Dissertação - Caroline Amaral Amaral

Literatura juvenil contemporânea LGBTI : significados sobre identidade de gênero e sexuais

Autor: Caroline Amaral Amaral (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação tem por objetivo analisar os significados que são produzidos e reproduzidos na e pela literatura juvenil contemporânea acerca das identidades sexuais e de gêneros. O material empírico é composto por sete livros juvenis que trazem em suas narrativas personagens lésbicas, gays, transgêneros e intersexuais. O aporte teórico desta pesquisa fundamenta-se a partir do campo dos Estudos Culturais na sua vertente pós-estruturalista, bem como com alguns preceitos da Teoria Queer. Como metodologia, foi utilizada a Análise Cultural. Neste estudo, os artigos analisados tem como foco a intersexualidade, a partir do livro Menino de Ouro, de Abigail Tarttelin; a homossexualidade feminina por meio dos livros Amor entre meninas, de Shirley Souza, Uma bebida e um amor sem gelo, por favor, de Liliane Prata e Diário de uma garota atrevida, de Karina Dias; e o tema das homossexualidades masculinas, os livros Will & Will um nome, um destino, de John Green e David Levithan, Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo, de Benjamin Alire Sáenz que foram analisados. As normas de gênero balizam a maneira como as personagens são representadas nos livros e as experiências que vivem, sinalizando para o fato de que as idealizações de masculino e feminino socialmente construídas interpelam os comportamentos, as falas e a forma como as personagens compreendem a si mesmas enquanto sujeitos intersexuais, lésbicas e gays. Foi possível observar que, mesmo por vezes reproduzindo verdades socialmente naturalizadas - como o gay afeminado, o intersexual que passa pela cirurgia de redesignação para ser aceito socialmente, por exemplo - as obras analisadas trazem rupturas como discussões a respeito da forma como estes sujeitos são vistos socialmente, haja vista que, ao retratar cenas de preconceito e exclusões, por meio das personagens dos livros, existem críticas acerca dos processos de marginalização e desrespeito que acabam produzindo o sujeito gay, lésbica e intersexual como anormal, abjeto. Os livros se configuram como potencialidades educativas ao produzirem discursos, conhecimentos e pedagogias culturais a respeito do "ser" lésbica, gay e intersexual para os leitores e as leitoras.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Literatura juvenilEstudos de gêneroSexualidadeEstudos culturais