhãesBruna Pires Santos de Menezes
Percepções sobre o processo de formação continuada no ciclo de alfabetização do CAIC/FURG
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira GonçalvesCarolina Dias Capilheira
O Programa Criança Feliz e o governamento da infância contemporânea
Orientadora: Maria Renata Alonso MotaDaiane Ferreira Ferreira
O horizonte da educação de jovens e adultos enquanto instrumento de emancipação da classe trabalhadora: reflexões sobre educação, trabalho e ensino médioOrientador: Vilmar Alves Pereira
Emanuele Dias Lopes
Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Emiliane Rodriguez Dominguez
A Pedagogia Hospitalar: uma estratégia para incluir e conduzir crianças hospitalizadas
Orientadora: Kamila Lockmann
Gisele Maria Rodrigues Machado
Educação das relações étnico-raciais na formação de professores(as) através das danças circulares
Orientadora: Raquel Pereira QuadradoKelly de Aguiar Arruda
Línguas crioula cabo-verdiana e portuguesa: a coexistência das línguas materna e oficial em turmas de 1os e 2os anos de uma escola de ensino básico em Cabo Verde
Orientadora: Gabriela Medeiros NogueiraLucas Costa Linck
Formação inicial em Educação Física: acadêmicos concluintes e a problematização sobre campos de atuação
Orientador: Luiz Felipe Alcantara HecktheuerLuciana Vitória da Silva
Ordenamento e diferença: o que pode um currículo?Orientador:Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer
Luciano Soares Lima
Histórias em quadrinhos na educação básica: a produção de sentidos e valores etico-estéticos
Orientadora: Elisabeth Brandão SchmidtPaula Pires da Silva
Fazeres das professoras alfabetizadoras no espaço/tempo da "hora atividade"
Orientadora: Cleuza Maria Sobral DiasRosimar Isidoro Machado
A tríade Ciclo de Alfabetização-PNAIC-ANA como um Fluxo Biopolítico Circular que gerencia a alfabetização no Brasil
Orientadora: Kamila LockmannSaionara Vitoria de Almeida
Luz, câmera, produção : analisando as representações de gênero e de mulher mãe apresentadas nos filmes "Minha mãe é uma peça" e "Minha mãe é uma peça 2"
Orientadora: Raquel Pereira QuadradoSamuel Crissandro Tavares Ferreira
E se a cidade fosse nossa: a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?Orientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Sheila Pedroso da Conceição
Percepções de professoras alfabetizadoras do município do Rio Grande/RS sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)Orientadora: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Dissertações publicadas no ano de 2018
Acesso no site: http://argo.furg.br
-
07/07/202317h31Notícia
Dissertações - 2017
Aline Marques Bonilha
O curso de Pedagogia e a formação de professores para a Educação Infantil
Orientadora: Maria Renata Alonso MotaAna Carolina Sampaio Zdradek
Olha o meu post!: juventudes em tempo líquidos: um estudo sobre consumo e artefatos culturais das mídias digitais
Orientadora: Dinah Quesada BeckCamila Bottero Corrêa
A inclusão como estratégia de governamento: a condução da conduta dos sujeitos normais
Orientadora: Kamila LockmannCaroline Amaral Amaral
Literatura juvenil contemporânea LGBTI: significados sobre identidades de gêneros e sexuais
Orientadora: Paula Regina Costa RibeiroElvis Patrik Katz
Escola Sem Partido: uma análise das investidas de poder sobre as identidades docentes
Orientadora: Andresa Silva da Costa MutzEvandro dos Santos Nunes
BGV na paz: ações educativas para governar a população do bairro Getúlio Vargas da cidade do Rio Grande-RS
Orientador: Luiz Felipe Alcantara HecktheuerEveline Caren Genesini Pereira
Formação de professores em Língua Inglesa: os ruídos e os silêncios da prática de sala de aula
Orientadora: Vanise Dos Santos GomesJonathan Terra Corrêa
Educação física escolar: referências formativas na prática pedagógica de professores iniciantes
Orientadora: Gionara TauchenKeli Pascoali Avila
Orientadora: Andresa Silva da Costa Mutz
Lenise Maraschin Nunes
As propostas pedagógicas das escolas municipais de educação infantil do município de Bagé - RS a partir da implantação das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil
Orientador: Suzane da Rocha Vieira GonçalvesLetícia Farias Caetano
"No que você está pensando?": o discurso do mal-estar docente produzido no Facebook e a fabricação dos modos de ser professor na contemporaneidade
Orientadora: Kamila LockmannLucas Cardoso Martins
Professores homens nos anos iniciais do ensino fundamental: os processos de constituição das identidades docentes a partir de narrativas
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira GonçalvesLuciane dos Santos Avila
Orientador: Vilmar Alves Pereira
Luiz Paulo da Silva Soares
Cartografando experiências no ensino de história: a mídia cinemática como fonte educativa em sala de aula
Orientadora: Vânia Alves Martins ChaigarMaria de Los Angeles C. Hernani
A formação inicial de professores: um estudo comparativo entre Brasil e Peru
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira GonçalvesPâmela Rodrigues Altamor
Educação de jovens e adultos: estudo sobre o processo de formação continuada de seus educadoresOrientadora: Vanise dos Santos Gomes
Thais Fernandes Ribeiro Nobrega
As abordagens sobre vocabulário durante a leitura de livros infantis: um estudo com professores do 1º ano do ensino fundamental em escolas do município do Rio Grande/RSOrientadora: Gabriela Medeiros Nogueira
Veridiana Gomes Caseira
Olhares sobre a educação de jovens e adultos: o rejuvenescimento da EJA nos espaços da educação pública em Rio Grande/RS
Orientador: Vilmar Alves PereiraDissertações publicadas no ano de 2017
Acesso no site: http://argo.furg.br
-
07/07/202315h04Notícia
Dissertações - 2016
Ariana Souza Cavalheiro
Gêneros e sexualidades no pacto nacional pela alfabetização na idade certa: discutindo pedagogias culturais e estratégias de governamentalidade
Orientadora: Joanalira Corpes MagalhãesBruna Telmo Alvarenga
Inclusão na universidade: concepções e ações na organização do ensino
Orientadora: Gionara TauchenEduarda de Mello Porciuncula
A infância impressa - o que dizem as revistas Nova escola e Pátio sobre as crianças
Orientadora: Maria Renata Alonso MotaFernanda dos Santos Formentin
Percepções e aprendizagens infantis em relação aos animais do Taim: um estudo construído com crianças dos anos iniciais
Orientadora: Vânia Alves Martins ChaigarGabriela Ortiz Prado
A avaliação na educação infantil: reflexões sobre a perspectiva de uma professora do município do Rio Grande/RS a partir dos relatórios de avaliação
Orientadora: Gabriela Medeiros NogueiraJúlia Guimarães Neves
Histórias de vida no contexto da educação popular: narrativas, projetos de vida e (auto) formação
Orientador: Vilmar Alves PereiraLigia Maria Oliveira de Quadros
Criança e arte: expressão da cultura regional em um ambiente de aprendizagem em arte de uma escola municipal de educação infantil de Rio Grande/RS
Orientadora: Gabriela Medeiros NogueiraMarlon Silveira da Silva
A invenção da inversão: ciência e o desejo entre mulheres
Orientador: Márcio CaetanoPedro Bersch da Cruz
"Princípios que o futebol ensina": o discurso de salvação através do esporte como estratégia de governamento nos projetos sociais esportivos
Orientador: Luiz Felipe Alcantara HecktheuerPriscila Wally Virissimo Chagas
O cego e/na cidade: ressignificando saberes na interlocução com o outro
Orientadora: Vânia Alves Martins ChaigarSidiane Barbosa Acosta
Qual o lugar dos coordenadores pedagógicos das escolas estaduais no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município do Rio Grande/RS
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira GonçalvesTaina Guerra Chimieski
Narrativas de práticas docentes a partir do livro "os 15 anos de Mariana: um convite a outras aprendizagens sobre corpos"
Orientadora: Raquel Pereira QuadradoTreyce Ellen Silva Goulart
Narrativas entrecruzadas de professoras negras: trajetórias, pactos políticos e prática docente
Orientador: Marcio CaetanoDissertações publicadas no ano de 2016
Acesso no site: http://argo.furg.br
-
05/07/202316h33Notícia
Dissertações - 2015
Adriana Bastos Barbosa
As concepções de lúdico a partir da unidade quatro dos cadernos de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC - 2013
Orientadora: Gabriela Medeiros NogueiraCarlos Davida Laura Quispe
Modelos pedagógicos 1:1 no Peru: nível de satisfação usuária e fatores relacionados ao uso de computadores na perspectiva dos professores
Orientador: João Alberto Da SilvaCintia Kath Blank
Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar / Cintia Kath Blank
Orientador: João Alberto Da SilvaClaudia Penalvo
Cartografias da formação continuada de professores: homofobia e escola
Orientador: Márcio CaetanoDeise Costa Prates
O PARFOR na FURG e os efeitos na constituição das subjetividades de professoras pedagogas
Orientadora: Paula Regina Costa RibeiroIsabela Pandolfo L. Abrahão
Criatividade para quê? Conversas, processos e produções na formação de professores
Orientador: Elisabeth SchmidtJenny Lorena Bohorquez Moreno
O negro e a diferença nos livros de literatura infantil veiculados no programa nacional biblioteca da escola
Orientadora: Maria Renata Alonso MotaJessie Ortiz Marimon
Narrativas de professoras ouvintes em contexto de ensino bilíngue em salas específicas para surdos: o que contam sobre a (re)construção do trabalho e da identidade docente?
