Dissertação - Jessie Ortiz Marimon

Narrativas de professoras ouvintes em contextos de ensino bilíngue em salas específicas para surdos: o que contam sobre a (re)construção do trabalho e da identidade docente?

Autor: Jessie Ortiz Marimon (Currículo Lattes)

Resumo

Essa dissertação teve como objetivo investigar a (re)construção da identidade e do trabalho docente do professor ouvinte a partir dos saberes experienciais construídos no cotidiano de contextos de ensino bilíngue em salas específicas para surdos em uma escola da rede pública do município do Rio Grande-RS. Para a realização desse estudo empregamos o método (auto)biográfico e a partir dele analisamos a narrativa de duas professoras ouvintes que atuam como docentes de alunos surdos. O método (auto)biográfico foi empregado como método investigativo e formativo para possibilitar o acesso aos percursos significativos da trajetória pessoal/profissional das professoras sujeitas, importantes para a (re)construção da identidade e do trabalho docente em contextos de ensino bilíngue em salas específicas para surdos. As narrativas foram produzidas a partir de entrevistas não estruturadas, transcritas e discutidas junto às professoras participantes. O referencial teórico deste trabalho está organizado de acordo com os eixos temáticos que se entrecruzam na problemática, ou seja, ensino bilíngue, identidade e trabalho docente. O ensino bilíngue foi investigado principalmente a partir dos autores que problematizam e defendem o reconhecimento político da surdez como diferença. Assim como os autores que vem problematizando os múltiplos sentidos que atribuídos ao ensino bilíngue. Com relação ao estudo sobre trabalho e as identidades docentes essa pesquisa irá pautar-se especialmente nos autores: que compreendem o trabalho e as identidades docentes como constructos que são edificados ao longo da trajetória de vida dos docentes e transformam, mediante processo reflexivo, as vivências no cotidiano escolar em saberes experienciais. Na análise dos dados selecionamos os percursos pessoais/profissionais significativos a respeito da (re)construção identitária das professoras em contextos de ensino bilíngue em salas específicas para surdos. A partir desse olhar, identificamos e analisamos as seguintes categorias, em articulação com os percursos narrados: o contexto familiar e a escolha pela profissão, o ingresso no magistério; as condições e motivos que as tornaram professoras de surdos e a docência em contextos de ensino bilíngue. No tocante à docência em contextos de ensino bilíngue em salas específicas para surdos, emergem das narrativas os seguintes aspectos influentes na (re)construção da identidade e do trabalho docente das professoras: a Libras, o papel do intérprete, a reflexão sobre prática docente, a necessidade de complementação da formação para ensinar alunos surdos com deficiências agregadas, e a relação de pertencimento das professoras ao grupo e à luta pela escola bilíngue, que as identifica enquanto uma categoria diferente dentro da profissão, a de professoras de surdos. Os resultados apontam que os saberes experienciais que influem na (re)construção identitária das professoras sujeitas são produzidos na reflexão sobre a prática, na relação com a língua e na compreensão de surdez e de ensino bilíngue que possuem.

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Palavras-chave: Identidade docenteEnsino bilíngueMétodo autobiográfico