Reformas curriculares no Ensino Superior Moçambicano - caso da Universidade Pedagógica de Maputo
Autor: Isidro Emil Taela (Currículo Lattes)
Resumo
O presente trabalho visa analisar os enfoques das reformas curriculares do Ensino Superior em Moçambique e os seus impactos na UPM. Deste modo, pesquisamos o processo da reforma no ES, tendo em conta que o mesmo se vem consolidando gradualmente através do cumprimento de directrizes do governo do dia que, por sua vez, recebe recomendações de organismos regionais e internacionais com os quais tem parceria. Não se pode ignorar o facto de, em Moçambique, os processos de reformas terem origem em transformações nos âmbitos político, social e económico; especialmente, a partir de 1975, quando o país se tornou independente e, com ainda mais vigor, nos meados da década 90, quando a grande guerra civil que assolou o país terminou. As reformas consistiram na viragem para uma economia de mercado, basicamente. A nossa pesquisa é qualitativa. Estudamos o caso da UPM e olhamos para a instituição tendo em conta a dinâmica do seu funcionamento nas últimas três décadas, onde muito rapidamente o ES ganhou bastante visibilidade, redimensionou-se e alterou o seu rumo, a sua visão e a sua missão, por motivos ligados à própria conjuntura do país mas também por razões relacionadas aos imperativos impostos pelo mercado e pelas forças (externas) que advêm do fenómeno de globalização. A entrevista semi-estruturada foi o instrumento de produção de dados que elegemos e utilizámos como procedimento de análise dessas entrevistas a análise do DSC (na esteira de Lefevre, F. e Lefevre, A., 2014). Através da análise realizada, foram produzidos quatro Discursos intitulados: intervenientes do processo de reforma curricular; directrizes do nível macro e práticas dos níveis meso e micro; as reformas curriculares e as relações comunidade/sociedade (contexto); e, finalmente, os efeitos das reformas. Daí, concluímos que no PRC temos intervenientes internos e externos. Relativamente ao segundo ponto, ficou evidente que há uma tendência de se seguirem as directrizes emanadas dos níveis superiores devido à grande ligação entre o poder político e as IES, particularmente as públicas. Parece haver uma preocupação cada vez maior de alinhar os cursos e programas oferecidos pela universidade com o mercado de trabalho e com a sociedade em geral. Notam-se mudanças significativas no seio da sociedade e da universidade decorrentes das transformações que as reformas impuseram. Um dos exemplos é a formação de indivíduos com mais experiência e prática obtida ao longo do PEA.