• Portal do Governo Brasileiro
Universidade
Federal do Rio Grande
  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu 2
  • Ir para a busca 3
  • Ir para o rodapé 4
  • Português
  • Inglês
  • Espanhol
  • Alto contraste
  • Mapa do Site


Logo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Programa de Pós-Graduação em Educação

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

Destaque

  • Editais
    • Editais Abertos
    • Editais Encerrados
  • Atas do Colegiado
  • Formulários
  • Quadro de Disciplinas

Notícias

  • Notícias

Programa

  • Apresentação
  • Área de Concentração
  • Linhas de Pesquisas
  • Docentes
    • Docentes 2025
    • Docentes 2024
    • Docentes 2023
    • Docentes 2022
    • Docentes 2021
  • Estrutura Curricular
  • Grupos de Pesquisa
  • Projetos de Pesquisa
  • Coordenação e Comissões
  • Revista Momento - Diálogos em Educação
  • Planejamento Estratégico 2025-2028
  • Autoavaliação

Discentes

  • Processo Seletivo
  • Bolsas
  • Discentes regulares
    • Discentes regulares 2024/2
    • Discentes regulares 2023/2
    • Discentes regulares 2022/2
    • Discentes regulares 2021/2
    • Discentes regulares 2020/2
    • Discentes regulares 2019/2
    • Discentes regulares 2018/2
  • Alunos/as especiais
    • Alunos/as especiais 2025/1
    • Alunos/as especiais 2024/2
    • Alunos/as especiais 2024/1
    • Alunos/as especiais 2023/2
    • Alunos/as especiais 2023/1
  • Egressos
    • Egressos 2024
    • Egressos 2023
    • Egressos 2022
    • Egressos 2021
    • Egressos 2020
    • Egressos 2019
    • Egressos 2018
    • Egressos 2017
    • Egressos 2016
    • Egressos 2015
    • Egressos 2014
  • Dissertações
    • Dissertações - 2025
    • Dissertações - 2024
    • Dissertações - 2023
    • Dissertações - 2022
    • Dissertações - 2021
    • Dissertações - 2020
    • Dissertações - 2019
    • Dissertações - 2018
    • Dissertações - 2017
    • Dissertações - 2016
    • Dissertações - 2015
    • Dissertações - 2014

Ciclo Letivo

  • Quadro de Disciplinas
  • Reuniões do Colegiado

Documentos

  • Atas do Colegiado
  • Atas das Reuniões Docentes
  • Atas das Comissões
  • Normativas e Regimentos
  • Formulários
  • Editais
    • Editais Vigentes
    • Editais Encerrados
  • Diretrizes e Orientações
  • PROAP

Bancas

  • Defesas
    • Defesas 2025
    • Defesas 2024
    • Defesas 2023
    • Defesas 2020
    • Defesas 2022
    • Defesas 2021
  • Qualificações
    • Qualificações 2025
    • Qualificações 2024
    • Qualificações 2023
    • Qualificações 2022
    • Qualificações 2021
    • Qualificações 2020

Secretaria

  • Contato

E-mail: ppgeducacao@furg.br

       

  • Você está aqui:  
  • Início >
  • Defesas

Destaque

  • Editais
    • Editais Abertos
    • Editais Encerrados
  • Atas do Colegiado
  • Formulários
  • Quadro de Disciplinas

Notícias

  • Notícias

Programa

  • Apresentação
  • Área de Concentração
  • Linhas de Pesquisas
  • Docentes
    • Docentes 2025
    • Docentes 2024
    • Docentes 2023
    • Docentes 2022
    • Docentes 2021
  • Estrutura Curricular
  • Grupos de Pesquisa
  • Projetos de Pesquisa
  • Coordenação e Comissões
  • Revista Momento - Diálogos em Educação
  • Planejamento Estratégico 2025-2028
  • Autoavaliação

Discentes

  • Processo Seletivo
  • Bolsas
  • Discentes regulares
    • Discentes regulares 2024/2
    • Discentes regulares 2023/2
    • Discentes regulares 2022/2
    • Discentes regulares 2021/2
    • Discentes regulares 2020/2
    • Discentes regulares 2019/2
    • Discentes regulares 2018/2
  • Alunos/as especiais
    • Alunos/as especiais 2025/1
    • Alunos/as especiais 2024/2
    • Alunos/as especiais 2024/1
    • Alunos/as especiais 2023/2
    • Alunos/as especiais 2023/1
  • Egressos
    • Egressos 2024
    • Egressos 2023
    • Egressos 2022
    • Egressos 2021
    • Egressos 2020
    • Egressos 2019
    • Egressos 2018
    • Egressos 2017
    • Egressos 2016
    • Egressos 2015
    • Egressos 2014
  • Dissertações
    • Dissertações - 2025
    • Dissertações - 2024
    • Dissertações - 2023
    • Dissertações - 2022
    • Dissertações - 2021
    • Dissertações - 2020
    • Dissertações - 2019
    • Dissertações - 2018
    • Dissertações - 2017
    • Dissertações - 2016
    • Dissertações - 2015
    • Dissertações - 2014

Ciclo Letivo

  • Quadro de Disciplinas
  • Reuniões do Colegiado

Documentos

  • Atas do Colegiado
  • Atas das Reuniões Docentes
  • Atas das Comissões
  • Normativas e Regimentos
  • Formulários
  • Editais
    • Editais Vigentes
    • Editais Encerrados
  • Diretrizes e Orientações
  • PROAP

Bancas

  • Defesas
    • Defesas 2025
    • Defesas 2024
    • Defesas 2023
    • Defesas 2020
    • Defesas 2022
    • Defesas 2021
  • Qualificações
    • Qualificações 2025
    • Qualificações 2024
    • Qualificações 2023
    • Qualificações 2022
    • Qualificações 2021
    • Qualificações 2020

Secretaria

  • Contato

E-mail: ppgeducacao@furg.br

       

  • 20/02/2025
    00h49
    Notícia

    Defesas 2025

    • Mario Landir Noguez Neto 
    • Título: ONG PORTO DA VILA: rastros e tramas da relação estabelecida entre Projetos Sociais Esportivos e violência
    • Data:  04/02/2025 às 14h
    • Banca: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer (orientador), Kamila Lockmann (FURG) e Valdelaine da Rosa Mendes (UFPel)

    • Sherelise Alves Duarte
    • Título: Envelhecimento e identidade docente: histórias de vida de professores(as) velhos(as) atuantes no ensino superior em uma universidade no sul do país
    • Data: 29/01/2025 às 9h
    • Banca: Gustavo da Silva Freitas (orientador), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG) e Sérgio Roberto Chaves Júnior (UFPR)

    • Gabriele da Silva Laco
    • Título: Discursos sobre o que é ser docente de crianças no Curso de Pedagogia: um estudo sobre as identidades profissionais de sujeitos homens em período de estágio
    • Data: 15/01/2025 às 9h
    • Banca: Dinah Quesada Beck (orientadora), Gisele Ruiz Silva (FURG) e Bianca Salazar Guizzo (UFRGS)
  • 20/02/2025
    00h48
    Notícia

    Defesas 2024

    • Carolina Caporal Dantas Costa
    • Título: O Caráter Capitalista da BNC-Formação: passos largos rumo à precarização docente
    • Data: 05/02/2024 às 15h30min
    • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Katia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva (UnB)

    • Daiana Viacelli Fernandes
    • Título: Dança e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST): práticas, praticantes, sentidos e significados em um assentamento no Rio Grande Do Sul
    • Data: 07/03/2024 às 10h30min
    • Banca: Gustavo da Silva Freitas (orientador), Amanda Motta Castro (FURG), Elisângela Chaves (UFMG) e Leila Cristiane Pinto Finoqueto (FURG)

      Erasmo Soares dos Santos
    • Título: Entre o público e o privado: uma análise da parceria entre o Instituto Alcoa e a gestão escolar no município de Juruti-PA (2020-2022)
    • Data: 19/02/2024 às 9h30min
    • Banca: Magda de Abreu Vicente (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Álvaro Luiz Moreira Hypólito (UFPEL)

    • Magda Beatriz Brito Alves
    • Título: “O CARA QUE FAZ MILAGRES”: A FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NO ESTADO DO RS – (2021-2023)
    • Data: 22/03/2024 às 9h30min
    • Banca: Magda de Abreu Vicente (orientadora), Ricardo Gonçalves Severo (FURG), Lorena Almeida Gill (UFPEL) e Simone Gonçalves da Silva (UFPEL)

    • Aliciane Hartwig Zarnott
    • Título: Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD: Uma reflexão sobre as concepções de infância, Educação Infantil e alguns efeitos na regulação da docência
    • Data: 04/04/2024 às 9h
    • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Ana do Carmo Goulart Gonçalves (FURG), Caroline Braga Michel (FURG) e Morgana Domênica Hattge (UNIVATES)

    • Ana Carolina Scott-Hood dos Santos
    • Título: A pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos para o currículo de uma escola de Educação Infantil de São José do Norte – RS
    • Data: 10/04/2024 às 9h
    • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Marta Nörnberg (UFPEL)

    • Andre Luis Martins Pinto
    • Título: FUTSAL MISTO: VIVÊNCIAS ENTRE GÊNEROS ATRAVÉS DO ESPORTE – UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE/RS
    • Data: 05/04/2024 às 8h30min
    • Banca: Billy Graeff Bastos (FURG), Raquel Pereira Quadrado (FURG) e Renato Francisco Rodrigues Marques (USP)

