Dissertação - Aline Freire de Souza Aguiar

Problematizações sobre a transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental : espaços, tempos e relações pedagógicas

Autor: Aline Freire de Souza Aguiar (Currículo Lattes)

Resumo

Nesta Dissertação investigo a transição escolar dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, analiso o contexto de salas de aula de 5º e 6º ano de duas escolas da Rede Pública da cidade de Rio Grande/RS. Essa análise oportunizou a convivência com estudantes e professoras de ambas as etapas do Ensino Fundamental, o que possibilitou a vivência da transição escolar. O entendimento da rotina escolar como principal modificação dentro do espaço escolar em meio à transição, imbricada na construção do aluno e na prática educativa devido à configuração histórica e cultural que constituem a instituição escolar, levou-me a estabelecer conexões com os estudos de Barbosa (2006), Sacristán (2005), Zabala (1998) e Dias-da-Silva (1997). Tais estudos, juntamente com a análise do material empírico, proporcionaram-me a discussão de três eixos temáticos: espaço escolar, tempo escolar e as relações da escola, os quais proporcionaram uma problematização da rotina escolar com ênfase nas peculiaridades da transição estudada. A estratégia de análise consistiu em identificar marcas recorrentes na transição escolar, possibilitando a discussão em relação às diferenças e semelhanças do 5º e do 6º ano do Ensino Fundamental. Para isso, o material empírico foi composto por caderno de observações da sala de aula, narrativas dos estudantes obtidas no momento da intervenção realizada na escola, narrativas das professoras por meio de questionários aplicados e aprofundamento da leitura do Projeto Político Pedagógico das escolas. Dessa forma, as proposições que interligam as análises destacam que a quebra da rotina escolar com a passagem para os anos finais do Ensino Fundamental está relacionada com a modificação da estrutura e da identificação do estudante com a escola, ocasionando possibilidades e desafios para a comunidade escolar, uma vez que o aluno recebe diferentes responsabilidades, autonomia e a oportunidade de desenvolver o protagonismo infanto-juvenil junto a seus pares. Saliento, que por meio desta pesquisa, identifiquei que a mudança na rotina escolar acontece até mesmo nas escolas que oportunizam o Ensino Fundamental completo, distinguindo visivelmente anos iniciais dos anos finais. Assim, neste texto, proponho-me a discutir estratégias para diminuir as barreiras que a transição pode causar ao estudante do 6º ano do Ensino Fundamental e proporcionar uma reflexão às professoras e gestoras que atuam com esse grupo de ensino.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Ensino fundamentalEspaço escolarTransição escolarRotina escolarRelações pedagógicasEspaço-tempo escolar