Dissertação - Rita de Cassia de Medeiros Rodriguez

Identidades de gênero e adultização : um estudo sobre erotização das infâncias e trabalho infantil a partir de videoclipes de MCs mirins compartilhados no YouTube

Autor: Rita de Cassia de Medeiros Rodriguez (Currículo Lattes)

Resumo

A presente Dissertação de Mestrado em Educação que tem como título "Identidades de gênero e adultização: um estudo sobre erotização das infâncias e trabalho infantil a partir de videoclipes de MCs mirins compartilhados no YouTube", que foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças do PPGEDU do IE da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, teve como principal objetivo investigar a produção de identidades de gênero e o processo de adultização nas infâncias, com ênfase nos contundentes elementos: erotizaçao e trabalho infantil enquanto práticas sociais contemporâneas consentidas. Este trabalho buscou responder, ainda que provisoriamente, às seguntes indagações: Quais são os discursos e as representações sobre os modos de ser criança e os modos de ser menina/menino produzidos, expressos e veiculados a partir dos videoclipes em estudo? De que forma estes discusos e representações de gênero interpelam as crianças/infâncias contemporâneas na constituição de suas identidades? Este estudo se valeu dos aportes teórico-conceituais dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero, sob a vertente pós-estruturalista. Foi realizada a observação de videoclipes de MCs mirins compartilhados no YouTube para produzir os dados acerca do problema em questão. Também realizei algumas conversações informais com as crianças das comunidades escolares onde trabalhei/trabalho. As indagações e considerações que emergiram destas observações, bem como das conversações foram registradas em um diário de anotações, com a intenção de suscitar, discutir, refletir, examinar/esquadrinhar, problematizar as questões que constituíram-se no problema de pesquisa. A pesquisa suscitou que os discursos e representações de gênero engendrados, apresentados e propagados pelos videoclipes estão estreitamente articulados com o processo de adultização infantil, evidenciando a recorrência de práticas de erotização e de trabalho infantil, remetendo-nos às ideias acerca dos borramentos, ultrapassagens, entrecruzamentos e/ou indeterminação de fronteiras entre o mundo dos adultos e o mundo das crianças.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: InfânciaGêneros (Grupos sociais)Trabalho infantilErotizaçãoAdultizaçãoYouTube