Dissertação - Vithória Silva Oleiro

Problematizações acerca da disciplina "dança" nos cursos de Educação Física/Licenciatura de Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul

Autor: Vithória Silva Oleiro (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, é caracterizada como um estudo qualitativo que propõe investigar a disciplina de "dança" dos cursos de Educação Física/Licenciatura de Instituições Federais de Ensino Superior - IFES com recorte no estado do Rio Grande do Sul - RS. Portanto, têm como objetivo compreender o processo de desenvolvimento da disciplina de "dança" nos cursos de Educação Física/Licenciatura das IFES/RS. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados dois instrumentos para coleta de dados: a análise de documentos, em que foram analisados os planos de ensino dos docentes das disciplinas e a ementa proposta pelo PPC e, o outro instrumento foi a entrevista semiestruturada realizada com os professores responsáveis pelas disciplinas que desenvolvem o conhecimento sobre dança nas instituições, em que para obter os resultados da pesquisa, foi utilizada para análise de dados a Análise Temática. Concluindo que os acadêmicos de EF recebem ferramentas possíveis para desenvolver a dança no ambiente escolar, entretanto a carga horária disponibilizada para esse conteúdo no ensino superior é insuficiente, sendo necessário escrever sobre isso para que tenhamos objetivos e finalidades alinhados à uma formação de qualidade relacionada à dança na EF.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação físicaEnsino superiorCurso de graduaçãoDançaFormação de professores