Orientadora: Cleuza Maria Sobral DiasJuliana Diniz Gutierres
As práticas de atendimento à infância no município do Rio Grande: um recuo ao passado para problematizar o presente
Orientadora: Maria Renata Alonso MotaLetícia de Aguiar Bueno
Práticas de letramento de uma turma pré-escola em uma escola do campo no município do Rio Grande, RS
Orientadora: Gabriela Medeiros NogueiraLiane Orcelli Marques
A formação docente no cotidiano escolar através do PIBID: um estudo com licenciandas do PIBID pedagogia FURG
Orientadora: Suzane da Rocha Vieira GonçalvesLuiz Osmar Mendes
Pedagogias do ritual do lava-pés: pressupostos culturais dos saberes produzidos na umbanda
Orientador: Márcio CaetanoMaria Claudia Cardoso Farias
Roda dos sentidos: a formação continuada de professores em espaços de coletividadeOrientadora: Vanise dos Santos Gomes
Paulo Roberto Marczuk Felix Junior
Ensino Médio Politécnico e mundo do trabalho: entendimentos a partir das narrativas dos professores de seminário integrado no contexto do cirandar - FURG
Orientador: Vilmar Alves PereiraTaiana Duarte Loguercio
Avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização: as perspectivas das professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de ensino do Rio Grande/RS
Orientadora: Gabriela Medeiros NogueiraVanessa Alves Vargas
Linguagens infantis: as infâncias vividas nos momentos do brincar na Educação Infantil
Orientador: Vilmar Alves PereiraVinicius Carvalho Beck
Os problemas aditivos e o pensamento algébrico no ciclo de alfabetização
Orientador: João Alberto Da SilvaDissertações publicadas no ano de 2015
Acesso no site: http://argo.furg.br
-
05/07/202315h26Notícia
Dissertações - 2014
Alessandra Nery Obelar da Silva
Inclusão das pessoas com deficiência na Universidade: a efetividade do Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE)
Orientadora: Gionara TauchenAna Paula Gonçalves Fioravante
Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da FURGOrientadora: Vanise dos Santos Gomes
Dárcia Amaro Ávila
"É preciso ter coragem": um estudo das narrativas de mulheres na política
Orientadora: Paula Regina Costa RibeiroFabrício Monte Freitas
As avaliações externas na percepção dos(as) diretores(as) das escolas municipais de Rio Grande
Orientadora: Gionara TauchenHermeto Marques Vianna Filho
A adaptação curricular do ensino de música em escolas públicas de Pelotas a partir da implantação da Lei 11.769/2008
Orientadora: Vânia Alves Martins ChaigarJanaina Borges da Silveira
Observatório nacional da educação: concepções dos professores dos anos iniciais sobre a não aprendizagem
Orientador: João Alberto da SilvaLilian Francieli Morais de Bastos
A participação infantil no cotidiano escolar: crianças com voz e vezOrientadora: Vânia Alves Martins Chaigar
Suzana Kaiser
Entre o mar e a escola: os processos formadores que se entrelaçam nas histórias escolares das mulheres pescadoras artesanais da Ilha dos Marinheiros - RS
Orientadora: Vanise dos Santos GomesDissertações publicadas no ano de 2014
Acesso no site: http://argo.furg.br
-
27/06/202322h43Notícia
Revista Momento - Diálogos em Educação
A Revista Momento - Diálogos em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), há mais de 30 anos contribui para a disseminação do conhecimento, no campo da educação, publicação de textos em formato digital e com periodicidade quadrimestral. As produções devem ser inéditas e podem ser redirecionadas em português, espanhol ou inglês. Admite-se a submissão de propostas resultantes de pesquisas empíricas, provas teóricas, revisões e entrevistas na área da educação. Dessa forma, a revista busca fortalecer as redes de pesquisa nacionais e internacionais, promovendo e qualificando o debate educacional. Além disso, o periódico conta com uma política de acesso gratuito ao seu conteúdo e licença Creative Commonsdois artigos, seguindo o princípio de disponibilização, gratuitamente, de conhecimento científico e proporcionando maior democratização do conhecimento. Está inserido nas áreas de Educação e Formação, sendo referendado, no Qualis Periódicos 2017-2020 como A4.
Link de acesso: https://periodicos.furg.br/momento
-
27/06/202322h17Notícia
-
27/06/202322h00Notícia
Egressos
2023 2022 Alisson Souza Correa
Ana Laura Eckhardt de Lima
Ana Farvlaine Oliveira Marques
Denise Prado Costa
Andressa Nunes Martins
Isis de Azevedo da Silva Carvalho
Antonio Jorge Ferreira Severino
Laís dos Santos
Daniel Nascimento Nunes
Paula Beatriz Espindola de Souza
Fernanda Farias Oliveira
Rafael Pereira Pereira
Gabriele Costa Pereira
Wenis Vargas de Carvalho Josiane Freitas David
Ana Farvlaine Oliveira Marques
Juliana Soares
Paula Miño Oliveira da Fonseca
Luiz Otavio Borges
Vithória Silva Oleiro
Mayara Porto Pestana
Paola Lopes de Bem Linck
Paula Miño Oliveira da Fonseca
Rafael Pereira Pereira
Simone de Araujo Spotorno Marchand
2021 2020 Nadine Silva dos Santos
Francine Freitas Avila Aline Freire de Souza Aguiar Isidro Emil Taela
Any Caroliny de Abreu Ramos
Julia da Fonseca Lopes
Carolina dos Santos Espíndola
Karine Dias Pinto Desireé de Oliveira Pires
Mirian Saraiva Pureza
Elina Rodrigues de Oliveira
Rita de Cassia de Medeiros Rodriguez
Shay de los Santos Roriguez
Taiane Goudinho da Costa
Thaiane da Silva D'Avila
Amanda Porto da Cruz
Andriara Nunes Nunes
Carlos Guilhermo Mojica Velez
Clarice Janaina de Oliveira Gonçalves
Cristiana Troina Ferreira
Dayana Pereira dos Anjos
Fabiane Laranjo Crizel
Fernanda Acosta Funchal
Gabriela Oliveira Santos
Izabel Espindola Barbosa
Jonas dos Santos Messias
Karen Godoy Silveira Barbosa
Larissa Pinto Martins
Lóry da Silveira Ribeiro
Marcos Luiz de França
Marisa Musa Asan Abdel Hamid
Patricia de Werk Raubach
Priscila Oleto de Oliveira
Raquel Lempek Trindade
Raylane Barbosa Moreira Paixão
Silvia Barreto Soares
Vanezza Pontes da Silva Papaléo
2019 2018 Lurvin Gabriela Tercero Reys
Agnaldo Mesquita de Lima Junior
Alana Dafne Tavella
Ariane Pickersgill Arana
Andrea Maria Matias
Carolina Dias Capilheira
Andressa Faria Barrios
Daiane Ferreira Ferreira
Eliane Costa Brião
Emanuele Dias Lopes
Eneusa Mariza Pinto Xavier
Emiliane Rodrigues Dominguez
Flávia Lukasiunas Braun
Kelly de Aguiar Arruda
Guilherme Botelho Chagas
Lucas Costa Linck
Jocieli Bezerro Brayer
Luciano Soares Lima
Larissa Rodrigues de Oliveira
Paula Pires da Silva
Marcel Jardins Amaral
Rosimar Isidoro Machado
Maria Caroline Aguiar da Silveira
Saionara Vitoria de Almeida
Mariana Herrera Ojeda
Bruna Pires dos Santos
Veronica Cunha Barcellos
Gisele Maria Rodrigues Machado
Luciana Vitoria de Almeida
Bruna Pires dos Santos
Gisele Maria Rodrigues Machado
Luciana Vitoria da Silva
Samuel Crissandro Tavares Ferreira
Sheila Pedroso da Conceção
2017
2016 Ana Carolina Sampaio Zdradek
Adriana Bastos Barbosa
Camila Bottero Corrêa
Ariana Souza Cavalheiro
Caroline Amaral Amaral
Bruna Telmo Alvarenga
Evandro dos Santos Nunes
Eduarda de Mello Porciuncula
Jonathan Terra Corrêa
Fernanda dos Santos Formentin
Leticia Farias Caetano
Gabriela Ortiz Prado
Lucas Cardoso Martins
Júlia Guimarães Neves
Luciane dos Santos Avila
Liane Orcelli Marques
Luiz Paulo da Silva Soares
Lígia Maria Oliveira de Quadros
Maria de los Angeles Chavez Hernani
Luiz Osmar Mendes
Pâmela Rodrigues Altamor
Marlon Silveira da Silva
Thais Fernandes Ribeiro Nobrega
Paulo Roberto Marczuk Felix Junior
Veridiana Gomes Caseira
Sidiane Barbora Acosta
Aline Marques Bonilha
Taina Guerra Chimieski
Elvis Patrik Katz Treyce Ellen Silva Goulart
Eveline Caren Genesini Pereira
Vinicius Carvalho Beck
Keli Pascoali Avila
Eliana Ortiz Castilla
Lenise Maraschin Nunes
Pedro Bersch da Cruz
Priscila Wally Virissimo Chagas
2015 2014 Carlos David Laura Quispe
Dárcia Amaro Ávila
Deise Costa Prates
Janaina Borges da Silveira
Isabela Pandolfo Leusin Abrahão
