Dissertação - Mirian Saraiva Pureza

A formação continuada sob a ótica de professores dos anos iniciais do município do Rio Grande, RS

Autor: Mirian Saraiva Pureza (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O objetivo da pesquisa, de cunho qualitativo, foi analisar a formação continuada sob a ótica de professores da Educação Básica - Anos Iniciais do município do Rio Grande, RS. O estudo traz como contexto as políticas públicas e os planos ou programas de formação continuada de professores em nível federal e municipal. Demarcou-se a rede municipal, elegendo-se três escolas como lócus da investigação. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de entrevistas com oito professoras que atuam na Educação Básica do município do Rio Grande, tendo sido gravadas e posteriormente transcritas, constituindo-se o corpus da análise. Para examinar os dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi. Do processo analítico, resultaram três categorias finais que constituíram o processo de escrita dos metatextos, onde se buscou, no diálogo entre o campo empírico e o teórico, problematizar a temática. Na primeira categoria, intitulada "A formação continuada é importante", a discussão emerge das concepções das professoras sobre a relevância da formação continuada. Na categoria "Troca de experiências e teorias ligadas à prática/realidade", são trazidas as falas das professoras sobre o que mais apreciam nas formações, problematizadas à luz de referenciais como Tardif, Imbernón, Nóvoa e outros. Na terceira categoria, denominada de "Modelos de formação estanques e repetitivas", discute-se os pontos negativos atribuídos às formações das quais as professoras participaram. Como considerações finais, reflete-se sobre o ideal e o real concernente às formações continuadas, pontuando o que vem se efetivando como positivo e em quais aspectos é preciso focar a atenção para o aprimoramento dos processos de Educação Continuada vigentes. Nessa perspectiva, pontuam-se questões relacionadas ao pragmatismo do ver e do pensar a formação continuada, num viés estruturante e tradicional. Em contrapartida, problematiza-se o modelo interativo-construtivista de formação continuada, com reflexões acerca da desvalorização desse processo formativo no espaço escolar

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: EducaçãoFormação continuada do professorPolíticas públicasEnsino fundamentalAnos iniciais