A produção do conhecimento de licenciandos compartilhada no Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo
Autor: Patricia de Werk Raubach (Currículo Lattes)
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e teve como foco a produção do conhecimento de licenciandos da FURG, Campus Carreiros, partilhada em Cirandas do VI Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa realizada por meio de análise documental do livro eletrônico que contém os resumos expandidos dos trabalhos apresentados na sexta edição do evento supracitado. Foi utilizada como metodologia de análise a Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2011) aliada a organização dos dados com elementos da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Foram identificados os licenciandos sujeitos dessa pesquisa e os trinta trabalhos associados a eles. Do processo analítico, resultaram três categorias finais que inspiraram quatro textos construídos no diálogo com teóricos, onde buscamos responder "Qual a produção do conhecimento partilhada por licenciandos da FURG campus Carreiros nas cirandas do VI Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo?" com base nos trabalhos que formaram o corpus de análise. O primeiro, intitulado "Releituras das narrativas: o elo das escritas", considerou os passos de construção de um texto como apresentação das propostas, a metodologia, os recursos e resultado apresentados nas escritas dos licenciandos. Com mais dados quantitativos, desse material emergiram elementos sobre a importância da escola pública na formação inicial dos professores, a diversidade de autores que embasam as pesquisas feitas pelos licenciandos e a escolha de materiais com objetivos que vão além dos propostos no plano de aula. O segundo texto, "Desenvolvimento dos sujeitos: Processos de aprendizagem" discute a intencionalidade dos licenciandos sobre os processos que estimulam o desenvolvimento pleno dos estudantes, considerando-os como seres biopsicossociais. O terceiro "Leitura de mundo: sujeito como produto e produtor de conhecimento", foi produzido considerando a historicidade dos sujeitos que aparecem nas escritas e a luta para manterem viva a memória coletiva dos grupos que são marginalizados pela concepção eurocêntrica e capitalista colonial. E o quarto emergiu do problema central dessa pesquisa "O que se apresentou como produção de conhecimento", esse texto apresenta o amálgama da produção de conhecimento dos licenciandos, que emergiram durante o processo de análise. Nos trabalhos pesquisados, a intenção dos licenciandos, conforme se mostrou na análise, era estimular o desenvolvimento dos estudantes com os quais interagiram na escola, considerando o contexto emocional, intelectual e na relação com o outro, promovendo a percepção de si e do outro, respeitando as diversidades na busca pela autonomia.