    • Andreza Velho de Lima
    • Título: “Coloquem uma coisa na cabeça de vocês, educar uma criança é repetição”: uma problematização acerca da educação domiciliar no Brasil e suas implicações na Educação Infantil
    • Data: 21/05/2024 às 9h
    • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Ricardo Gonçalves Severo (FURG) e Rochelle da Silva Santaiana (UFRGS)

    • Milene Gonzalez Lopez Bandeira
    • Título: BNC-DIRETOR ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA
    • Data: 09/05/2024 às 14h
    • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Simone Barreto Anadon (UFPel), Janaina Soares Martins Lapuente (FURG) e Simone Gonçalves da Silva (UFPel)

    • Katiúscia Rodrigues de Campos
    • Título: Avaliação da aprendizagem em tempos de Ensino Remoto Emergencial: um estudo com docentes do 1° ano do Ensino Fundamental
    • Data: 20/06/2024 às 9h
    • Banca: Dinah Quesada Beck (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), e Bianca Salazar Guizzo (UFRGS)

    • Paulo Santos Lima Junior
    • Título: Entre bloqueios e desbloqueios: a incorporação das TDICs no período pré e pós-pandemia de COVID-19, na perspectiva dos professores
    • Data: 29/05/2024 às 9h
    • Banca: Luiz Felipe Ancantara Hecktheuer (orientador), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG), Cintia Inês Boll (UFRGS) e Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves (FURG)

    • Josoela Cenci Guedes
    • Título: A EDUCAÇÃO PATRIARCAL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER
    • Data: 15/08/2024 às 14h
    • Banca: Gustavo Freitas (orientador), Fernando Fidalgo (coorientador), Cassiane Paixão (FURG) e Danielle Bastos Lopes (UERJ)

    • Claudia Treichel Heller
    • Título: A Gestão Compartilhada em escolas de educação infantil de São Lourenço do Sul/RS: uma privatização renomeada
    • Data: 16/09/2024 às 15h
    • Banca: Magda de Abreu Vicente (orientadora), Fernando Fidalgo (FURG) e Valdelaine da Rosa Mendes (UFPel)

    • Helen de Oliveira Monteiro
    • Título: ESCOLARIZAÇÃO DOMÉSTICA NO BRASIL: ENTRE O CONSERVADORISMO POLÍTICO E O FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO
    • Data: 24/09/2024 às 14h30min
    • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Ricardo Gonçalves Severo (FURG) e Rejane Ramos Klein (UFRGS)

    • Priscila Mirapalheta Conceição
    • Título: Vivências da meditação com a/na Educação Infantil: ressonâncias no processo educativo das crianças
    • Data: 27/09/2024 às 8h30min
    • Banca: Angela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Camila Borges Ribeiro (coorientadora), Paula Henning (FURG), Caroline Braga Michel (FURG) e Cecília Oliveira Boanova (IFSUL)

    • Raquel Schenque de Freitas
    • Título: As percepções das famílias de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o ensino remoto emergencial e o retorno ao ensino presencial no município de Rio Grande
    • Data: 09/12/2024 às 14h30min
    • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Vania Alves Martins Chaigar (FURG) e Morgana Domênica Hattge (UNIVATES)

    • Cristiane Mortágua Oliveira 
    • Título: A cisão histórica da Educação Infantil e alguns contornos contemporâneos no município do Rio Grande – RS: nuances e limiares
    • Data: 18/12/2024 às 18h
    • Banca: Dra. Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Ana do Carmo Goulart Gonçalves (coorientadora), Gisele Ruiz Silva (FURG) e Angela Maria Scalabrin Coutinho (UFPR)

      Juliana Silva Cabrera
    • Título: As percepções das famílias de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o ensino remoto emergencial e o retorno ao ensino presencial no município de Rio Grande
    • Data: 20/12/2024 às 14h
    • Banca: Caroline Braga Michel (orientadora), Gustavo Freitas (FURG) e Eduardo Arriada (UFPel) 

    • Jessica Pereira da Silva
    • Título: Itinerários formativos do Novo Ensino Médio e seus efeitos nos processos identitários e no trabalho docente
    • Data: 19/12/2024 às 8h
    • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Simone Gonçalves da Silva (UFPel) 

    • Leticia Rodrigues Benites
    • Título: Avaliação da alfabetização: o que dizem as pesquisas?
    • Data: 19/12/2024 às 17h30min
    • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), Carmen Regina Gonçalves Ferreira (UFPEL) e Adriana Cavalcanti dos Santos (UFAL)

    • Leonardo de Souza Rodrigues
    • Título: Avaliação nos Projetos Sociais Esportivos em Cidades do Extremo Sul do Rio Grande do Sul: práticas educativas para além da educação formal
    • Data: 16/12/2024 às 10h
    • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Dirceu Santos Silva (UFMS)

    • Kelly da Silva Brum
    • Título: CAMINHOS ENTRE A VIDA E A FORMAÇÃO: pesquisa (auto)biográfica com uma professora que escolheu a literatura infantil como fonte de inspiração
    • Data: 17/12/2024 às 9h
    • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), Ana Lúcia Souza de Freitas (UNIPAMPA) e Helenise Sangoi Antunes (UFSM)

    • Ariane Quevedo Acosta 
    • Título: Docência e Cibercultura: uma Análise de Perfis do Instagram de Professoras Criadoras de Conteúdos Digitais
    • Data: 20/12/2024 às 8h30min
    • Banca: Joice Araújo Esperança (orientadora), Ângela Adriane Bersch Schmidt (FURG) e Antônio Maurício Medeiros (UFPEL)
  • 20/02/2025
    00h48
    Notícia

    Defesas 2023

    • Ana Farvlaine Oliveira Marques
    • Título: “ELA ATRAPALHAVA O APRENDIZADO DOS OUTROS”:OS DESLOCAMENTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS PROCESSOS DE IN/EXCLUSÃO NA ESCOLA COMUM
    • Data: 14/03/2023 às 9h
    • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Rejane Klein (UFRGS)

    • Daniel Nascimento Nunes
    • Título: Insatisfações de três docentes pandêmicos de educação física em meio à obrigatoriedade da implementação do referencial curricular gaúcho
    • Data: 14/04/2023 às 9h
    • Banca: Luiz Felipe Hecktheuer (orientador), Gustavo Freitas (FURG) e Franciele Ilha (UFPel)

    • Simone de Araújo Spotorno
    • Título: A produção de docências e da Educação Física: nos rastros da Política de Educação Física, Esporte e Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul
    • Data: 30/03/2023 às 14h
    • Banca: Luiz Felipe Hecktheuer (orientador), Kamila Lockmann (FURG), Arisson Landgraf Gonçalves (FURG) e Franciele Ilha (UFPel)

    • Fernanda Farias Oliveira
    • Título: O andarilhar da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EMEJA) Paulo Freire como estratégia de construção da identidade docente
    • Data: 26/04/2023 às 9h
    • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Amanda Motta Castro (FURG), Aline Lemos da Cunha Della Libera (UFRGS) e Alexandre Macedo Pereira (UFPB)

    • Paola Lopes de Bem Linck
    • Título: O movimento de atuação do documento orientador do território rio-grandino e seus desdobramentos no currículo de duas escolas municipais de Educação Infantil
    • Data: 04/05/2023 às 14h
    • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Kamila Lockmann (FURG), Rosânia Campos (UNIVILLE) e Gisele Ruiz da Silva (FURG)

    • Alisson Souza Corrêa
    • Título: Experiências juvenis contemporâneas em Rio Grande/RS: desafios da relação trabalho e educação para jovens do Ensino Médio público da cidade
    • Data: 30/05/2023 às 14h
    • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Jerônimo Sartori (UFFS)

    • Gabriele Costa Pereira
    • Título: Educação antirracista e formação docente através de oficinas de turbantes nas escolas de Rio Grande/RS
    • Data: 17/05/2023 às 14h
    • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora), Cassiane Paixão (coorientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG) e Ana Lúcia da Silva (UNIFAL)

    • Josiane Freitas David 
    • Título: Trabalho docente e Política Curricular: o DOTRG em Rio Grande
    • Data: 06/06/2023 às 14h
    • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Simone Barreto Anadon (coorientadora), Kamila Lockmann (FURG) e Álvaro Luiz Moreira Hypolito (UFPEL)

    • Juliana Soares
    • Título: Educação e participação político-social de mulheres quilombolas
    • Data: 24/05/2023 às 14h
    • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora), Cassiane Paixão (FURG), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG) e Georgina Lima (UFPEL)

    • Wilson Marques Navarro Júnior
    • Título: Políticas etnoeducacionais para os Sateré Mawé nas aldeias do Rio Mamuru - PA
    • Data: 05/05/2023 às 15h
    • Banca: Ricardo Gonçalves Severo (orientador), Magda de Abreu Vicente (FURG) e Lucélia de Moraes Braga Bassalo (UEPA)

    • Mayara Porto Pestana
    • Título: As crianças na creche: um olhar para o início da vida coletiva e seus efeitos na constituição dos sujeitos infantis
    • Data: 26/05/2023 às 9h
    • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG) e Rochele da Silva Santaiana (UERGS)

    • Mara Rubia Garcia Pedroso
    • Título: Políticas curriculares nacionais da Educação Infantil e seus efeitos no currículo da Educação Infantil no Município do Rio Grande
    • Data: 04/07/2023 às 14h
    • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Rejane Ramos Klein (UFRGS)

