As crianças na creche : um olhar para o início da vida coletiva e seus efeitos na constituição dos sujeitos infantis
Autor: Mayara Porto Pestana (Currículo Lattes)
Resumo
Esta Dissertação foi elaborada no Programa de Pós-graduação em Educação, inserida na linha de pesquisa Políticas Educacionais e Currículo, da Universidade Federal do Rio Grande e foi desenvolvida em diálogo com a perspectiva pós-estruturalista e as contribuições do filósofo Michel Foucault para o campo da educação. O problema de pesquisa deste estudo consistiu em investigar "quais estratégias de governamento são postas em ação pela instituição de Educação Infantil no início da vida coletiva e quais seus efeitos para a constituição do sujeito infantil de 0 a 3 anos?", utilizando como ferramenta teórico-metodológica a noção de governamento biopolítico e como ferramenta analítica a noção de problematização. Para tanto, destaco também que o conceito de experiência (LARROSA, 2002) (KOHAN, 2018) e a compreensão de natalidade (ARENDT, 2014), foram importantes conceitos que perpassaram todo o caminho deste estudo, também sendo utilizados como "lentes teóricas". A partir destas lentes teóricas e com o auxílio do ferramental foucaultiano, foi possível problematizar a respeito da organização do currículo das creches para receberem as crianças neste momento de intensas novidades que é o ingresso e o início da vida coletiva fora da esfera familiar, no caso em voga, no espaço da creche. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo e o método escolhido nesta investigação foi o Laboratório de Problematização (LINCK, 2018), realizado a partir de encontros com dois grupos de professoras que atuam na etapa da creche (em turmas de berçários e maternais) de duas escolas municipais de Educação Infantil do Município do Rio Grande, localizado no estado do Rio Grande do Sul. A partir do Laboratório de Problematização, foi obtido como material para análise os banners produzidos pelas professoras participantes a partir de dois disparadores propostos (duas temáticas), bem como, a transcrição do áudio delas - gravados no momento da socialização dos banners. Por meio deste método, foi possível perceber como são organizados os currículos das creches para os ingressos dos bebês e das crianças bem pequenas, bem como, as posteriores experiências que abarcam este complexo momento. Além disso, esta investigação identificou a rotina enquanto potente estratégia de governamento biopolítico que vai, paulatinamente, oferecendo condições de possibilidades para a condução da conduta das crianças e, consequentemente, da população infantil. Por fim, evidencio também, como principais achados da pesquisa, a constituição de sujeitos infantis sociais de 0 a 3 anos, o sentimento de pertencimento e a autonomia, enquanto efeitos desta estratégia e das experiências de início da vida coletiva. Além disso, para findar, elenco a importância de concepções e práticas que respeitem as infâncias e crianças que ingressam nas instituições escolares, a necessidade do tempo da experiência e os constantes movimentos de resistências presentes no currículo e contexto da creche.