Dissertação - Cintia Kath Blank

Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar.

Autor: Cintia Kath Blank (Currículo Lattes)

Resumo

Refletir acerca do potencial do trabalho de pesquisa no espaço escolar através da concepção de Letramento Informacional foi o viés norteador desta dissertação. Assim, este trabalho se propôs a compreender pontualmente a atividade da pesquisa escolar a partir do olhar do professor, por considerar esta uma atividade de suma importância para a construção do conhecimento do estudante desde os primeiros anos escolares. Ao contrário de uma pesquisa de cunho experimental, com manipulação de materiais e métodos próprios de laboratórios científicos, a pesquisa que esta dissertação enfoca é aquela desenvolvida em contextos de sala de aula, de cunho teórico e conceitual, em que o professor objetiva orientar o processo investigativo em si como possibilidade de construção de conhecimentos. Para o desenvolvimento deste estudo participaram sete docentes dos anos iniciais de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal da cidade do Rio Grande - RS, integrantes do Programa Observatório Nacional da Educação - CAPES. Em relação à abordagem metodológica norteadora, foram utilizados: a Investigação-ação escolar; a utilização de técnicas de Grupo focal; Planejamento cooperativo e a observação nas escolas como forma e coleta de dados foram adotadas a fim de darem subsídio para a efetivação do estudo, os quais foram posteriormente analisados com auxílio do aporte teórico-metodológico da Análise de Conteúdo. Os dados analisados apontam para dois tipos de pesquisa desenvolvidos nas escolas: a pesquisa para a formação dos professores e a pesquisa como atividade de dinamização das aulas. Todavia, em ambas as abordagens, verificou-se que basicamente são praticadas buscas e não propriamente pesquisas, já que o foco na prática está na localização de informações e não na construção de conhecimentos. Nas pesquisas desenvolvidas pelos professores, a atenção está na aplicabilidade das informações coletadas em suas turmas e, para isso, recorrem a colegas de profissão e blogs de outros professores. Já as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes possuem como foco temáticas ligadas ao cotidiano, envolvendo conteúdos disciplinares de ciência e estudos sociais principalmente. O compartilhamento de informações e a divulgação de dados das pesquisas aparecem frequentemente praticados por docentes e discentes e a principal dificuldade citada é a problemática da cultura escolar com o trabalho de pesquisa. Assim, a pesquisa escolar, na perspectiva do letramento informacional, mostrou que, embora as intenções sejam condizentes com uma visão construtivista, na prática, principalmente no tocante as pesquisas realizadas pelos estudantes, este fato não se concretiza.

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Palavras-chave: Pesquisa escolarLetramento informacionalProfessor pesquisador