    • Maiara Mesquita Garcia
    • Título: Os bebês no currículo da creche: o que dizem as propostas pedagógicas de uma EMEI do município do Rio Grande-RS
    • Data: 05/07/2023 às 9h
    • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Morgana Domênica Hattge (UNIVATES)

    • Luiz Otavio Borges
    • Título: LUGAR NO TERREIRO: Educando na marginalidade para a
    • diversidade
    • Data: 31/07/2023 às 14h
    • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora), Vânia Martins Alves Chaigar (FURG), Marcio Rodrigo Vale Caetano (UFPEL) e Billy Graeff (FURG)

    • Sabrina de Castro Botelho Garcia
    • Título: Trabalho docente individualizado e hiperprodutivo: problematizações a partir de reportagens do Portal deNotícias g1 durante a pandemia de Covid-19
    • Data: 31/07/2023 às 9h
    • Banca: Joice Araújo Esperança (orientadora), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG), Simone Barreto Anadon (FURG) e Leandra Bôer Possa (UFSM)

    • Anderson Luiz Gonzalez 
    • Título: As diferenças em cena: Pensando a educação através de análises fílmicas
    • Data: 28/08/2023 às 15h
    • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG), Rejane Ramos Klein (UFRGS) e Joanalira Corpes Magalhães (FURG)

    • Andressa Nunes Martins
    • Título: Experiências de in/exclusão nas licenciaturas da FURG: Narrativas discentes
    • Data: 31/08/2023 às 9h 
    • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Suzane Vieira da Rocha Gonçalves (FURG) e Carine Bueira Loureiro (IFRS)

    • Antônio Jorge Ferreira Severino
    • Título: Educar pessoas jovens e adultas no contexto da pandemia da Covid-19: práticas pedagógicas de resistência no Estado do Ceará
    • Data: 12/09/2023 às 14h
    • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Amanda Motta Ângelo Castro (FURG), Aline Lemos da Cunha Della Libera (UFRGS) e Alexandre Macedo Pereira (UFPB)

    • Kellen Alves Oliveira
    • Título: Um olhar bioecológico sobre o atendimento educacional especializado de crianças da Educação Infantil mediado pelas linguagens artísticas
    • Data: 28/08/2023 às 10h
    • Banca: Ângela Adriane Bersch Schmidt (orientadora), Gisele Ruiz Silva (FURG), Cláudia Mariza Mattos Brandão (UFPEL) e Narjara Mendes Garcia (FURG)

    • Mônica Costa Bueno 
    • Título: A Base Nacional Comum Curricular - BNCC e os processos de regulação da docência na Educação Infantil
    • Data: 05/09/2023 às 9h
    • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Kamila Lockmann (FURG) e Rochelle da Silva Santaiana (UERGS)

    • Robson Costa Soares
    • Título:  A Educação Física com a Educação Infantil e com os Anos Iniciais: Práticas Educativas dos/as Professores/as no Município de Rio Grande-RS
    • Data: 06/09/2023 
    • Banca: Ângela Adriane Bersch Schmidt (orientadora), Billy Graeff Bastos (FURG), André da Silva Mello (UFES), Mauricio Cravo dos Reis (FURG) e Gustavo da Silva Freitas (FURG) - suplente

    • Estela Souza de Castro
    • Título: A análise do currículo para Educação Infantil no Brasil em interface com algumas problematizações acerca da Política Nacional de Alfabetização e do Curso Alfabetização Baseada na Ciência
    • Data: 03/10/2023 às 9h30min
    • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Carmen Regina Gonçalves Ferreira (coorientadora), Caroline Braga Michel (FURG) e Liane Castro de Araújo (UFBA)

    • Michele Alaise Flores Borges
    • Título: A Prática de uma Professora Alfabetizadora: orientações às famílias durante a pandemia
    • Data: 29/09/2023 às 9h
    • Banca: Caroline Braga Michel (orientadora), Gabriela Medeiros Nogueira (FURG) e Débora Leão (UFSM)

    • Taís Barbosa Rodrigues
    • Título: As lives do “Ciclo de Seminários sobre alfabetização na pandemia da Covid-19”: uma proposta de formação continuada em rede
    • Data: 26/09/2023 às 13h
    • Banca: Caroline Braga Michel (orientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG) e Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFMG)

    • Verônica Amorim Saraiva
    • Título: A avaliação da aprendizagem da alfabetização de crianças no ensino remoto emergencial em uma escola do campo do Município de Santa Vitória do Palmar-RS
    • Data: 02/10/2023 às 14h
    • Banca: Caroline Braga Michel (orientadora), Gabriela Medeiros Nogueira (FURG), Marta Nörnberg (UFPEL) e Janaína Soares Martins Lapuente (FURG)

    • Ana Roberta Machado Siqueira
    • Título: Os (des)caminhos de uma pesquisa: (auto)formação, experiência e narrativa como resistência em tempos de pandemia
    • Data: 06/11/2023 às 14h
    • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Ana Cristina Coll Delgado (FURG) e Ligia Cardoso Carlos (UFPel)

    • Lívia Lempek Trindade Monteiro
    • Título: Tempo de aprender e a formação de professoras da educação infantil: uma análise das videoaulas
    • Data: 31/10/2023 às 9h
    • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Janaína Soares Martins Lapuente (FURG), Joice Araújo Esperança (FURG), Hilda Aparecida Linhares da Silva (UFJF) e Daniela da Cruz Schneider (FURG)

    • Monique Cunha de Souza
    • Título: Corpos gordos no Instagram: práticas de denúncia e resistência a partir do perfil da Instagrammer Thais Carla
    • Data: 06/12/2023 às 14h
    • Banca: Raquel Pereira Quadrado (orientadora), Dinah Quesada Beck (FURG) e Fabiane Ferreira da Silva (Unipampa)

    • Patrick Salazar da Silva
    • Título: A participação dos professores na Cultura Digital durante a pandemia de covid-19: uma análise de representações em reportagens da Revista Nova Escola
    • Data: 23/10/2023 às 8h30min 
    • Banca:  Joice Araújo Esperança (orientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG), Tiago Dziekaniak Figueiredo (FURG) e Antonio Mauricio Medeiros (UFPel)

    • Selene Barenho Soares
    • Título: Os desafios do trabalho docente em escolas públicas estaduais do Município de Rio Grande-RS frente ao Ensino Remoto durante a pandemia mundial da Covid-19
    • Data: 11/12/2023 às 15h
    • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Hajime Takeuchi Nozaki (UFJF)

    • Carlos Fernandes Junior
    • Título: A recontextualização da reforma do Ensino Médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande
    • Data: 06/12/2023 às 9h
    • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Magda de Abreu Vicente (FURG) e Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva (IFC)

    • Eugerbia Paula da Rocha
    • Título: Violências de gênero na escola: narrativas docentes no contexto do Cariri cearense
    • Data: 18/12/2023 às 14h
    • Banca: Raquel Pereira Quadrado (orientadora), Elaine de Jesus Souza (UFCA), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Claudiene Santos (UFU)

    • Manoela Mandagará Fuentes
    • Título: Docência e o Ensino Remoto Emergencial: problematizando o fazer e a identidade profissional docente no atendimento educacional especializado
    • Data: 14/12/2023 às 9h
    • Banca: Dinah Quesada Beck (orientadora), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Bianca Salazar Guizzo (UFRGS)

    • Verônica Amorim Saraiva
    • Título: A avaliação da aprendizagem da alfabetização de crianças no ensino remoto emergencial em uma escola do campo do Município de Santa Vitória do Palmar-RS
    • Data: 1º/12/2023 às 14h
    • Banca: Caroline Braga Michel (orientadora), Gabriela Medeiros Nogueira (FURG), Janaína Soares Martins Lapuente (FURG) e Marta Nörnberg (UFPel)

    • Lídia Oliveira Dias
    • Título: Os processos formativos vivenciados pelas Educadoras no contexto da Educação Infantil como promotores de resiliência profissional
    • Data: 20/12/2023 às 9h
    • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), Narjara Mendes Garcia (FURG) e Márcia Buss-Simão (UFSC)
  • 20/02/2025
    00h47
    Notícia

    Defesas 2022

    • Any Caroliny de Abreu Ramos
    • Título: “Mas eu não sou só o monitor?” Proveniência e emergência do monitor de inclusão: o contexto da prática em um município do extremo sul rio-grandense
    • Data: 21/02/2022 às 15h
    • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Washington Cesar Shoiti Nozu (UFGD)

    • Shay de los Santos Rodriguez 
    • Título: Vejam-me: Disse o Corpo – A Educação dos Corpos Trans
    • e das Pornificações Transmasculinas
    • Data: 15/02/2022 às 15h
    • Banca: José Rogério Lopes (orientador), Joice Araújo Esperança (FURG) e Ale Mujica Rodriguez (UFSC)

    • Ana Laura Eckhardt de Lima 
    • Título: MULHERES E FUTEBOL NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DA REDE DE ENUNCIAÇÕES PRESENTE EM SITES DE NOTÍCIAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 (SARS-CoV-2)
    • Data: 25/07/2022 às 19h
    • Banca:  Raquel Pereira Quadrado (orientadora), Jorge Dorfman Knijnik (coorientador/Western Sydney University), Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer (FURG) e Silvana Vilodre Goellner (UFRGS)

    • Denise Prado Costa
    • Título: As danças no contexto das escolas públicas municipais do Rio Grande : olhares, sobre danças e educação, a partir do Festival Dança Estudantes
    • Data: 15/07/2022
    • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Elisandro Schultz Wittizorecki (UFRGS)

