Análise das práticas pedagógicas de uma docente no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos em uma escola bilíngue
Autor: Wenis Vargas de Carvalho (Currículo Lattes)
Resumo
Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores e Prátcas Educativas, teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas de uma docente no ensino da leitura e escrita da Língua Portuguesa para estudantes Surdos em uma escola bilíngue. O estudo é de cunho qualitativo, seguindo as abordagens metodológicas que têm sido aplicadas no exame da escrita de crianças Surdas no campo nacional e internacional. A investigação é de caráter exploratório e descritivo, tendo como estratégias para produção de dados sete entrevistas semiestruturadas e análise de sessenta atividades impressas de Língua Portuguesa desenvolvidas pela docente com seis estudantes Surdos de uma sala multisseriada dos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados coletados mostram como tem acontecido o ensino da leitura e escrita para esses estudantes. A análise das entrevistas e dos materiais mostraram que, apesar de o ensino da leitura e da escrita serem garantidos por lei a esses alunos, as condições a que têm tido acesso revelam a complexidade e dificuldade para desenvolver tais habilidades nesta língua. Os resultados a partir dos dados demonstram que há uma fragmentação nas práticas pedagógicas desenvolvidas pela professora de Língua Portuguesa dos anos finais desta escola bilíngue para Surdos, pois os documentos norteadores, como a BNCC, DOCTR e RCG, apresentados nesta pesquisa, não são utilizados pela professora por acreditar que, diante das condições sociais e linguísticas dos estudantes, parecem não ter função neste modelo educacional investigado. No entanto, apesar do contexto e das limitações da pesquisa, onde não foi possível acompanhar as aulas presenciais, indentificou-se que há uma tentativa da professora em ensinar a Língua Portuguesa, baseando suas práticas pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita a partir do uso de imagem, do sinal em Libras, a datilologia da palavra em português e, por fim, a escrita em português. Percebeu-se, ainda, que o ensino da Língua Portuguesa tem sido baseado a partir do Currículo de Libras de um município da região Sul do Brasil, cuja finalidade é ensinar a Libras como primeira e segunda língua.