A produção da docência e da Educação Física : nos rastros da Política de Educação Física, Esporte e Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Autor: Simone de Araujo Spotorno Marchand (Currículo Lattes)
Resumo
Esta dissertação dedicou-se ao que, na esteira da última reforma do ensino médio (2017), corresponde ao processo de elaboração e atuação da Política de Educação Física, Esporte e Lazer do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (PEFEL/IFRS). O movimento destes acontecimentos provocou em todos algumas inquietações acerca da docência e da Educação Física nesta instituição. Desta forma, esta pesquisa objetivou problematizar as práticas docentes e a constituição da Educação Física no IFRS à luz da PEFEL. Essa intenção desdobrou-se em mapear os professores de Educação Física do IFRS; rastrear a PEFEL/IFRS, desde sua elaboração até sua atuação e conversar sobre esta política, a docência e a Educação Física com os pares. A pesquisa tem a cartografia como inspiração para se conduzir. Para tal, "rouba" (Deleuze, 1977) da cartografia algumas possibilidades: os processos de validação do problema e dos procedimentos, a constituição de um plano comum, o reconhecimento da presença de um território existencial e a possibilidade de acompanhar processos ao conduzir a pesquisa. Esta organizou-se em quatro etapas: rastreamento dos docentes do IFRS envolvidos com a PEFEL/IFRS; mapeamento dos professores e do IFRS; e realização de rodas de conversa em grupo e individuais com os docentes. Para a produção destes dados, utilizou-se recursos digitais como o Jamboard®, WhatsApp® e Meet®. Participaram da pesquisa 19 docentes de Educação Física do IFRS com regime de 40h (dedicação exclusiva), distribuídos em 17 campi e atuantes nas diferentes modalidades de ensino. Com base nos registros escritos/orais dos participantes, foi possível perceber e descrever docências e Educação Físicas nunca acabadas, sempre se montando, desmontando e remontando. A partir da produção e análise dos dados da pesquisa, concluiu-se principalmente que a PEFEL/IFRS, embora não determine cada docência e cada Educação Física, compele cada docente a pensar profundamente e a montar sua própria prática. As docências e a EF são montadas a partir de documentos, histórias profissionais, no repensar a prática, na partilha com estudantes e colegas, na produção de conhecimento. Isso se evidencia através do modo simultâneo como se relacionam os diferentes elementos implicados na montagem de diferentes práticas docentes. Além disso, constatou-se que a pesquisa oportunizou um tempo e espaço para se pensar a docência e a Educação Física do IFRS.