Dissertação - Andriara Nunes Nunes

Por uma pedagogia antiespecista : experiências em prol de relações biocêntricas entre crianças e animais em escolas da cidade do Rio Grande/RS

Autor: Andriara Nunes Nunes (Currículo Lattes)

Resumo

A negação à ternura se faz presente em muitas instituições sociais. A complexa relação cognitiva-afetiva, principalmente no processo de ensino-aprendizagem, evidencia a fenda ainda maior ao encontro terno com o outro, que não o autoproclamado humano, separação advinda do paradigma antropocêntrico especista herdado pela sociedade ocidental, que consiste em uma suposta supremacia perante aos outros seres em suas mais diversas formas de vida. Considerando a educação como processo dialógico crítico-reflexivo para a libertação, propomos problematizar a influência da conexão afetividade-cognitividade no despertar de novos olhares para as relações com os animais, no percurso de reconhecimento e superação do especismo, e investigar que práticas pedagógicas antiespecistas, com vistas à sacralização da vida, que recuperem e aprofundem a conexão (perdida/banida/exilada) entre cognição e sensibilidade, são possíveis, no presente, nas escolas. Percorre a memória, a narrativa autobiográfica da própria pesquisadora, como fonte e ferramenta metodológica de pesquisaformação, concomitantemente ao método de análise documental e bibliográfico, dialogando com referenciais teóricos importantes como Paulo Freire, Leon Denis, Sônia Felipe, Miguel Arroyo, Luis Carlos Restrepo, Marco Maurizi, na construção e defesa de pedagogias outras, aqui proposta como uma pedagogia antiespecista. O estudo recuperou fatias de um passado de lutas e resistências na defesa de políticas públicas conquistadas pelos direitos animais na cidade do Rio Grande/RS, inscrevendo, a partir das experiências docentes e discentes, outras possibilidades de comprometimento com o outro, como exigência ética ao (re)criar diferentes críticos/reflexivos/ternos olhares, pensamentos, comportamentos, com vistas à transformação, ao desfazer os nós internalizados do especismo, isto é, do preconceito e da estrutura social de exploração, através de uma educação centrada na vida.

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Palavras-chave: Escola públicaCriançasAnimaisCogniçãoAfetividadePedagogia antiespecistaEducação biocêntricaAntiespecismoLibertação animal