Dissertação - Gabriele Costa Pereira

Educação antirracista e formação docente através de oficinas de turbantes nas escolas de Rio Grande-RS

Autor: Gabriele Costa Pereira (Currículo Lattes)

Resumo

Com base no aporte teórico dos estudos da Educação Antirracista, estudos feministas e estudos decoloniais, com base em uma metodologia de escrevivência, esta pesquisa tem como objeto geral analisar os conhecimentos e as aprendizagens advindas de narrativas das professoras da rede pública de educação básica da cidade do Rio Grande - RS. A pesquisa ouviu as professoras das escolas da rede pública municipal, que participaram de oficinas de turbantes, a partir do projeto Turbante-se com Gabriele Costa. Tal projeto, desenvolvido desde 2014 em espaços de ensino formais e informais, tem como função ensinar a história e o ensino de amarrações dos turbantes para a aplicabilidade da Lei nº 10.639/03. Para conhecer a história dessa indumentária, foram analisadas publicações (imagens e textos) sobre a História negra divulgada e periódicos do Brasil oitocentista do acervo da Biblioteca Municipal do Rio Grande-RS. Entende-se os turbantes como potentes recursos didático-pedagógicos na Educação Antirracista, que nos interpelam sobre a História da África e da Cultura Afro-Brasileira, a identidade da estética negra e a discussão das pautas raciais do povo negro, do Movimento Negro no Brasil contemporâneo. Por fim a pesquisa concluiu que o turbante, por intermédio do projeto Turbante-se possui uma importância na vida profissional e pessoal das entrevistadas, para agregar a sua identidade, em que o mesmo traz consigo uma relevância da ancestralidade negra para a educação antirracista como uma prática de igualdade racial.

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Palavras-chave: Educação escolar básicaFormação docenteEstudos feministasEducação decolonialEducação antirracistaOficinas de turbantes