O líder em mim : uma nova estratégia neoliberal na escola e seus efeitos na condução das ações docentes
Autor: Gabriela Oliveira Santos (Currículo Lattes)
Resumo
Esta dissertação tem por objetivo problematizar as estratégias que o Programa O Líder em Mim desenvolve para conduzir a conduta do sujeito docente. Para isso, baseio-me nos estudos pós-estruturalistas e em alguns conceitos do filósofo Michel Foucault, especialmente governamentalidade neoliberal.O programa analisado é de origem americana e é baseado em um livro chamado "Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes",o qual foi adaptado para a área educacional e promete uma transformação comportamental dos sujeitos participantes. Como metodologia, realizo análise documental de quatro apostilas do programa que são destinadas aos professores e também análise do site e do blog do mesmo.A partir disso foram criadas duas unidades de análises, quais sejam: 1). A regulação da privacidade Docente e 2) A regulação do trabalho Docente. Na primeira unidade evidencia-se a que o programa conduz da privacidade do sujeito docente ao adentrar em cada âmbito da sua individualidade. A forma como o sujeito fala, como se comporta e até mesmo como lida com seus relacionamentos é conduzida a partir de princípios empresariais e neoliberais que sustentam o OLEM. Já na segunda unidade, observa-se uma condução do professor no seu âmbito profissional, já que o programa determina o modo como o docente deve se comportar no ambiente escolar e como conduzir suas aulas. Além disso, percebi que há uma disputa pelo currículo escolar a partir do momento em que os 7 hábitos do programa se misturam aos conteúdos escolares. Através das análises realizadas percebi que se trata da entrada da racionalidade neoliberal no campo da educação. Essa forma de governamentalidade ao buscar constituir o sujeito docente em sujeito-líder-docente, tira do mesmo sua autonomia a partir de um processo de desintelectualização e desprofissionalização docente.