• Publicações de 2014
  • Publicações de 2015
  • Publicações de 2016
  • Publicações de 2020
  • Publicações de 2017
  • Publicações de 2018
  • Publicações de 2019
  • Publicações de 2021
  • Publicações de 2022
  • Publicações de 2023
  • Publicações de 2024

    Aliciane Hartwig Zarnott

    Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD: Uma reflexão sobre as concepções de infância, Educação Infantil e alguns efeitos na regulação da docência

    Orientadora: Profa. Dra. Maria Renata Alonso Mota

    Coorientadora: Profa. Dra. Ana do Carmo Goulart Gonçalves

     


    Ana Roberta Machado Siqueira

    Os (des)caminhos de uma pesquisa: (auto)formação, experiência e narrativa como resistência em tempos de pandemia.

    Orientadora:  Profa. Vânia Alves Martins Chaigar


     

    Andre Luis Martins Pinto

    Futsal Misto: vivências entre gêneros através do esporte - um estudo no Município do Rio Grande - RS.

    Orientador: Prof. Dr. Billy Graeff Bastos


     

    Carolina Caporal Dantas Costa 

    O Caráter Capitalista da BNC-Formação: passos largos rumo à precarização docente

    Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves


     

    Carlos Fernandes Jr.

    A recontextualização da reforma do Ensino Médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande

    Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves


     

    Daiana Viacelli Fernandes

    A DANÇA E O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA (MST): PRÁTICAS, PRATICANTES, SENTIDOS E SIGNIFICADOS EM UM ASSENTAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL

    Orientador: Prof. Dr. Gustavo da Silva Freitas


     

    Erasmo Soares dos Santos

    Entre o público e o privado: uma análise da parceria entre o Instituto Alcoa e a gestão escolar no município de Juruti-PA (2020-2022)

    Orientadora: Profa.  Dra. Magda de Abreu Vicente


     

    Eugerbia Paula da Rocha

    Violências de gênero na escola: narrativas docentes no contexto do Cariri cearense

    Orientadora: Profa. Dra. Raquel Pereira Quadrado


     

    Gerson Andrés Alvarado Pineda

    A NOVA GESTÃO PÚBLICA E A GESTÃO EDUCACIONAL DA COLÔMBIA

    Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves


     

    Lívia Lempek Trindade Monteiro

    Tempo de aprender e a formação de professores da Educação Infantil: Uma análise de videoaulas

    Orientadora: Profa. Dra. Gabriela Medeiros Nogueira


     

    Magda Beatriz Brito Alves

    "Gestão do caos" : a formação de gestores escolares no estado do RS - (2021-2023)

    Orientadora: Profa. Dra. Magda de Abreu Vicente


     

    Manuela Mandagará Fuentes

    Docência e o ensino remoto emergencial : problematizando o fazer e a identidade profissional docente no atendimento educacional especializado no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Orientadora: Profa. Dinah Quesada Beck


     

    Milene Gonzalez Lopez Bandeira

    BNC-DIRETOR ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA

    Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

    Co-orientadora: Profa. Dra. Simone Barreto Anadon


     

    Michele Alaise Flores Borges 

    Entre laços e letras : a proposta pedagógica de uma alfabetizadora e as orientações às famílias em tempos de pandemia

    Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel


     

    Monique Cunha de Souza

    Corpos gordos no Instagram: narrativas que emergem a partir do perfil da Instagrammer Thais Carla

    Orientadora: Profa. Dra. Raquel Pereira Quadrado


     

    Paulo Santos Lima Júnior  

    Entre bloqueios e desbloqueios: a incorporação das TDICs no período pré e pós-pandemia de COVID-19, na perspectiva dos professores

    Orientador; Prof. Dr. Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer


     

    Patrick Salazar da Silva

    A participação de professores/as na cultura digital durante a pandemia de Covid-19: uma análise de representações em reportagens da revista Nova Escola

    Orientadora: Joice Araujo Esperanca


     

    Taís Barbosa Rodrigues

    As lives do "Ciclo de Seminários sobre alfabetização na pandemia da Covid-19" : uma proposta de formação continuada em rede

    Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel


     

    Verônica Amorim Saraiva

    A avaliação da aprendizagem da alfabetização de crianças no ensino remoto emergencial em uma escola do campo do município de Santa Vitória do Palmar–RS

    Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel


     

    Wilson Marques Navarro Jr.

    POLÍTICAS ETNOEDUCACIONAIS PARA OS SATERÉ MAWÉ NAS ALDEIAS DO RIO MAMURU – PA

    Orientador: Prof. Dr. Ricardo Gonçalves Severo.


