Dissertação - Vanessa Alves Vargas

Linguagens infantis: as infâncias vividas nos momentos do brincar na educação infantil

Autor: Vanessa Alves Vargas (Currículo Lattes)

Resumo

A presente dissertação, intitulada "Linguagens infantis: As infâncias vividas nos momentos do brincar na Educação Infantil", está inserida na linha de pesquisa "Educação, Linguagens e Utopias", do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEDU/FURG. Este estudo tem como pergunta de pesquisa a seguinte questão: Como um grupo de crianças, do CAIC de São José do Norte, vivencia suas infâncias nos momentos do brincar na Educação Infantil? Para o aprofundamento desta questão de estudo, foram utilizados alguns teóricos do campo dos estudos da infância, dentre eles: Corsaro (2009;2011); Graue e Walsh (2003) e Sarmento (2005,2008); os quais nos auxiliaram a pensar na questão pesquisada e nos subsidiaram teoricamente. O contexto do estudo ocorreu na Educação Infantil do CAIC, no município de São José do Norte, sendo os sujeitos de pesquisa dezesseis (16) crianças do nível II da Educação Infantil com faixa etária de cinco e seis anos. O objetivo desta investigação foi compreender como esse grupo de crianças vivencia suas infâncias na Educação Infantil especificamente no tempo/espaço do brincar. A abordagem escolhida para este estudo centrou-se na pesquisa qualitativa, na qual o pesquisador preocupa-se com o processo e não simplesmente com os resultados finais, valorizando e buscando compreender os fenômenos estudados a partir dos sujeitos participantes da pesquisa. A metodologia se aproxima da etnografia com crianças, Graue e Walsh (2003), por ser uma abordagem que oportuniza às crianças expressarem suas manifestações infantis com liberdade e autonomia em seu próprio contexto local. A produção dos dados processou-se por observações participantes, na pracinha, no saguão da mesma e na sala da turma. Foi feita a gravação de áudio e vídeo das brincadeiras das crianças, conversas com as mesmas, escritas no diário de campo, e pesquisas em documentos da Educação Infantil do CAIC e da história do município de São José do Norte. Para a interpretação dos dados produzidos, utilizamos a Análise de Conteúdo com referência em Laurence Bardin (2011), essa técnica de análise de dados não é especifica para o universo infantil, porém a utilizamos neste estudo por entendermos que a análise de conteúdo contribui para a construção de significados a partir do dado, além de possibilitar ao pesquisador compreender o fenômeno estudado a partir dos sujeitos pesquisados. Assim, através das categorias de análise: A influência da mídia nas brincadeiras das crianças; Conflitos e amizades na cultura de pares; Cotidiano e histórias de vida; Papéis sociais, ludicidade e imaginação na cultura de pares; Estratégias de inserção no grupo e a pesquisadora como participante nas buscas de dados, compreendemos que as crianças não expressam suas infâncias por meio de uma única linguagem, mas através de suas múltiplas e diferentes linguagens. Sendo assim, inferimos que a infância é vivida nas linguagens e pelas linguagens.

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Palavras-chave: InfânciaLinguagemEducação infantil