    • Isis Azevedo da Silva Carvalho
    • Título: Reforma do Ensino Médio: A experiência de uma escola piloto na cidade de São José do Norte
    • Data: 21/06/2022 às 8h30min
    • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Ricardo Gonçalves Severo (FURG), Nara Vieira Ramos (UFSM) e Simone Barreto Anadon (FURG)

    • Laís dos Santos
    • Título: COSTURAS ESTÉTICAS: A formação de professores de Artes Visuais em contexto de pandemia
    • Data: 29/07/2022 às 15h
    • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG), Luciana Gruppelli Loponte (UFRGS) e Claudio Tarouco de Azevedo (UFPEL)

    • Myrna Gowert Madia Berwaldt
    • Título: Estratégias de uma professora pomerana para a promoção de práticas de letramento durante o ensino remoto em uma comunidade do campo (2020/2021)
    • Data: 11/07/2022 
    • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), Maria do Socorro Alencar Nunes (UFSJ) e Patricia Weiduschadt (UFPEL)

    • Paula Beatriz Espindola de Souza 
    • Título: Conhecimento, Saberes e Formação das Professoras de Educação Infantil: Um Olhar Bioecológico
    • Data: 26/08/2022 às 14h
    • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Gabriela Nogueira Medeiros (FURG), Narjara Mendes Garcia (FURG) e Rodrigo Saballa de Carvalho (UFRGS)

    • Vithória Silva Oleiro
    • Título:  PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA “DANÇA”
    • NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA/LICENCIATURA DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
    • Data: 19/12/2022 às 10h
    • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Valdelaine da Rosa Mendes (UFPEL)

    • Wenis Vargas de Carvalho
    • Título: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTE NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA BILÍNGUE
    • Data: 20/05/2022 às 10h
    • Banca: Maria Mertzani (orientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG) e Marcio Hollosi (UNIFESP)
  • 20/02/2025
    00h46
    Notícia

    Defesas 2021

      • Amanda Porto da Cruz
      • Título: AS POLÍTICAS CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ESTRATÉGIA DE GOVERNAMENTO DAS INFÂNCIAS
      • Data: 09/02/2021 às 14h
      • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG), Kamila Lockmann (FURG) e Maria Carmem Silveira Barbosa (UFRGS)
        Raquel Lempek Trindade 
      • Título: A JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: A OFERTA DE VAGAS PARA CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS DE IDADE NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE
      • Data: 12/02/2021 às 14h
      • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG), Rochele da Silva Santaiana (UERGS) e Simone Santos de Albuquerque (UFRGS)

      • Izabel Espíndola Barbosa 
      • Título: Nossas professoras pretas: por uma pedagogia preta feminista
      • Data: 23/02/2021 às 16h 
      • Banca: Raquel Pereira Quadrado (orientadora), Eliane Almeida de Souza (coorientadora), Amanda Motta Castro (FURG) e  Luanda Rejane Soares Sito (Universidad de Antioquia)

        Marisa Musa Hasan Hamid
      • Título: TESSITURA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): DESAFIOS E IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO
      • Data: 11/03/2021 às 14h
      • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Simone Gonçalves da Silva (UFPel)

      • Carlos Guillermo Mojica Vélez 
      • Título: Prácticas de Educación Popular para el acceso a la Universidad de Antioquia: estudio de caso del preuniversitario Paulo Freire
      • Data: 16/03/2021 às 14h
      • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora), Márcio Rodrigo Vale Caetano (FURG), Maria Tereza Goudard Tavarez (UERJ) e Thiago Ingrassia Pereira (UFFS)

      • Vanezza Pontes da Silva Papaleo
      • Título: UNPACKING, um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube
      • Data: 01/04/2021 às 14h
      • Banca: Dinah Quesada Beck (orientadora), Joice Araújo Esperança (FURG) e Bianca Salazar Guizzo (ULBRA)

      • Cristiane Troina Ferreira 
      • Título: Vivências de Catadoras na Cooperativa de Reciclagem Santa Rita
      • Data: 15/04/2021 às 14h
      • Banca: Amanda Castro Motta (orientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG), Tatiana Walker (FURG), Márcio Rodrigo Vale Caetano (UFPEL) e Alexandre Pereira Macedo (UFPB)

      • Nadine Silva dos Santos
      • Título: A Profanação dos Discursos Inclusivos nas Políticas Educacionais Contemporâneas
      • Data: 27/05/2021 às 9h
      • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Eliana da Costa Pereira Menezes (UFSM)

      • Karen Godoy Silveira Barbosa 
      • Título: RESISTÊNCIAS DE CRIANÇAS E PROFESSORAS PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: CAMINHOS PARA SUBVERTER HEGEMONIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
      • Data: 28/05/2021 às 15h
      • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Amanda Motta Castro (FURG), Ana Cristina Coll Delgado (UNOESC) e Ivana Maria Nicola Lopes (FURG)

      • Jonas dos Santos Messias
      • Título: LEITURA DO LIVRO DE NARRATIVAS POR IMAGENS PELAS PROFESSORAS E CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
      • Data: 01/07/2021 às 15h
      • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Maria Mertzani (coorientadora), Joice Araújo Esperança (FURG) e Silvia de Fátima Pilegi Rodrigues (UFMT);

      • Fernanda Acosta Funchal
      • Título: Pensando a Internacionalização do Ensino Superior na FURG: Experiências e Expectativas dos sujeitos do PAEC/OEA
      • Data: 27/08/2021 às 14h
      • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Vânia Martins Alves Chaigar (FURG), Ednaldo da Silva Pereira Filho (UNISINOS) e Maria Mertzani (FURG)

      • Fabiane Laranjo Crizel 
      • Título: A Gestão Educacional nas licenciaturas presenciais da Universidade Federal do Rio Grande - RS/Campus Carreiros
      • Data: 26/08/2021 às 8h30min
      • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Renata Cristina Lopes Andrade (coorientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Márcia de Souza Hobold (UFSC)

      • Elina Rodrigues de Oliveira 
      • Título: Do Racismo estrutural ao institucional: as visões de mundo de alunos cotistas raciais da FURG
      • Data: 03/11/2021 às 10h 
      • Banca: Ricardo Gonçalves Severo (orientador), Amanda Motta Castro (FURG) e Edilza Correia Sotero (UFBA)

      • Andriara Nunes Nunes
      • Título:  Por uma Pedagogia Antiespecista: experiências em prol de relações biocêntricas entre crianças e animais em escolas da cidade do Rio Grande/RS
      • Data: 31/08/2021 às 15h
      • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Ângela Adriene Schmidt Bersch (FURG), Orlando Ednei Ferretti (UFSC) e Cláudio Tarouco de Azevedo (FURG)

      • Clarice Janaína de Oliveira Gonçalves 
      • Título: DA ASSOCIAÇÃO À FUNDAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL MARIA LUCIA LUZZARDI: memórias do acolhimento de crianças autistas em Rio Grande/RS
      • Data: 10/12/2021
      • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Jorge Luiz da Cunha (UFSM)

      • Thaiane da Silva D'Avila 
      • Título: A ATUAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL EM RIO GRANDE/RS
      • Data: 06/12/2021 às 19h
      • Banca: Ricardo Gonçalves Severo (orientador), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Wivian Jany Weller (UnB)

      • Desirée de Oliveira Pires 
      • Título: Educação Política e Ativismo de Mulheres nas Redes Sociais – um estudo do Movimento #EleNão
      • Data: 19/11/2021 às 14h
      • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora),  Vânia Alves Martins Chaigar (FURG), Márcio Rodrigo Vale Caetano (UFPEL) e Rosemary dos Santos (UERJ)

      • Carolina dos Santos Espíndola
      • Título: Práticas de leitura e escrita no cotidiano da pré-escola: um estudo realizado em uma escola de Educação Infantil do município de Rio Grande
      • Data: 29/10/2021 às 9h
      • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG), Carmen Regina Gonçalves Ferreira (FURG) e Denise Maria de Carvalho Lopes (UFRN)

        Aline Freire de Souza Aguiar
      • Título: AS PECULIARIDADES DOS 6ºs ANOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS IDENTIFICADOS EM MEIO AOS SILENCIAMENTOS DA TRANSIÇÃO ESCOLAR
      • Data:  15/12/2021 às 14h
      • Banca: Joice Araújo Esperança (orientadora), Dinah Quesada Beck (FURG) e Pierre André Garcia Pires (UFPR) 
  • 20/02/2025
    00h44
    Notícia

    Defesas 2020

      • Tatiane Goudinho da Costa
      • Título: Juventudes, periferias e projetos sociais: efeitos e significados
      • Data: 10/02/2020
      • Banca: Márcio Rodrigo Vale Caetano (orientador), Dinah Quesada Beck (FURG) e Paula Almeida de Castro (UEPB)

      • Karine Dias Pinto
      • Título: Pedagogia Logosófica: aspectos didáticos e suas implicações para o desenvolvimento integral do educando
      • Data: 20/01/2020
      • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (coorientadora), Gionara Tauchen (FURG) e Marta Nornberg (UFPEL)

      • Mirian Saraiva Pureza 
      • Título: A Formação Continuada sob a ótica de professores dos Anos Iniciais do município do Rio Grande/RS
      • Data: 29/05/2020 às 15h
      • Banca: Elisabeth Brandão Schmidt (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Maria da Graça Pinto (UFPEL)

      • Dayana Pereira dos Anjos
      • Título: Professor em início da carreira na Educação Infantil na cidade do Rio Grande – RS
      • Data: 04/09/2020 às 09h30min
      • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Maria Mertzani (coorientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Marta Nörnberg (UFPEL)

