Os processos formativos vivenciados pelas educadoras no contexto da Educação Infantil como promotores de resiliência profissional
Autor: Lídia Oliveira Dias (Currículo Lattes)
Resumo
O presente estudo, vinculado a Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas, constituiu uma análise dos processos formativos vivenciados pelas Educadoras da EMEI Alcides Barcelos, como promotores de resiliência profissional, na perspectiva da Bioecologia. Entendemos que a formação que acontece dentro do microssistema escola, vai além da qualificação profissional, e reverbera nas relações estabelecidas nesse contexto, nas crenças dos profissionais e pode se tornar instrumento de promoção da resiliência. Além disso, os processos formativos se mostraram instrumento potente para a construção de uma identidade pedagógica do grupo. A trajetória da pesquisadora, que assume diferentes papéis nesse microssistema, evidencia a inspiração para a construção deste estudo. A pesquisa estrutura-se pelos princípios teórico-metodológicos propostos por Urie Bronfenbrenner para subsidiar e alinhar o conceito de formação de professores, contextualizando o percurso da formação continuada na educação infantil para assim compreender o conceito de processo formativo, adotado nesta pesquisa sob a ótica da Teoria Bioecológica. O objetivo central deste estudo foi investigar e compreender como os processos formativos tornam-se promotores de resiliência profissional. A dissertação estrutura-se em três artigos: 1) Aquilo que nos move: sobre trajetórias e atravessamentos que justificam essa pesquisa; 2) Processos Formativos na Educação Infantil como promotores de Resiliência Profissional e 3) Teoria Bioecológica e os processos proximais na promoção da Resiliência Profissional de educadoras no contexto da Educação Infantil. A geração dos dados aconteceu durante a Jornada formativa da escola no início do ano letivo de 2023. O eixo de análise conta com narrativas da pesquisadora através do seu diário de campo e os memoriais descritivos de 16 educadoras participantes. A inspiração na teoria fundamentada nos dados e análise de conteúdo foram os métodos analíticos, que revelaram o quanto os processos formativos, construídos nessa escola, reverberam nos processos proximais das educadoras promovendo a constituição da identidade pedagógica do grupo e assim potencializando um trabalho coletivo. Nesse contexto, conclui-se que os processos formativos contribuem na superação das adversidades encontradas no cotidiano pela equipe de educadoras da EMEI Alcides Barcelos, tornando-se instrumento de promoção de resiliência profissional. Portanto, torna-se essencial repensar os processos formativos, delineando um caminho que faça sentido à Equipe Educadora, atrelando a formação continuada as suas perspectivas, na tentativa de encontrar suas identidades, potencializando o fazer pedagógico, bem como utilizando a enquanto instrumento de resiliência profissional para superação das adversidades enfrentadas no cotidiano da escola