As danças no contexto das escolas públicas municipais do Rio Grande : olhares, sobre danças e educação, a partir do Festival Dança Estudantes
Autor: Denise Prado Costa (Currículo Lattes)
Resumo
As danças têm, historicamente, se desenvolvido com a sociedade. Na contemporaneidade, as modalidades e gêneros dessa manifestação artística são reiterados, principalmente, em festivais, os quais são, em larga escala competitivos. No interior do Rio Grande do Sul, no município do Rio Grande, tem o Festival Dança Estudantes (FDE), que ocorre anualmente, desde o ano de 2017. É sobre os acontecimentos desse evento que esta dissertação foi desenvolvida, ao dedicar-me às análises para saber de que maneira os(as) profissionais que participaram de todas as edições do FDE, tecem relações entre as danças e a Educação. Como objetivos específicos, busquei entender como são elaboradas as composições coreográficas apresentadas no FDE; quais são as motivações de professoras e oficineiros quanto à participação no FDE; como são estruturadas as práticas em cada contexto escolar,visando o FDE; e identificar possíveis mudanças evidenciadas através da participação dos/as alunos/as no FDE. Utilizei da problematização como método para suspender minhas verdades e experiências com as danças, para analisar as narrativas de três professoras e dois oficineiros que participaram de todas as edições do Festival. Realizei entrevistas semiestruturadas, que foram audiogravadas e transcritas, para posterior categorização e exame via Análise de Conteúdo Temática. Produzi duas categorias: uma referente ao FDE e outra voltada à Educação. Essas duas originaram dois artigos,enquanto produtos analítico-reflexivos, são eles: Sujeitos, coreografias e relações com o Festival e Da escola ao palco: relações entre Educação e a danças. No primeiro, discorro sobre as motivações à participação no FDE, as dificuldades e facilidades no(s) processo(s) de composição das coreografias apresentadas no evento e possíveis alterações, desdobramentos e resultados a partir da participação no Festival. No segundo, foquei em apontar como Educação, culturas e danças são elementos indissociáveis. Por fim, reitero o quanto o Festival Dança Estudantes tem mobilizado comunidades escolares e sujeitos, algo que desenvolve a arte de dançar no município. Ele não só mobiliza, vai muito além, sobretudo, transforma a rotina, o curriculo, a escola, as relações e a vida dos sujeitos envolvidos. Destaco que esta dissertação foi produzida junto ao Programa de Pós Graduação em Educação, na linha Formação de professores e práticas educativas, e se conjuga ao entendimento de produção científica como atitude política, visto que a bricolagem de referenciais, métodos, produção de dados e articulação conceitual é oriunda de escolhas articuladas com os modos de pensar e agir socialmente, a que me proponho,enquanto sujeito.