      • Julia Lopes
      • Título: Subjetividades Expandidas, Identidades Instagramadas: um estudo sobre representações de corpo e juventudes na produção de selfies no aplicativo Instagram
      • Data: 22/10/2020 às 14h
      • Banca: Dinah Beck (orientadora), Joice Araújo Esperança (FURG) e Jane Felipe de Souza (UFRGS)
      • Raylene Barbosa Moreira
      • Título: REDES DE ESPERANÇA DAS TRABALHADORAS QUE ATUAM NO CÁRCERE: EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESIGUALDADE DE GÊNERO
      • Data: 19/10/2020
      • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora), Joice Araújo Esperança e Márcia Soares de Alvarenga (UERJ)

      • Larissa Pinto Martins
      • Título: PEDAGOGIAS CULTURAIS E IMPRENSA LÉSBICA: REPENSANDO OS PERIÓDICOS CHANACOMCHANA ENQUANTO UM ESPAÇO EDUCATIVO ENTRE LÉSBICAS
      • Data: 09/12/2020 às 14h
      • Banca: Marcio Caetano (orientador), Amanda Motta Castro (coorientadora), Joice Araújo Esperança (FURG), Patrícia Lessa dos Santos (UEM) eDaniela Auad (UFSCar-So e UFJF)

      • Patrícia de Werk Raubach
      • Título: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS COMPARTILHADA NO SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO
      • Data: 11/12/2020 às 14h
      • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Cláudia da Silva Cousin (FURG) e Lígia Cardoso Carlos (UFPEL)

      • Silvia Barreto Soares
      • Título: A CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES INICIANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
      • Data: 18/12/2020 às 15h
      • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG) e Cleoni Maria Barbosa Fernandes (IFSul)

    • Gabriela Oliveira Santos 
    • Título: O LÍDER EM MIM: UMA NOVA ESTRATÉGIA NEOLIBERAL NA ESCOLA E SEUS EFEITOS NA CONDUÇÃO DAS AÇÕES DOCENTES
    • Data: 18/12/2020 às 9h
    • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Suzane Gonçalves (FURG) e Morgana Hattge (Univates)

    • Lóry da Silveira Ribeiro
    • Título: Juventudes Contemporâneas em Instituições de Acolhimento: Uma Análise do Canal do YouTube Adoção Tardia
    • Data: 17/12/2020 às 14h30min
    • Banca: Joice Araújo Esperança (orientadora), Dinah Quesada Beck (FURG) e Bianca Salazar Guizzo (ULBRA)

    • Priscila Oleto de Oliveira
    • Título: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: Um instrumento curricular contemporâneo de gestão pedagógica performativa
    • Data: 21/12/2020 às 9h
    • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Raquel Pereira Quadrado (FURG) e Daniela Medeiros de Azevedo Prates (IFSUL)
  • 23/11/2023
    11h29
    Notícia

    Defesas

    2025

    • Mario Landir Noguez Neto 
    • Título: ONG PORTO DA VILA: rastros e tramas da relação estabelecida entre Projetos Sociais Esportivos e violência
    • Data:  04/02/2025 às 14h
    • Banca: Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer (orientador), Kamila Lockmann (FURG) e Valdelaine da Rosa Mendes (UFPel)

    • Sherelise Alves Duarte
    • Título: Envelhecimento e identidade docente: histórias de vida de professores(as) velhos(as) atuantes no ensino superior em uma universidade no sul do país
    • Data: 29/01/2025 às 9h
    • Banca: Gustavo da Silva Freitas (orientador), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG) e Sérgio Roberto Chaves Júnior (UFPR)

    • Gabriele da Silva Laco
    • Título: Discursos sobre o que é ser docente de crianças no Curso de Pedagogia: um estudo sobre as identidades profissionais de sujeitos homens em período de estágio
    • Data: 15/01/2025 às 9h
    • Banca: Dinah Quesada Beck (orientadora), Gisele Ruiz Silva (FURG) e Bianca Salazar Guizzo (UFRGS)

    2024

    • Carolina Caporal Dantas Costa
    • Título: O Caráter Capitalista da BNC-Formação: passos largos rumo à precarização docente
    • Data: 05/02/2024 às 15h30min
    • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Katia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva (UnB)

    • Daiana Viacelli Fernandes
    • Título: Dança e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST): práticas, praticantes, sentidos e significados em um assentamento no Rio Grande Do Sul
    • Data: 07/03/2024 às 10h30min
    • Banca: Gustavo da Silva Freitas (orientador), Amanda Motta Castro (FURG), Elisângela Chaves (UFMG) e Leila Cristiane Pinto Finoqueto (FURG)

      Erasmo Soares dos Santos
    • Título: Entre o público e o privado: uma análise da parceria entre o Instituto Alcoa e a gestão escolar no município de Juruti-PA (2020-2022)
    • Data: 19/02/2024 às 9h30min
    • Banca: Magda de Abreu Vicente (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Álvaro Luiz Moreira Hypólito (UFPEL)

    • Magda Beatriz Brito Alves
    • Título: “O CARA QUE FAZ MILAGRES”: A FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NO ESTADO DO RS – (2021-2023)
    • Data: 22/03/2024 às 9h30min
    • Banca: Magda de Abreu Vicente (orientadora), Ricardo Gonçalves Severo (FURG), Lorena Almeida Gill (UFPEL) e Simone Gonçalves da Silva (UFPEL)

    • Aliciane Hartwig Zarnott
    • Título: Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD: Uma reflexão sobre as concepções de infância, Educação Infantil e alguns efeitos na regulação da docência
    • Data: 04/04/2024 às 9h
    • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Ana do Carmo Goulart Gonçalves (FURG), Caroline Braga Michel (FURG) e Morgana Domênica Hattge (UNIVATES)

    • Ana Carolina Scott-Hood dos Santos
    • Título: A pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos para o currículo de uma escola de Educação Infantil de São José do Norte – RS
    • Data: 10/04/2024 às 9h
    • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Marta Nörnberg (UFPEL)

    • Andre Luis Martins Pinto
    • Título: FUTSAL MISTO: VIVÊNCIAS ENTRE GÊNEROS ATRAVÉS DO ESPORTE – UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE/RS
    • Data: 05/04/2024 às 8h30min
    • Banca: Billy Graeff Bastos (FURG), Raquel Pereira Quadrado (FURG) e Renato Francisco Rodrigues Marques (USP)

    • Andreza Velho de Lima
    • Título: “Coloquem uma coisa na cabeça de vocês, educar uma criança é repetição”: uma problematização acerca da educação domiciliar no Brasil e suas implicações na Educação Infantil
    • Data: 21/05/2024 às 9h
    • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Ricardo Gonçalves Severo (FURG) e Rochelle da Silva Santaiana (UFRGS)

    • Milene Gonzalez Lopez Bandeira
    • Título: BNC-DIRETOR ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA
    • Data: 09/05/2024 às 14h
    • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Simone Barreto Anadon (UFPel), Janaina Soares Martins Lapuente (FURG) e Simone Gonçalves da Silva (UFPel)

    • Katiúscia Rodrigues de Campos
    • Título: Avaliação da aprendizagem em tempos de Ensino Remoto Emergencial: um estudo com docentes do 1° ano do Ensino Fundamental
    • Data: 20/06/2024 às 9h
    • Banca: Dinah Quesada Beck (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), e Bianca Salazar Guizzo (UFRGS)

    • Paulo Santos Lima Junior
    • Título: Entre bloqueios e desbloqueios: a incorporação das TDICs no período pré e pós-pandemia de COVID-19, na perspectiva dos professores
    • Data: 29/05/2024 às 9h
    • Banca: Luiz Felipe Ancantara Hecktheuer (orientador), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG), Cintia Inês Boll (UFRGS) e Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves (FURG)

    • Josoela Cenci Guedes
    • Título: A EDUCAÇÃO PATRIARCAL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER
    • Data: 15/08/2024 às 14h
    • Banca: Gustavo Freitas (orientador), Fernando Fidalgo (coorientador), Cassiane Paixão (FURG) e Danielle Bastos Lopes (UERJ)

    • Claudia Treichel Heller
    • Título: A Gestão Compartilhada em escolas de educação infantil de São Lourenço do Sul/RS: uma privatização renomeada
    • Data: 16/09/2024 às 15h
    • Banca: Magda de Abreu Vicente (orientadora), Fernando Fidalgo (FURG) e Valdelaine da Rosa Mendes (UFPel)

    • Helen de Oliveira Monteiro
    • Título: ESCOLARIZAÇÃO DOMÉSTICA NO BRASIL: ENTRE O CONSERVADORISMO POLÍTICO E O FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO
    • Data: 24/09/2024 às 14h30min
    • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Ricardo Gonçalves Severo (FURG) e Rejane Ramos Klein (UFRGS)

    • Priscila Mirapalheta Conceição
    • Título: Vivências da meditação com a/na Educação Infantil: ressonâncias no processo educativo das crianças
    • Data: 27/09/2024 às 8h30min
    • Banca: Angela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Camila Borges Ribeiro (coorientadora), Paula Henning (FURG), Caroline Braga Michel (FURG) e Cecília Oliveira Boanova (IFSUL)

    • Raquel Schenque de Freitas
    • Título: As percepções das famílias de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o ensino remoto emergencial e o retorno ao ensino presencial no município de Rio Grande
    • Data: 09/12/2024 às 14h30min
    • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Vania Alves Martins Chaigar (FURG) e Morgana Domênica Hattge (UNIVATES)

