Dissertação - Taiana Duarte Loguercio

Avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização: as perspectivas das professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de ensino do Rio Grande/RS

Autor: Taiana Duarte Loguercio (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação tem como objetivo compreender quais as concepções de avaliação das professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal do Rio Grande/RS, a partir da progressão continuada no ciclo da alfabetização. Para tanto, realizei uma investigação de abordagem qualitativa, através de pesquisa documental e estudo de caso. Foram considerados e problematizados diversos documentos federais disponibilizados pelo Ministério da Educação, especialmente os que instituem e orientam a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, o ingresso obrigatório das crianças aos seis anos de idade no 1º ano e a não reprovação no ciclo da alfabetização, bem como as políticas de formação continuada aos professores alfabetizadores. O estudo de caso foi realizado com seis professoras alfabetizadoras, através de entrevistas individuais. Os autores que nortearam a análise dos dados foram: Esteban (2010, 2013), Hadji (2001), Hoffmann (2012a, 2012b), Leal (2012), Catani e Gallego (2009) em relação à avaliação, e Freitas (2013), Knoblauch (2004) e Sousa e Barreto (2013), quanto às formas de organização de ensino em diferentes redes. A partir da análise das entrevistas, identifiquei que as professoras alfabetizadoras concebem a avaliação da aprendizagem dos alunos como processual, diária e contínua. Contudo, quando referem-se às situações práticas, revelam que nem sempre a avaliação é realizada dessa forma, pois a ênfase é dada ao resultado apresentado no final de um período, indo na direção contrária das indicadas nas políticas públicas de progressão continuada. Outro aspecto a destacar nos resultados da pesquisa é que a avaliação é considerada eficaz ao final do terceiro ano, quando as crianças devem estar alfabetizadas, demonstrando, desta forma, que a maioria das professoras entende que a política de progressão continuada não leva em consideração a avaliação que realizam com os educandos, pois mesmo os alunos não estando alfabetizados, terão sua progressão ao final do 1º e 2º ano letivo do Ensino Fundamental.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: AvaliaçãoProgressão continuadaCiclo de alfabetização