Conhecimento, saberes e formação das professoras de Educação Infantil : um olhar bioecológico
Autor: Paula Beatriz Espindola de Souza (Currículo Lattes)
Resumo
A presente dissertação objetivou investigar à luz da teoria Bioecológica, como as professoras que atuam na Educação Infantil da rede municipal de Rio Grande/RS (re) constroem seus saberes e os mobilizam na prática docente e no planejamento pedagógico das aulas. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e exploratória, a partir de entrevistas com as professoras e narrativas pessoais de vivências como docente neste espaço. A pesquisa visou ampliar e aprofundar os estudos sobre os saberes docentes, por meio das entrevistas com quatro professoras das turmas de Nível I e Nível II da préescola. O modelo teórico metodológico denominado PPCT (Pessoa-ProcessoContexto-Tempo) de Urie Bronfenbrenner e os saberes docentes de Maurice Tardif foram a base teórica dessa pesquisa. A partir destas duas perspectivas teóricas, na análise das entrevistas e das narrativas, inspirada na Teoria Fundamentada nos Dados, emergiram as seguintes categorias: Preparação entre aspas: a ação docente, se a gente ficar parado já era! espaço de (in)formação, nascemos professores ou nos tornamos professores? e a gente precisa sempre buscar, senão vira professora tradicional dos cadernos amarelos. Com a análise dos dados é possível entender que a teoria sistêmica abrange todos os atravessamentos da constituição da professora, pois o exercício da docência se efetiva com as relações entre as características pessoais e os percursos profissionais construídos durante a trajetória de vida e decorrente das escolhas e opções vividas na história de vida de cada professor.