Alessandra Nery Obelar da Silva
Jenny Lorena Bohorquez Moreno
Ana Paula Gonçalves Fioravante
Lilian Francieli Morais de Bastos
Fabrício Montes Freitas
Cintia Kath Blank
Hermeto Marques Vianna Filho
Claudia Penalvo
Lisiane Costa Claro
Jessie Ortiz Marimon
Suzana Kaiser
Juliana Diniz Gutierres Borges
Leticia de Aguiar Bueno Rocha
Maria Claudia Cardoso Farias
Taiana Duarte Loguercio
Vanessa Alves Vargas
-
27/06/202321h59Notícia
Alunos Especiais
Alunos especiais 2024/1
Anelise Nunes Ávila
Brenda Bastos Brundo
Diúli de Seta Lopes
Joseane Mendes Pinheiro
Julia da Veiga Soares
Kelen da Silva Piccoli
Letícia Lucas Pereira Guilhamilho Ávila
Luis Mahin Reis Domingues
Luísa Coelho Nunes
Márcia Oliveira de Oliveira
Matheus da Silva Bravo
Melina de Macedo Medeiros
Michele Silva Bastos
Mônica Suzana Souza Santos
Sibelly Martins Miranda
Simone Tarouco Przybylski
Vera Maria Marques Figueira Neves
Vithoria Garcia Lima
Vitória Rafaela Messias
Alunos especiais 2023/2
Ana Carolina Norenberg Vilela
Ângela Cristina Ferreira Kuhn
Celia Regina Delgado de Carvalho
Clériston Ribeiro Ramos
Gabriele Costa Pereira
Joseane Mendes Pinheiro
Lenita Macedo Porto
Letícia Madruga Avila da Silva
Lisangela Caurio Lobato
Luciana Cezar Pereira
Lucimar Rocha Monteiro
Marco Aurélio de Souza Giesta
Marina Costa de Lima
Melina de Macedo Medeiros
Natália Garcia Guerreiro Gowert
Pâmela da Silva de Oliveira
Rosane Martins Farinha
Rosiaria Maria Francisca da Silva Chaves
Simone Tarouco Przybylski
Alunos especiais 2023/1
Barbara Cordeiro Borges
Demio Garcia de Garcia
Denner Rodrigues Goulart
Eduarda de Mello Porciuncula
Fernanda Pires Vidal
Gabriel Costa de Oliveira
Gabriele de Oliveira Alves
Geruza Medeiros de Oliveira
Giovanna Povoa Milione
Larissa Medina Marques
Leonardo Terra Messias
Maria Liege dos Santos Araújo
Marília Zuchoski Neves
Mauara do Prado dos Santos
Rejane Magano Souza
-
27/06/202321h51Notícia
Cronograma de Reuniões
CRONOGRAMA DE REUNIÕES DE COLEGIADO - 2025
22 de janeiro
19 de março
16 de abril
21 de maio
18 de junho
16 de julho
20 de agosto
17 de setembro
15 de outubro
19 de novembro
17 de dezembroObservação: As reuniões de colegiado ocorrem na terceira quarta-feira de cada mês, salvo exceções. Solicitamos que as demandas sejam enviadas com cinco dias de antecedência, ou seja, até a sexta-feira anterior.
-
27/06/202321h51Notícia
Cronograma de Reuniões
CRONOGRAMA DE REUNIÕES DE COLEGIADO - 2023
22 de março
12 de abril
17 de maio
21 de junho
19 de julho
16 de agosto
13 de setembro
18 de outubro
22 de novembro
20 de dezembroObservação: As reuniões de colegiado ocorrem na terceira quarta-feira de cada mês, salvo exceções. Solicitamos que as demandas sejam enviadas com dois dias de antecedência, ou seja, na terceira segunda-feira de cada mês.
-
27/06/202321h47Notícia
Projetos de Pesquisa
Linha 1 – Políticas Educacionais e Currículo
Docentes permanentes:
Título: Os discursos de verdade que sustentam as atuais políticas de inclusão: deslocamentos, retrocessos e resistências nos processos de in/exclusão
Coordenador do Projeto: Kamila Lockmann
Data de Início: 01/01/2023
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoFinanciamento: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq - Categoria 2
Título: Infância e Educação: implicações das políticas públicas contemporâneas no currículo e nas práticas pedagógicas da Educação Infantil
Coordenador do Projeto: Maria Renata Alonso Mota
Data de Início: 28/03/2016
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: Qualifica - RS: As implicações administrativas e pedagógicas na gestão das escolas estaduais de Rio Grande - RS
Coordenador do Projeto: Magda de Abreu Vicente
Data de Início: 2020
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: Extrema-direita no Brasil: características, redes de sociabilidade e e suas reinterpretações do Estado
Coordenador do Projeto: Ricardo Gonçalves Severo
Data de Início: 28/05/2019
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: Análise das experiências de socialização e construção de valores da juventude do Rio Grande do Sul
Coordenador do Projeto: Ricardo Gonçalves Severo
Data de Início: 2021
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: A Reforma do Ensino Médio: o que pensam os professores e estudantes secundaristas
Coordenador do Projeto: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Data de Início: 17/01/2017
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: As implicações das novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada de professores para os cursos de Licenciatura na Universidade
Coordenador do Projeto: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Data de Início: 01/08/2015
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoDocentes colaboradores:
Título: As Parcerias Público-Privadas como Política Educacional: fundamentos teóricos, políticos e pedagógicos
Coordenador do Projeto: Leonardo Dorneles GonçalvesData de Início: 1/2023
Natureza: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Lições de Método em Michel Foucault: Leituras dos cursos dados no Collège de France e dos volumes da coleção Ditos e Escritos
Coordenador do Projeto: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer
Data de Início: 01/03/2013
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Linha 2 - Formação de Professores e Práticas Educativas
Docentes permanentes:
Título: As (re) significações de experiências corporais na/para a docência
Coordenador do Projeto: Ângela Adriane Schmidt Bersch
Data de Início: 10/05/2024
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: Rede Internacional para a Sociologia do Esporte - the International Network for the Sociology of Sport
Coordenador do Projeto: Billy Graeff Bastos
Data de Início: 28/05/2019
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: Alfabetização em tempos de pandemia: a perspectiva das alfabetizadoras e das crianças
Coordenador do Projeto: Caroline Braga Michel
Data de Início: 2020
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: Desafios da atualidade no campo da alfabetização no Brasil: Política Nacional da Alfabetização e o ensino remoto
Coordenador do Projeto: Gabriela Medeiros NogueiraData de Início: 02/02/2021
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: Ações de incentivo à leitura na infância em espaços não escolares: uma investigação sobre práticas desenvolvidas no Brasil, no Uruguai, na Argentina, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia
Coordenador do Projeto: Gabriela Medeiros Nogueira
Data de Início: 02/02/2017
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: finalizadoTítulo: Juventudes (escolares) em tempo de afastamento social: estudos de caso na cidade do Rio Grande, RS
Coordenador do Projeto: Vânia Alves Martins Chaigar
Data de Início: junho de 2020
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: Juventudes riograndinas em contextos distópicos: da marginalização à exploração, do adoecimento ao direito ao sonho na cidade do Rio Grande, RS
Coordenador do Projeto: Vânia Alves Martins Chaigar
Data de Início: maio de 2023
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoDocentes colaboradores(as):
Título: A Política Nacional de Alfabetização e a formação de professores: implicações para a alfabetização no Brasil
Coordenador do Projeto: Janaína Soares Martins Lapuente
Data de início: 01/2021
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Educação Científica, Matemática e Tecnológica numa perspectiva crítica: formação para a ação sociopolítica
Coordenador do Projeto: Janaína Soares Martins Lapuente
Data de início: 01/2019
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Título: Propostas formativas sobre a prática profissional de professores da Educação Básica das Escolas do Campo.