     

    Lídia Oliveira Dias

    Os processos formativos vivenciados pelas educadoras no contexto da Educação Infantil como promotores de resiliência profissional

    Orientadora: Ângela Schmidt Bersch


     

    dissertações publicadas em 2024 

    Acesso no site: https://argo.furg.br/

     

  • Dissertações - 2024

    Aliciane Hartwig Zarnott

    Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD: Uma reflexão sobre as concepções de infância, Educação Infantil e alguns efeitos na regulação da docência

    Orientadora: Profa. Dra. Maria Renata Alonso Mota

    Coorientadora: Profa. Dra. Ana do Carmo Goulart Gonçalves

     


    Ana Roberta Machado Siqueira

    Os (des)caminhos de uma pesquisa: (auto)formação, experiência e narrativa como resistência em tempos de pandemia.

    Orientadora:  Profa. Vânia Alves Martins Chaigar


     

    Andre Luis Martins Pinto

    Futsal Misto: vivências entre gêneros através do esporte - um estudo no Município do Rio Grande - RS.

    Orientador: Prof. Dr. Billy Graeff Bastos


     

    Carolina Caporal Dantas Costa 

    O Caráter Capitalista da BNC-Formação: passos largos rumo à precarização docente

    Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves


     

    Carlos Fernandes Jr.

    A recontextualização da reforma do Ensino Médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande

    Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves


     

    Daiana Viacelli Fernandes

    A DANÇA E O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA (MST): PRÁTICAS, PRATICANTES, SENTIDOS E SIGNIFICADOS EM UM ASSENTAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL

    Orientador: Prof. Dr. Gustavo da Silva Freitas


     

    Erasmo Soares dos Santos

    Entre o público e o privado: uma análise da parceria entre o Instituto Alcoa e a gestão escolar no município de Juruti-PA (2020-2022)

    Orientadora: Profa.  Dra. Magda de Abreu Vicente


     

    Eugerbia Paula da Rocha

    Violências de gênero na escola: narrativas docentes no contexto do Cariri cearense

    Orientadora: Profa. Dra. Raquel Pereira Quadrado


     

    Gerson Andrés Alvarado Pineda

    A NOVA GESTÃO PÚBLICA E A GESTÃO EDUCACIONAL DA COLÔMBIA

    Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves


     

    Lívia Lempek Trindade Monteiro

    Tempo de aprender e a formação de professores da Educação Infantil: Uma análise de videoaulas

    Orientadora: Profa. Dra. Gabriela Medeiros Nogueira


     

    Magda Beatriz Brito Alves

    "Gestão do caos" : a formação de gestores escolares no estado do RS - (2021-2023)

    Orientadora: Profa. Dra. Magda de Abreu Vicente


     

    Manuela Mandagará Fuentes

    Docência e o ensino remoto emergencial : problematizando o fazer e a identidade profissional docente no atendimento educacional especializado no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Orientadora: Profa. Dinah Quesada Beck


     

    Milene Gonzalez Lopez Bandeira

    BNC-DIRETOR ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA

    Orientadora: Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

    Co-orientadora: Profa. Dra. Simone Barreto Anadon


     

    Michele Alaise Flores Borges 

    Entre laços e letras : a proposta pedagógica de uma alfabetizadora e as orientações às famílias em tempos de pandemia

    Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel


     

    Monique Cunha de Souza

    Corpos gordos no Instagram: narrativas que emergem a partir do perfil da Instagrammer Thais Carla

    Orientadora: Profa. Dra. Raquel Pereira Quadrado


     

    Paulo Santos Lima Júnior  

    Entre bloqueios e desbloqueios: a incorporação das TDICs no período pré e pós-pandemia de COVID-19, na perspectiva dos professores

    Orientador; Prof. Dr. Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer


     

    Patrick Salazar da Silva

    A participação de professores/as na cultura digital durante a pandemia de Covid-19: uma análise de representações em reportagens da revista Nova Escola

    Orientadora: Joice Araujo Esperanca


     

    Taís Barbosa Rodrigues

    As lives do "Ciclo de Seminários sobre alfabetização na pandemia da Covid-19" : uma proposta de formação continuada em rede

    Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel


     

    Verônica Amorim Saraiva

    A avaliação da aprendizagem da alfabetização de crianças no ensino remoto emergencial em uma escola do campo do município de Santa Vitória do Palmar–RS

    Orientadora: Profa. Dra. Caroline Braga Michel


     

    Wilson Marques Navarro Jr.

    POLÍTICAS ETNOEDUCACIONAIS PARA OS SATERÉ MAWÉ NAS ALDEIAS DO RIO MAMURU – PA

    Orientador: Prof. Dr. Ricardo Gonçalves Severo.


     

    Lídia Oliveira Dias

    Os processos formativos vivenciados pelas educadoras no contexto da Educação Infantil como promotores de resiliência profissional

    Orientadora: Ângela Schmidt Bersch


     

    dissertações publicadas em 2024 

    Acesso no site: https://argo.furg.br/