    • Cristiane Mortágua Oliveira 
    • Título: A cisão histórica da Educação Infantil e alguns contornos contemporâneos no município do Rio Grande – RS: nuances e limiares
    • Data: 18/12/2024 às 18h
    • Banca: Dra. Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Ana do Carmo Goulart Gonçalves (coorientadora), Gisele Ruiz Silva (FURG) e Angela Maria Scalabrin Coutinho (UFPR)

      Juliana Silva Cabrera
    • Título: As percepções das famílias de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o ensino remoto emergencial e o retorno ao ensino presencial no município de Rio Grande
    • Data: 20/12/2024 às 14h
    • Banca: Caroline Braga Michel (orientadora), Gustavo Freitas (FURG) e Eduardo Arriada (UFPel) 

    • Jessica Pereira da Silva
    • Título: Itinerários formativos do Novo Ensino Médio e seus efeitos nos processos identitários e no trabalho docente
    • Data: 19/12/2024 às 8h
    • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Simone Gonçalves da Silva (UFPel) 

    • Leticia Rodrigues Benites
    • Título: Avaliação da alfabetização: o que dizem as pesquisas?
    • Data: 19/12/2024 às 17h30min
    • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), Carmen Regina Gonçalves Ferreira (UFPEL) e Adriana Cavalcanti dos Santos (UFAL)

    • Leonardo de Souza Rodrigues
    • Título: Avaliação nos Projetos Sociais Esportivos em Cidades do Extremo Sul do Rio Grande do Sul: práticas educativas para além da educação formal
    • Data: 16/12/2024 às 10h
    • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Dirceu Santos Silva (UFMS)

    • Kelly da Silva Brum
    • Título: CAMINHOS ENTRE A VIDA E A FORMAÇÃO: pesquisa (auto)biográfica com uma professora que escolheu a literatura infantil como fonte de inspiração
    • Data: 17/12/2024 às 9h
    • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), Ana Lúcia Souza de Freitas (UNIPAMPA) e Helenise Sangoi Antunes (UFSM)

    • Ariane Quevedo Acosta 
    • Título: Docência e Cibercultura: uma Análise de Perfis do Instagram de Professoras Criadoras de Conteúdos Digitais
    • Data: 20/12/2024 às 8h30min
    • Banca: Joice Araújo Esperança (orientadora), Ângela Adriane Bersch Schmidt (FURG) e Antônio Maurício Medeiros (UFPEL)

    2023

    • Ana Farvlaine Oliveira Marques
    • Título: “ELA ATRAPALHAVA O APRENDIZADO DOS OUTROS”:OS DESLOCAMENTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS PROCESSOS DE IN/EXCLUSÃO NA ESCOLA COMUM
    • Data: 14/03/2023 às 9h
    • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Rejane Klein (UFRGS)

    • Daniel Nascimento Nunes
    • Título: Insatisfações de três docentes pandêmicos de educação física em meio à obrigatoriedade da implementação do referencial curricular gaúcho
    • Data: 14/04/2023 às 9h
    • Banca: Luiz Felipe Hecktheuer (orientador), Gustavo Freitas (FURG) e Franciele Ilha (UFPel)

    • Simone de Araújo Spotorno
    • Título: A produção de docências e da Educação Física: nos rastros da Política de Educação Física, Esporte e Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul
    • Data: 30/03/2023 às 14h
    • Banca: Luiz Felipe Hecktheuer (orientador), Kamila Lockmann (FURG), Arisson Landgraf Gonçalves (FURG) e Franciele Ilha (UFPel)

    • Fernanda Farias Oliveira
    • Título: O andarilhar da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EMEJA) Paulo Freire como estratégia de construção da identidade docente
    • Data: 26/04/2023 às 9h
    • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Amanda Motta Castro (FURG), Aline Lemos da Cunha Della Libera (UFRGS) e Alexandre Macedo Pereira (UFPB)

    • Paola Lopes de Bem Linck
    • Título: O movimento de atuação do documento orientador do território rio-grandino e seus desdobramentos no currículo de duas escolas municipais de Educação Infantil
    • Data: 04/05/2023 às 14h
    • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Kamila Lockmann (FURG), Rosânia Campos (UNIVILLE) e Gisele Ruiz da Silva (FURG)

    • Alisson Souza Corrêa
    • Título: Experiências juvenis contemporâneas em Rio Grande/RS: desafios da relação trabalho e educação para jovens do Ensino Médio público da cidade
    • Data: 30/05/2023 às 14h
    • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Jerônimo Sartori (UFFS)

    • Gabriele Costa Pereira
    • Título: Educação antirracista e formação docente através de oficinas de turbantes nas escolas de Rio Grande/RS
    • Data: 17/05/2023 às 14h
    • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora), Cassiane Paixão (coorientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG) e Ana Lúcia da Silva (UNIFAL)

    • Josiane Freitas David 
    • Título: Trabalho docente e Política Curricular: o DOTRG em Rio Grande
    • Data: 06/06/2023 às 14h
    • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Simone Barreto Anadon (coorientadora), Kamila Lockmann (FURG) e Álvaro Luiz Moreira Hypolito (UFPEL)

    • Juliana Soares
    • Título: Educação e participação político-social de mulheres quilombolas
    • Data: 24/05/2023 às 14h
    • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora), Cassiane Paixão (FURG), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG) e Georgina Lima (UFPEL)

    • Wilson Marques Navarro Júnior
    • Título: Políticas etnoeducacionais para os Sateré Mawé nas aldeias do Rio Mamuru - PA
    • Data: 05/05/2023 às 15h
    • Banca: Ricardo Gonçalves Severo (orientador), Magda de Abreu Vicente (FURG) e Lucélia de Moraes Braga Bassalo (UEPA)

    • Mayara Porto Pestana
    • Título: As crianças na creche: um olhar para o início da vida coletiva e seus efeitos na constituição dos sujeitos infantis
    • Data: 26/05/2023 às 9h
    • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG) e Rochele da Silva Santaiana (UERGS)

    • Mara Rubia Garcia Pedroso
    • Título: Políticas curriculares nacionais da Educação Infantil e seus efeitos no currículo da Educação Infantil no Município do Rio Grande
    • Data: 04/07/2023 às 14h
    • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Rejane Ramos Klein (UFRGS)

    • Maiara Mesquita Garcia
    • Título: Os bebês no currículo da creche: o que dizem as propostas pedagógicas de uma EMEI do município do Rio Grande-RS
    • Data: 05/07/2023 às 9h
    • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Morgana Domênica Hattge (UNIVATES)

    • Luiz Otavio Borges
    • Título: LUGAR NO TERREIRO: Educando na marginalidade para a
    • diversidade
    • Data: 31/07/2023 às 14h
    • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora), Vânia Martins Alves Chaigar (FURG), Marcio Rodrigo Vale Caetano (UFPEL) e Billy Graeff (FURG)

    • Sabrina de Castro Botelho Garcia
    • Título: Trabalho docente individualizado e hiperprodutivo: problematizações a partir de reportagens do Portal deNotícias g1 durante a pandemia de Covid-19
    • Data: 31/07/2023 às 9h
    • Banca: Joice Araújo Esperança (orientadora), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG), Simone Barreto Anadon (FURG) e Leandra Bôer Possa (UFSM)

    • Anderson Luiz Gonzalez 
    • Título: As diferenças em cena: Pensando a educação através de análises fílmicas
    • Data: 28/08/2023 às 15h
    • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG), Rejane Ramos Klein (UFRGS) e Joanalira Corpes Magalhães (FURG)

    • Andressa Nunes Martins
    • Título: Experiências de in/exclusão nas licenciaturas da FURG: Narrativas discentes
    • Data: 31/08/2023 às 9h 
    • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Suzane Vieira da Rocha Gonçalves (FURG) e Carine Bueira Loureiro (IFRS)

    • Antônio Jorge Ferreira Severino
    • Título: Educar pessoas jovens e adultas no contexto da pandemia da Covid-19: práticas pedagógicas de resistência no Estado do Ceará
    • Data: 12/09/2023 às 14h
    • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Amanda Motta Ângelo Castro (FURG), Aline Lemos da Cunha Della Libera (UFRGS) e Alexandre Macedo Pereira (UFPB)

    • Kellen Alves Oliveira
    • Título: Um olhar bioecológico sobre o atendimento educacional especializado de crianças da Educação Infantil mediado pelas linguagens artísticas
    • Data: 28/08/2023 às 10h
    • Banca: Ângela Adriane Bersch Schmidt (orientadora), Gisele Ruiz Silva (FURG), Cláudia Mariza Mattos Brandão (UFPEL) e Narjara Mendes Garcia (FURG)

    • Mônica Costa Bueno 
    • Título: A Base Nacional Comum Curricular - BNCC e os processos de regulação da docência na Educação Infantil
    • Data: 05/09/2023 às 9h
    • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Kamila Lockmann (FURG) e Rochelle da Silva Santaiana (UERGS)

    • Robson Costa Soares
    • Título:  A Educação Física com a Educação Infantil e com os Anos Iniciais: Práticas Educativas dos/as Professores/as no Município de Rio Grande-RS
    • Data: 06/09/2023 
    • Banca: Ângela Adriane Bersch Schmidt (orientadora), Billy Graeff Bastos (FURG), André da Silva Mello (UFES), Mauricio Cravo dos Reis (FURG) e Gustavo da Silva Freitas (FURG) - suplente