Coordenador do Projeto: Liliane Silva de Antiqueira
Data de início: 01/2023
Natureza do Projeto: extensão
Situação do Projeto: em andamento
Professora visitante:
Título: Manifestações das culturas infantis e suas repercussões nas ações pedagógicas em creches públicas do ponto de vista de professoras da educação infantil
Coordenador do Projeto: Ana Cristina Coll Delgado
Data de início: 01/2021
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Pós-doutorado:
Título: O reconhecimento das especificidades da alfabetização por docentes em início de carreira
Coordenador do Projeto: Carmen Regina Gonçalves Vieira
Data de Início: 01/09/2018
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: finalizado
Linha 3 – Culturas, Identidades e Diferenças
Docentes permanentes:
Título: Redes de mulheres periféricas: das margens ao centro
Coordenador do Projeto: Amanda Motta Castro
Data de Início: 01/2022
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: Práticas-educativas não formais: educações transgressoras
Coordenador do Projeto: Amanda Motta Castro
Data de Início: 01/2023
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: "Ele não tem cara de criminoso\"- estudos sobre formação do judiciário nas universidades públicas do RS e a aplicação da Lei 10.639
Coordenador do Projeto: Cassiane de Freitas PaixãoData de Início: 2022
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: Quem te contou essa história? Estudos sobre a implementação da Lei 10639 nos currículos dos cursos de Pedagogia no RS
Coordenador do Projeto: Cassiane de Freitas PaixãoData de Início: 2023
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: Educação e Memória em Espaços Litorâneos
Coordenador do Projeto: Gustavo da Silva Freitas
Data de Início: 2021
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: Mídia, Consumo e Cultura Digital: efeitos para a constituição das infâncias e da docência no cenário pandêmico
Coordenador do Projeto: Joice Araújo Esperança
Data de Início: 2021
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: A emergência do par Escola-Estado no Brasil e suas ressonâncias nas questões ambientais na atualidade
Coordenador do Projeto: Paula Corrêa Henning
Data de Início: 2023
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: Escola, Filosofia e relações com o mundo: inventividades no contemporâneo
Coordenador do Projeto: Paula Corrêa HenningData de Início: 2022
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: finalizadoTítulo: Práticas Bioascéticas Contemporâneas: a produção dos corpos nas instâncias educativas
Coordenador do Projeto: Raquel Pereira Quadrado
Data de Início: 11/03/2013
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoDocentes colaboradores(as):
Título: Impactos da Pandemia (Covid-19) na Educação Básica: problematizando seus efeitos no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Coordenador do Projeto: Dinah Quesada Beck
Data de Início: 2021
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoTítulo: Pedagogias dos espaços não escolares e produções de culturas infantis
Coordenador do Projeto: Gisele Ruiz SilvaData de Início: 2023
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamentoDocente visitante:
Título: Trabalho e Educação no Sistema Prisional Pesquisas e Pesquisadores
Coordenador do Projeto: Fernando Selmar Rocha FidalgoData de Início: 2022
Natureza do Projeto: pesquisa
Situação do Projeto: em andamento -
27/06/202321h45Notícia
Grupos de Pesquisa
ECOINFÂNCIAS - Infâncias, Ambientes e Ludicidade
Líderes do grupo: Ângela Adriane Schmidt Bersch (PPGEDU-FURG) e Narjara Mendes Garcia (PPGEA)
Diretório do Grupos de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/324408
Recidade - Grupo de Pesquisa e Extensão Redes de Cultura, Estética e Formação na/da Cidade
Líder do grupo: Vânia Alves Martins Chaigar (PPGEDU-FURG) e Claudio Tarouco (ILA/FURG)
Diretório do Grupos de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/727253
NEPE - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância
Líderes do grupo: Maria Renata Alonso Mota (PPGEDU-FURG) e Simone Santos Albuquerque (UFRGS)
Diretório do Grupos de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2106049726676752
Líder: Billy Graeff Bastos (PPGEDU-FURG)
Diretório do Grupos de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/460377
GEIX – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e In/Exclusão
Líderes do grupo: Kamila Lockmann (PPGEDU-FURG) e Rejane Ramos Klein (UFRGS)
Diretório do Grupos de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8181140838996080#recursosHumanos
GTED - Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Docência
Líderes do grupo: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (PPGEDU-FURG) e Simone Anadon (FURG)
Diretório do Grupos de Pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5721790520548205
GEALI - Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento
Líderes do grupo: Gabriela Medeiros Nogueira (PPGEDU-FURG) e Caroline Braga Michel (FURG)
Diretório do Grupos de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8487635620964312
ESC - Estudos Socioculturais em Educação Física, Esporte e Lazer
Líder do Grupo: Gustavo da Silva Freitas (PPGEdu-FURG)
Diretório do Grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2423332677353648
GEPED - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias, Culturas e Educação
Líderes do Grupo: Joice Araújo Esperança (PPGEdu-FURG) e Dinah Quesada Beck (PPGEdu-FURG)
Diretório: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/701813
Grupo de Pesquisa Lélia Gonzalez
Líderes do Grupo: Amanda Motta Castro (FURG) e Ana Lucia Silva (UNIFAL)
Diretório: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/661987
GEDUCAÇÃO - Grupo de Estudos em Políticas Educacionais
Líder do Grupo: Leonardo Dorneles Gonçalves (FURG)
Diretório: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/788542
DIPEM- Grupo de Pesquisa Dinâmicas Políticas, Estado e Movimentos Sociais
Líder do grupo: Ricardo Gonçalves Severo (FURG)
Diretório: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8536893724936559
Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia
Líder do grupo: Paula Corrêa Henning (FURG) e Gisele Ruiz Silva (FURG)
Diretório: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0573933222084859
ECCOS - Educação, Corpo, Cultura do movimento humano e Sociedade
Líder do grupo: Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG) e Camila Borges Ribeiro (UFRRJ)
Diretório: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8614991928041417
Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - GESE
Líder do grupo: Paula Regina Costa Ribeiro (FURG) e Joanalira Corpes Magalhães (FURG)
Diretório: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7430740971732314
Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão, História e Políticas Educacionais - GEHPolíticas
Líder do grupo: Magda de Abreu Vicente (FURG)
Diretório: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6028835452073313
Formação de Professores e Práticas Educativas - FORPPE
Líder do grupo: Liliane Silva de Antiqueira (FURG)
Diretório:
Grupo de Pesquisa Educação para as Relações Étnico Raciais - ERER
Líder do grupo: Cassiane de Freitas Paixão (FURG)
Diretório:
-
15/06/202317h39Notícia
Área de Concentração
Educação
A Educação é a área de concentração do programa proposto. Entende-se Educação como um processo contínuo e dinâmico, pelo qual decisões são tomadas, visando o uso sustentável, o desenvolvimento e a proteção dos recursos naturais e humanos. As metas da Educação são elaborar a construção coletiva do conhecimento, visando despertar potencialidades locais e educacionais, no sentido de formar um coletivo de professores-pesquisadores, que apontem soluções e alternativas para os constantes desafios que a área educacional apresenta, no ambiente local e regional do ecossistema costeiro, no qual diversas comunidades estão inseridas.
Do ponto de vista operacional a Educação é um processo permanente que integra as atividades de caracterização, diagnóstico, planejamento e gestão educacional com base nas políticas públicas pré-estabelecidas. -
11/05/202115h22Notícia
Formulários
Discentes
- Aproveitamento de créditos por disciplina cursada
Solicitação de concessão de créditos por publicação
Termo de consentimento de participação na pesquisa
Credenciamento de Coorientador(a)
Modelo de carta de aceite de coorientador(a)
Ficha de matrícula para disciplina em outro PPG
Plano de Atividades Estágio de Docência
Relatório final de estágio
Relatório Semestral de Bolsista
Solicitação de auxílio financeiro ao estudante
Relatório de atividades de auxílio financeiro
Capa PPGEdu
Encaminhamento para prorrogação de prazo para qualificação
Encaminhamento de Qualificação
Encaminhamento para prorrogação de prazo para defesa de dissertação
Encaminhamento de Defesa
Termo de Compromisso - Encaminhamento de Artigo
Artigo Submetido
Questionário para Entrega da Versão FinalDocentes
Modelo de pedido de criação de disciplina
Orçamento FAURG - Modelo -
10/05/202115h37Notícia
Infraestrutura
1-Laboratórios
A universidade conta com salas de docentes ocupadas em geral por dois, no máximo 3 professores, equipadas com armários para guardar material, computadores, impressoras, internet e mesas de trabalho. Além disso, o Instituto de Educação oferece uma sala de reuniões com capacidade para até 15 pessoas, a qual pode ser utilizada para orientações, reuniões de grupos de pesquisa, acolhimento de pesquisadores visitantes, rodas de conversa, etc. Tal sala conta com ar condicionado, uma mesa grande de reunião, dois computadores e uma televisão tela plana de 50 polegadas para compartilhamento de tela durante as reuniões. Além disso, o Instituto de Educação disponibiliza aos professores outra sala com um computador e impressora/copiadora, para que os mesmos possam reproduzir os materiais necessários. Nesta sala, também há uma mesa menor com capacidade para cinco pessoas. Além disso, estão disponíveis salas de núcleos de pesquisa com toda a infraestrutura necessária. Os núcleos são equipados com computadores interligados à internet a cabo e sinal da rede wireless, impressoras, scanner, mesas de trabalho/estudos, telefone, armários para organização de documentação, etc. As salas dos professores também estão acrescidas de materiais, acervo bibliográfico, mobiliário e equipamentos adquiridos com recursos de projetos de pesquisa dos docentes. Os estudantes do Mestrado em Educação são usuários tanto das salas de permanência dos docentes orientadores, quanto das salas destinadas aos grupos de pesquisa.
