Dissertação - Karine Dias Pinto

Pedagogia logosófica : aspectos didáticos e suas implicações para o desenvolvimento integral do educando

Autor: Karine Dias Pinto (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação foi defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande-FURG na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas. O objetivo principal da pesquisa foi investigar como se organizam os aspectos didáticos e suas implicações para o desenvolvimento integral do educando na Pedagogia Logosófica, compreendendo sua história, identidade institucional e o atendimento a legislação vigente. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa realizada por meio do estudo de caso e da pesquisa documental, que teve como lócus o Colégio Gonzáles Pecotche, Unidade Chapecó/SC. Compuseram os dados da investigação as observações realizadas no cotidiano da escola: o diálogo com profissionais que atuam na mesma bem como registros no diário de campo. Também o Projeto Político Pedagógico da instituição (2014), os documentos intitulados Fundamentos da Pedagogia Logosófica e Aspectos esclarecedores da Pedagogia Logosófica; a Revista Logosofica nº25 e reportagens dispostas sobre as práticas educativas no site da instituição pesquisada foram os documentos analisados. O conjunto de materiais propiciou a convergência de informações (YIN, 2001-2015) compreendendo a identidade institucional da Pedagogia Logosófica, a partir de seu contexto histórico e dos elementos principais que definem essa proposta. Dessa forma, três categorias de análise foram estabelecidas, quais sejam: 1) Relação entre ensino e a construção do conhecimento; 2) Estratégias metodológicas e contexto de aprendizagem e, por fim, 3) Relação entre ensino, aluno e professor. As categorias juntamente com os dados da escola pesquisada e, com referencial teórico do campo da didática - especialmente defendidas por autores que embasam as discussões humanísticas da educação - possibilitaram identificar que a ação didática na Pedagogia Logosófica envolve estratégias de articulação entre a vida dos sujeitos e os conteúdos curriculares obrigatórios bem como técnicas, participação ativa dos estudantes, articulação entre teoria e prática, elementos da natureza, e um currículo envolto a aspectos humanos. Elementos esses que fazem parte do planejamento, da formação continuada, dos investimentos educacionais e da necessidade dos profissionais compreenderem e se identificarem com as concepções logosóficas. Ainda foi possível identificar que a proposta busca promover a integralidade dos sujeitos indicada pela legislação vigente por meio da promoção de oito principais aspectos que sobressaíram diante da análise: cognitivo; psicológico; sensível; afetivo; ético; mental; moral; espiritual; físico; e social. Assim, os principais resultados da pesquisa indicam que a proposta Logosófica prioriza além do currículo formal composto pelos conteúdos curriculares legais, os fundamentos que a Pedagogia Logosófica prescreve, por meio da implementação de conteúdos logosóficos e de um método de ensino indicados pelo autor/fundador desta proposta Gonzales Pecotche.

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Palavras-chave: EducaçãoPedagogiaLogosofiaPedagogia logosóficaDesenvolvimento integralDidática