Professores em início de carreira na Educação Infantil na cidade do Rio Grande-RS
Autor: Dayana Pereira dos Anjos (Currículo Lattes)
Resumo
Esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG e a linha de pesquisa Formação de professores e práticas educativas trata de uma pesquisa sobre professoras da Educação Infantil iniciantes na carreira docente. A pesquisa tem como objetivo compreender como acontece o período inicial, buscando identificar os desafios e dilemas que os iniciantes enfrentam bem como as estratégias que eles constroem para enfrentar esse momento profissional. A principal sustentação teórica desta pesquisa está em Huberman (1992) em suas abordagens referentes ao ciclo da vida do professor. Do teórico Veenman (1988) fizemos uso do termo "choque de realidade". Tardif (2006) Pimenta (1997, 2012) em relação a formação de professores e Garcia (1999, 2009, 2010, 2012) nas discussões relacionadas aos professores iniciantes. A pesquisa configura-se como qualitativa, fundamentadas nos estudos de Bogdan; Biklen (1994). Para a produção dos dados ultizamos a revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada, fundamentadas também em Triviños (1987). Os dados evidenciam a inexistência de políticas de acompanhamento/acolhimento por parte da Secretaria de Educação e da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Foi possível identifica por meio das análises das entrevistas que as professoras sentiram o "choque de realidade" (VEENMAN, 1988) atrelado aos aspectos de sobrevivência, citado por Huberman (1992). E também que existe, segundo as professoras participantes da pesquisa, uma lacuna entre a formação inicial e a realidade escolar. Elas ressaltam que precisam de mais prática na formação inicial, para que assim conheçam a realidade das escolas, evitando a sensação de sobrevivência nesse período inicial. As professoras consideram também que o acolhimento, acompanhamento e informação são cruciais neste momento, pois sem eles ficam inseguras da sua prática docente.