    • Estela Souza de Castro
    • Título: A análise do currículo para Educação Infantil no Brasil em interface com algumas problematizações acerca da Política Nacional de Alfabetização e do Curso Alfabetização Baseada na Ciência
    • Data: 03/10/2023 às 9h30min
    • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Carmen Regina Gonçalves Ferreira (coorientadora), Caroline Braga Michel (FURG) e Liane Castro de Araújo (UFBA)

    • Michele Alaise Flores Borges
    • Título: A Prática de uma Professora Alfabetizadora: orientações às famílias durante a pandemia
    • Data: 29/09/2023 às 9h
    • Banca: Caroline Braga Michel (orientadora), Gabriela Medeiros Nogueira (FURG) e Débora Leão (UFSM)

    • Taís Barbosa Rodrigues
    • Título: As lives do “Ciclo de Seminários sobre alfabetização na pandemia da Covid-19”: uma proposta de formação continuada em rede
    • Data: 26/09/2023 às 13h
    • Banca: Caroline Braga Michel (orientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG) e Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFMG)

    • Verônica Amorim Saraiva
    • Título: A avaliação da aprendizagem da alfabetização de crianças no ensino remoto emergencial em uma escola do campo do Município de Santa Vitória do Palmar-RS
    • Data: 02/10/2023 às 14h
    • Banca: Caroline Braga Michel (orientadora), Gabriela Medeiros Nogueira (FURG), Marta Nörnberg (UFPEL) e Janaína Soares Martins Lapuente (FURG)

    • Ana Roberta Machado Siqueira
    • Título: Os (des)caminhos de uma pesquisa: (auto)formação, experiência e narrativa como resistência em tempos de pandemia
    • Data: 06/11/2023 às 14h
    • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Ana Cristina Coll Delgado (FURG) e Ligia Cardoso Carlos (UFPel)

    • Lívia Lempek Trindade Monteiro
    • Título: Tempo de aprender e a formação de professoras da educação infantil: uma análise das videoaulas
    • Data: 31/10/2023 às 9h
    • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Janaína Soares Martins Lapuente (FURG), Joice Araújo Esperança (FURG), Hilda Aparecida Linhares da Silva (UFJF) e Daniela da Cruz Schneider (FURG)

    • Monique Cunha de Souza
    • Título: Corpos gordos no Instagram: práticas de denúncia e resistência a partir do perfil da Instagrammer Thais Carla
    • Data: 06/12/2023 às 14h
    • Banca: Raquel Pereira Quadrado (orientadora), Dinah Quesada Beck (FURG) e Fabiane Ferreira da Silva (Unipampa)

    • Patrick Salazar da Silva
    • Título: A participação dos professores na Cultura Digital durante a pandemia de covid-19: uma análise de representações em reportagens da Revista Nova Escola
    • Data: 23/10/2023 às 8h30min 
    • Banca:  Joice Araújo Esperança (orientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG), Tiago Dziekaniak Figueiredo (FURG) e Antonio Mauricio Medeiros (UFPel)

    • Selene Barenho Soares
    • Título: Os desafios do trabalho docente em escolas públicas estaduais do Município de Rio Grande-RS frente ao Ensino Remoto durante a pandemia mundial da Covid-19
    • Data: 11/12/2023 às 15h
    • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Hajime Takeuchi Nozaki (UFJF)

    • Carlos Fernandes Junior
    • Título: A recontextualização da reforma do Ensino Médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande
    • Data: 06/12/2023 às 9h
    • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Magda de Abreu Vicente (FURG) e Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva (IFC)

    • Eugerbia Paula da Rocha
    • Título: Violências de gênero na escola: narrativas docentes no contexto do Cariri cearense
    • Data: 18/12/2023 às 14h
    • Banca: Raquel Pereira Quadrado (orientadora), Elaine de Jesus Souza (UFCA), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Claudiene Santos (UFU)

    • Manoela Mandagará Fuentes
    • Título: Docência e o Ensino Remoto Emergencial: problematizando o fazer e a identidade profissional docente no atendimento educacional especializado
    • Data: 14/12/2023 às 9h
    • Banca: Dinah Quesada Beck (orientadora), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Bianca Salazar Guizzo (UFRGS)

    • Verônica Amorim Saraiva
    • Título: A avaliação da aprendizagem da alfabetização de crianças no ensino remoto emergencial em uma escola do campo do Município de Santa Vitória do Palmar-RS
    • Data: 1º/12/2023 às 14h
    • Banca: Caroline Braga Michel (orientadora), Gabriela Medeiros Nogueira (FURG), Janaína Soares Martins Lapuente (FURG) e Marta Nörnberg (UFPel)

    • Lídia Oliveira Dias
    • Título: Os processos formativos vivenciados pelas Educadoras no contexto da Educação Infantil como promotores de resiliência profissional
    • Data: 20/12/2023 às 9h
    • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), Narjara Mendes Garcia (FURG) e Márcia Buss-Simão (UFSC)

    2022

    • Any Caroliny de Abreu Ramos
    • Título: “Mas eu não sou só o monitor?” Proveniência e emergência do monitor de inclusão: o contexto da prática em um município do extremo sul rio-grandense
    • Data: 21/02/2022 às 15h
    • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Washington Cesar Shoiti Nozu (UFGD)

    • Shay de los Santos Rodriguez 
    • Título: Vejam-me: Disse o Corpo – A Educação dos Corpos Trans
    • e das Pornificações Transmasculinas
    • Data: 15/02/2022 às 15h
    • Banca: José Rogério Lopes (orientador), Joice Araújo Esperança (FURG) e Ale Mujica Rodriguez (UFSC)

    • Ana Laura Eckhardt de Lima 
    • Título: MULHERES E FUTEBOL NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DA REDE DE ENUNCIAÇÕES PRESENTE EM SITES DE NOTÍCIAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 (SARS-CoV-2)
    • Data: 25/07/2022 às 19h
    • Banca:  Raquel Pereira Quadrado (orientadora), Jorge Dorfman Knijnik (coorientador/Western Sydney University), Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer (FURG) e Silvana Vilodre Goellner (UFRGS)

    • Denise Prado Costa
    • Título: As danças no contexto das escolas públicas municipais do Rio Grande : olhares, sobre danças e educação, a partir do Festival Dança Estudantes
    • Data: 15/07/2022
    • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Elisandro Schultz Wittizorecki (UFRGS)

    • Isis Azevedo da Silva Carvalho
    • Título: Reforma do Ensino Médio: A experiência de uma escola piloto na cidade de São José do Norte
    • Data: 21/06/2022 às 8h30min
    • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Ricardo Gonçalves Severo (FURG), Nara Vieira Ramos (UFSM) e Simone Barreto Anadon (FURG)

    • Laís dos Santos
    • Título: COSTURAS ESTÉTICAS: A formação de professores de Artes Visuais em contexto de pandemia
    • Data: 29/07/2022 às 15h
    • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG), Luciana Gruppelli Loponte (UFRGS) e Claudio Tarouco de Azevedo (UFPEL)

    • Myrna Gowert Madia Berwaldt
    • Título: Estratégias de uma professora pomerana para a promoção de práticas de letramento durante o ensino remoto em uma comunidade do campo (2020/2021)
    • Data: 11/07/2022 
    • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), Maria do Socorro Alencar Nunes (UFSJ) e Patricia Weiduschadt (UFPEL)

    • Paula Beatriz Espindola de Souza 
    • Título: Conhecimento, Saberes e Formação das Professoras de Educação Infantil: Um Olhar Bioecológico
    • Data: 26/08/2022 às 14h
    • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Gabriela Nogueira Medeiros (FURG), Narjara Mendes Garcia (FURG) e Rodrigo Saballa de Carvalho (UFRGS)

    • Vithória Silva Oleiro
    • Título:  PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA “DANÇA”
    • NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA/LICENCIATURA DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
    • Data: 19/12/2022 às 10h
    • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Valdelaine da Rosa Mendes (UFPEL)

    • Wenis Vargas de Carvalho
    • Título: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTE NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA BILÍNGUE
    • Data: 20/05/2022 às 10h
    • Banca: Maria Mertzani (orientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG) e Marcio Hollosi (UNIFESP)

    2021

      • Amanda Porto da Cruz
      • Título: AS POLÍTICAS CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ESTRATÉGIA DE GOVERNAMENTO DAS INFÂNCIAS
      • Data: 09/02/2021 às 14h
      • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG), Kamila Lockmann (FURG) e Maria Carmem Silveira Barbosa (UFRGS)
        Raquel Lempek Trindade 
      • Título: A JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: A OFERTA DE VAGAS PARA CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS DE IDADE NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE
      • Data: 12/02/2021 às 14h
      • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG), Rochele da Silva Santaiana (UERGS) e Simone Santos de Albuquerque (UFRGS)

      • Izabel Espíndola Barbosa 
      • Título: Nossas professoras pretas: por uma pedagogia preta feminista
      • Data: 23/02/2021 às 16h 
      • Banca: Raquel Pereira Quadrado (orientadora), Eliane Almeida de Souza (coorientadora), Amanda Motta Castro (FURG) e  Luanda Rejane Soares Sito (Universidad de Antioquia)

        Marisa Musa Hasan Hamid
      • Título: TESSITURA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): DESAFIOS E IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO
      • Data: 11/03/2021 às 14h
      • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Simone Gonçalves da Silva (UFPel)

