Dissertação - Francine Freitas Avila

O processo emancipatório na EJA : uma possibilidade do ser mais?

Autor: Francine Freitas Avila (Currículo Lattes)

Resumo

O presente estudo objetiva compreender em que medida ocorre, no ensino da EJA, o processo emancipatório de ser mais na vida dos educandos que a compõe na Escola de Ensino Médio Silva Gama, na cidade de Rio Grande/RS. Para tanto, buscaremos em autores como Pereira (2016), Pereira e Claro (2016) e Freire (2016), (2013), (2011), (2010), (2003), (2001) (1969), entre outros, subsidios que corroborem com a questão central dessa pesquisa que seria: A sala de aula da EJA pode ser um espaço de emancipação dos educandos que ali estão? Nesse sentido desenvolve-se a partir da perspectiva da Educação Popular, com uma metodologia qualitativa, utilizando a técnica de grupo focal, um questionario semi-estruturado para a coleta de dados. Participaram dessa pesquisa seis educandos, os quais foram convidados, previamente, por meio da apresentação do objetivo do trabalho. Eles são jovens e adultos, estudantes do último ano do terceiro ciclo da EJA, da Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama. Primeiramente, foram analisados os questionários e as falas dos educandos que se voluntariaram para participar da pesquisa. A partir desta análise foram elencadas categorias que nos permitiram melhor compreender como ocorre o processo de emancipação na Educação de Jovens e adultos da escola Silva Gama. As categorias utilizadas foram: Dificuldades; Frustrações e Expectativas; A escola, as aulas e os professores; A EJA como um espaço de emancipação. Tendo a questão central da pesquisa como norteador analisou-se o conteúdo das entrevistas e buscou-se elucidar que EJA é essa que se apresenta nessa instituição de ensino e o impacto dela na vida dos educandos.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação popularEducação de jovens e adultosEmancipaçãoSer mais