2-Biblioteca
O Sistema de Bibliotecas (SiB) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG é um órgão ligado à Pró- Reitoria de Graduação. O SiB é composto por uma Biblioteca Central e sete bibliotecas setoriais: Biblioteca Setorial da Área Acadêmica da Saúde, Biblioteca Setorial do Museu Oceanográfico, Biblioteca Setorial de Pós-Graduação em Oceanografia e Biblioteca Setorial Sala Verde Judith Cortesão. Além dessas, há três bibliotecas localizadas nos campi da FURG: Biblioteca Setorial Campus São Lourenço do Sul, Biblioteca Setorial Campus Santo Antônio da Patrulha e Biblioteca Setorial Campus Santa Vitória do Palmar. O SiB tem sua sede administrativa na Biblioteca Central, no Campus Carreiros, em Rio Grande. A Biblioteca Central atua como órgão coordenador das sete bibliotecas, sendo que algumas atividades hoje são desenvolvidas independentemente da Biblioteca Central. O SiB possui caráter técnico, cultural e social, tendo como objetivo principal atender às atividades pedagógico-científicas da Instituição. Sua missão é viabilizar o acesso e o uso da informação à comunidade acadêmica da FURG, contribuindo para o crescimento e a qualidade da educação, da pesquisa e da extensão nesta Universidade. O SIB mantém convênio com as seguintes instituições: a) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), através da participação na Rede de Comutação Bibliográfica (COMUT), Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos (CCN) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); b) - Organização Mundial da Saúde (recebe doações da OMS através de convênio firmado com a Biblioteca da Área Acadêmica da Saúde e a FURG), e c) - Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU). d) - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e) - Secretaria de do Trabalho e da Educação na Saúde Os serviços prestados pelas Bibliotecas do SiB estão disponíveis em www.biblioteca.furg.br e, em síntese, são os seguintes: a) - Consulta local das obras na biblioteca (acervo aberto, possibilitando ao usuário o manuseio do acervo); b) - Empréstimo eletrônico domiciliar; c) - Serviço de referência (atendimento individual aos usuários, prestado por um bibliotecário ou estagiário); d) - Intercâmbio de periódicos (nacionais e estrangeiros); e) - Treinamento de usuários e visitas guiadas (através de agendamento pelos professores); f) - Comutação bibliográfica com outras instituições (nacionais e internacionais); g) - Disseminação seletiva da informação (repasse, através de e-mail de informações pertinentes aos mais diversos setores da Instituição); h) - Portal Periódicos Capes (treinamento de turmas de usuários por áreas do conhecimento e atendimento individual); i) - Levantamentos bibliográficos; j) - Acervo em Braille; k) - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); l) - Supervisão de estágios parcial e curricular aos alunos da graduação do curso de Biblioteconomia; m) - Confecção de fichas catalográficas; n) - Auxílio na normalização de documentos (utilizando as Normas de Documentação da ABNT); o) - Consulta online às Normas da ABNT selecionadas pelos docentes da Instituição; p) - Guarda- volumes, e q) - Internet wireless. O acervo é atualizado através de compra, intercâmbio de publicações da FURG com outras instituições nacionais e internacionais e por doações. A FURG conta com uma política de atualização do acervo, por meio do Sistema de Aquisição online no ARGO, um sistema informatizado de gerenciamento de aquisições, que faz a comunicação entre as demandas de bibliografia dos docentes da Universidade e o setor responsável pelo processo de aquisição. O procedimento de solicitação é realizado diretamente pelo docente em sua área de trabalho, por meio do site www.sistema.furg.br. No sistema, o docente preenche um formulário que é conectado ao acervo e identifica a presença ou ausência da obra na Instituição. Após, é possível realizar o pedido da obra que necessita e, posteriormente ao pedido, o sistema permite realizar o acompanhamento da aquisição. Normalmente, leva-se por volta de 3 a 6 meses para a compra dos exemplares solicitados. No tocante à informatização, o SiB trabalha com o ARGO, um sistema desenvolvido na Instituição em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). O sistema permite o tratamento e a recuperação da informação por meio da Internet. Através dele, qualquer pessoa, seja da comunidade acadêmica ou externa, tem acesso às bibliotecas da FURG. Todas as bibliotecas estão conectadas, seja na rede institucional, seja pelo SiB. As bibliotecas são abertas à comunidade em geral, colocando à disposição acervos organizados e estruturados, buscando seguir as tendências atuais da informação. As consultas são de livre acesso e a pesquisa, renovação e reserva de materiais podem ser feitas por autoatendimento (microcomputadores de consulta) ou pela Internet. O acervo aberto permite ao usuário ir diretamente às estantes, orientando-se por cartazes indicativos ou pelo número de chamada obtido nos microcomputadores espalhados pelas bibliotecas para consulta, através do sistema ARGO. Caso prefira, o usuário pode utilizar o serviço de referência, que o auxilia na localização do material. O empréstimo do acervo é facultado apenas a usuários com vínculo na Instituição. A Biblioteca Central, a qual foi reformada e ampliada em 2010, possui uma área total de 2.700m2, distribuída por um novo hall de entrada, com 380 armários onde os usuários podem guardar seus pertences enquanto estiverem na biblioteca, assim como uma sala de estar. Nas instalações há um amplo salão de leitura, salão para acervo de livros, periódicos e materiais de referência, nove salas de estudo em grupo (com mesas para seis lugares), sala de acessibilidade, balcão de empréstimos, setor de referência, sanitários; área administrativa composta por sala da direção, sala da aquisição, sala de processamento técnico de livros, sala de processamento técnico de periódicos e intercâmbio, sala do setor de referência e Comut (Serviço de Comutação Bibliográfica entre instituições), secretaria e sala de recuperação de documentos. Em todo o prédio da biblioteca estão disponíveis computadores com Internet, assim como Internet wireless. A Biblioteca se propõe atender às necessidades bibliográficas do ensino de graduação e pós-graduação, provendo suporte informacional através de seus produtos e serviços. O público da Biblioteca Central é composto pelos estudantes de graduação, alunos de pós-graduação, alunos de educação a distância, professores, servidores técnico-administrativos da Universidade e a comunidade externa. O acervo do Sistema de Bibliotecas é composto por diversos tipos de materiais, tendo um total de 144.967 exemplares. Entre tais exemplares destacam-se: 114.990 livros, 17.261 periódicos, 1.332 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, 236 Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização, 1.607 Dissertações e 355 Teses. Em relação aos equipamentos para processamento e disponibilização das informações, destaca-se: 20 microcomputadores para utilização dos usuários na recuperação dos documentos (consulta ARGO), nas consultas a internet e digitação de trabalhos; 01 microcomputador para auto-renovação de empréstimos (junto a portaria); 03 microcomputadores para o atendimento de Referencia; 03 microcomputadores para realizar o empréstimo e devolução das obras; 02 microcomputadores para os serviços de Portaria (controle de chaves do guarda-volumes e saída de material); 29 microcomputadores para uso em serviços internos (3 na sala das coordenações, 4 na sala de referência, 3 na sala de acessibilidade, 3 na sala de periódicos e 9 na sala do processamento técnico, 1 na sala Restauração, 2 na sala da aquisição, 1 na sala Direção e 3 na secretaria. 01 scanner de pequeno porte; 01 scanner de médio porte; 01 maquina copiadora; e 07 impressoras. Cabe ressaltar, ainda, que a Universidade possui uma Editora universitária e esta contribui com a produção e divulgação de obras produzidas com a participação dos docentes e discentes do programa.
-
10/05/202114h00Notícia
Instagram
Siga o PPGEdu no Instagram: https://www.instagram.com/ppgedu.furg/
-
20/04/202116h41Notícia
Coordenação e Comissões
- Coordenadora
- Ângela Adriane Schmidt Bersch
Coordenadora Adjunta
Paula Correa Henning
- Membros do Colegiado
Ângela Adriane Schmidt Bersch - Paula Corrêa Henning
- Leonardo Dorneles Gonçalves
- Liliane Silva de Antiqueira
- Gustavo da Silva Freitas
- Amanda Motta Castro (docente suplente)
Lindsey Machado de Oliveira (representante discente) - Sibely Martins Miranda (representante discente suplente)
- Coordenadores das Linhas de Pesquisa
Linha 1 - Políticas Educacionais e Currículo: Leonardo Dorneles Gonçalves
Linha 2 - Formação de Professores e Práticas Educativas: Liliane Silva de Antiqueira
Linha 3 - Educação, Culturas, Identidades e Diferenças: Gustavo da Silva Freitas
- Membros da Comissão de Bolsas
-
Ângela Adriane Schmidt Bersch - Coordenadora
Paula Corrêa Henning - Coordenadora
Maria Renata Alonso Mota - Linha 1
Vânia Alves Martins Chaigar - Linha 2
Gustavo da Silva Freitas - Linha 3
Manuela Kubaski Ferreira - Representante Discente
- Membros da Comissão da Revista Momento
- Letícia Lucas Pereira Guilhamilho Ávila
- Rheuren da Silva Lourenço
- Sibely Martins Miranda
Membros da Comissão das Mídias Digitais- Barbara Cordeiro Borges
- Lindsey Machado de Oliveira
Membros da Comissão de Acompanhamento dos Egressos- Guilhermino da Cruz dos Santos
Membros da Comissão de Autoavaliação- Lindsey Machado de Oliveira
- Ana Carla Soares da Silva
Membros da Comissão de Acolhimento- Cecília Gazaniga Fontoura
- Daniele Nunes Valentim
- Eduardo Luiz Enderle de Oliveira Filho
- Larissa Freitas de Moraes
- Lindsey Machado de Oliveira
- Rayane Gomes Castro
- Tuany Barbosa Meneses
- Membros do Comitê da Plataforma Sucupira
- Professores
- Profa. Dra. Ângela Adriane Schmidt Bersch
-
Profa. Dra. Ana Cristina Coll Delgado
Profa. Dra. Dinah Quesada Beck
Profa. Dra. Gabriela Medeiros Nogueira
Profa. Dra. Gisele Ruiz Silva
Prof. Dr. Gustavo da Silva Freitas
Profa. Dra. Maria Renata Alonso Mota
Profa. Dra. Paula Corrêa Henning
Profa. Dra. Raquel Brandão Pereira. -
Estudantes
Barbara Cordeiro Borges
Lindsey Machado de Oliveira
Maria Helena dos Santos -
Externos
Fernando Selmar Rocha Fidalgo
Juliana Diniz Gutieres Borges
Membros da Comissão de Ações Afirmativas- Letícia Lucas Pereira Guilhamilho Ávila
-
20/04/202116h31Notícia
Linhas de Pesquisas
Linha 1 - Políticas educacionais e currículo
Congrega pesquisas que analisam as proposições, implementações e os efeitos das políticas públicas na educação e na sociedade, bem como seus desdobramentos e tensões nos currículos da Educação Básica e Superior.
