Dissertação - Juliana Diniz Gutierres Borges

As práticas de atendimento à infância no município do Rio Grande: um recuo ao passado para problematizar o presente

Autor: Juliana Diniz Gutierres Borges (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação tem por objetivo analisar como as práticas de atendimento às crianças de zero a três anos que se desenvolveram ao longo do tempo e foram, pouco a pouco, constituindo possibilidades para a emergência da creche no Município do Rio Grande - RS. O estudo é desenvolvido a partir de aproximações com autores do campo pós-estruturalista que têm por bases os estudos foucaultianos e procura lançar um olhar genealógico sobre a constituição das práticas de atendimento aos bebês e às crianças pequenas, na cidade do Rio Grande. Ao olhar para o passado, essa pesquisa procura historicizar determinadas práticas que se materializam em documentos e registros locais, procurando elencar novas problematizações para o presente. Para tanto, consiste em uma pesquisa documental, que teve como fonte primária a análise de jornais e documentos institucionais localizados em acervos do Município. O período histórico escolhido compreende acontecimentos a partir do século XIX, devido aos indícios de que as primeiras formas de atendimento à infância rio-grandina começaram a se delinear nessa época. O estudo está composto por três eixos temáticos de análise, são eles: o atendimento à infância rio-grandina como prática de caridade e meio para a salvação das almas; o atendimento à infância rio-grandina como medida de segurança à população; e o atendimento à infância rio-grandina como direito das crianças e dever do Estado. Ao descrever as categorias de análise, a pesquisa demonstra que uma primeira forma de proveniência das práticas de atendimento à pequena infância em Rio Grande apresenta-se atrelada à caridade e a doutrinas religiosas, que fundamentadas em dogmas espirituais e transcendentes, pretendem conduzir a conduta dos homens. Uma segunda forma de proveniência, apontada neste estudo, caracteriza-se como uma medida de intervenção para minimizar os riscos da população por meio de uma filantropia racional e científica. Ao discorrer sobre isso, a pesquisa aponta que tais fios de proveniência se configuraram como condições de possibilidade para a emergência das creches em Rio Grande, enquanto espaços pedagógicos, educadores, formadores de condutas e subjetividades infantis.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: HistóriaAtendimentosPequena infânciaRio Grande (RS)