Dissertação - Silvia Barreto Soares

A constituição da prática pedagógica dos professores iniciantes da educação básica

Autor: Silvia Barreto Soares (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho busca enunciar, identificar e compreender de que forma o professor iniciante dos anos finais da educação básica concebe prática pedagógica e quais saberes mobilizam nesta prática. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como contexto quatro sujeitos de escolas municipais e estaduais, com período de inserção de um a cinco anos no magistério, da cidade de Rio Grande - RS. A coleta de dados foi feita através de observações das aulas dos sujeitos envolvidos na pesquisa e de perguntas abertas enviadas por e-mail para os mesmos. Os dados foram analisados através da aproximação com a Análise Textual Discursiva (ATD), sendo contextualizadas a partir da realidade apontada pelos sujeitos. Como referencial teóricos de apoio foram utilizados Azzi (2012), Caldeira e Zaidan (2010), Fernandes (1999), Garcia (1999), Huberman (1995), Imbernón (2001), Mizukami (2004),Pimenta (2012), Sacristán (1997), Tardif (2012), Veiga (1992). Destacaram-se como categorias principais prática pedagógica, professor iniciante, relação professor-aluno e saberes docentes. Um dos elementos centrais que esse movimento de mergulho na realidade da profissão aportou é a urgência da criação de um espaço-tempo de acolhida formativa aos professores iniciantes. Esse espaço poderia tornar-se um instrumento de narrativa reflexiva da experiência docente, onde profissionais de longa permanência na carreira reflexionariam com profissionais iniciantes, os saberes da experiência.

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Palavras-chave: EducaçãoPráticas pedagógicasSaberes do docenteEducação escolar básicaAnos iniciaisProfessores iniciantes