Docentes permanentes:
Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Docentes colaboradores:
Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer
Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas
Congrega pesquisas no campo da formação inicial, continuada e permanente de professores, bem como investiga as práticas educativas em espaços escolares e não escolares.
Docentes permanentes:
Docentes colaboradores(as):
Janaína Soares Martins Lapuente
Professora visitante:
Professora voluntária:
Pós-doutorado:
Juliana Diniz Gutierres Borges (Bolsista CAPES)
Lucas Costa Grimaldi (Bolsista CAPES)
Juliane de Oliveira Alves Silveira
Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças
Congrega pesquisas vinculadas aos processos educativos em seus contextos históricos e contemporâneos de produção das culturas, das identidades e das diferenças nas instâncias sociais, políticas e populares.
Docentes permanentes:
Docentes colaboradores(as):
Docente visitante:
-
03/10/201715h04Notícia
Acessibilidade
Este portal segue as diretrizes do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 2.12.2004.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os atalhos padrões do governo federal são:
- Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
- Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
- Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
- Teclando-se Alt + 4 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao rodapé do site.
Esses atalhos valem para o navegador Chrome, mas existem algumas variações para outros navegadores.
Quem prefere utilizar o Internet Explorer é preciso apertar o botão Enter do seu teclado após uma das combinações acima. Portanto, para chegar ao campo de busca de interna é preciso pressionar Alt+3 e depois Enter.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Dicas, links e recursos úteis:
- Acessibilidade Legal (link externo)
- Acesso Digital (link externo)
-
03/10/201713h35Notícia
Revista
A Revista MOMENTO - Diálogos em Educação, sediada no Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, possui fluxo quadrimestral e direciona-se à publicação de artigos científicos inéditos e de entrevistas, escritas em Língua Portuguesa, em Língua Espanhola e Língua Inglesa que tratem de experiências docentes, práticas pedagógicas e pesquisas concluídas que atendam ao escopo da revista. A Revista Momento-Diálogos em Educação, possibilita o fortalecimento de redes de pesquisa nacionais e internacionais que contribuem para a consolidação da qualidade do debate educacional. Esta revista conta com a política de acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A revista foi criada no ano de 1983 e está disponível nas versões online e impressa. Atualmente, a professora Gabriela Medeiros Nogueira e a professora Ângela Adriane Schmidt Bersch, docentes do programa, são as editoras da revista. A revista se insere nas áreas de Educação e Ensino, sendo avaliada no Qualis periódico como B2 (Educação) B3 (Ensino).
Link para o site: https://periodicos.furg.br/momento
Link de acesso para o Estatuto da Revista Momento: Estatuto
E-mail: revistamomentofurg@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/revistamomentofurg
Instagram: https://www.instagram.com/momentofurg/Twitter: https://twitter.com/momentofurgTelegram: https://t.me/momentofurg -
03/10/201713h34Notícia
Discentes
Discentes Regulares 2024/2
- CECÍLIA GAZANIGA DA FONTOURA
- CHRISTIANE SOARES RODRIGUES
- DÉBORA PINTANEL DIAS OSSANES
- ELIZA DE MELLO SILVA
- JOICE AMARAL PADILHA
- LETÍCIA LUCAS PEREIRA GUILHAMILHO ÁVILA
- LIANY GONZALES MATTOZO COSTA
- MANOELLA PARANHOS DUARTE
- MANUELA KUBASKI FERREIRA
- MÁRCIA CASILDE REIS DOMINGUES
- MARIANA ALVES GONÇALVES
- MICHELE SILVA BASTOS
- NATÁLIA GARCIA GUERREIRO GOWERT
RHEUREN DA SILVA LOURENÇO - ROBERTA SIQUEIRA SERRANO
- SIBELLY MARTINS MIRANDA
- TIÉLEN NUNES SIQUEIRA MARTINS
Discentes Regulares 2023/2
- ADRIELLY LEMOS CORRÊA
- ANA CARLA SOARES DA SILVA
- ANDRIELE DOS SANTOS MARINHO
- ANGELO MÁXIMO COSTA MOLINA
- BARBARA CORDEIRO BORGES
- CLAUDETE MILCZAREK
- DANIELE VALENTIM NUNES
- DEISE CRISTINA VIANA PEREIRA PADILHA
- DENNER RODRIGUES GOULART
- DIEGO DAVID SOUZA GONÇALVES
- EDUARDO LUIZ ENDERLE
- FERNANDA ALVES ROCHA
- GABRIEL BALDEZ FURTADO
- GIOVANA BECHER FRANÇA
- HAYANE CASSALES FERNANDES
- JULIANA DA SILVA SILVA
- LARISSA FREITAS DE MORAES
- LARISSA MEDINA MARQUES
- LINDSEY MACHADO DE OLIVEIRA
- MARIA HELENA DOS SANTOS
- MARIANA RIBEIRO DA SILVA
- MARÍLIA ZUCHOSKI NEVES
- PAOLA NUNES DOS SANTOS
- RAFAEL LACHNIT DA SILVA
- RAYANE GOMES CASTRO
- RENATA DE AQUINO MEDEIROS DOS SANTOS
- ROSIARA MARIA FRANCISCA DA SILVA CHAVES
- TATIANE CARIJIO ZUCCHETTI
- TUANY BARBOSA MENESES
Discentes Regulares 2022/2
- ALEXSANDER LAVOURA DE MATTOS
- CLAUDIA TREICHEL HELLER
- CRISTIANE MORTÁGUA OLIVEIRA
- DIEGO GABRIEL MACHADO BORGES
- GABRIELE DA SILVA LACO
- HELEN OLIVEIRA MONTEIRO
- HUGO GILVAN DOS SANTOS ANASTACIO
- IZABEL PERDONI SOARES
- JÉSSICA FONSECA DE OLIVEIRA
- JULIANA SILVA CABRERA
- JULIANA SILVEIRA OLIVEIRA
- KELLY DA SILVA BRUM
- LAURA LACO BARBOSA
- LEONARDO DE SOUZA RODRIGUES
- LETICIA RODRIGUES BENITES
- MARIANA DE MELLO RODRIGUES
- MARINA BASTOS CAPUA
- MARIO LANDIR NOGUEZ NETO
- MILENE GONZALEZ LOPEZ BANDEIRA
- RAQUEL SCHENQUE DE FREITAS
- SHERELISE DUARTE
Discentes regulares 2021/2
- ALICIANE HARTWIG ZARNOTT
- ANA CAROLINA SCOTT HOOD DOS SANTOS
- ANDERSON LUIZ GONZALEZ
- ANFDRÉ LUIS MARTINS PINTO
- ANDRESSA NUNES MARTINS
- ANDREZA VELHO DE LIMA
- ANTONIO JORGE FERREIRA SEVERINO
- ARIANE QUEVEDO ACOSTA
- CARLOS FERNANDES JUNIOR
- DAIANA VIACELLI FERNANDES
- DANIELE MORAES DA SILVA
- DIEGO PINTO SANTOS
- ERASMO SOARES DOS SANTOS
- ESTELA SOUZA DE CASTRO
- EUGERBIA PAULA ROCHA
- FELIPE DE OLIVEIRA MOTTA
- JANUÁRIO MANUEL INSIGUÉ
- JÉSSICA PEREIRA DA SILVA
- JOSOELA CENCI GUEDES
- KATIUSCIA RODRIGUES DE CAMPOS TORRES
- LÍDIA OLIVEIRA DIAS
- LÍVIA LEMPEK TRINDADE MONTEIRO
- MAGDA BEATRIZ BRITO ALVES
- MELINA TERRA DOS SANTOS
- MICHELE ALAISE FLORES BORGES
- PAULO DOS SANTOS LIMA JUNIOR
- PRISCILA MIRAPALHETA CONCEIÇÃO
- STEPHANY SILVEIRA DA SILVA
- TAÍS BARBOSA RODRIGUES
- TAIS MENDES ALVES
- VERÔNICA AMORIM SARAIVA
Discentes regulares 2021/2
- GERSON ANDRÉS ALVARADO PINEDA
Discentes regulares 2020/2
- ALISSON SOUZA CORRÊA
- ANA FARVLAINE OLIVEIRA MARQUES
- ANA ROBERTA MACHADO SIQUEIRA
- CAROLINA CAPORAL DANTAS COSTA
- DANIEL NASCIMENTO NUNES
- EMILENE OLIVEIRA BRUM
- FERNANDA FARIAS OLIVEIRA
- GABRIELA CORRÊA LOPRESTI
- GABRIELE COSTA PEREIRA
- JOSIANE FREITAS DAVID
- JULIANA SOARES
- KELLEN ALVES OLIVEIRA
- LORAINE PEIXOTO LIMA
- LUIZ OTAVIO BORGES
- MAIARA MESQUITA GARCIA
- MANOELA MANDAGARÁ FUENTES
- MARA RUBIA GARCIA PEDROSO
- MAYARA PORTO PESTANA
- MONIQUE CUNHA DE SOUZA
- PAOLA LOPES DE BEM
- PATRICK SALAZAR DA SILVA
- PAULA MIÑO OLIVEIRA DA FONSECA
- ROBSON COSTA SOARES
- SABRINA DE CASTRO BOTELHO
- SELENE BARENHO SOARES
- SIMONE DE ARAUJO SPOTORNO MARCHAND
- VITHÓRIA SILVA OLEIRO
- WILSON MARQUES NAVARRO JÚNIOR
Discentes regulares 2019/2
- MARISA RODRIGUES FARIAS
- MÔNICA COSTA BUENO
- PAULA BEATRIZ ESPINDOLA DE SOUZA
- RAFAEL PEREIRA PEREIRA
Discentes regulares 2018/2
-
03/10/201713h29Notícia
Infraestrutura
1-Laboratórios
A universidade conta com salas de docentes ocupadas em geral por dois, no máximo 3 professores, equipadas com armários para guardar material, computadores, impressoras, internet e mesas de trabalho. Além disso, o Instituto de Educação oferece uma sala de reuniões com capacidade para até 15 pessoas, a qual pode ser utilizada para orientações, reuniões de grupos de pesquisa, acolhimento de pesquisadores visitantes, rodas de conversa, etc. Tal sala conta com ar condicionado, uma mesa grande de reunião, dois computadores e uma televisão tela plana de 50 polegadas para compartilhamento de tela durante as reuniões. Além disso, o Instituto de Educação disponibiliza aos professores outra sala com um computador e impressora/copiadora, para que os mesmos possam reproduzir os materiais necessários. Nesta sala, também há uma mesa menor com capacidade para cinco pessoas. Além disso, estão disponíveis salas de núcleos de pesquisa com toda a infraestrutura necessária. Os núcleos são equipados com computadores interligados à internet a cabo e sinal da rede wireless, impressoras, scanner, mesas de trabalho/estudos, telefone, armários para organização de documentação, etc. As salas dos professores também estão acrescidas de materiais, acervo bibliográfico, mobiliário e equipamentos adquiridos com recursos de projetos de pesquisa dos docentes. Os estudantes do Mestrado em Educação são usuários tanto das salas de permanência dos docentes orientadores, quanto das salas destinadas aos grupos de pesquisa.
