Dissertação - Thaiane da Silva D'avila

A política educacional de ensino médio em tempo integral no extremo sul do país : um estudo de caso

Autor: Thaiane da Silva D'avila (Currículo Lattes)

Resumo

O presente estudo está vinculado a linha de pesquisa "Políticas educacionais e currículo" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande e tem como objetivo compreender o processo de atuação da Política de Ensino Médio em Tempo Integral em uma Escola Estadual localizada no Município do Rio Grande nos anos de 2019 e 2020, período que compreende os dois primeiros anos da proposta. Enquanto objetivos específicos, essa pesquisa se dedica a compreender como os professores e os gestores da referida escola interpretam e traduzem a política em questão. Partindo da perspectiva de que as políticas públicas, em especial as políticas educacionais, não são implementadas tal qual os seus textos preveem, ao contrário, elas são interpretadas e traduzidas pela comunidade escolar para serem atuadas a partir das possibilidades de cada contexto. A Política em questão tem origem na Portaria nº 1.145, de 10 de outubro de 2016 que institui o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), contemplada na Lei 13.415 de 14 de fevereiro de 2017. Para tal análise, foi utilizada a abordagem qualitativa através da triangulação metodológica, isto é, as coletas de dados foram realizadas por meio da observação participante; das entrevistas narrativas; e da análise documental. Os dados foram analisados por meio do método documentário, a partir de quatro tópicos: Percepção dos atores da pesquisa sobre o EMTI; Aspectos estruturais e organizacionais; Práticas pedagógicas; Alunos e comunidade. Os tópicos contaram com segmentos nomeados como "subtópicos". As discussões realizadas em cada um dos tópicos versaram sobre os desafios do EMTI em uma escola estadual com poucos recursos e com a falta de apoio da mantenedora, neste caso, a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. As carências estão relacionadas às questões de infraestrutura, condições de trabalho, proposta curricular e de formação continuada para os professores e gestores. Ao invés de conclusões, este trabalho tece considerações sobre a importância do ensino médio em tempo integral como garantia de uma formação integral, ao passo que pontua as contradições da referida proposta e os efeitos dela para a vida dos trabalhadores da educação, dos estudantes e da comunidade local.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: EducaçãoPolítica educacionalEnsino médioEnsino médio em tempo integralLei n. 13.415/2017