Dissertação - Alana Dafne Tavella

O curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG : deslocamentos operados no currículo para a formação de docentes da Educação Infantil

Autor: Alana Dafne Tavella (Currículo Lattes)

Resumo

Esta Dissertação tem por objetivo compreender os movimentos e deslocamentos que são operados na formação que perpassa o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG no que diz respeito à Educação Infantil, em especial a educação e ao cuidado de bebês e crianças bem pequenas. Esta pesquisa foi realizada com a utilização das contribuições de autores da perspectiva pós-estruturalistas e é embasada nos estudos de Michel Foucault. A ferramenta metodológica utilizada neste estudo é o governamento. Ainda, busquei na genealogia uma inspiração para olhar ao problema de pesquisa. Além disso, foram utilizados como materiais de análise, em um primeiro momento, os Projetos Políticos Pedagógicos do Curso de Pedagogia da FURG, os planos de ensino, os programas e as ementas das disciplinas, bem como as Deliberações e Resoluções disponíveis no site da universidade e as atas de reuniões. Em um segundo momento, realizei entrevistas com duas professoras que auxiliaram na construção da posposta de inserção da Educação Infantil no currículo. A partir da análise desses materiais, foi possível dividir em dois eixos para que pudessem ser refletidos de uma melhor forma. O primeiro eixo de análise aborda alguns aspectos que constituíram condições de possibilidades para a entrada da Educação Infantil no currículo. Para isso, inicialmente, mostro que a condição externa está relacionada ao movimento ligado ao contexto nacional, isto é, o reconhecimento da infância como um sujeito de direitos. Já a condição interna desse eixo está relacionada com um o movimento das profissionais da Educação Infantil da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (NEPE) que lutavam pelo direito da criança a Educação Infantil e a uma formação de qualidade. No segundo eixo é discutido acerca de alguns deslocamentos que são operados a partir do momento em que a Educação Infantil entra em cena no currículo. Também objetivo problematizar que os aspectos referentes ao cuidado, inicialmente relacionada a área da saúde, não deixaram de existir no currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, contudo foram tomando outros direcionamentos. Assim, a partir das discussões tecidas nesses eixos percebe-se que os debates no cenário nacional foi uma proveniência para a entrada da Educação Infantil no currículo, bem como a sensibilidade local de um grupo de professoras atentas a realidade do contexto histórico. Além disso, o fortalecimento da relação da universidade com as redes foi outro achado da pesquisa. No decorrer das discussões tecidas nesses eixos é possível perceber também a presença da racionalidade neoliberal.

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Palavras-chave: Educação infantilCurrículoGovernamentoPedagogiaCurso de pedagogiaEnsino superior