Dissertação - Andrea Maria Matias

Programa Acelera Brasil : discursos de verdade, regulação e desprofissionalização docente

Autor: Andrea Maria Matias (Currículo Lattes)

Resumo

A presente dissertação tem por objetivo problematizar os discursos de verdade que sustentam o Programa Acelera Brasil, do Instituto Ayrton Senna, e como este opera sobre o trabalho docente. Na esteira das contribuições pós-estruturalistas, sobretudo do pensamento de Michel Foucault, fez-se uso de algumas ferramentas teórico- metodológicas, como governamento e biopolítica, para analisar os discursos do Programa. Tais discursos foram analisados a partir de alguns documentos produzidos pelo Instituto Ayrton Senna que compõem o material de análise da pesquisa. A partir das incursões nos materiais de análise, foi possível construir cinco unidades de análise, as quais denominei: "A estatística como ferramenta para conhecer e governar" na qual mostro de que maneira o Instituto Ayrton Senna se utiliza da estatística como um saber necessário para mapear os problemas da educação no Brasil e justificar sua existência. Na segunda unidade, "O capital humano como valor de mercado", mostro que as intervenções do Programa Acelera podem ser compreendidas como investimentos em Capital Humano, com o intuito de gerenciar o risco da improdutividade dos alunos não aprendentes. Na terceira unidade, "A aceleração como busca da normalidade", percebe-se que os sujeitos posicionados com problema de aprendizagem são alvos do programa, que pretende normalizá-los e torná-los aptos a participar do jogo neoliberal, cuja tônica é a concorrência. Na quarta unidade, "O caráter salvacionista do Instituto Ayrton Senna", compreende-se um viés salvacionista nos discursos do Instituto, pois o mesmo acena com a possibilidade de acabar com as mazelas educacionais, colocando-se como o agente principal para resolver os problemas da educação brasileira. Por fim, na quinta unidade, "Regulação e desprofissionalização do trabalho docente no contexto do Programa", aponto que o Programa analisado se utiliza de estratégias como capacitação e controle externo para regular o trabalho docente e conduzir suas condutas, o que configura os professores do Acelera Brasil como meros executores de encargos, ensejando um processo de desprofissionalização docente. A partir dessa problematização este estudo possibilitou compreender que o Programa Acelera Brasil desqualifica a ação docente e conduz as condutas dos professores que dele participam, ao mesmo tempo que os exclui do processo educativo.

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