Qualificações

  • 2024
  • Sherelise Alves Duarte
  • Envelhecimento e identidade docente: histórias de vida de professores(as) velhos(as) atuantes no ensino superior em uma universidade no sul do país
  • 12/01
  • 9h

  • Raquel Schenque de Freitas
  • Processos de in/exclusão na escola comum: como as crianças narram o encontro com a diferença?
  • 12/01
  • 15h

  • 2023
  • Gabriele da Silva Laco
  • Discursos sobre o que é ser docente de crianças no Curso de Pedagogia: um estudo sobre as identidades profissionais de sujeitos homens em período de estágio.
  • 14/12
  • 14h

  • Letícia Rodrigues Benites
  • AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: critérios e práticas utilizadas por professoras dos anos iniciais diante dos diferentes níveis de aprendizagem dos educandos .
  • 18/12
  • 13h30

2021

  • Bruna Vitória de Almeida
  • Título: PRAÇAS ESPORTIVAS NO BALNEÁRIO CASSINO (RIO GRANDE-RS): heterotopias ou a impossibilidade das utopias
  • Data: 23/04/2021 às 15h30min
  • Banca: Luiz Felipe Hecktheuer (orientador), Kamila Lockmann (FURG) e Thiago Silva e Souza (Udelar)

  • Mônica Meireles Costa
  • Título: A Base Nacional Comum Curricular - BNCC e os processos de regulação da docência na Educação Infantil
  • Data: 17/05/2021 às 14h30min
  • Banca: Maria Renata Alonso Mota (orientadora), Kamila Lockmann (FURG) e Rochele da Silva Santaiana (UERGS)

  • Claudete Milczarek
  • Título: A Perspectiva da Educação Empreendedora Presente na Reforma do Ensino Médio
  • Data: 21/05/2021 às 8h30min
  • Banca:  Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Kamila Lockmann (FURG) e Maria Raquel Caetano (IFSul)

  • Laís dos Santos 
  • Título: EDUCAÇÃO ESTÉTICA: A constituição do sensível na formação docente de licenciandos de Artes Visuais
  • Data: 26/05/2021 às 14h30min
  • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG), Luciana Gruppelli Loponte (UFRGS) e Cláudio Tarouco de Azevedo (UFPEL)

  • Shay de los Santos Rodriguez
  • Título: Me vejam: disse o corpo – a educação dos corpos trans e das pornificações transmasculinas
  • Data: 31/05/2021 às 14h
  • Banca: Raquel Pereira Quadrado (orientadora), Márcio Rodrigo Vale Caetano (coorientador), Joice Araújo Esperança (FURG) e Guilherme Silva de Almeida (UERJ)

  • Paula Miño Oliveira da Fonseca
  • Título: Formação continuada em narrativa com a corporeidade e seus ecos na/da educação infantil: contribuições da perspectiva biológica
  • Data: 13/09/2021 às 14h
  • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG), Rodrigo Saballa de Carvalho (UFRGS) e Narjara Mendes Garcia (FURG)

  • Denise Prado da Costa 
  • Título: A DANÇA ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO RIO GRANDE/RS: O FESTIVAL DANÇA ESTUDANTES 
  • Data: 10/09/2021 às 14h
  • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Elisandro Schultz Wittizorecki (UFRGS)

  • Robson Costa Soares
  • Título: A Educação Física com a Educação Infantil e com os Anos Iniciais: Práticas Educativas dos Professores do Município de Rio Grande – RS
  • Data: 24/09/2021 às 15h30min
  • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Billy Graeff Bastos (FURG), André da Silva Mello (UFES) e Maurício Cravo dos Reis (FURG)

  • Wenis Vargas de Carvalho
  • Título: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DO PORTUGUES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS
  • Data: 29/10/2021 às 14h
  • Banca: Maria Mertzani (orientadora), Grabriela dos Santos Nogueira (coorientadora), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG) e Marcio Hollosi (UNIFESP)

  • Vithória Silva Oleiro 
  • Título: PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA “DANÇA” NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA/LICENCIATURA DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
  • Data: 12/11/2021 às 10h
  • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Gustavo da Silva Freitas (FURG), Maristela da Silva Souza (UFSM) e Valdelaine da Rosa Mendes (UFPEL)

  • Wilson Marques Navarro Júnior 
  • Título: Políticas Etnoeducaionais Para os Saterá Mawé Nas Aldeias do Rio Mamuru – PA
  • Data: 04/11/2021 às 16h
  • Banca: Ricardo Gonçalves Severo (FURG), Magda de Abreu Vicente (FURG) e Lucélia de Moraes Braga Bassalo (UEPA)

  • Selene Barenho Soares
  • Título: OS DESAFIOS DOS DOCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE-RS FRENTE AO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA MUNDIAL DA COVID-19
  • Data: 06/12/2021 às 14h
  • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Gustavo da Silva Freitas (FURG) e Hajime Takeuchi Nozaki (UFJF)

  • Josiane David Satt
  • Título: A BNCC e seus impactos no contexto da prática docente
  • Data: 22/11/2021 às 9h
  • Banca: Suzane da Rocha Gonçalves (orientadora), Simone Barreto Anadon (coorientadora), Kamila Lockmann (FURG) e Álvaro Luiz Moreira Hypolito (UFPEL)

  • Myrna Gowert Madia Berwaldt
  • Título: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E CULTURA POMERANA: UM ESTUDO COM PROFESSORAS EM ESCOLAS DE CANGUÇU (RS)
  • Data: 17/12/2021 às 9h
  • Banca: Gabriela Medeiros Nogueira (orientadora), Caroline Braga Michel (FURG), Maria do Socorro Alencar Nunes (UFSJ) e Patrícia Weiduschadt (UFPEL)

