Dissertação - Mariana Herrera Ojeda

Chapeuzinho amarelo : entrecruzamientos entre la vida y la obra de Chico Buarque y las contribuciones del circuito de comunicación para el campo de la educación

Autor: Mariana Herrera Ojeda (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, na linha de pesquisa: Formação de professores e práticas educativas tem por objetivo Analisar o livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, através de seu circuito de comunicação, a situação política do período em que foi escrito, sua relação com a vida do autor e suas possíveis contribuições para a educação. Além disso buscou identificar as questões discutidas no trabalho, da perspectiva do contexto histórico e mapear as editoriais que o publicaram e a importância deles na história deste livro. O referencial teórico sobre circuito da comunicação sustentou a análise dos dados, a partir de Robert Darnton (2008 e 2010). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou princípios do paradigma indiciário como metodologia de investigação, a partir de Carlo Ginzburg (1983). O corpus de análise constituiu-se por entrevistas disponíveis no formato online, jornais de época e três diferentes edições do livro Chapeuzinho Amarelo, sendo duas edições do Brasil e uma de Portugal. Considerando que o ciruito da comunicação compreende o autor, as editoriais e o leitor que por sua vez alimenta o autor tratou-se sobre el período de dictadura cívico-militar en Brasil (1964 a 1979) a partir do textos de: Daniel Aarão Reis (2014), Maria Herminia Tavares de Almeida y Luiz Weis (1998), Marcelo Rindeti (2005), Souza y Pinheiro (2009) e entrevistas com os artistas que viviam na época. Além disso, una reseña biográfica del autor Chico Buarque, desde o início da ditadura civil-militar até 1979, a partir de dezenas de entrevistas, documentários, as duas biografias escritas por Regina Zappa (2011 e 2016) e a história de suas canções escritas por Wagner Homem (2009). Também foi tratado nesta pesquisa a contribuição das editoras e as editoriais que publicaram o livro até agora. Considerando o livro em si, a pesquisa buscou identificar los tópicos discutidos no trabalho, sob a perspectiva do contexto histórico, considerando que, que lida com os medos e a possibilidade de enfrentá-los, adquirir verdadeira dimensão do objeto e vencê-los. Desse modo é possível estabelecer um paralelo entre a obra e os fatos históricos, considerando que o lobo é o regime ditatorial e as mobilizações da sociedade, das quais o autor estava muito perto, são os gritos que acabam assustando o lobo. Portanto, o estudo da história do livro Chapeuzinho Amarelo mostra que, durante o período da ditadura civil-militar, houve uma estreita relação entre a obra de Chico Buarque e o contexto histórico. Por fim, deve-se notar a validade do livro Chapeuzinho Amarelo manteve ao longo de seus 40 anos de história e o grande número de bibliotecas escolares nas quais o livro se encontra fazem com que seja relevante para o campo da educação.

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