Dissertação - Larissa Rodrigues de Oliveira

A (re)significação da docência no Projeto Cirandar

Autor: Larissa Rodrigues de Oliveira (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi orientada pela seguinte questão: como se mostra a (re)significação da docência no âmbito do Projeto Cirandar? Assim, foram selecionados diários de professores que participaram do Projeto Cirandar: rodas de investigação desde a escola, um projeto de formação docente implementado na cidade do Rio Grande - RS. Para a análise das informações, contidas nos relatos dos diários, foi utilizada a metodologia Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi, que apresenta caráter hermenêutico e fenomenológico. O processo analítico propiciou o aprofundamento acerca do entendimento sobre a formação docente a partir das narrativas dos/as docentes que escreveram os diários propostos pelo Projeto entre os anos de 2013 e 2017. Com base nas escritas reflexivas, contidas nos diários, emergiram (re)significações a respeito da docência, visto que o processo de escrita possibilita reviver a experiência e compreendê-la sob um viés diverso. Da análise das escritas resultaram três categorias finais: a (re)significação da docência, docência: uma história escrita a muitas mãos e o protagonismo que emerge da experiência. Freire, Dewey, Larrosa, Giroux, Contreras, Pimenta, entre outros, foram os autores que embasaram o diálogo do campo empírico com o teórico. Do processo analítico emergiram discursos a respeito da docência tais como: docência como processo coletivo de aprendizagem; autonomia e protagonismo do docente na transformação da realidade profissional; Projeto Cirandar como espaço de acolhida e incentivo para mudanças; importância da reflexão sobre a prática; escuta e reconhecimento de si e do outro - pares, discentes e comunidade escolar - como parte indissociável para a (re)significação e identificação do profissional com a profissão.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: EducaçãoFormação de professoresRessignificaçãoDocênciaProjeto cirandar