Dissertação - Tatiane Goudinho da Costa

Juventudes, periferias e projetos sociais : efeitos e significados

Autor: Tatiane Goudinho da Costa (Currículo Lattes)

Resumo

A presente dissertação de mestrado, intitulada "Efeitos do projeto social nas narrativas de vida de jovens de periferia" emergiu a partir das vivências profissionais da pesquisadora, como coordenadora de um Projeto Social, desenvolvido com jovens de periferia. O projeto de pesquisa foi se construindo com o objetivo de analisar e tensionar os efeitos do projeto social na vida de jovens de periferia, a partir das suas narrativas. Para atingir esse objetivo, incialmente, buscou-se conhecer Rio Grande e seus aspectos socioculturais e demográficos, por entender o município como campo de pesquisa e de atuação desses sujeitos de periferia. Depois, no caminhar teórico da pesquisa discutiu-se a constituição do jovem de periferia e os projetos sociais para a juventude, enquanto política pública. Metodologicamente, assumiu-se a pesquisa qualitativa e a investigação foi orientada por alguns elementos das metodologias história oral (DELGADO, 2010) e da pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2015), para abarcar as histórias de vida dos jovens, que participaram do projeto social. Inicialmente, participaram da pesquisa quatro sujeitos, mas no decorrer da investigação houveram algumas mudanças e a dissertação foi concluída com a narrativa da pesquisadora, além da análise da narrativa de um jovem de periferia. Nesse processo buscou-se tensionar os efeitos do projeto social na vida desse sujeito, considerando o período anterior a sua inserção (família, amigos e violência), as vivências no projeto (ingresso e significados) e os efeitos desse na história de vida do jovem. O estudo mostrou que para além das histórias de vida, os sujeitos são marcados pelos sentidos atribuídos as essas histórias, quando as mesmas se constituem como narrativas. Em relação aos efeitos do projeto social na vida dos jovens, todos atribuíram experiências significativas ao processo, mas apenas um sujeito conseguiu fazer e manter a sua narrativa. Nessa narrativa foram evidenciados elementos constituintes de novas oportunidades, rompendo com o que estava posto, antes do projeto, enquanto trajetória de um jovem que nasceu, foi criado e reside, ainda hoje, na periferia de Rio Grande.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: EducaçãoJovensJuventudePeriferiaProjetos sociaisNarrativa