2-Biblioteca
O Sistema de Bibliotecas (SiB) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG é um órgão ligado à Pró- Reitoria de Graduação. O SiB é composto por uma Biblioteca Central e sete bibliotecas setoriais: Biblioteca Setorial da Área Acadêmica da Saúde, Biblioteca Setorial do Museu Oceanográfico, Biblioteca Setorial de Pós-Graduação em Oceanografia e Biblioteca Setorial Sala Verde Judith Cortesão. Além dessas, há três bibliotecas localizadas nos campi da FURG: Biblioteca Setorial Campus São Lourenço do Sul, Biblioteca Setorial Campus Santo Antônio da Patrulha e Biblioteca Setorial Campus Santa Vitória do Palmar. O SiB tem sua sede administrativa na Biblioteca Central, no Campus Carreiros, em Rio Grande. A Biblioteca Central atua como órgão coordenador das sete bibliotecas, sendo que algumas atividades hoje são desenvolvidas independentemente da Biblioteca Central. O SiB possui caráter técnico, cultural e social, tendo como objetivo principal atender às atividades pedagógico-científicas da Instituição. Sua missão é viabilizar o acesso e o uso da informação à comunidade acadêmica da FURG, contribuindo para o crescimento e a qualidade da educação, da pesquisa e da extensão nesta Universidade. O SIB mantém convênio com as seguintes instituições: a) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), através da participação na Rede de Comutação Bibliográfica (COMUT), Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos (CCN) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); b) - Organização Mundial da Saúde (recebe doações da OMS através de convênio firmado com a Biblioteca da Área Acadêmica da Saúde e a FURG), e c) - Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU). d) - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e) - Secretaria de do Trabalho e da Educação na Saúde Os serviços prestados pelas Bibliotecas do SiB estão disponíveis em www.biblioteca.furg.br e, em síntese, são os seguintes: a) - Consulta local das obras na biblioteca (acervo aberto, possibilitando ao usuário o manuseio do acervo); b) - Empréstimo eletrônico domiciliar; c) - Serviço de referência (atendimento individual aos usuários, prestado por um bibliotecário ou estagiário); d) - Intercâmbio de periódicos (nacionais e estrangeiros); e) - Treinamento de usuários e visitas guiadas (através de agendamento pelos professores); f) - Comutação bibliográfica com outras instituições (nacionais e internacionais); g) - Disseminação seletiva da informação (repasse, através de e-mail de informações pertinentes aos mais diversos setores da Instituição); h) - Portal Periódicos Capes (treinamento de turmas de usuários por áreas do conhecimento e atendimento individual); i) - Levantamentos bibliográficos; j) - Acervo em Braille; k) - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); l) - Supervisão de estágios parcial e curricular aos alunos da graduação do curso de Biblioteconomia; m) - Confecção de fichas catalográficas; n) - Auxílio na normalização de documentos (utilizando as Normas de Documentação da ABNT); o) - Consulta online às Normas da ABNT selecionadas pelos docentes da Instituição; p) - Guarda- volumes, e q) - Internet wireless. O acervo é atualizado através de compra, intercâmbio de publicações da FURG com outras instituições nacionais e internacionais e por doações. A FURG conta com uma política de atualização do acervo, por meio do Sistema de Aquisição online no ARGO, um sistema informatizado de gerenciamento de aquisições, que faz a comunicação entre as demandas de bibliografia dos docentes da Universidade e o setor responsável pelo processo de aquisição. O procedimento de solicitação é realizado diretamente pelo docente em sua área de trabalho, por meio do site www.sistema.furg.br. No sistema, o docente preenche um formulário que é conectado ao acervo e identifica a presença ou ausência da obra na Instituição. Após, é possível realizar o pedido da obra que necessita e, posteriormente ao pedido, o sistema permite realizar o acompanhamento da aquisição. Normalmente, leva-se por volta de 3 a 6 meses para a compra dos exemplares solicitados. No tocante à informatização, o SiB trabalha com o ARGO, um sistema desenvolvido na Instituição em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). O sistema permite o tratamento e a recuperação da informação por meio da Internet. Através dele, qualquer pessoa, seja da comunidade acadêmica ou externa, tem acesso às bibliotecas da FURG. Todas as bibliotecas estão conectadas, seja na rede institucional, seja pelo SiB. As bibliotecas são abertas à comunidade em geral, colocando à disposição acervos organizados e estruturados, buscando seguir as tendências atuais da informação. As consultas são de livre acesso e a pesquisa, renovação e reserva de materiais podem ser feitas por autoatendimento (microcomputadores de consulta) ou pela Internet. O acervo aberto permite ao usuário ir diretamente às estantes, orientando-se por cartazes indicativos ou pelo número de chamada obtido nos microcomputadores espalhados pelas bibliotecas para consulta, através do sistema ARGO. Caso prefira, o usuário pode utilizar o serviço de referência, que o auxilia na localização do material. O empréstimo do acervo é facultado apenas a usuários com vínculo na Instituição. A Biblioteca Central, a qual foi reformada e ampliada em 2010, possui uma área total de 2.700m2, distribuída por um novo hall de entrada, com 380 armários onde os usuários podem guardar seus pertences enquanto estiverem na biblioteca, assim como uma sala de estar. Nas instalações há um amplo salão de leitura, salão para acervo de livros, periódicos e materiais de referência, nove salas de estudo em grupo (com mesas para seis lugares), sala de acessibilidade, balcão de empréstimos, setor de referência, sanitários; área administrativa composta por sala da direção, sala da aquisição, sala de processamento técnico de livros, sala de processamento técnico de periódicos e intercâmbio, sala do setor de referência e Comut (Serviço de Comutação Bibliográfica entre instituições), secretaria e sala de recuperação de documentos. Em todo o prédio da biblioteca estão disponíveis computadores com Internet, assim como Internet wireless. A Biblioteca se propõe atender às necessidades bibliográficas do ensino de graduação e pós-graduação, provendo suporte informacional através de seus produtos e serviços. O público da Biblioteca Central é composto pelos estudantes de graduação, alunos de pós-graduação, alunos de educação a distância, professores, servidores técnico-administrativos da Universidade e a comunidade externa. O acervo do Sistema de Bibliotecas é composto por diversos tipos de materiais, tendo um total de 144.967 exemplares. Entre tais exemplares destacam-se: 114.990 livros, 17.261 periódicos, 1.332 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, 236 Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização, 1.607 Dissertações e 355 Teses. Em relação aos equipamentos para processamento e disponibilização das informações, destaca-se: 20 microcomputadores para utilização dos usuários na recuperação dos documentos (consulta ARGO), nas consultas a internet e digitação de trabalhos; 01 microcomputador para auto-renovação de empréstimos (junto a portaria); 03 microcomputadores para o atendimento de Referencia; 03 microcomputadores para realizar o empréstimo e devolução das obras; 02 microcomputadores para os serviços de Portaria (controle de chaves do guarda-volumes e saída de material); 29 microcomputadores para uso em serviços internos (3 na sala das coordenações, 4 na sala de referência, 3 na sala de acessibilidade, 3 na sala de periódicos e 9 na sala do processamento técnico, 1 na sala Restauração, 2 na sala da aquisição, 1 na sala Direção e 3 na secretaria. 01 scanner de pequeno porte; 01 scanner de médio porte; 01 maquina copiadora; e 07 impressoras. Cabe ressaltar, ainda, que a Universidade possui uma Editora universitária e esta contribui com a produção e divulgação de obras produzidas com a participação dos docentes e discentes do programa.