      • Carlos Guillermo Mojica Vélez 
      • Título: Prácticas de Educación Popular para el acceso a la Universidad de Antioquia: estudio de caso del preuniversitario Paulo Freire
      • Data: 16/03/2021 às 14h
      • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora), Márcio Rodrigo Vale Caetano (FURG), Maria Tereza Goudard Tavarez (UERJ) e Thiago Ingrassia Pereira (UFFS)

      • Vanezza Pontes da Silva Papaleo
      • Título: UNPACKING, um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube
      • Data: 01/04/2021 às 14h
      • Banca: Dinah Quesada Beck (orientadora), Joice Araújo Esperança (FURG) e Bianca Salazar Guizzo (ULBRA)

      • Cristiane Troina Ferreira 
      • Título: Vivências de Catadoras na Cooperativa de Reciclagem Santa Rita
      • Data: 15/04/2021 às 14h
      • Banca: Amanda Castro Motta (orientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG), Tatiana Walker (FURG), Márcio Rodrigo Vale Caetano (UFPEL) e Alexandre Pereira Macedo (UFPB)

      • Nadine Silva dos Santos
      • Título: A Profanação dos Discursos Inclusivos nas Políticas Educacionais Contemporâneas
      • Data: 27/05/2021 às 9h
      • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Eliana da Costa Pereira Menezes (UFSM)

      • Karen Godoy Silveira Barbosa 
      • Título: RESISTÊNCIAS DE CRIANÇAS E PROFESSORAS PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: CAMINHOS PARA SUBVERTER HEGEMONIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
      • Data: 28/05/2021 às 15h
      • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Amanda Motta Castro (FURG), Ana Cristina Coll Delgado (UNOESC) e Ivana Maria Nicola Lopes (FURG)

      • Jonas dos Santos Messias
      • Título: LEITURA DO LIVRO DE NARRATIVAS POR IMAGENS PELAS PROFESSORAS E CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
      • Data: 01/07/2021 às 15h
      • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Maria Mertzani (coorientadora), Joice Araújo Esperança (FURG) e Silvia de Fátima Pilegi Rodrigues (UFMT);

      • Fernanda Acosta Funchal
      • Título: Pensando a Internacionalização do Ensino Superior na FURG: Experiências e Expectativas dos sujeitos do PAEC/OEA
      • Data: 27/08/2021 às 14h
      • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Vânia Martins Alves Chaigar (FURG), Ednaldo da Silva Pereira Filho (UNISINOS) e Maria Mertzani (FURG)

      • Fabiane Laranjo Crizel 
      • Título: A Gestão Educacional nas licenciaturas presenciais da Universidade Federal do Rio Grande - RS/Campus Carreiros
      • Data: 26/08/2021 às 8h30min
      • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Renata Cristina Lopes Andrade (coorientadora), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Márcia de Souza Hobold (UFSC)

      • Elina Rodrigues de Oliveira 
      • Título: Do Racismo estrutural ao institucional: as visões de mundo de alunos cotistas raciais da FURG
      • Data: 03/11/2021 às 10h 
      • Banca: Ricardo Gonçalves Severo (orientador), Amanda Motta Castro (FURG) e Edilza Correia Sotero (UFBA)

    • Andriara Nunes Nunes
    • Título:  Por uma Pedagogia Antiespecista: experiências em prol de relações biocêntricas entre crianças e animais em escolas da cidade do Rio Grande/RS
    • Data: 31/08/2021 às 15h
    • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Ângela Adriene Schmidt Bersch (FURG), Orlando Ednei Ferretti (UFSC) e Cláudio Tarouco de Azevedo (FURG)

    • Clarice Janaína de Oliveira Gonçalves 
    • Título: DA ASSOCIAÇÃO À FUNDAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL MARIA LUCIA LUZZARDI: memórias do acolhimento de crianças autistas em Rio Grande/RS
    • Data: 10/12/2021
    • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Jorge Luiz da Cunha (UFSM)

    • Thaiane da Silva D'Avila 
    • Título: A ATUAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL EM RIO GRANDE/RS
    • Data: 06/12/2021 às 19h
    • Banca: Ricardo Gonçalves Severo (orientador), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Wivian Jany Weller (UnB)

    • Desirée de Oliveira Pires 
    • Título: Educação Política e Ativismo de Mulheres nas Redes Sociais – um estudo do Movimento #EleNão
    • Data: 19/11/2021 às 14h
    • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora),  Vânia Alves Martins Chaigar (FURG), Márcio Rodrigo Vale Caetano (UFPEL) e Rosemary dos Santos (UERJ)

    • Carolina dos Santos Espíndola
    • Título: Práticas de leitura e escrita no cotidiano da pré-escola: um estudo realizado em uma escola de Educação Infantil do município de Rio Grande
    • Data: 29/10/2021 às 9h
    • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG), Carmen Regina Gonçalves Ferreira (FURG) e Denise Maria de Carvalho Lopes (UFRN)

      Aline Freire de Souza Aguiar
    • Título: AS PECULIARIDADES DOS 6ºs ANOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS IDENTIFICADOS EM MEIO AOS SILENCIAMENTOS DA TRANSIÇÃO ESCOLAR
    • Data:  15/12/2021 às 14h
    • Banca: Joice Araújo Esperança (orientadora), Dinah Quesada Beck (FURG) e Pierre André Garcia Pires (UFPR) 

    2020

      • Tatiane Goudinho da Costa
      • Título: Juventudes, periferias e projetos sociais: efeitos e significados
      • Data: 10/02/2020
      • Banca: Márcio Rodrigo Vale Caetano (orientador), Dinah Quesada Beck (FURG) e Paula Almeida de Castro (UEPB)

      • Karine Dias Pinto
      • Título: Pedagogia Logosófica: aspectos didáticos e suas implicações para o desenvolvimento integral do educando
      • Data: 20/01/2020
      • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (coorientadora), Gionara Tauchen (FURG) e Marta Nornberg (UFPEL)

      • Mirian Saraiva Pureza 
      • Título: A Formação Continuada sob a ótica de professores dos Anos Iniciais do município do Rio Grande/RS
      • Data: 29/05/2020 às 15h
      • Banca: Elisabeth Brandão Schmidt (orientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Maria da Graça Pinto (UFPEL)

      • Dayana Pereira dos Anjos
      • Título: Professor em início da carreira na Educação Infantil na cidade do Rio Grande – RS
      • Data: 04/09/2020 às 09h30min
      • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Maria Mertzani (coorientadora), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Marta Nörnberg (UFPEL)

      • Julia Lopes
      •  Título: Subjetividades Expandidas, Identidades Instagramadas: um estudo sobre representações de corpo e juventudes na produção de selfies no aplicativo Instagram
      • Data: 22/10/2020 às 14h
      • Banca: Dinah Beck (orientadora), Joice Araújo Esperança (FURG) e Jane Felipe de Souza (UFRGS)
      • Raylene Barbosa Moreira
      • Título: REDES DE ESPERANÇA DAS TRABALHADORAS QUE ATUAM NO CÁRCERE: EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESIGUALDADE DE GÊNERO
      • Data: 19/10/2020
      • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora), Joice Araújo Esperança e Márcia Soares de Alvarenga (UERJ)

      • Larissa Pinto Martins
      • Título: PEDAGOGIAS CULTURAIS E IMPRENSA LÉSBICA: REPENSANDO OS PERIÓDICOS CHANACOMCHANA ENQUANTO UM ESPAÇO EDUCATIVO ENTRE LÉSBICAS
      • Data: 09/12/2020 às 14h
      • Banca: Marcio Caetano (orientador), Amanda Motta Castro (coorientadora), Joice Araújo Esperança (FURG), Patrícia Lessa dos Santos (UEM) eDaniela Auad (UFSCar-So e UFJF)

      • Patrícia de Werk Raubach
      • Título: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS COMPARTILHADA NO SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO
      • Data: 11/12/2020 às 14h
      • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Cláudia da Silva Cousin (FURG) e Lígia Cardoso Carlos (UFPEL)

      • Silvia Barreto Soares
      • Título: A CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES INICIANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
      • Data: 18/12/2020 às 15h
      • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG) e Cleoni Maria Barbosa Fernandes (IFSul)

    • Gabriela Oliveira Santos 
    • Título: O LÍDER EM MIM: UMA NOVA ESTRATÉGIA NEOLIBERAL NA ESCOLA E SEUS EFEITOS NA CONDUÇÃO DAS AÇÕES DOCENTES
    • Data: 18/12/2020 às 9h
    • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Suzane Gonçalves (FURG) e Morgana Hattge (Univates)

    • Lóry da Silveira Ribeiro
    • Título: Juventudes Contemporâneas em Instituições de Acolhimento: Uma Análise do Canal do YouTube Adoção Tardia
    • Data: 17/12/2020 às 14h30min
    • Banca: Joice Araújo Esperança (orientadora), Dinah Quesada Beck (FURG) e Bianca Salazar Guizzo (ULBRA)

    • Priscila Oleto de Oliveira
    • Título: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: Um instrumento curricular contemporâneo de gestão pedagógica performativa
    • Data: 21/12/2020 às 9h
    • Banca: Kamila Lockmann (orientadora), Raquel Pereira Quadrado (FURG) e Daniela Medeiros de Azevedo Prates (IFSUL)
Últimas Notícias

EDITAL ABERTO – ALUNO ESPECIAL PPGEDU

EDITAL ABERTO – ALUNO REGULAR PPGEDU

Recredenciamento Docente 2025

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL - 01/2025

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS - 02/2024

acesse a lista completa
Voltar para o topo