Dissertação - Rafael Pereira Pereira

Ética e política de formação de professores : reflexões a partir de Martin Buber

Autor: Rafael Pereira Pereira (Currículo Lattes)

Resumo

Nesta dissertação de mestrado investigamos a ética na formação de professores. Para isso analisamos a Resolução CNE/CP 2/2019, que estabelece a Base Nacional Comum da formação inicial dos professores (BNC-Formação/2019) para refletir sobre a ética na formação inicial dos professores. O nosso estudo se desenvolveu por meio de uma investigação teórica-filosófica em educação, a partir da pesquisa bibliográfica, principalmente sobre a compreensão da ética que aparece no livro Eu-Tu de Martin Buber e documental, quando fizemos a análise da Resolução CNE/CP 2/2019 para pesquisar sobre a formação ética dos docentes. Tal investigação e análise oportunizou o aprofundamento e caracterização do conceito de ética e a descobrir o quanto a formação de professores vem sendo disputada pelas organizações financeiras e de mercado. Com base em duas categorias apontadas por Buber, a saber, diálogo e mundo ordenado, foi possível dar o sentido investigativo que queríamos a este trabalho. Esta investigação gerou uma reflexão filosófica e educacional sobre ética, formação de professores e o quanto a ética está longe desta formação. Isto fica evidente quando chegamos à conclusão que a Resolução coloca o saber fazer como o grande objetivo a ser alcançado para formação dos docentes, gerando uma formação tecnicista e com isso se afastando da formação ética. Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - Furg e faz parte da linha de pesquisa Política educacional e currículo.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Formação de professoresÉticaBase Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação)Políticas de formação de professoresBuber, Martin Mordechai, 1878-1965