-
03/10/201713h28Notícia
Docentes
2025
Linha 1 - Políticas educacionais e currículo
Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas
Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças
2024
Linha 1 - Políticas educacionais e currículo
- Kamila Lockmann (docente permanente)
- Magda de Abreu Vicente (docente permanente)
- Maria Renata Alonso Mota (docente permanente)
- Ricardo Gonçalves Severo (docente permanente)
- Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (docente permanente)
- Leonardo Dorneles Gonçalves (docente permanente)
- Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer (docente colaborador)
Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas
- Ângela Adriane Schmidt Bersch (docente permanente)
- Billy Graeff Bastos (docente permanente)
- Caroline Braga Michel (docente permanente)
- Gabriela Medeiros Nogueira (docente permanente)
- Liliane Silva de Antiqueira (docente permanente)
- Vânia Alves Martins Chaigar (docente permanente)
- Janaína Soares Martins Lapuente (docente colaborador)
- Ana Cristina Coll Delgado (docente visitante)
- Maria Mertzani (docente voluntária)
- Juliana Diniz Gutierres Borges (estágio pós-doutoral/bolsista CAPES)
- Lucas Costa Grimaldi (estágio pós-doutoral/bolsista CAPES)
- Juliane de Oliveira Alves Silveira (estágio pós-doutoral)
- Alessandra Amaral da Silveira (estágio pós-doutoral)
Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças
- Amanda Motta Castro (docente permanente)
- Cassiane de Freitas Paixão (docente permanente)
- Gustavo da Silva Freitas (docente permanente)
- Paula Corrêa Henning (docente permanente)
- Raquel Pereira Quadrado (docente permanente)
- Dinah Quesada Beck (docente colaborador)
- Gisele Ruiz Silva (docente colaborador)
- Joice Araújo Esperança (docente colaborador)
- Fernando Selmar Rocha Fidalgo (docente visitante)
2023
Linha 1 - Políticas educacionais e currículo
- Kamila Lockmann
- Magda de Abreu Vicente
- Maria Renata Alonso Mota
- Ricardo Gonçalves Severo
- Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Leonardo Dorneles Gonçalves
- Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer
- Renata Cristina Lopes Andrade (docente colaborador)
Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas
- Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Billy Graeff Bastos
- Caroline Braga Michel
- Gabriela Medeiros Nogueira
- Liliane Silva de Antiqueira
- Vânia Alves Martins Chaigar
- Janaína Soares Martins Lapuente (docente colaborador)
- Ana Cristina Coll Delgado (docente visitante)
Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças
- Amanda Motta Castro
- Cassiane de Freitas Paixão
- Gustavo da Silva Freitas
- Paula Corrêa Henning
- Raquel Pereira Quadrado
- Dinah Quesada Beck
- Gisele Ruiz Silva
- Joice Araújo Esperança
- Fernando Selmar Rocha Fidalgo (docente visitante)
José Rogério Lopes (docente visitante)
2022
Linha 1 - Políticas educacionais e currículo
- Kamila Lockmann
- Magda de Abreu Vicente
- Maria Renata Alonso Mota
- Ricardo Gonçalves Severo
- Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer
- Renata Cristina Lopes Andrade (docente colaborador)
Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas
- Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Billy Graeff Bastos
- Caroline Braga Michel
- Gabriela Medeiros Nogueira
- Vânia Alves Martins Chaigar
- Gionara Tauchen
- Maria Mertzani (docente visitante)
Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças
- Amanda Motta Castro
- Gustavo da Silva Freitas
- Raquel Pereira Quadrado
- Dinah Quesada Beck
- Joice Araújo Esperança
- José Rogério Lopes (docente visitante)
2021
Linha 1 - Políticas educacionais e currículo
- Kamila Lockmann
- Magda de Abreu Vicente
- Maria Renata Alonso Mota
- Ricardo Gonçalves Severo
- Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
- Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer
- Renata Cristina Lopes Andrade (docente colaborador)
Linha 2 - Formação de professores e práticas educativas
- Ângela Adriane Schmidt Bersch
- Billy Graeff Bastos
- Caroline Braga Michel
- Gabriela Medeiros Nogueira
- Vânia Alves Martins Chaigar
- Gionara Tauchen
- Maria Mertzani (docente visitante)
Linha 3 - Educação, culturas, identidades e diferenças
- Amanda Motta Castro
- Gustavo da Silva Freitas
- Raquel Pereira Quadrado
- Dinah Quesada Beck
- Joice Araújo Esperança
- José Rogério Lopes (docente visitante)
- Marcio Rodrigo Vale Caetano (docente colaborador)
-
03/10/201713h27Notícia
Ciclo Letivo
Calendário
O período 1-2021 será realizado entre 29 de março e 28 de maio e, após intervalo, entre 21 de junho e 23 de julho.
Horário das disciplinas
Reuniões do Colegiado
17 de março
14 de abril
19 de maio
23 de junho
21 de julho
18 de agosto
15 de setembro
20 de outubro
17 de novembro
15 de dezembro
Bancas
Defesa de Mestrado - Nadine Silva dos Santos
Qualificação de Mestrado - Shay de los Santos Rodriguez
Qualificação de Mestrado - Mônica Meireles Costa
Qualificação de Mestrado - Laís dos Santos
-
03/10/201713h26Notícia
Pesquisa
Linhas de Pesquisa
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Grupos de Pesquisa
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Projetos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
-
03/10/201713h25Notícia
Programa de Pós-Graduação em Educação
A Universidade Federal do Rio Grande – FURG está situada no município do Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. Desde a sua criação em 1969, a mesma tem se envolvido nos processos de desenvolvimento regional e local especialmente através das ações de formação e de pesquisa. Nos últimos anos a FURG vem passando por ampliação estrutural estratégica, aumento de cursos de graduação e pós-graduação. Sendo uma instituição pública vem se consolidando a partir de uma série de esforços coletivos no sentido de prover a região sul do país e alavancar o desenvolvimento regional.
A proposta de criação de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação atende a demandas institucionais e regionais. No que tange à contextualização institucional, essa proposta caracteriza-se como uma resposta a objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, para o período de 2011/2014. Em sua missão a FURG tem como campo principal de atuação o Ecossistema Costeiro e busca produzir, organizar e disseminar o conhecimento sobre esse ambiente, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. A FURG propõe-se oficialmente a consolidar sua imagem nacional e internacional como importante centro de estudos do ecossistema costeiro, comprometendo-se com o desenvolvimento pleno da região.
Na presente proposta a Educação é entendida como um processo contínuo e dinâmico em que decisões são tomadas, visando o uso sustentável, desenvolvimento e proteção dos recursos naturais e humanos. Através da pesquisa na área educacional pretende elaborar a construção coletiva do conhecimento, visando despertar potencialidades locais e educacionais, no sentido de formar um coletivo de professores-pesquisadores, que indiquem soluções e alternativas para os constantes desafios que a área educacional apresenta, no ambiente local e regional do ecossistema costeiro, no qual diversas comunidades estão inseridas. Tais ações estão alinhadas diretamente com o Plano de Desenvolvimento Institucional que, no tema de interesse central (Ecossistema Costeiro), define dentre seus objetivos a ampliação e a oferta de programas de pós-graduação. Essa ampliação deve, segundo o PDI, priorizar as propostas adequadas às necessidades da região e as que promovam a integração de diferentes áreas do conhecimento. O caráter integrado e multidisciplinar constitui a proposta aqui apresentada, a qual também atende a uma demanda de formação de recursos humanos na região, na área de educação.
A região costeira do Estado do Rio Grande do Sul e, particularmente, na região estuarina da Lagoa dos Patos (local de inserção geográfica da FURG) tem apresentado um crescimento populacional acelerado, acompanhado de uma crescente atividade educacional. Além disso, a FURG tem formado, através dos seus diversos cursos de formação de professores, em especial o curso de Pedagogia, um elevado número de docentes - aproximadamente 2.500 formados - que necessitam de formação continuada, bem como aprimoramento de seus estudos, que somente um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu pode oferecer. O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) é vinculado ao Instituto de Educação (IE), da FURG. O IE é uma Unidade que congrega dois cursos de graduação: Pedagogia e Educação Física-Licenciatura, três PPG: o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde.
Nesse sentido, o PPGEDU aqui apresentado tem sua organização pautada na excelência e no rigor acadêmico e científico na área específica da EDUCAÇÃO; no desenvolvimento de um pensamento voltado para os desafios presentes nesta área e na formulação de proposições tanto para os espaços educativos formais, em especial a escola pública, quanto para os processos formativos presentes nos espaços informais.
O Programa/curso de Mestrado em Educação foi homologado pelo Parecer CNE/CES N. 245/2011 - Portaria n. 982, publicada no D.O.U em 30.07.2012, iniciando seu funcionamento com Nota 3.
Em 2017, o Programa de Pós-Graduação em Educação é submetido a avaliação quadrienal (2013-2016), obteve um grande reconhecimento por parte da Comissão de Avaliação da CAPES, consubstanciado pelo aumento da sua nota, de 3 para 4. Embora a história do PPGEDU seja bastante recente ela demonstra o rápido crescimento, fortalecimento e consolidação do Programa.
Últimas Notícias