  • Ana Roberta Machado Siqueira 
  • Título: DOCÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS E “GENTITUDES” EM TEMPOS PANDÊMICOS: NARRATIVAS DE PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA
  • Data: 20/12/2021 às 15h
  • Banca: Vânia Martins Alves Chaigar (orientadora), Amanda Motta Castro (FURG), Ana Lúcia de Souza Freitas (UNIPAMPA) e Cláudia da Silva Cousin (FURG)

  • Emilene Oliveira Brum 
  • Título: Escola e Família: relação potencializadora no contexto da participação
  • Data: 20/12/2021 às 14h 
  • Banca: Ricardo Gonçalves Severo (orientador), Maria Renata Alonso Mota (FURG) e Julice Dias (UDESC)

  •  

2020

  • Carlos Guillermo Mojica Vélez
  • Título: Práticas de educación popular para el acceso a la educación superior, estudio de caso de la universidad de antioquia
  • Data: 08/04/2020
  • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora), Joice Araújo Esperança (FURG) e Bianca Salazar Guizzo (ULBRA)

  • Vanezza Pontes da Silva Papaleo 
  • Título: Da solidez do produto à liquidez da sensação. UNPACKING: um estudo sobre o fenômeno da surpresa em vídeos compartilhados no Youtube
  • Data: 02/04/2020
  • Banca: Dinah Quesada Beck (orientadora), Marcio Rodrigo Vale Caetano (FURG), Maria Teresa Goudard Tavares (UERJ) e Thiago Ingrassia Pereira (UFFS)

  • Elina Rodrigues Oliveira
  • Título:  Políticas afirmativas na educação: a lei de cotas raciais como promotora de inclusão. Um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande – FURG 
  • Data: 24/07/2020 às 15h
  • Banca: Ricardo Severo (orientador), Suzane Vieira (FURG), Cassiane Paixão (FURG) e Edilza Sotero (UFBA)

  • Isidro Emil Taela
  • Título: Reformas Curriculares no Ensino Superior Moçambicano - Caso de Maputo 
  • Data: 29/07/2020 às 10h
  • Banca: Gionara Tauchen (orientadora), Ricardo Severo (FURG) e Francisco Januário (UEM)

  • Carolina dos Santos Espíndola
  • Título: Práticas de leitura e escrita no cotidiano da pré-escola: um estudo realizado em uma escola de Educação Infantil do município de Rio Grande
  • Data: 14/08/2020 às 9h30min
  • Banca: Gabriela Nogueira (orientadora),  Ângela Bersch (FURG), Carmen Ferreira (FURG) e  Denise Lopes (UFRN)

  • Fernanda Acosta Funchal 
  • Título: Internacionalização do Ensino Superior na FURG: O caso PAEC/OEA
  • Data: 25/08/2020 às 16h
  • Banca: Billy Graeff Bastos (orientador), Maria Mertzani (FURG), Vânia Alves Martins Chaigar (FURG) e Ednaldo Pereira Filho (UNISINOS)

  • Andriara Nunes Nunes 
  • Título: POR UMA PEDAGOGIA antiespecista: EXPERIÊNCIAS em prol de RELAÇÕES BIOCÊNTRICAS ENTRE CRIANÇAS E ANIMAIS em ESCOLAS do RIO GRANDE/RS
  • Data: 31/08/2020 às 15h
  • Banca: Vânia Alves Martins Chaigar (orientadora), Cláudio Tarouco de Azevedo (FURG) e Orlando Ednei Ferretti (UFSC)

  • Thaiane D’Ávila
  • Título: A Atuação da Política Educacional do Ensino Médio em Tempo Integral em Rio Grande/RS
  • Data: 26/10/2020 às 15h 
  • Banca: Ricardo Gonçalves Severo (orientador), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) e Wivian Weller (UNB)

  • Isis Azevedo da Silva Carvalho 
  • Título: REFORMA DO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA-PILOTO NA CIDADE DO RIO GRANDE
  • Data: 19/11/2020 às 14h
  • Banca: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (orientadora), Ricardo Gonçalves Severo (FURG) e Nara Vieira Ramos (UFSM)

  • Paula Beatriz Espindola de Souza
  • Título: OS SABERES DOCENTES (RE)CONSTRUÍDOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Data: 30/11/2020 às 14h
  • Banca: Ângela Adriane Schmidt Bersch (orientadora), Gabriela Nogueira Medeiros (FURG), Narjara Mendes Garcia (FURG) e Rodrigo Saballa de Carvalho (UFRGS)

  • ALINE FREIRE DE SOUZA AGUIAR 
  • Título: AS PECULIARIDADES DOS 6ºs ANOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS IDENTIFICADOS PELAS PROFESSORAS NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Data: 10/12/2020 às 14h30min
  • Banca: Joice Araújo Esperança (orientadora), Dinah Quesada Beck (FURG) e Pierre André Garcia Pires (UFAC)

  • Ana Laura Eckhardt de Lima
  • Título: MULHERES E FUTEBOL NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DA REDE DE ENUNCIAÇÕES PRESENTES EM NOTÍCIAS DA INTERNET DURANTE A PANDEMIA
  • Data: 11/12/2020 às 14h
  • Banca: Raquel Pereira Quadrado (orientadora), Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer (FURG) e Silvana Vilodre Goellner (UFRGS)

  • Desirée de Oliveira Pires
  • Título: ATIVISMO DE MULHERES: Das redes sociais às ruas – um estudo de caso do #EleNão
  • Data: 22/12/2020 às 14h
  • Banca: Amanda Motta Castro (orientadora), Marcio Rodrigo Vale Caetano (FURG), Lara Roberta Rodrigues Facioli (FURG) e. Ana Lúcia da Silva (UEM)